A Amizade Surge quando Aprendemos a Admirar
Embora não possuam asas, meus amigos possuem o dom de harmonizar meus dias e trazer paz pro meu coração.
É no jardim onde colho sonhos que recebo os amigos novos; celebro a vida com os que já estavam e guardo os que só passaram.
A palavra filosofia (em Grego - philosophia) vem da Antiga Grécia, um termo da época de Pitágoras, dos tempos de Sócrates - um dos maiores filósofos (em Grego - philosophos) do mundo grego (e de todos os tempos) - que iniciou muitas das discussões filosóficas que nos trouxeram essa tradição.
Filo (Grego. philos) é o amor, um amor de amizade, um amor de uma relação de vontades - bem mútuo - como o de duas pessoas que cooperam para chegar a um grandioso e virtuoso objetivo.
Sofia (Grego. sophia) é o saber, a própria sabedoria, que aparece como um termo cujo próprio conceito envolve uma postura de humildade sublime.
> Filosofia significa então o amor ao saber, um amor de amizade, o amor à sabedoria!
Muito além desse significado, a filosofia não é somente o amor à sabedoria, mas é um saber procurado, um saber buscado. Um saber guiado por um método intelectivo, introspectivo e extrospectivo, um saber culto que quer conhecer o que é a realidade e a verdade.
No conceito dos sábios (em Grego - sophos) Platão e de Aristóteles (grandes filósofos e discípulos de Sócrates), a filosofia é o saber racional, um saber reflexivo, o saber adquirido; a busca pela totalidade do conhecimento humano - por meio da razão. Por último, a totalidade dos conhecimentos humanos acerca das coisas da natureza, adquiridos pela luz natural.
A empatia ainda que venha das coisas mais simples desperta a confiança, cultiva o respeito e a sinceridade e desenvolve relações saudáveis de amizade entre as pessoas.
Existem pessoas que não nos dão o que lhes sobra, dividem o que tem conosco. Há pessoas, que não estão conosco quando sobra tempo, arrumam um espaço na agenda lotada, cada vez que a gente precisa delas. Há pessoas que torcem pela gente, que nos encorajam, que vibram com cada conquista nossa. Há pessoas que se alegram com a nossa felicidade e se entristecem com a nossa dor. Há pessoas que a gente sabe que estão sempre on pra gente, independente do dia ou da hora. São essas pessoas que nós devemos preservar, cuidar e respeitar. É esse tipo de pessoa que merece o nosso afeto e cada centímetro do espaço que ocupam em nossas vidas.
Amigos verdadeiros são aqueles que a gente chama para fazer nada e eles aceitam com o mesmo entusiasmo de quem é convidado para uma festa.
O céu está pálido, nem nublado, nem limpo, o ar está parado, nem frio, nem calor, ontem à noite choveu um pouco, o dia amanheceu estranho, triste, esquisito, a vida amanheceu de luto.
Houve um tempo em que as cadeiras enchiam as calçadas ao entardecer, e as pessoas donas dessas cadeiras ali se sentavam, não havia celular, a vida tinha outro ritmo.
Era ali, naquelas calçadas, naquelas rodinhas de amigos, que a vida se atualizava, ali se falava sobre tudo, quando o tudo valia alguma coisa, ali se lembrava de um tempo que todos tinham vivido no verdadeiro sentido da palavra viver.
Viver era se emocionar, lembrar os que se foram, os que estavam chegando, dos problemas que todos tínhamos, que todos temos; Bicho humano gosta de sentir saudades apesar de ela machucar, doer, e então as calçadas amanheceram vazias, tristes pela falta de alguém.
E agora? Aonde vamos com nossas cadeiras? Matar as saudades de um tempo que nunca mais vai voltar?
Sou saudosista, gosto de lágrima que brota e foge do olho, do nariz escorrendo, do nó na garganta, de ouvir histórias, de um tempo que não vivi e nunca viverei, a não ser pelas histórias.
Estou triste, Cidinha se foi, sem se despedir, foi mansa, em paz, vai deixar saudades, deixou saudades, Maria Aparecida Gomes Rodrigues, a Cidinha do "Zé Luiz"; Não sou um cara de rodinhas, de calçadas, de cadeiras, mas gosto e muito de falar, conversar, e com ela era bom, sempre tinha algo de bom pra dizer, sabia ouvir, sábia quando o assunto era vida, quando tinha um história para ser contada.
Conhecia o bairro, todos que por ali passaram, aprendi muito com ela; A vida foi fanfarrona com a gente, egoísta, levou Cidinha sem aviso prévio, de sopetão, e tudo ficou triste, ficamos tristes, o passado visitava constantemente a esquina da Saldanha Marinho com a Primeiro de Março, e agora naquela esquina tá faltando ela e a saudade dela está doendo em mim.
