Um dia a Gente Aprende Mario Quintana

Cerca de 428208 frases e pensamentos: Um dia a Gente Aprende Mario Quintana

Afeto e conhecimento são duas coisas que se você guardar, você perde.

A disciplina é a organização da liberdade.

Não nascemos prontos (...) é absurdo acreditar na idéia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando...
Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Eu, no ano 2000, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)

NATAL, nascer e receber

Não basta Jesus nascer, é preciso recebê-lo!
Deus se fez carne e armou sua tenda entre nós, mas muitos não O receberam em seu coração. (João 1,1ss)
Receber alguém já é complexo. Receber e aceitá-lo como Senhor absoluto de sua vida é tão significativo e profundo: que muitos dizem SIM, sem se quer abrir os olhos e a mente para compreender a dimensão e consequência desse SIM. Por isso é que Jesus disse: “muitos são aqueles que dizem – senhor, senhor – mas Eu não os conheço, pois louvam com os lábios e amaldiçoam com o coração”.
Quem dá, a si mesmo, liberdade para analisar as próprias estruturas e princípios de vida, abre espaço para acolher o Deus que quer nascer.
Quem reduz em sua mente a energia dedicada a problemas, cria um lugarzinho em seu íntimo para a Luz Divina gerar um novo Ser.
Celebra o Natal do Senhor, Nosso Salvador, quem abre uma lacuna em seu tempo, em suas convicções, em seu orgulho, em seu agir e em seu sentir para o desabrochar de um novo Ser. Um ser iluminado e guiado pelo Criador. Assim seremos capazes de deixar qualquer coisa ou fazer qualquer coisa, simplesmente, por causa de Jesus Cristo que nasceu em nós. Isso é aceitar Jesus.
Um bom maratonista alimenta-se bem.
Receber o Senhor é uma jornada complexa e contínua, então inicie alimentando-se bem:
Com que você alimenta a sua mente e seu coração?
A proporção e qualidade de energia que utilizamos com pessoas, coisas, situações (...) definem o nosso crescimento ou desgaste.
Que a partir desse Natal você cative com maior intensidade os sentimentos positivos, as experiências construtivas, as idéias férteis, os relacionamentos agradáveis e também reduza as situações e sentimentos de desgaste, pois Deus o ama e quer terra boa em seu coração para germinar o amor incondicional.
Você é importante para Deus!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO-NOVO!

Volto ao ponto: minha liberdade não acaba quando começa a do outro, ela acaba quando acaba a do outro.

Há uma palavra que circula muito hoje por aí, no campo da ética, que é "tolerância". Cuidado com essa palavra, porque tolerar significa suportar, aguentar. "Eu tolero que você tenha outra religião, que você não seja como eu", quase como se falasse "eu autorizo que você seja diferente".
A palavra mais adequada (e sólida éticamente), que precisa substituir "tolerância", é "acolhimento". Acolher significa "eu te recebo em mim como igual".

Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.

7

Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.

Nós não temos no Brasil mais corrupção do que tivemos; temos mais denúncia e recusa.

⁠Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.

Não confundamos esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.

Mario Sergio Cortella

Nota: Adaptação de frase do educador brasileiro Paulo Freire.

O bom hábito chega pouco a pouco, o mau hábito também sai pouco a pouco.

⁠A motivação é uma porta que se abre por dentro.

Quando tu passas ligeira,
Sozinha e alegre, a cantar,
Eu, que choro a vida inteira,
Eu rio em vez de chorar.

Mário de Andrade
ANDRADE, M. Poesias completas: Volume 2, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014

Nota: Trecho do poema "Crepúsculo"

...Mais

Moça Linda Bem Tratada

Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor.

Grã-fino do despudor,
Esporte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.

Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...

Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta do pobre arromba:
Uma bomba.

Mário de Andrade
ANDRADE, M., Poesias Completas, Vol I, Nova Fronteira

Por muitos anos procurei-me a mim mesmo. Achei. Agora não me digam que ando à procura da originalidade, porque já descobri onde ela estava, pertence-me, é minha.

Mário de Andrade
ANDRADE, M. 50 poemas e um Prefácio interessantíssimo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

Ode ao Burguês

Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Eu insulto as aristocracias cautelosas!
os barões lampiões! os condes Joões! os duques zurros!
que vivem dentro de muros sem pulos,
e gemem sangues de alguns mil-réis fracos
para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
e tocam os “Printemps” com as unhas!

Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais
o êxtase fará sempre Sol!

Morte à gordura!
Morte às adiposidades cerebrais
Morte ao burguês-mensal!
ao burguês-cinema! ao burguês-tílburi!
Padaria Suissa! Morte viva ao Adriano!
“_ Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
_ Um colar… _ Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”

Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
Oh! cabelos nas ventas! oh! carecas!
Ódio aos temperamentos regulares!
Ódio aos relógios musculares! Morte à infâmia!
Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados!
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
sempiternamente as mesmices convencionais!
De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira posição! Marcha!
Todos para a Central do meu rancor inebriante!

Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos,
cheirando religião e que não crê em Deus!
Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!
Ódio fundamento, sem perdão!

Fora! Fu! Fora o bom burguês!…

Mário de Andrade
ANDRADE, M. 50 poemas e um Prefácio interessantíssimo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

Sou grata a Deus por mais um ano de vida. 🥳🤩❤️🙌🏽⁠

Pessoas boas e fracas são as primeiras a caírem em um mundo de gente ruim e forte. Valorizo os guerreiros bons porque não existe guerra ganha sem muita força.

A morte nunca se aprende, mas pode-se saber-se de cor. As guerras sabem-no. E as epidemias. E um simples agente funerário.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, Bertrand, 1992