A Vida Me Ensinou
Na vida aprendi após a DOR que devemos dar valor a cada momento vivido, cada simples momento: acordar sem dor, ver o SOL de manha, estar em casa com os pais, conseguir tomar café... ISSO ME FAZ FELIZ E EU NÃO SABIA!!!
E não pensa que a vida é BOAZINHA - aprendi na prática que ela não é:
Se for para você se ferrar, você se ferra...
Se for para você chorar, você vai se decepcionar muito...
Se for para você sofrer, você se machucar...
Se for para você sorrir, você vai sorrir demais...
Se for para você "enxegar", você vai descobrir (e creia: vai doer)...
Se for para você aprender, você vai cair e levantar...
Se for para você amar, você vai encontrar a pessoa certa...
Lição do dia: Lembra sempre de uma coisa, o que seus olhos insistem em "não ver", a vida vem e esfrega na tua "cara"...
"Lágrimas"
Com a vida aprendi que não devemos parar de chorar quando alguém, ou alguma coisa nos causou um determinado mal.
Aprendi que o choro deve ser externado, pois dessa forma provamos a nós mesmo que somos diferentes dessas pessoas que deram origem a tais lágrimas, e de certa forma até melhores que elas, pois ainda somos capazes de expressar algum sentimento.
Aprendi que devemos continuar a chorar, mas na presença dessas pessoas, devemos chorar internamente, para que com essas mesmas lágrimas não possamos alimentar ainda mais o falso ego que elas julgam ter.
Aprendi que mesmo odiando esta entre pessoas continuo as amando a ponto de me sacrificar para o seu bem estar, pois pessoas que fizeram mal a mim, elas merecem não o meu perdão, mas a minha compreensão talvez por não me conhecerem de fato, mas aquelas que fizeram mal tanto a mim como a meus amigos, essas sim merecem perecer na vastidão do limbo do sentimento mais cruel da raça humana, a “indiferença”
Assim como uma lagarta se transforma em uma linda borboleta, à de transformar sua índole sórdida e vil em caráter servil.
Aprendi que atrás de lindos sorrisos se escondem pessoas de corações vazios, e que tudo na vida tem seu começo, algumas vezes ainda que por um período longo ou curto um meio, e com a certeza mais absoluta do mundo tem seu fim.
O mais importante é que após a perda de um grande amor não devemos encontrar um novo amor para nós vingarmos do primeiro, porque poderemos estar tecendo uma teia de sofrimento sem tamanho e proporção.
Aquele que entende sua dor e seu sofrer, com certeza não repetirá os mesmos erros que outrora foram cometidos contra sim, por almas vazias e consumidas de seu orgulho próprio.
Busque a inteligência! Aprendi a compreender o que vida tem de melhor. Escrevi minha história de vida no livro do tempo. Poucas páginas podem ser vistas e traduzidas na compreensão de ideias, e fonte de inspiração. Encontrei o tempo e o tempo me ensinou que não devo desistir de caminhar na busca incansável de ser feliz. Encontrei o amor, e o amor me fez compreender que amar a criação do mundo é ter o conhecimento para tudo se fazer em sabedoria. Encontrei a morte, e a morte me fez entender que tudo não se termina no deixar de nossa alma do corpo que desde mundo pertence. Mas é o recomeço de ensinamentos em plano maior que ainda não conhecemos, a vida terrena é somente uma passagem para a eternidade. Se tudo que importa para o ser humano é ser nesse plano homem de poder, a vida cobrará através do tempo que nada se valeu conquistar o mundo, e no enxergar no futuro em que sua mente o faz acordar para a vida. Só restará a morte, pois nada que ele tenha feito importará.
Depois que aprendi a dirigir tenho medo de viajar como carona.
Estou falando sobre a vida e os relacionamentos...
꧁ ❤𓊈𒆜🆅🅰🅻𒆜𓊉❤꧂
**A Vida Ensina, e Eu Aprendi**
Já estive no topo e, infelizmente, também já quebrei e caí. Mesmo nos momentos mais altos da minha jornada, jamais passou pela minha cabeça humilhar ninguém, pois sempre soube que a vida é imprevisível e que eu também poderia enfrentar a queda.
