Textos sobre Tempo
O tempo passou e vc nem se deu conta
De promessas que fez, quando ainda havia amor
Momentos que esqueceu,
Promessas que não cumpriu
O tempo passou e vc nem viu
Sonhos que matou
Coração que partiu
Vc não notou
O tempo se foi
E com ele tudo que se prometeu acabou
Tudo que sonhamos terminou
Só eu não percebi que o que era pra ser em dois, sempre foi um.
Hoje passei o dia relembrando e sorrindo à toa, lembrei de ter conhecido o primo da minha amiga que virou meu melhor amigo e companheiro de viagens, lembrei de um dia inesquecível no shopping do Rio de Janeiro, lembrei de dividir meus quilos de ovos de páscoas ganhos com os amigos chegados, lembrei daquela amiga carioca petrolina que converso no mínimo 87 minutos ao telefone numa ligação ddd, e lembro dos amigos sobrinhos, amigos irmãos e amigos afilhados e comadres que a vida nos uniu ainda mais.
Lembro dos colegas de trabalho que viraram amigos, são poucos e ótimos e da chefe que virou vice-mãe, lembro das risadas e choros e dos desabafos do cds palco de infinitas amizades, lembro da Dani e da Tati, do recanto de amigas e dos pitacos nosso de cada dia, lembro de troca de e-mails, lembro de ainda não mães que ou estão grávidas ou estão com recém-nascidos, lembro dos amigos de infância, dos melhores amigos que caíram posições mas que continuam amigos, lembro de nunca ter tido só um melhor amigo e sim vários, lembro que a vida me afastou de alguns e me agraciou com outros. Lembro dos conselhos de que o nojinho que eu tinha da Tiffany ia passar, lembro de ter ficado amiga-filha da professora de português, lembro de inúmeros conselhos que não ouvi e quebrei a cara, lembro de amar mais e receber menos ou de amar o mínimo e receber o máximo. Lembro que meus amigos são tesouros raros, lembro das amizades de mais de 30 anos e dos amigos que sempre serão, dos amigos íntimos que me sinto livre para fazer o que eu quiser em suas casas, inclusive dormir e tomar banho.
Lembro das amigas irmãs caprichosas que as amo, lembro das amigas chatinhas que admiro ad eternum, lembro de todas as recordações felizes, dos colos, lembro de exercer o perdão com os amigos que pisaram na bola comigo por maldade ou ignorância, lembro de ter sido perdoada também, lembro de ritualizar na festa de fim de ano e ao brinde de champanhe e ao som de fogos de artifício falar o nome de todas as pessoas que eu quero bem e desejo felicidade e prosperidade, lembro das amigas do lindo, do cdb, lembro de ter mais amigas que amigos mas os poucos que tenho valem por 1 milhão de amigos, lembro de engolir o choro diante daquela amiga que teima em te criticar, lembro de chorar da felicidade alheia e alegrar-me como se aquela felicidade fosse uma conquista minha, lembro de me sentir amada a cada instante por um amigo que não vejo, mas o sinto tão fortemente em minha vida, lembro de ter pais amigos, lembro de ter micos compartilhados.
Lembro de ter recebido cartinhas e fotos de amigos que moram longe antes da era e-mail, lembro das amigas de Luminosa, lembro dos amigos primos, da amiga de facul que de tão íntima virei amiga de toda sua família, lembro da facilidade de fazer amigos dos amigos e amigas do Café Cancun. Lembro de ter amigos que amam comidas exóticas como eu e são verdadeiros chefs, lembro de ser feliz com o que tenho de melhor, Sou privilegiada por ter amigos, lembro das minha madrinhas queridas, dos meus ex que se transformaram em amigos, lembro de amigas defensoras dos animais, amigas humanas e que me inspiram. Amigos, ainda bem que fui agraciada com inúmeros sentidos a minha existência.
Um brinde à vocês!
Tão intensa!
Sorri para disfarçar o choro, abriga borboletas para manter as sensações dos sonhos, faz ninhos para passarinhar emoções, faz festa com a chuva e dança com o vento para se sentir viva.
Ah, ela é puro sentimento!
Faz careta no espelho para refletir inocência e pureza em solo de temporal... Faz bagunça menina, salpica purpurina na tristeza e vista-se com os retalhos do amor, cobre o corpo com luz do sol e apressa-te: é hora de buscar fôlego, o tempo não para!
Daí vem o Chico e canta lindamente: "Não se afobe não, que nada é pra já... O amor não tem pressa, ele pode esperar..."
E a gente entende que é isso mesmo.
Que é preciso paciência e um certo trabalho
De entrega e responsabilidade
Confiança e nenhuma contabilidade.
