Coleção pessoal de profeborto
" Me surpreende sempre o que as pessoas fazem com as pessoas...!"
José Carlos Bortoloti
Sala de Protheus
Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.
O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.
Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
“... Aquele que ama bastante para desejar amar um milhão de vezes mais só fica inferior em amor àquele que ama mais do que desejaria...!”
" Para que os homens deem um único passo para dominar a natureza por meio da arte da organização e da técnica, antes terão que avançar três em sua ética..."
Criança é esse ser infeliz que os pais põem para dormir quando ainda está cheio de animação e arrancam da cama quando ainda está estremunhado de sono.
“... Serei eu como acredito ser, ou como os outros acreditam que sou?”.Aqui é onde estas linhas se tornam uma confissão diante da ignorância e do desconhecido para mim mesmo. Aqui onde eu crio a lenda onde me enterro...”“.
“Atualmente encontramos pessoas que
se comportam como autômatos, que não conhecem ou compreendem a si mesmas, e a única pessoa que conhecem é a pessoa que se espera que ela seja cujo palavreado, sem sentido, substitui a palavra que comunica cujo sorriso artificial substitui o sorriso original e cujo sentimento de monótono desespero tomou o lugar
da verdadeira dor.”
“... O que impede? Tens uma trave nos olhos mesmo para uma falta...
Num vizinho habilidoso? És um tal mentiroso...
E expulso pela consciência, és um sal sem sabor?"
(...) Nós, leitores de hoje, estamos ameaçados de extinção, mas ainda temos de aprender o que é leitura (...)!
“... O socialismo (a utilização do Estado para
resolver problemas sociais) afeta negativamente a moral pela destruição da vontade e da capacidade individual de cuidar dos entes queridos e dos amigos...!”.
“... A internet é a primeira coisa criada pela humanidade que a humanidade não entende, é o maior experimento anárquico que já se viu....!.
"... Todas as mudanças mais desejadas têm a sua melancolia.
Pois o que deixamos para trás é uma parte de nós mesmos.
Devemos morrer para uma vida antes de podermos entrar em outra....!"