Vivemos
Vivemos a melhor época da humanidade, onde testamos os nossos valores. Se realmente somos merecedor de estarmos aqui nesse mundo ou se partiremos para outro condizente com a nossa posição.
Vivemos no mundo dos memes.
E o problema maior aqui é que a maior parte das pessoas não se preocupa em pesquisar.
É mais fácil ficar na superfície da ignorância do que se aprofundar em busca da verdadeira realidade para além dessa primeira impressão.
Geração Z
Somos os nascidos de 1990 a 2010, vivemos no mundo do desemprego, precariedade e sucedendo uma geração que não dá mais conta da atualidade, somos conhecidos como: os nativos digitais que moldarão o futuro, por estar em meio a tecnologia e termos de saber trabalhar com a mesma independente de tudo. Vivemos em uma sociedade extremamente pragmática ao seu conveniente, onde temos de ser excelentes em tudo para que alguém acima se beneficie e enriqueça. A monetização de tudo nos torna dependentes ao extremo, de emprego, serviços, etc.
O sistema nos obriga ao nosso melhor para que o próprio sistema seja beneficiado, em troca recebemos o básico, e temos de estar bem com isso.
Hipocrisia nos rodeia, o falso tem valor, o manipulável tem valor, dinheiro é poder, o que o dinheiro não compra, não presta, o alheio está alheio.
Não devemos temer esta sociedade pois somos nós que a constituímos, e a construiremos, devemos fazer mais o que nosso coração deseja e menos o que a necessidade causal nos obriga.
Perdemos a identidade;
Vivemos de caridade.
A colina será dada,
Quase, em troca de nada!
In VERSOS - Trovas e Sonetos
Conseguirmos ser nós mesmos será nossa maior conquista, pois vivemos numa sociedade que faz de tudo para sermos outra coisa.
''somos tao jovens em pensamentos ,q vivemos sem nos preocupar em viajar pelo menos uma vez em nossas pequenos ilusoes de um novo lugar''.
Vivemos numa época de muito Coach e muito discurso, mas muito se fala e pouco se faz. São muitas mãos aos Céus, mas poucas 𝐌ã𝐨𝐬 à 𝐎𝐛𝐫𝐚.
Os dias antigos não voltam mais, como uma areia na ampulheta, pois cada dias vivemos sem voltar atrás, até que a nossa areia da ampulheta chegue ao fim.
"Quando temos a certeza de que vivemos como almejamos, certeza de que temos uma vida digna, ainda que não seja abastada de materialismo. Passamos a nos preocupar com o que acontecerá após a nossa morte, tanto quanto, nos preocupavamos com o que ocorrera antes de termos nascido."
Thiago Oliveira (1986 a)
A existência humana se estabelece num sentido único, de dentro para fora. Quando vivemos de maneira contrária a isto, causamos conflitos de proporções ontológicas.
Vivemos em tempos que a mentira reina e o engano prospera, pois lealdade e sinceridade quase não se vê.
Vivemos um tempo
onde as pessoas julgam
sem conhecimento de causa
e condenam antes
de se apresentar qualquer prova.
FILOSOFIA E VOCÊ
Vivemos numa civilização na qual predominam as aplicações técnico-científicas em todos os setores da vida humana. Esta civilização que cobre o mundo desenvolvido e que é o sonho do mundo subdesenvolvido, tem um grande impacto sobre culturas e tradições milenares.
Qual é o papel da filosofia nesta virada histórica? Terá ainda algum sentido tratar de metafísica na época do triunfo das ciências físicas, biológicas e econômicas? Tem a reflexão filosófica alguma importância na vida real ?
Na perspectiva hegeliana a Filosofia não precisa apressar-se porque ela é uma ciência vesperal que levanta vôo ao cair da noite ou seja, depois dos acontecimentos do dia. Mas será a Filosofia só retrospectiva? Não seria ela também uma ciência matinal, prospectiva, que caminha com todos os outros modos de conhecimento? Pode ela dispensar-se de participar da historicidade da existência humana?
De fato a Filosofia pretende coincidir com cada movimento da história. Ela alimenta o projeto ambicioso de elucidar a radicalidade da existência tanto sob o ponto de vista da razão teórica como da razão prática. Isto é, a Filosofia, tomada como metafísica e ética trata sempre do saber e do agir humanos na história. Afinal, o que é fazer filosofia? Que significa isso? Em sentido muito amplo, significa o exercício de uma atividade intelectual igual outras atividades intelectuais como a literatura, a sociologia, a economia.
Esta atividade é exercida num espaço, num campo específico bem determinado: o corpus philosophiae que é formado pelos sistemas filosóficos conservados ao longo da História. Ademais, a atividade ou a práxis filosófica é contingente, o que vale dizer que ela nunca foi necessária: para viver não precisamos de filosofia. A ciência, por exemplo, se ocupa de coisas tão fundamentais quanto a Filosofia: o espaço, o tempo, a matéria, a vida, as causas.
Mas ainda, a atividade filosófica depende da cultura ambiental. Ela aparece depois de um certo desenvolvimento cultural. É verdade porém que se torna independente do ambiente quando reorganiza em sistema. Os ambientes culturais passam, mas os sistemas filosóficos permanecem e formam o corpus philosophiae sobre os quais se exerce uma parte da atividade filosófica. Enfim, vou ficar por aqui por enquanto, e em breve voltaremos a escrever sobre Filosofia.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
O mundo em que vivemos, interessante no minimo esse mundo de hoje que esta muito difícil de acompanhar e viver nele.
vejo todos os dias as pessoas cada vez mas individualizadas e isso acaba nós contaminado em uma escala absurda inimaginável, lembro de como era quando criança como a coletividade era mas aberto no pensamento humano coletividade essa que parecia nós mostrava o nosso lado humano mas agradável.
E parece um fluxo absurdo de informações contaminadas de tudo que não presta o ódio esta sendo disseminado em uma escala nunca vista antes e sem precedentes, isso me assusta como pai e cidadão.
Vivemos em momentos onde o que ficou é mais importante do que o presente, lamentamos e não vivemos, apenas choramos pela culpa.
Vivemos num mundo tão desligado e distraído. Seu valor é muitas vezes julgado pela sua foto no aplicativo de namoro. Mas todos querem ser amados por quem são. Não por sua aparência, sua raça, seus antecedentes ou sua renda.
(Vanessa Lachey)