Requer tempo.
Pra construir diariamente. Com moderação e habilidade.
Perdão e maturidade.
Pés no chão e força de vontade.
O tempo cura tudo, o que o tempo pode curar. Daqui a pouco, ele vai ser só mais um rapaz com mãos bonitas e um cheiro gostoso que passou por tua vida. Você vai ver. Enquanto você chora por um cara, há mil outros caras esperando, apenas, uma chance para te fazer sorrir.
Não sou nenhuma aspirante a psicóloga-sei-tudo-sobre-as-pessoas. Ja achei Freud um saco e Jung um louco. Mas sobre o "amor" e seus sintomas, parece que eu já nasci com diploma e mestrado. Já amei demais quem nem gostou do meu cabelo bagunçado. Já amei de menos quem já sonhou comigo durante noites eternas de inverno. Já chorei como uma criança órfã e perdi dias de sol e noites estreladas. Mas não me destruí. Destruí porta-retratos, pratos e cartas. Mas meu coração ficou intacto. O teu também ficará.
Logo, logo, aparecerá outro cara que gosta tanto de açúcar como você. Outro que também não consegue ficar uma noite inteira sem resolver alguma briga qualquer. Outro que te dará a mão e o mundo inteiro ao redor será anulado. Outro cara com cabelo bom para acariciar e com olhos doces para você beijar. Outro com um sorriso talhado e com gosto musical estranho. Você vai ver. Vai senti-lo. Vai respirá-lo. E vai amá-lo como se fosse a primeira e a última vez. Porque o coração é uma casa forte e espaçosa e sabe, vez em quando, renovar seus moradores.
Ah o tempo, como ele é traiçoeiro e também surpreendente, se faz tão presente e ausente... que gostoso olhar para um castelo construído com o tempo, quando pensei que ele estava caindo na verdade era a porta de entrada que estava se formando.
O outono é lindo, leva as folhas secas e traz as novas folhas, e as árvores se preparam para dar seus frutos...
Uma hora a embriaguez vai passando, a música começa a ficar chata, as pessoas ao redor começam a parecer fúteis e não te completam. Os amigos do seu lado já não te fazem rir, uns e outros começam a ir embora e você se pega sentindo que algo lhe falta, mas ainda não tem noção suficiente do que é. Começa a bater aquela nostalgia, saudade de alguém, de algum momento e começa a refletir em coisas que poderiam ter sido diferentes, o valor que deu a umas, o desprezo que deu a outras e se vai ter comida em casa quando chegar de rango. A cachaça ainda está no sangue, mas você já começa a se arrepender por aquilo que fez, por algumas atitudes que teve ou não teve... e por coisas que deixou se perder...
Na manhã seguinte acorda com a roupa do reggae, com a cabeça pesada, tentando encontrar as coisas exatamente como as deixou...mas...a toalha ta em outro lugar e não tem quem pegue, o café ta uma droga..parece mais forte que o de sempre, aquela mensagem de bom dia não recebeu e a manhã está completamente diferente. Aquela sensação de que tem algo errado e a vontade de tudo voltar ao seu lugar te martelam o juízo..mas a impotência e a preguiça saem ganhando.
A tarde chega, e por incrível que te pareça, você não consegue ter aquela fome de ogro que sempre teve, e nem tirar aquele velho cochilo depois do almoço... O celular, que você antes deixava de lado, agora você não para de olhar por minuto, esperando por algo que nem você sabe o que é... Os amigos e conhecidos de ontem já estão em seus mundinhos, e talvez nem se importem como você chegou em casa..ou como acordou..se está bem. Eles não tem nada a ganhar...e nem nada a perder se não te procurarem.
Depois de um dia que custou a passar você já não se sente tão disposto, não vai bater o baba que tanto ama com os vizinhos, não vai nem treinar pra elevar o ego..e seu dia começa a ficar vazio. O que antes te enchia o saco agora te faz ficar desesperado pra ter novamente.. Deita a cabeça no travesseiro, já é de madrugada, mas não consegue dormir de primeira como antes conseguia. Sua cabeça está a mil e simplesmente não sabe o que fazer. Não tem coragem e sente vergonha....se sente INFELIZ , e vai tentando entender o porquê.
Os dias passam e você não tem fome (tristeza) e os enjôos (arrependimento) não passam...Nada de bom lhe acontece, ninguém te olha com aquele encantamento no olhar, ninguém te faz sentir importante!
E, provavelmente, o remédio pra todas essas sensações é o "TEMPO".
Aquele mesmo tempo que não soube dar valor, aquele que não soube aproveitar ou que tanto pedia quando se sentia de saco cheio.
