Vc foi uma coisa Boa na minha Vida
Culpamos o governo; culpamos a grama alta do vizinho; culpamos o que passar à nossa frente quando injustificavelmente não temos a quem vitimar. Vitimamo-nos porque é mais fácil atribuirmos a culpa a algo ou alguém.
Acho linda a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tem que ser lida por cada cidadão como a mais bela obra de arte literária escrita pelo dedo do próprio Criador. Mas incomodo-me furtivamente quando penso que exigimos tanto nossos direitos a ponto de deixarmos à espreita as nossas responsabilidades.
Quando vejo a situação dos haitianos em Manaus, viajo no tempo e imagino a chegada de nossos ascendentes no Brasil. Creio que as condições eram semelhantes, apesar de um contexto histórico diferente. Coisa difícil é um estrangeiro encontrar acolhimento fora de seu país de origem!
A imigração tem muitos lados positivos para a economia local, porém também têm lados negativos, pois pode vir a causar o crescimento desordenado mais do que já está. Manaus já vem sofrendo com o crescimento exagerado por parte da população que tem migrado dos interiores e de outros estados em busca de melhores empregos.
Imigrantes de várias nacionalidades, instalados no Brasil, desenvolveram variados ramos de negócio dando um excelente valor cultural para a formação da nacionalidade conhecida hoje como pátria amada Brasil.
Quer ser herói? Largue essa droga de sanidade de lado e parta para a loucura da vida. Tanto a sociedade como o governo e os plangentes jornalistas sensacionalistas bajularão você e te manterão como um memorial exemplar desta execrável nação.
Tem muito manezinho que reclama do tráfico, da violência e da impotência deste governo corrupto frente à desgraça que se encontram muitos de nossos jovens, mas dizem “na prática”: que se lasque a juventude de nosso Brasil, – ao alimentar o tráfico, comprando um simples baseado.
Enquanto o seu Marco Archer está a caminho da execução na Indonésia, “mobilizando” o governo e a atenção desta sociedade combalida, centenas de pequenos brasileiros morrem todos os dias por causa destes bandidos. Sou contra a pena de morte, mas sou a favor de leis mais duras contra esses safados.
Enquanto houver pessoas dispostas a lutar por um futuro melhor, há sempre esperança. E é com essa esperança que continuo minha jornada, rumo a um destino incerto, mas cheio de possibilidades.
É hora de despertarmos para a realidade e assumirmos nossa responsabilidade como cidadãos. Não podemos mais permitir que nossa cidade seja abandonada por aqueles que deveriam zelar por ela. Manaus merece uma liderança comprometida com o bem-estar de todos os seus habitantes.
Somos nós, cidadãos, que temos o poder de decisão, mas frequentemente nos deixamos levar pela apatia e pela indiferença. Permitimos que a corrupção e a incompetência corroam as estruturas do Estado, enquanto fingimos que nada está acontecendo.
É desolador constatar que muitos desses políticos são eleitos por cidadãos desinformados e desiludidos, que se deixam seduzir por promessas irrealizáveis. A democracia se torna um jogo de interesses, onde o povo muitas vezes é deixado à margem, enquanto os políticos disputam o poder.
Tornamo-nos especialistas em esquadrinhar as desgraças, e isso com um único objetivo, estranho e controverso, mas com a capacidade espúria de uma sociedade mórbida apta a fazer de um copo d´água a maior tempestade possível. Desde que seja no brioco dos outros!
A verdadeira justiça deve buscar a reabilitação e o crescimento pessoal, não a ruína pública e a exploração sensacionalista.
Como filho das matas, conhecia os perigos da região. Os aspectos imensuráveis da fauna e da flora Amazônica já não o espantavam. Seu maior temor era o bicho homem! Numa noite fria, em meio às águas do Rio Negro, enquanto transportavam em sua canoa algumas mercadorias para Manaus, ouve-se um estampido seguido do chacoalhar das águas em meio à escuridão da noite. Mundico havia sido alvejado por um aviador que requeria o seu devido pagamento. Leonor é levado cativo para uma casa aviadora e posteriormente negociado como mercadoria com um seringalista. Havia se passado mais de trinta anos quando conheci Leonor, que me relatou sua história. Trabalhou por muitos anos sem salário, desde criança, para que pudesse sanar a dívida do pai morto.
Meus caros formadores de opinião, que tal expormos em nossas telas algo mais compassivo, terno e expressivamente culto? À vista disso, se a vida imita a arte, a delicadeza da arte sempre estará predisposta a moldar a rudeza da vida!”
Nós, nosso eu intolerante, temos nos prendido à ilusão de que todos precisam ser de acordo com os nossos padrões, formas, crenças, modos. Agimos, inconsequentemente, como se fôssemos superiores, com posturas defensivas, morais, demasiadas críticas... O resultado de tudo isso? Ajudamos a colocar comida na mesa dos jornalistas sensacionalistas. Não pense que sou antidemocrático e estou criticando o trabalho jornalístico. Pelo contrário, quão importante é para a nossa sociedade o trabalho periodista. Todavia, me refiro ao sensacionalismo que explora o lado deplorável da raça humana. O trágico pelo trágico; o caos pelo caos; o intolerante pelo intolerante.
Certa vez, dois jovens estudantes estavam caminhando, conversando, fluindo em risos, enquanto um sujeito que vinha em direção contrária pensa que os dois colegiais riam dele. O indivíduo saca uma arma e tira a vida dos dois, expressando, tacitamente, a marca da intolerância.
O mercado da intolerância tem colocado comida na mesa de muitos jornalistas sensacionalistas. Pensam: "Isso é notícia! Isso é vendável!", então tiram o maior proveito "profissionalmente" sardônico da indiscrição alheia.
Não é difícil nos depararmos com atitudes intolerantes no dia a dia. Basta caminharmos pelo trânsito abarrotado de Manaus, para ser mais preciso. Ou quem sabe tentar encarar o horário de pico da grande São Paulo. Não demorará a ouvirmos o espetáculo da orquestra de buzinas soando em nossos ouvidos. Um verdadeiro frenesi!
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para Conquistar uma Garota
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagem para uma pessoa especial
