Vinicius de Moraes Peixes
O erro é um rabinho tão curto, que nem dá pra ver na gente. Mas nos outros...salta aos nossos olhos.(04.10.17).
Vivemos um momento em que o sujeito nos maltratam; usurpam o nosso direito e ainda devemos lhe pedir desculpas (05.10.10.17).
...Com espinhos de laranjeira em palha de bananeira, Nicodemos aprendeu a fazer seu o nome e tornou-se agente da Força Pública (05.10.17).
A vida tem sido muito difícil neste ermo de solidão!...
Mas o que me dá forças é esperança da nossa terna união (05.10.17).
BOA LEITURA!
Amo as letras, as palavras, as frases, os textos!...
- Das letras, faço pequenas porções de petiscos que serão servidos por mim com carinho e, degustados por muitos viajantes... inicialmente ou, se preferir, no decorrer da leitura.
- Das palavras, faço brinquedos de todos os tipos e gostos, para um merecido entretenimento do meu público - os mais variados possíveis. Da criança ao idoso. Que cultivam o hábito de ler.
- Das frases, construo estradas, melhorando a mobilidade das pessoas e da logística, no traslado de livros,revistas,jornais...
- Dos textos... bem, nos textos...
Conto minhas estórias, falo de lugares interessantes, paisagens exuberantes, personagens engraçados, palhaços...
Para os caros leitores viajar,conhecer,aprender,contemplar, chorar, sorrir, asustar-se, brincar e relaxar...
Tenha portanto, uma boa viagem nos livros,
porque uma boa leitura é tudo de bom!
(08.10.17)
O pêndulo do cronômetro em movimento não me causa mais ansiedade alguma: já conquistei meu merecido descanso eterno (08.10.17).
Eu posso ouvir e ver tudo, e não me assustar com nada; com uma criança não acontece a mesma coisa(10.10.17).
Muitos estão comigo, quando digo que o homem tem muito mais apoio da mulher, do que ela dele (10.10.17).
"...sangue novo dá um gás danado", mas o velho é a prova de como tudo começou.Um não vive sem o outro (10.10.17).
Perdemos muito tempo: para descobrir o mal e para atuar em seu combate; daí o problema se agiganta e nos tornamos incapazes de resolvê-lo (10.1017).
SOU TÃO FRÁGIL SEM ELA...
Já se fazia manhã!... Da janela do meu quarto vislumbrei um céu tão bonito e tão azul!...
Logo pensei em nós.
No horizonte além, me pus a ver traços da sua imagem levitando em meus pensamentos absortos.
Parecia que ouvia seus dizeres amorizados, em trechos de sua fala, revelando-me seu amor incondicional.
Desenhos memoráveis, em aquarelas, reportaram - me, ao cenário de glória que vivíamos.
Tais sentimentos afetivos de um homem a uma mulher, ainda ardiam latentes, naquele instante, em m'alma ofegante.
Voltei à cozinha e degustei um cafezinho que acabara de fazer.Saindo um vaporzinho da xícara.
Depois, retirei um livro da estante e me pus a folheá-lo, quando me deparei com um poema meu;
“Se dependesse de mim”. Exatamente isso viera à minha mente, momentos antes: se dependesse de mim retornaria aos braços da paz que havia ido...
Enxurradas de boas lembranças; aflorando a todo instante, sufocavam qualquer tentativa em concentrar-me em outra atividade.
Saí da leitura sem perceber, quando me vi num olhar vagante, num ponto fixo na parede da sala. Voltei-me ao relógio e as horas pareciam não passar.
Naquele instante me sentia tão ‘apequenado’!...
e, fragilizado, sem ela por perto!...
(08.03.18)
É preciso muita paciência e sabedoria para o enfrentamento dos desafios;nem sempre aquilo que almejamos acontece no tempo que desejamos(18.04.15).
TENHAMOS CONSCIÊNCIA!...
Se não desejamos as árvores à nossa volta,
não poderemos contar com um coração pulsando no compasso ideal;
um pulmão ventilando oxigênio em nosso mundo celular;...Um cérebro em atividade com neurônios conectados.
Cortando-as,suprimindo-as não é uma atitude sábia: é uma visão apequenada,em vez de sistêmica, diante de uma realidade exposta.
Uma miopia em estado avançado,sem perspectiva de tratamento.
Como teremos uma vida proativa, nos faltando o combustível vital dos elementos arbóreos?
(17.04.15).
AMOR PRETENDIDO
QUANDO AS LEMBRANÇAS POVOARAM
MINHA IMAGINAÇÃO,
A SAUDADE APERTOU MEU PEITO,
VENDO QUE NÃO TINHA OUTRO JEITO,
DEIXEI TUDO E FUI REVÊ-LA.
MAS, QUANDO LÁ CHEGUEI...
OLHANDO E NÃO A VENDO,
LOGO AMARGUEI
A DOR QUE NÃO MERECI.
CHOREI MUITO...
A VONTADE QUE SENTI
FOI DE MORRER,
SUMIR...
DESAPARECER.
ENQUANTO EU PALMILHAR À TERRA
E A SOLIDÃO PERDURAR,
NÃO PODEREI DESISTIR
DE TÃO GRANDE INTENTO:
MEUS SENTIDOS AINDA A PROCURAM. M' ALMA, SÓ PENSA EM LHE QUERER.
SE EM VÃO,NÃO SEI...
SÓ SEI, QUE A MINHA MAIOR TRISTEZA
FOI UM DIA LHE PERDER.
A MINHA MAIOR ALEGRIA
SERÁ, EM UM BELO DIA,
RECEBER A LINDEZA
DO GRANDE AMOR,
COM CERTEZA,
QUE ELA POR MIM
HÁ DE TER (04/2014).
APRENDENDO E COMPARTILHANDO
A roda do mundo não se cansa de girar,e nesse giro,não me furto de aprender.E de procurar ser melhor a cada dia;não para o meu engrandecimento,ou ostentação;mas, para ser o mais útil possível a mim mesmo,e ao contexto em que estiver inserido.
Se algo novo, me for proposto, não o renego; e logo procuro adaptar-me,e entendê-lo,assim que posso.Pois, como a roda, não posso parar no tempo.
Me envolvo na disseminação do saber - quando este chega a mim;porque se repartir o que tiver, com quem não as têm,com certeza diminuirei, um pouco mais, a desigualdade de alguém.
Pequenas atitudes, faz toda a diferença na vida das pessoas que necessitam receber e também na vida de quem pode doar;que por sua vez se sentirá útil.
E, se for para o bem estar de todos, não custa muito,sermos mais generosos naquilo que pudermos compartilhar.
(09.04.15).
Se eu não puder ser um jequitibá,um cedro,ou um ipê... frondoso e florido,numa posição em que todos me contemplem,ficarei feliz do mesmo jeito,sendo uma plantinha frágil num tenebroso vale.Porque tenho comigo a convicção de que não serei menos valorizado.
28.04.13
Da brevidade da vida que nossos entes queridos provaram,recebemos a herança que não desejamos: as melancólicas lembranças, que encistem em não sair; pouco a pouco corroem a nossa já,tão frágil esperança.