Aquele mesmo tempo que não tinha quando lhe cobravam, ou aquele mesmo tempo que vc não teve pra dizer um - Estou com saudades, - Sinto muito sua falta, - EU TE AMO, - Me perdoa.... .
TEMPO este que nem todos tem pra dar mas quando precisam sabem cobrar.
TEMPO mestre de quem quer ir...e também de quem não quer deixar.
Eu vou pedir ao tempo.....
Tempo para acreditar num milagre..
Por muitos contratempos....
Que o tempo nos dá...
Vamos abraçar o tempo....
Caminhar com ele lado a lado.
Mesmo que seja silencioso ...
Que não deixe pegadas....
Renovar as energias.....
Com as palavras deixadas...
Cheias de fé...
De força e esperança.....
Tentei escrever sem lágrimas.....
Mas elas teimam em não me deixar.....
Vou pedir ao tempo...tempo para...
Dar-me as lembranças ....as saudades...
Afinal.....não podemos comprar o tempo...
Para quê desperdiçá-lo....
Quero aproveitar cada dia....
Como se não houvesse amanhã.....
Porque o tempo é precioso.... e voa .....
Sem darmos por ele.......O TEMPO..!!!
De repente o meu coração se encheu de alegria e de esperança, por imaginar que Deus está guardando algo muito especial para mim. Já tenho muito a agradecer, mas Ele conhece cada um de seus filhos e sabe que minha felicidade ainda não está completa. Sinto que algo muito bom está por vir...estou dando o melhor de mim para ser merecedora do que espero. Minha vida é um presente, tudo em minha volta é sempre muito leve, bonito, colorido...mesmo quando tudo insiste em querer ficar cinza, algo se transforma e ilumina. Não sei se são as orações de minha mãe, que religiosamente me coloca em suas preces todos os dias ao amanhecer, ou se são meus filhos, que sempre procuram me chamar a atenção quando percebem que estou triste, me mostrando suas novas descobertas e me enchendo de orgulho.
O fato é que, mesmo com altos e baixos, essa é a freqüência certa da pulsação... o que me faz sentir que tudo o que acontece em minha vida, seja bom ou ruim, é o que me faz sentir viva e manter a fé de que tudo vai sempre acabar bem.
E assim, procuro manter o equilíbrio... e dar tempo ao tempo...
"SAUDADE"
Saudade daquilo que vivemos um dia, saudade do que amamos um tempo, saudade de quem nos deixou para viver outro plano, saudade do que ainda está por vir, saudade daquilo que jamais existiu, saudade de algo que jamais existirá. Saudade de viver hoje o que passamos ontem e não saberemos se sentiremos saudade amanhã. Saudade daquela conversa fiada, das brigas alimentadas por um amor incontrolável. Saudade da paz que sentia, saudade da dor que faz falta quando preciso, saudade de estar com você, saudade de estar só. Sim, a saudade dói, sim ela machuca e sim ele destrói, saudade sufoca, saudade é ácida, saudade corrói.
Saudade nos faz amar novamente, mas o amor não te faz esquecer, ele ameniza a dor para que você consiga viver. Saudade nunca vai embora, ela sempre vem nos visitar. Pode ficar uma manhã, uma tarde, um dia ou pode durar bom tempo. Saudade não vemos, mas sentimos como vento, pode ser uma brisa agradável ou uma tormenta devastadora. Saudade sempre existirá mesmo quando deixarmos de existir, saudade é como uma doença incurável, se tratarmos vivemos, se ignorarmos morremos.
Saudade não se mata, saudade se vive, assim como o amor não se compra, o amor se doa, se conquista. Alimente um amor verdadeiro, para que quando a saudade bater no seu coração, ele esteja saciado.
E quando amanhece assim? Colorido, calmo, fresco, brilhando igual a tudo dentro de mim?
O que dizer desse céu que mais parece meu coração.
Reflexo de pensamentos e sentimento, hoje sem quase confusão.
Aproveitar a manhã, a tarde, a noite, o dia, o mês, o ano, a vida. Aproveitar sem preocupar, esquecer que a hora no relógio avisa que está quase na hora de voltar.
Talvez eu arrisque uns dias a mais para ver o céu me refletir mais uma vez e sonhar um pouco mais.
Como já dizia a canção: "Vamos VIVER os nossos sonhos, temos tão pouco tempo".
SOMENTE TEU
Quanto tempo tenho pra te amar?
Quanto tempo me sobra pra te elevar?
Quantas vezes posso te dizer?
Quantas maneiras posso te receber?