Como a vida leva à morte, a única certeza da vida, que sempre tentamos adiar e evitar, mas nunca conseguimos fugir, é fato, mas e se lá do outro lado existir vida?o outro lado está em festa, vão ter muito o que comemorar, relembrar, certamente desde ontem as nuvens estão cheias de cadeiras, e todos que antes sentavam aqui estão reunidos lá, e dentre eles Cidinha e terão muito o que falar, relembrar, e aqui a calçada ficou vazia.
Todo caminho leva a Roma, todo caminho levava até aquela esquina quando se precisava pôr o assunto em dia, dirão as más línguas que tá falando? Você nem ia lá!
E te respondo: É verdade, mas isso não torna aquela esquina menos importante, aquela amizade menos marcante.
Caraca! É foda envelhecer, ver todos indo embora e saber que nunca mais os verá, infelizmente é assim, todos um dia partiremos.
E o dia amanheceu estranho, parece que falta algo, creio que esta sensação seja sintoma do luto, da perda de alguém, e de repente as palavras começam fugir, saudades de algo, não sei o que, possivelmente a certeza de não ter mais ninguém para tirar aquela dúvida de como era tal coisa, ou onde alguém morava.
Cidinha se foi, vai em paz minha amiga,todos aqueles que você sentia falta estarão lá do outro lado de esperando, felizes, de braços abertos, te esperando.
Tomara que lá não tenha celular, mas tenha cadeira, morro de saudades do tempo das cadeiras nas calçadas, das crianças correndo nas ruas, das bolas furadas cheias de jornal, dos bons tempos idos que não voltam nunca mais.
Toda vez que sentir saudades do passado lembrarei, a partir de agora, das cadeiras nas calçadas e de todos que ali habitavam, lamento os celulares, se por um lado abriram as janelas para o mundo, por outro fecharam - nos cada qual no seu mundo.
As pessoas não se falam mais, se fecharam em seu mundinho,em sua telinha, ali o tempo passa mais rápido e quando vemos tudo acabou.
Continuamos nas cadeiras, mas elas saíram das calçadas, nos isolamos, ficamos mais tristes, mais ansiosos, menos solidários, menos próximos, não falamos mais do passado,nosso bom dia é robótico, automático, em grupo, com figurinha, florzinha, desejamos que seja um bom dia simplesmente por conveniência, por ser necessário dizer "bom dia".
Aquela cadeira, naquela esquina, agora vazias, vão deixar muitas saudades, não tem mais pra onde ir quando quiser jogar conversa fora, fofocar, tricotar, matar as saudades, ali a vida passava e parava, era impossível passar sem parar, era um pote de doce grátis que quem quisesse poderia se servir.
E amanhã doerá menos, mas não fará menos falta, e a vida seguirá, agora sem cadeiras nas calçadas, ou rodinha de bate-papo, pena, tudo se acomoda, gostando ou não, querendo ou não, é a vida, um Adeus infinito, onde a vida é hoje, agora, e o agora só dura um segundo.
Validade
Já reparou no prazo de validade ?
Ontem mesmo tentando resolver um dilema .
Percorri toda a cidade.
Andei, e andei...
E nada de resolver este dilema.
Tu já se perguntou algum dia...
Será que teria amizade, prazo de validade?
Já dizia Bauman na sua tese da modernidade...
Ninguém é confiável nesta cidade.
Amizades se transformam.
Quando o outro já não mais se favorece.
E nessa insegurança toda uma sociedade padece.
Afundando na liquidez.
Escolho andar só..de vez.
Parafraseio sábio...antes só ,do que mal acompanhado.
E nessa de lobo solitário
Desbravo cada vez mais meu ser.
Quero ter honestidade...
Nem venha com parecer.
não me encaixo em sociedade com prazo de validade.
Só possível encontrar aquilo que procuramos. Quem não tem um grande amigo é porque nunca procurou por ele.
Amigo de verdade mesmo é aquele com quem você pode ser exatamente quem é, porque você sabe que se ele tiver que te julgar vai ser sempre pela tua força e não pelas tuas fraquezas.
Amigo é uma das palavras mais usadas. A pessoa mal conheceu a outra e já chama de amigo, age como se a conhecesse há séculos. Bobo de quem acredita e mergulha de cabeça em uma poça qualquer achando que está mergulhando em um oceano. Amizade é um dos sentimentos mais raros que existe e encontrá-la é como encontrar um tesouro.
Nessa vida, a gente conhece muitas pessoas, tem intimidade com algumas e se tiver muita sorte tem a amizade verdadeira de uma só.
O amigo verdadeiro não se comporta como uma sombra possível de ser vista ao nosso lado apenas nos dias ensolarados, ao contrário, é aquele que caminha conosco principalmente nos dias sombrios.
Amigo não é sobre quantidade, é sobre qualidade. Quem tem um amigo que vale por mil não precisa de mais nenhum outro.
Amigo é aquele que você pode falar bobagens com a mesma liberdade que você conversa assuntos sérios.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade