Viva o Presente Tema o Futuro
RELEVANTE CONTRASTE
Uma forte paixão por qualquer tema o levará ao sucesso, visto ser ela uma forte determinação que trará os resultados que você tanto espera alcançar. William Hazlit
O sucesso acontece quando – com determinação e firmeza – você se decide a fazer deste mundo um lugar melhor, não importando quantos obstáculos tenha ainda que superar. O fracasso sobrevém quando você se convence de que o mundo inteiro está contra você, e faz desse falso conceito a sua realidade.
O sucesso acontece quando você busca com tato, discernimento e perseverança todos os meios e instrumentos possíveis a fim de criar novos valores, e persiste entusiasticamente nessa possibilidade. Seu oposto sucede quando você começa a crer que o mundo está em dívida com você e – conseqüentemente – você passa a viver às custas dos valores criados por outras pessoas.
O sucesso é a conseqüência de certos pensamentos específicos, de determinados esforços e atitudes. Igualmente o fracasso resulta de certos pensamentos, atitudes e esforços. A cada momento da sua vida você é levado a um resultado real e especifico; e a cada momento, com os pensamentos, atitudes e ações pelos quais você optou, você pode determinar exatamente quais serão os resultados. E eles serão fatalmente, ou sucesso, ou fracasso.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16:3
Colaboração enviada por: Jussara Carvalho
Abra as asas. VOE. Pegue a estrada. Chegou a hora da sua jornada. Você vai voar, não tema.
Minha luz é a sua espada. Acredite, para ti a incredulidade é uma simples piada.
Você não esta sozinho, segure nas maos de Deus e nada lhe faltara.
Por isso não tema, pois estou com você;
não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa.
Isaías 41:10
Se você entrar em um discurso sobre um tema complexo e não tiver o domínio profundo, cale-se. Acredite, fazer silêncio diante do que se ouve faz aprender aquilo que se quer falar.
Portanto, não seja marionete da polarização de informações rasas e artificiais que surgem em grupos coletivos de segmentos específicos da sociedade.
Não tema abraçar a possibilidade de ser milionário e perseguir seus sonhos, pois você é capaz de alcançar resultados grandiosos.
*Você tem medo de que? De ser você mesmo? (a). Não, não tema, seja sempre autêntico (a), não use máscaras porque elas caem facilmente e deve ser muito trabalhoso manter uma personalidade falsa, que não é sua.... prá que? O que você ganha com isso? Não queira ser o que não é, mostre sua verdadeira face para as pessoas e deixe que escolham gostar ou não de você. Assuma-se do jeitinho que é, seja mais honesto com você e com todos que te cercam. Quem te quer bem vai te aceitar exatamente como é, pode ter certeza!! Pense nisso!!*
Não tema dizer que não precisa de uma graduação. Receie apenas arriscar-se a ler menos livros do que os que pensam que precisa dela.
A DESCOBERTA DO AUTOCONHECIMENTO
Sempre que rola um tema mais complexo eu deixo bem claro,
Não sou e nunca vou ser um velho sábio da montanha.
Tudo que escrevo aqui são ideais baseadas em minhas
experiências de vida, e percepções mentais.
Então vamos lá...
Creio que todos nós somos abençoados com o dom natural
do autoconhecimento, temos a chave para obter o acesso
a ele e extrair um dos maiores presentes que podemos nos dar.
Cabe apenas a nos encontrar a chave.
Conhecer a si mesmo, analisar as nossas próprias características,
monitorar os sentimentos emoções e buscar ser autossuficiente.
Não estou dizendo que é uma tarefa fácil, muitas vezes buscar o
autoconhecimento pode ficar oculto dentro de nós, pois todos temos
responsas diárias, preocupações e distrações da vida, isso é da natureza humana e sempre vai existir.
Mas podemos olhar menos pra fora e olhar mais para o interno,
obter acesso ao dom natural que nos foi concedido.
No meu caso, só fui compreender que isso é uma peça chave em minha vida, aos meus 33 anos de idade.
( Idade de Cristo Haha! sempre me lembrarei disso.)
Não acho que foi cedo e nem tarde, sei que foi no momento que tinha que ser, pois no relógio da vida cada um tem seu tempo, seu fuso.
Mas voltando, sobre o lance do autoconhecimento, ele foi uma grande descoberta pra mim, e ainda esta sendo, sei também que nunca vou me conhecer o suficiente.