Respondo agora:
Quantas vezes quiseres me amar,
Quantas vezes que te eleve,
Quantas vezes forem possíveis te falar,
Quantas forem necessárias pra te aconchegar.
Não importa o tempo, pois o tempo não existe,
Não importa o tanto, pois não sei contar,
Não importa o jeito, pois és sempre bem vinda,
Não importa nada, porque só sei te amar.
Me recebas, sei que não irás sofrer,
Me endireite, pois és tu meu prumo,
Me concedas a chance de novamente viver,
Me ensine o caminho, pois sei que és o meu rumo.
Não me abandones, pois te amo!
Não me rejeites, pois te amo!
Não me questiones, pois te amo!
Não tente me entender, pois te amo!
És tudo que tenho,
Sou tudo que sou,
És o amor que mantenho,
Sou fera que se amansou.
És minha vida, e sempre serás,
Sou sua vida, e sempre verás,
Me tenhas, que a tu tereis,
Te amo com amor, pois neste momento,
Não haverás dor.
Saudade!
Quando dizem que o tempo voa, não é exagero, o tempo literalmente voa,
voa pelo espaço-tempo, e leva com ele tudo, ou melhor, quase tudo.
Existem coisas que ele não consegue levar, como as lembranças, a memória-viva em nós, os sentimentos, as amizades.
O tempo por mais que poderoso, em sua definição totalmente incrível e inexplicável, ele não é forte o suficiente para tirar de nós as coisas boas que cultivamos com quem gostamos, e isso mostra a força de uma verdadeira e genuína amizade.
Como o tempo é brincalhão, acho que por ele não conseguir arrancar de nós aquilo que guardamos em nossos corações, ele resolveu em vez de nos tirar, nos acrescentar algo amargo e doloroso, a saudade.
Não sei dizer se a saudade foi um presente de grego que Deus nos deu, só pra nunca esquecermos das coisas, ou se ela pode ser considerada algo bom justamente por não nos deixar esquecer e despertar em nós uma vontade doida de manter contato com alguém ou nos trazendo à memória as boas lembranças de algo ou de alguém.
Como o tempo passa depressa, mostrando a cada um de nós o que podíamos ter feito e não fizemos, as oportunidades perdidas, mas ao mesmo tempo nos mostra aquilo que conquistamos e fizemos de bom, nos mostra que não existe de fato tempo perdido.
Dimitry Duarte
O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta.
Vejo isto a cada manhã quando eu acordo e penso:
"MAIS UM DIA EM MINHA VIDA.... E agora?"
Então — para que eu não seja engolido pela voracidade
das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa — eu
cultivo um certo tédio.
Mas o bom disto tudo é que este tédio me faz pensar e ao mesmo tempo cair na real da minha vida.
Degusto assim uma realidade que me impulsiona a lutar sempre pela minha felicidade e isto me revigora por inteira.
Tudo me faz bem, mas ao mesmo tempo, eu cultivo o vazio silencioso da eternidade da espécie.
Quero viver muitos minutos num só minuto.
Eu tenho sede de mim mesma, e muito pouco tempo para viver tudo o que eu tanto almejo.
Sinto que eu preciso de mais tempo, e o tempo passa depressa demais.
Cláudia Leite S.
Livro: PENSAMENTOS AO VENTO.
Sabe por que não podemos voltar no tempo?
Se pudéssemos voltar no tempo, com certeza hoje seriamos mais fracos. O desejo de fazer tudo de novo para não cometer aquele erro, com certeza você já sentiu. Já estava escrito no seu destino que você iria errar naquele dia, hora e lugar para aprender alguma coisa, e tenha certeza que você aprendeu e hoje jamais iria repetir o mesmo erro.
Não tenha medo de errar! Arrisque-se, curta, divirta-se, aprenda e viva!
E Aconteceu...
E aconteceu que você começou a se apaixonar por mim...
E que realmente tínhamos um sentimento um pelo outro.
E aconteceu que eu te dei uma chance para me fazer feliz com tudo o que você sentia por mim, e com o pouco que eu por enquanto sentia por ti.
E aconteceu..que em um belo dia compartilhamos momentos, vivemos alegrias, percebemos o que nos ligava e o que fazia nós nos gostarmos tanto.
E aconteceu que em um beijo percebemos que tudo aquilo era verdade e que nada e nem ninguém iria atrapalhar isso, o nosso amor.
Mas estávamos seguros demais em uma coisa tão meiga e frágil. Aconteceu que a guerra estava planejada no coração das pessoas à nossa volta, que só querem tristeza e desunião.
E aconteceu que a mentira que nos rondava bateu com toda a força em nós dois. E que de agora em diante só fosse olhares, lágrimas e lembranças...
