A Verdade de cada um Pirandello

Cerca de 505161 frases e pensamentos: A Verdade de cada um Pirandello

Todos os grandes homens são dotados de intuição: um verdadeiro chefe não necessita de testes psicológicos nem de informações para escolher os seus colaboradores.

Sou como um paralítico que encontrou na imobilidade o meio de evitar as suas quedas.

Benjamin Constant

Nota: Em cartas a Sismondi

A morte não é um mal: porque liberta o homem de todos os males, e ao mesmo tempo que os bens tira-lhe os desejos. A velhice é o pior dos males: porque priva o homem de todos os prazeres, deixando-lhe deles todos os apetites; e traz consigo todas as dores. Não obstante, os homens temem a morte e desejam a velhice.

Não importa o que tenhamos a dizer, existe apenas uma palavra para exprimi-lo, um único verbo para animá-lo e um único adjetivo para qualificá-lo.

Guy Maupassant
Pierre e Jean (1888).

A palavra é apenas um ruído, e os livros são apenas papel.

Um pessimista é uma pessoa que tem sempre razão mas não tira qualquer prazer desse fato, enquanto um otimista é aquele que imagina que o futuro é incerto.

Rico ou pobre, todo preguiçoso é um cretino.

A certeza de ser amado dá robustez a um espírito tímido, tornando-o natural.

Um amigo durante a vida é muito; dois é demais; três quase impossível. A amizade exige um certo paralelismo de vida, uma comunhão de ideias, uma rivalidade de objectivos.

Um homem que lê muito nunca cita com precisão [...] A citação errada é o orgulho e o privilégio da pessoa culta.

A boa educação da juventude é a prenda mais segura da felicidade de um Estado.

O amor é um som que reclama um eco.

Os erros de um grande espírito são mais instrutivos que as verdades de um pequeno.

Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.

Ser pessimista em relação às coisas do mundo e à vida em geral é um pleonasmo, ou seja, significa antecipar o que vai acontecer.

A ignorância é um mal invencível.

Quando um amigo está em uma situação difícil, não o aborreça perguntando se há algo que você possa fazer. Pense em algo apropriado e faça.

O homem que ama é um tolo sublime.

Camilo Castelo Branco
BRANCO, C., Memórias do Cárcere, 1862

Às vezes, entre um homem e outro existe tanta diferença como entre um homem e um animal.

O mundo não poderá tomar um novo caminho se não conseguir uma união íntima da técnica e da moral.