A real é que a busca é sempre eterna, acho que essa é a magia da vida a busca!
Buscar a cada dia ser um ser humano melhor, e compreender que o universo ao nosso redor não se baseia em como queremos que ele seja, ele sempre foi e sempre vai ser como deve ser.
Cabe a nós fazermos uso de nossa capacidade mental de perceber e aceitar como intender, se adaptar evoluir e não lutar contra pois se lutarmos sempre iremos nos frustrar e acabar derrotados, não nade contra a correnteza nade ao seu favor e se ajuste a ela
Porque essa perspectiva me encontrou?
Mano pra quem me conhece eu sempre digo que foi uma luz
vinda de uma divindade que transcende o universo.
Sempre tomo como nota aquela frase: "Desapareça você e deixe Deus ser"
Eu estava passando por uma fase, de mudanças em minha vida e não estava me adaptando a elas como deveria.
Comecei a tentar me encaixar em grupos que já não era mais pra mim, não por eu ser bom demais pra eles ou por eles serem ruins demais pra mim, longe disso, Sei que todos somos únicos para o nosso criador.
O Ponto é que aos poucos eu fui notando, que as interações das conversas, as atividades, os costumes, já não se tinha mais afinidades com o meu novo eu.
Deixando claro que eu respeito a todos e sei que cada um vive o estilo de vida que bem intenderem.
Com isso comecei a passar um tempo mais sozinho, desfrutar mais da minha própria companhia, pois eu sou a pessoa que melhor me entendo.
Haha parece frase de louco, mas faz sentido pra mim.
Compreendi o valor da solitude e me senti muito bem com isso, na real ainda me sinto.
Passei a me respeitar, monitorei as emoções que me dominavam e passei a assumir as rédeas sobre elas e assumi novas posturas sobre mim mesmo.
Desenvolvi um novo senso de valores, descobri que gosto de coisas que jamais pensei que gostaria...
Passei a ler livros, ouvir audiobooks, que por sinal foram uma grande virada de chave em minha mente, citações,
reflexões, meditação, documentários sobre os grandes inventores da humanidade, o estilo musical Reggae também entrou em minha vida, musica é a expressão da vida e isso foi como uma erva medicinal pra minha alma
Hoje me encontro em um novo estado de espirito, e tenho total segurança em falar: Como é bom se conhecer e passar e aproveitar da própria companhia
Me agarrei firmemente a isso e sei que essa caminho é o meu lar
Não estou dizendo que todos devemos viver só, ou se isolar, não me entenda mal, pelo contrario, e extremamente importante socializarmos e estarmos perto de pessoas que nos fazem se sentir especiais, amigos, familiares etc.
O ponto é procurar se conhecer, pois também somos especiais
Tomem como referencia o mais sábio de todos que esteve aqui na terra entre nós, Jesus Cristo.
Ele soube fazer bom uso da solitude e era nesses momentos que ele mais conseguia forças por se conectar com o seu eu interior e meditar sobre o espirito santo de Deus
Portanto deixe sua luz interior guia-lo em sua direção, tudo ira corresponder e se transformar, principalmente você.
Permita-se e faça bom uso da grandiosa benção do AUTOCONHECIMENTO.
Um tema tão grandioso e importante como o espiritismo , não pode ter um dono, os colaboradores são muitos e qualquer tipo de partido ou verdade absoluta deve ser entendida como fanatismo! E isso não condiz com a Doutrina espírita.
A CRUELDADE DE SER MULHER
Volto ao tema da "crueldade" por me parecer inesgotável.
Qualquer coisa pode, em determinado momento, ser cruel.Mulher é sujeito e objeto de muita crueldade.
É cruel ser bonita, ser jovem, inteligente, regada a hormônios, feromônios, progesteronada e anfetaminada. Portadora saudável da vida e da fertilidade
Nada de errado nisso. É a fase da juventude, das paixões desenfreadas , da alegria e dos sonhos. É quando parecemos eternos. Tudo podemos e tudo queremos,
afinal pensamos que a velhice nunca nos atingirá, como se fôssemos vacinados contra ela. É coisa da vovó. Ela que se vire, problema dela e de quem é velho.
Que crueldade, não com os mais velhos porque esses já estão noutra. É com aquele corpinho perfeito, uns mais bonitos outros menos, mas todos no melhor da hora.