Você começou a fazer parte da minha vida a ponto de eu ser capaz de fazer qualquer coisa para o seu bem.
E foi assim, tudo isso simplesmente aconteceu..felicidades, esperança... paixão talvez.
E que só nós sabemos se irá continuar a ..acontecer.
Da janela da minha casa eu vejo a vida passando ...
vejo ela passando devagarinho em cada nuvem q some no horizonte ,
vejo os passarinhos gritando e pulando nos galhos,
vejo o vento tocando de leve as flores do jardim,
vejo o zun zun dos maribondos procurando agua,
vejo o sol sumindo no horizonte,
vejo o ceu ,a luz ,a natureza...
A magia que Deus nos deu a cada dia,
tudo tão lindo ,tudo tão maravilhoso!
Que me pergunto pq que as pessoas não param de cuidar da vida do outro,de discutir por coisas tão pequenas ou reclamar de coisas tão insignificantes e vivam o tempo q Ele nos dá generosamente e de graça , para aproveitar tudo isso!!!
TEMPO DE ACASOS
O tempo muda tudo
A arvore cresce
A agua seca
A tabua empena
As pessoas nao sao mais pequenas
Elas tambem mudam com o tempo
Os quietinhos se tornam bagunceiros
Os do fundão se tornam os primeiros
Ja os primeiros, esses se transformam
As vezes pra mal, mas a maioria tem um gande futuro
Pois esses da vida sao certos com impostos e juros
Aproveitam suas chances e sabem reconhecer que nada acontece por acaso
E que a vida é como uma cama elastica
As vezes voce cai e tem sempre uma pessoa que continua pulando e nao te deixa levantar
Mas esse tempo serve par voce descansar e começar a pular de novo.
Todo dia é lhe dado mais uma nova oportunidade de:
De você crescer;
De você dizer algo bom a alguém;
De deixar de olhar para si mesmo e se colocar no lugar do outro;
De prestar atenção aos pequenos detalhes das coisas;
De respeitar o próximo e amá-lo, mas, se não amá-lo apenas o respeite;
De parar de se lamentar;
De colocar a culpa nos outros;
De se achar um vitimado do destino;
De atribuir aos outros os seus insucessos;
Todo dia é lhe dado mais uma nova oportunidade de:
Ser fiel;
Ser feliz;
Ser solidário;
Ser cordial;
Ser e não Ter...
Porque a vida passa rápido, porque o tempo não espera, e enquanto os teus queridos reconhecem ainda a tua fisionomia, sorria para eles e, lhes diga "Eu te amo".
Talvez:
Amanhã seja tarde;
Não haja amanhã;
O coração não resista as emoções que surgem pelo "talvez".
O tempo para quem se importa
Aquele dia começou, após uma noite mal dormida, com umamúsica no fundo, bem lá no fundo da cabeça, imperceptível, mas insistente. Arotina de sempre: levanta, lava o rosto, escova os dentes, dá uma olhada noespelho, faz a barba... Neste momento vem à mente as tarefas do dia e tudocomeça a acelerar, a mente foca no que tem de ser feito, o corpo segue asdeterminações e tudo entra no automático. Naquele dia tudo podia ter sido diferente,mas a vida contemporânea exige e cobra o tempo.
O tempo é o que se teve, se tem e terá. É o que deixa a vidafeliz ou triste, prazerosa ou penosa. Aquele dia começou e o tempo de lá paracá já se foi. Neste relacionamento intenso entre a vida e o tempo é precisocuidado para com o segundo de tal forma que o primeiro seja beneficiado. Seassim não for, a vida pesa e o tempo se rebela. Não adianta esconder, mentir,ajeitar, dissimular, fingir, não olhar..., pois o tempo é transparente esensitivo. Esta presente querendo ou não, gostando ou não. Ele não tem escolha.
Anteontem pensou-se no amanhã e a promessa foi feita: nestetempo escasso, a música lá do fundo sairá e vai tomar corpo e será tocada eescutada na integra com direito a reflexão e até repetição, mas o amanhã já foioutro dia e se tornou o ontem e a canção reprimida continuou lá no fundo,escondida atrás das fachadas erguidas para manter algo de valor duvidoso.
E o tempo hoje se apresenta e novamente a promessa é feita erefeita. Quem sabe amanhã tudo muda e a música poderá tocar num tempo normal,menos acelerado, menos dinâmico e assim a fala poderá ser dita e escutada, ocarinho poderá ser dado e recebido, tudo com profundidade e tempo para serapreciado e trocado.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Passagem do Tempo
- 57 frases sobre o tempo e a vida para pensar no propósito de tudo
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Textos sobre família
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo