A Virtude da Maturidade
Gentileza é um gesto de cuidado com o outro, com a vida. Já dizia a canção: ‘Gentileza é quase amor’.
Antes que eu vá pra esse lugar que minha alma busca, quero deixar algo que esclareça a minha falta, os meus erros, a minha necessidade de vocês. Anseio para que vocês fechem seus olhos com a certeza que eu tentei ser melhor muitas vezes. Meu mundo muda de cor o tempo todo, o meu amor também, mas nunca deixou de ser amor. Essa estranha necessidade de ser amada que eu sentia de vocês, me acompanha ate hoje. Na minha vida eu não soube ser protagonista, todos vocês fizeram o papel principal, e toda vez que eu fugia não era falta de amor, era amor demasiado. Vivi com medo de sufocar quem eu amava. Porque era coisa demais aqui dentro que nascia, se tudo fosse colocado pra fora de imediato vocês se assustariam e fugiriam. Pois eu sei que de todas as formas de amor que já viveram, essa nunca tinham experimentado.
Continuemos, pois um dia tudo vai ficar bem entre a gente, tudo vai ficar bem entre a gente e todo mundo, tudo vai ficar bem entre todo mundo e Deus. Um dia.
... E não há um brilho tão constante quanto a luz do sorriso seu.
Não há coisa mais linda do que a cor de seus olhos refletindo-se nos meus.
As vezes percebo que meus passos se perdem no compasso, não pela minha forma de caminhar mas... Pelas dúvidas de qual direção devo tomar.
Uma das coisas mais importante que a juventude não tem, são as inúmeras indagações que a idade nos traz
Não importa o que aconteça, qual as provas que a vida ainda a de me submeter, nem tão pouco quanto tempo vai levar, eu... Vou estar sempre te esperando no final do corredor.
Se é o tempo, quem cura todas as feridas e explica todas as coisas, não consigo observar outra maneira de continuar vivendo, se não a de encontrar forças para suportar todas as dores e buscar dentro de mim mesmo, a paciência necessária para que a vida, responda todas as minhas indagações.
Não, não é verdade que quando ela partiu tenha levando o meu sorriso, ela levou sim, mas foi o sorriso dela, ocorre é que o meu sorriso, só sorri com o sorriso dela.
Volta e meia eu me surpreendo sendo manipulado por mim mesmo, minha angústia, minha tristeza, minha magoa, raiva, meu desanimo, meu ciúmes ... É quando eu percebo que todas essas coisas são minhas, que adquiri ao longo do tempo e que me fazem caminhar a passos tortos, tortuosos, desequilibrado.
Ai me vem uma, das parábola do mestre; Orai e vigiai, observo, não nessa mesma ordem pois me vigio, percebo, mudo, melhoro, cresço, oro e agradeço.
Entendo que sou uma pessoa insegura, não tenho confiança em mim, valor, e em uma ou mais de minhas capacidades, não tenho confiança em mim mesmo ou em outros, ou temo que um estado positivo presente seja temporário e irá decepcionar-me e causar-me perdas ou sofrimento por "ter dado errado" no futuro. Este é um traço comum, o qual difere apenas em grau entre as pessoas.
Talvez eu seja mesmo um grão de areia na imensidão do universo. Porém sei que sou insubstituível. Que não existem outros grãos com a mesma história, os mesmos defeitos e qualidades que eu possuo. Sou único.
- Relacionados
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
- Frases sobre persistência que destacam a força dessa virtude
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
- Virtude
- Poema Maturidade
- A Seriedade é a Virtude do Silêncio