O tempo, o velho e impiedoso "senhor da razão" passa e traz com ele os efeitos da lei da gravidade, das nefastas exposições ao sol em busca daquela corzinha de pecado,
a gravidez de quase todas, as noites mal-dormidas, a dupla jornada de trabalho e outras mazelas que só às mulheres são impostas.
Fazer o quê? Algumas, cuja situação financeira permite, vão a busca das cirurgias plásticas e acomodam litros de silicone em bundas caídas e seios murchos e dá-lhe "botox",
dentes implantados, tinturas nos cabelos e por aí vai. São tantos os recursos que o mercado oferece. É a indústria da juventude eterna, tão amplamente sonhada. Melhor ainda se juntar-se a isto longas e penosas caminhadas, de prefarência usando tênis redutor de impacto e belas malhas de preço bem alto.Dietas, academias, massagens, muitos cremes. Tudo junto pode tirar um punhado de anos do visual. Permite até o uso daquele “baby look" da filha e daquele "jeans" apertadinho .Parecem irmãs, muitos elogiam.E o ego?Vai bem obrigada.
Pareço despeitada dizendo essas coisas, mas confesso que já fiz um pouco disso e só não fiz mais porque o dinheiro não deixou. Hoje me pertgunto se vale a pena tanto investimento e tanto sacrifício.
Vejo todos os dias mulheres que não reconheço. Até colegas de escola, sempre inesquecíveis, passam por mim sem que eu junte o rosto de hoje ao do tempo do colégio. A cara é outra, dentuça, lábios grossos, repuxadas, parecendo um "Fusquinha" reformado. Muitas até bem bonitas, mas se terem conseguido quase nada do que foi no modelo original.Sorriso, então, parece que foi modificado com grampeador.
A velhice é inevitável. Só não envelhece quem morre antes. A frase é popular e não é minha, mas nem por isso deixa de ser verdadeira. Envelhecemos porque vivemos e se vivemos temos que arcar com as consequências. Não precisamos ir para o ferro velho, isso seria injusto demais com as mulheres mais velhas. Há muitas formas de se encarar a idade com altivez e dignidade, com estilo próprio, cuidando da saúde da beleza madura que vemos estampada no rosto de tantas por aí. Cabelos bem tratados (cabelos é determinante), dentes brancos, unhas feitas, de preferência mais curtas (unhas tipo garras comprometem qualquer visual). Ser elegante, ostentar a sabedoria que o tempo nos dá, vale mais do que ser gostosa. Elegante podemos ser enquanto vivermos, mas permanecer gostosa fica muito difícil e cruel para não dizer ridículo
Bom que temos escolha, já que da crueldade de envelhecer ninguém escapa. Ser sujeito de sua própria história e não meros objetos de consumo comercial e de homens carecas , barrigudos e culturalmente
convencidos que a eles foi dado e reservado o direito as mais belas e jovens fêmeas da natureza, meros objetos de prazer , permutáveis , passíveis de serem trocadas por um modelo mais novo .
Hoje é domingo e a saudade da minha vó me assaltou. Vontade de comer a comidinha que ela fazia, de deitar no colo carinhoso e acariciar aqueles cabelinhos que sempre conheci brancos e presos na nuca.
Um pote de amor e sabedoria que me foi dado como exemplo de vida. Acho que vou querer envelhecer assim sendo um doce vovozinha de colo macio e fala mansa. Mas será que a mídia vai deixar?
"Não tema chorar algumas vezes em sua vida.
Lágrimas são ótimas limpadoras de alma.
Só tenha medo mesmo é de se acostumar com a tristeza de tal modo,
que não veja mais motivo para voltar a sorrir!..."
Um importante adendo sobre o tema em questão...
Osculos e amplexos,
Marcial
O QUE PODE SER AUTO DESTRUIÇÃO – Parte 2
Marcial Salaverry
Uma grande verdade, é aquela que diz que certamente é muito sábio dizer que quanto mais vivemos, mais aprendemos, e que sempre precisamos estar atentos para novas luzes que surgem, melhorando nossos conhecimentos, e principalmente, ter a humildade necessária para reconhecer que é impossível para qualquer pessoa, deter o conhecimento absoluto. Sempre haverá alguém que nos possa ensinar ou esclarecer algo sobre alguma coisa.