Hoje, ao passar por esse momento difícil, percebo claramente quem são as pessoas que verdadeiramente estão ao meu lado. Aprendi que, na adversidade, as máscaras caem e a verdadeira face das pessoas se revela. Aqueles que realmente se importam permanecem, enquanto outros nos abandonam na nossa pior hora.
Mesmo que eu não tenha tudo o que gostaria agora, tenho algo que dinheiro nenhum compra: **consciência, caráter e força para recomeçar**. Sei que cada queda é uma lição, e cada dia é uma nova chance. Estou mais forte e consciente de quem são os verdadeiros amigos e apoiadores. Essa experiência, embora dolorosa, me ensinou valiosas lições sobre **humildade, lealdade e resiliência**.
E o mais importante: **eu vou me reerguer.**
Hoje aprendi mais uma lição de vida nem sempre aqueles que rir junto com vc estara pronto pra seguir na mesma caminhada
Uma coisa aprendi!
Que nada nessa vida vem por acaso, assim como também nada vai sem um porque! Sendo assim, curta cada momento da vida como se fosse um dia perder!
E sobre a vida aprendi:
1. Quanto mais a gente reclama, mais as coisas tendem a piorar
2. É loucura mendigar afeto de quem não tem nada à oferecer
3. Quando você sorri, e agradece pelas coisas que tem, tudo fica mais fácil, e você começa a enxergar as quedas com outros olhos.
4. Que a sua felicidade incomoda muita gente que você nem chega a imaginar.
5. Sentimentos devem ser recíprocos
6. Que força de vontade vem de dentro, algumas pessoas têm e outras nem imaginam o que seja.
7. Que sonhar não mata ninguém, mas que pode causar muita dor quando alguém mata seus sonhos
8. Que tudo que você faz para alguém seja de mal ou bem volta pra você em dobro.
9. Valorizar as coisas simples da vida e ter por perto pessoas queridas, faz com que sua vida seja muito mais agradável.
10. Ame quem te ama e quem te odeia, reze e peça para que Deus abençoe, pois abençoando alguém você acaba sendo abençoado.
(desconheço autoria)
Aprendi com você que o autismo é uma condição inerente à vida.
Seu jeito de ver o mundo mudou o meu.
Seu jeito de se comunicar transformou o meu relacionamento com os outros.
Sua maneira de agir modificou o meu comportamento.
Sua pureza fez uma limpeza no meu coração.
Você me ensinou o que é ser especial.
Brenda Vitória, após te conhecer, tudo em mim foi modificado para melhor.
O tio te ama!
Aprendi que existe um caminho que leva à vida e outro que leva à morte. A decisão de qual caminho seguir não acontece de uma vez só, mas em cada pequena escolha do dia a dia, em cada atitude e posicionamento. E essas são decisões que só nós mesmos podemos tomar.
Aprendi a valorizar cada momento de transformação em minha vida. Antes, achava que a minha felicidade dependia das pessoas ao meu redor, mas percebi que estava errada. Agora entendo que a felicidade vem de dentro de mim e é minha responsabilidade cultivá-la.
Coloco meu bem-estar em primeiro lugar, sem depender da aprovação dos outros. Ainda valorizo as conexões com as pessoas, mas sei que a felicidade não pode depender exclusivamente delas. Estou em busca do meu crescimento pessoal, com amor-próprio e gratidão.
As transformações que vivencio são uma dádiva que enriquece minha jornada. Agora assumo o controle da minha felicidade, independentemente das circunstâncias externas.
- Edna Andrade
BALANÇO DOS ANOS 40
Recebi a vida sem pedir nada.
Cresci.
Aprendi a exigência do amor,
a impaciência da crise.
Perdi luz.
Enfraqueci ideais.
Conquistei planos.
Queria um aeroplano
vivaz e transparente
para me levar pelos tempos
(presente, futuro, passado)
Em busca de mim,
em busca do outro.
Da quietude dos campos,
com cavalos pastando
entre fontes inquietantes
de vilas perdidas.
Borbulhantes,
sadias,
por entre mil romarias.
O coração entre preces, amor, fantasias.
O cotidiano quebrado
como a semente do milho
caída na terra,
germinando,
gemendo a cada ciclo
por vida.
(abril/ 1992)
