Vida e Morte

Cerca de 7111 frases e pensamentos: Vida e Morte

⁠Por mais que vivemos, por anos e décadas, ainda nos será pouco, para entendermos a alegria de viver. Se a morte nos abater, será como viver apenas um ano ou não mais, de uma década, pois a vida é uma criança, que não tem consciência da morte, simplesmente brinca com ela.
Natalirdes Botelho

⁠"Riqueza grande ta terra
quantos por ti morrerão! (...)
Há multidões para os vivos:
porém quem morre vai só. (...)
há mais forças, mais suplícios
para os netos da traição. (...)
Quem não presta, fica vivo;
Quem é bom, mandam matar."

Sabe por que sentimos "pena" de quem morre cedo? Porque não sabemos pra onde vai. Ficamos imaginando se essa pessoa simplesmente deixou de existir, se ela sabe que morreu ou se ela tinha muito pra fazer em vida. O que causa dor na morte, é a incerteza.

Sorria, faça brincadeiras, dance, cante, dê abraços, beijos, diga eu te amo, estou com saudades, eu preciso de você...
Seja feliz, agradeça a Deus pela vida, pois ela é um sopro.

⁠⁠Nascemos sem conhecer nada e quando achamos que descobrimos, morremos sem entender nada.

Debruço no peitoral da existência esperando a luz do fim do túnel brilhar no meu espírito.(Do livro de crônicas Romanceiro de Goiânia - Doracino Naves).

⁠Não sou muito de expressar sentimentos, mas há sete anos cometi o maior erro da minha vida. Você tinha sido preso, e eu fui atrás, conversei com o policial, implorei para que o soltasse. Fizemos um acordo verbal: eu cuidaria de você.
Você foi solto, e eu praticamente obriguei que fosse direto dormir. Mas o vício falou mais alto.
Desceu para comprar um cigarro. Quando o trouxeram de volta, já estava todo espancado. Tinham sido seus próprios amigos — os mesmos que compartilhavam da sua miséria.
Levamos você ao hospital, mas por estar tatuado, sujo, fora dos padrões sociais, foi totalmente negligenciado. Nem exame fizeram.
Você estava com traumatismo craniano. Mas, por causa da droga no seu corpo, parecia lúcido. Voltou para casa, deitou para descansar… e entrou em coma. E ninguém percebeu.
O dia amanheceu, e você seguia “dormindo”. Mas estava convulsionando. Chamamos a ambulância. Quando chegaram e viram seu estado, pediram logo a UTI móvel. Mas quando ela chegou, era tarde demais.
Naquele dia, um remorso profundo se instalou dentro de mim. Me perguntei, e ainda me pergunto, se ao tirar você da prisão, não assinei — sem saber — sua sentença final.
Lembro das vezes que você aprontou com a minha mãe. Te busquei até na boca de fumo. Te agredi dentro da Cracolândia. A dona da boca me conhecia há anos, e me ligou:
— Vem buscar ele, ou eu mesma vou dar uma surra.
Mas meu ódio falou mais alto. Fui pessoalmente te agredir. Muitas vezes mandei o pessoal te dar um corretivo, na esperança de que você tomasse juízo. Mas Deus não quis assim. E muito menos você.
Hoje, tudo isso virou lembrança. E remorso.
E o remorso é o pior sentimento que um homem pode carregar.
Em 2018, deixei de ser ateu. Depois de vinte e três anos sem acreditar em nada, fui parar numa igreja. Padre Cairo me viu e disse:
— Vejo que você está atribulado… e com ódio no coração.
Pediu para rezar por mim. Colocou a mão sobre minha cabeça, e orou. Pediu a Deus e a Santa Luzia que arrancassem aquele ódio, aquela vingança silenciosa que me corroía.
Naquele dia, nasceu uma chama minúscula de fé dentro de mim — quase invisível, mas real. E até hoje ela luta para não ser apagada.
Peço muito a Deus, à Nossa Senhora e à Santa Luzia que eu nunca perca essa fé. Que meus caminhos não se cruzem mais com o homem mau.
E que Deus, sempre, possa estar ao meu lado.

⁠Quando eu enviei a última remessa de documentos para a minha faculdade, sentei no degrau dentro do ônibus e com minha prima, observei as nuvens que podia ver da janela. Na janela para os outros eram apenas nuvens e edifícios, mas para mim foi uma conversa entre eu e a vida:
"-Estou cansada"- Eu falei para ela e ela me respondeu:
"-Pela primeira vez em sua existência, eu te entendi, pela primeira vez eu vi seu cansaço com olhos crús e vazios, e pela primeira vez, eu te dou um descanso, não um momento de felicidade ou tristeza, mas um de esperança, um que diz: "As coisas vão melhorar"- Disse para mim a Vida".

⁠Todos querem liberdade
mas quem por ela trabalha? (...)
(o humano resgate custa
pesadas carnificinas!
Quem morre, para dar a vida?
Quem quer arriscar seu sangue?)

⁠"Aqui na Terra, não somos eternos! Portanto, não trate todos como imortais, a alma sim é, mas os momentos aqui, são apenas uma leve brisa." (28/12/20)

Efemero

⁠Um dia tudo será esquecido.
Sejam bons ou ruins os momentos,
não importa quais sentimentos,
tudo flui a ser desvanecido.

Tudo isso já é conhecido.
Mas em meio a nossos tormentos,
nos perdemos em meio a lamentos,
nos martirizando a cada ocorrido.

O tempo é uma sentença implacável
nenhum revés pode se perpetuar.
Perde-se tempo com o execrável

em detrimento do que é salutar.
Rumando à fronteira do inevitável,
onde nada desse mundo iremos levar.

⁠"Muitos seres humanos acreditam numa vida pretérita. Partindo deste raciocínio, acreditar numa vida após a morte não é um exagero."
06/11/2020

Pessoas vazias falam de outros, pois nada há para transmitir de si mesmo!

⁠Estamos aqui só de passagem,
preparando-nos para a grande viagem.

⁠E quando a vida chegar ao estado de cumprimento de jornada, algumas coisas vão ficar na memória da eternidade. Trate de fazer bons e lindos registros para serem eternizados !

⁠A vida inteira nós vivemos fazendo perguntas e respondendo perguntas.
Mas há perguntas que nem mesmo uma vida de séculos daria uma resposta no mínimo aproximada do certo, quando se trata de entender a morte.

⁠A loucura é a vida plena, a normalidade é viver morto.

⁠Nada na vida faz sentido?
Então descubra algo pelo qual você morreria.

Em milhares de palavras, erradas por correções, sobrevive o sentimento que não foi criado em vão, caminhos percorridos pela vida, que ha muito tempo escapam de minhas decisões...

Hoje o dia está triste.
Mas amanhã...
a gente há de sorrir.
Por hoje a gente chora
por quem parte,
mesmo sabendo
que vai chegar
a nossa hora
de ir.