A respeito do Bom Dia em que falei sobre os malefícios da “Auto Destruição”, recebi de uma amiga muita querida que prefere ser chamada de L’Inconnue, um aparte muito interessante, cujo teor transcrevo a seguir:
“Amigo, talvez não tenha experiência no assunto que vou abordar, ou não tenha convivido com os "doentes da alma". Não é a posição de defesa ou medo de ataque que causa a depressão. A depressão é uma doença física (provada cientificamente) que tem variadas fases e sintomas. Muitas vezes o doente nem sabe que está com depressão. E assim passa como irritadinho, mal-educado, atacante ferrenho, imaginando que o mundo é ruim de todo e que pode ser atacado a qualquer instante, não tem vontade de conviver porque não consegue viver com harmonia, pois seus neurônios estão em desordem. Só desejo esclarecer este ponto porque você se referiu a depressão como consequencia e não como causa.”
Informando-me melhor sobre o assunto, vi que L’Inconnue tem toda razão em seu aparte, pois realmente pode-se entrar em depressão, sem que se saiba, e consequentemente, sem submeter-se a um tratamento adequado.
Quantas vezes encontramos em nosso caminhar pessoas que classificamos de imediato como mal humoradas, e que vivem “de mal com o mundo”. E as evitamos, “porque ninguém tem nada a ver com seu mau humor”, porque “não somos obrigados a conviver com pessoas assim...”
Assim catalogadas, tais pessoas são discriminadas, o que fatalmente irá aumentar sua irritação, sua depressão. E nem ela mesma sabe que precisa de um tratamento. Muitas vezes rejeita essa idéia, por não atinar com a causa de seu mau humor constante, de sua “raiva do mundo”. Em seu pensar, as pessoas não gostam dela, porque não a entendem. Mas, convenhamos, entender, quem há de?
É preciso saber definir portanto, quando uma cara feia à nossa frente é proveniente de alguém que efetivamente não aprecia a companhia de outros seres humanos, ou se pode ser alguém em estado depressivo.
Tratamento adequado para a depressão existe, e, é claro, é feito por especialistas no assunto, pois podem ter diversas causas. Pode ser problema neurológico, pode ser devido a algum trauma de infância, pode ser enfim, provocado por “n” motivos. E apenas um especialista poderá detectar a real causa, e trata-la adequadamente.
Muitas vezes a dificuldade está em convence-la de que precisa de um tratamento. É preciso mostrar-lhe com habilidade e persuasão que essa agressividade não irá leva-la a nada, e que se tratando adequadamente, poderá desfrutar de um agradável convívio com todos. Não é fácil, mas vale a pena ser tentado.
Agradeço a L’Inconnue pela informação prestada, pois veio mostrar que nem sempre pessoas autodestrutivas o são porque o querem, mas por estarem mentalmente enfermas, passíveis de tratamento por conseguinte.
Esperando assim que possamos ajudar a alguém, termino desejando UM LINDO DIA.
Manifestaremos de forma pacífica as nossas ideias
Para que elas façam eco e sejam um tema na Assembleia.
Pode ser um devaneio, e certamente é, minha opinião a respeito de um tema tão complexo e vasto, sobre o qual não possuo conhecimento algum, mas creio que esses seres, definidos como alienados, dementes, loucos, estão à cata de suas razões para existir. Gostaria de saber o que pensam, o que sentem, que cores veem, quais são suas crenças, em que mundo habitam. Quando os observo em estado que aparentam total desligamento me pergunto se não escolheram pegar um atalho da mente e passar para um universo paralelo por insuficiência emocional de viver no mundo dito como normal e feito para todos ou por não quererem estar em um lugar que não lhes oferece nada que os agrade ou por alguma dor insuportável de ser sentida no plano efetivo. Enfim são vários meus questionamentos, mas todos, embora nenhum me aponte uma resposta concreta, me levam a acreditar, independente da enfermidade que essas pessoas possam ter, que existe sim uma realidade alternativa que oferece a essas mentes o abrigo e conforto que a sociedade palpável não é capaz. Por isso entram em seus “buracos de minhoca” a procura de um espaço que coexiste com o mundo real, porém em separado e desconhecido dos “normais” e lá permanecem com o desejo de encontrar a paz necessária para viver, ou viajam através do tempo estacionando no momento de suas vidas em que eram realmente felizes e por lá ficam existindo como “loucos” sem revelar seu segredo a ninguém o que impede de serem resgatados e trazidos de volta a vida de “verdade”.
Tema o deserto não sol, o sol é apenas o professor, procure não estar só, semeie e cultive bem a terra, com oração e cuidado verás que até o deserto mais árido pode ser reflorestado.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp