A Vida Ensina
Nem sempre a vida é fácil… mas quando a gente aprende a caminhar com Deus, até os espinhos se tornam aprendizado.
Janice F. Rocha
A grande conquista da vida é quando, enfim, aprendemos a escolher a Paz acima da necessidade de ter a razão.
Os tropeços não são o fim da caminhada, são o jeito que a vida encontra de nos ensinar a crescer com mais verdade.
Transformar a vida exige coragem: saber quando aprender, ousar quando o medo grita, querer mesmo diante dos obstáculos e calar para ouvir a voz da consciência.
Só assim rompemos limites e despertamos para a vida que realmente queremos viver.
A vida não é o que te ensinaram a aceitar é o que você ousa enxergar além do véu.
Não somos seres pequenos implorando por luz… somos a própria chama esquecida, adormecida sob camadas de medo, controle e ilusão.
Ser quem você realmente é exige romper com o conforto da ignorância.
Exige olhar para dentro, encarar suas sombras e, ao invés de fugir, dominá-las.
Porque a verdade é simples e desconfortável:
ninguém veio te salvar.
Você não é guiado… você é o guia.
Não é criado para obedecer… mas para despertar.
E prosperar, viver, evoluir… não é acumular é lembrar do poder que sempre esteve em você.
Na escola da vida, amigo, nós aprendemos juntos,
Em cada desafio, compartilhamos nossos pontos.
Nos corredores da amizade, a alegria é constante,
E juntos enfrentamos cada desafio, a cada instante.
Nas aulas da amizade, aprendemos a confiar,
A apoiar um ao outro, em qualquer lugar.
Nas provas da vida, somos parceiros leais,
Na escola da amizade, aprendemos demais.
Amigo na escola, companheiro de jornada,
Nas risadas e nos momentos de madrugada.
Na sala de aula ou no recreio a brincar,
A amizade verdadeira sempre vai perdurar.
Na escola da vida, com você a caminhar,
Aprendemos juntos a crescer e a sonhar.
Amigo, na escola ou fora dela, sempre estarei,
Pois contigo, a vida é mais fácil de enfrentar.
“Eu aprendi a sorrir para não assustar a vida, mas por dentro ainda existem noites inteiras em que eu me abraço em silêncio para não me despedaçar de saudade.”
— Anderson Del Duque
“A maior ironia do tempo é ensinar o valor da vida enquanto conduz, inevitavelmente, à consciência da morte.” — Leonardo Azevedo.
Tem gente que vai embora da nossa vida… mas o coração ainda demora um pouco para aprender a viver sem aquela presença.
Entenda que nada é imprescindível nessa vida. Tudo que aprendemos a receber e aceitar temos que saber deixar partir e seguir adiante quando é preciso. Se chama crescimento.
Ninguém tem poder sobre as nossas decisões. Viemos nesta vida justamente para aprender a ter responsabilidade por nossas escolhas.
"Somos capazes de plantarmos a bondade ou a maldade ao longo da vida...Mas a vida nos ensina que, em algum momento, aquilo que é plantado é colhido, seja bom ou ruim."
Na Alemanha, eu aprendi que a vida não se define pelos erros, mas pela forma como escolhemos nos reconstruir depois deles. Entre acertos silenciosos e recomeços discretos, descobri uma força que não se anuncia — se prova.
Ali, entendi que é possível levantar dos próprios escombros sem precisar esconder as quedas. Que recomeçar não exige ter tudo, mas ter decisão. Que firmeza não é dureza, é clareza de quem sabe onde pisa.
Aprendi a me posicionar, a sustentar minhas escolhas e, principalmente, a viver de um jeito que fala por si — não pela perfeição, mas pela coerência. Ser exemplo deixou de ser um ideal distante e passou a ser uma prática diária, construída nos detalhes, nas atitudes, na constância.
Essa foi a lição que ficou: não importa o ponto de partida, nem os desvios do caminho. Sempre existe a possibilidade de reescrever a própria história — com dignidade, consciência e verdade suficiente para que outros também encontrem direção.
Marcilene Dumont
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- A Vida Me Ensinou
- Mensagens de amizade construída
- Ninguém é melhor que ninguém (empatia em foco)
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Ensinamentos Vida
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
