Textos sobre Sonhos

Cerca de 13440 textos sobre Sonhos

Mais difícil que lutar por algo que se quer é desistir disso. Depois de "matar" um sonho dentro de nós e nos permitir criar esperanças novamente, é difícil admitir que nem todos os que dormem, sonham... Nem todos os que correm chegam em primeiro lugar... Nem todos os que jogam ganham... E que, nada é pra sempre. Um coração muito jovem pode se enganar, assim como um velho coração. É preciso saber em quais lutas entrar e admitir quando precisar se render... É preciso confiar que desistir não significa perder; desistir pode dar a vitória aos dois lados. Por mais que dia, machuque, humilhe, arrase... Isso também passa.

⁠Capacidade peculiar, baseada na romanticidade, difícil de ser encontrada, a de transformar em sonho a realidade através da sua presença calorosa, fortalecida por um amor divino, que enaltece a simplicidade, faz de certos momentos, cenas típicas de livros, assim, ela é facilmente notada, profusamente, significativa, um jardim de flores raras, onde cada flor, representa uma de suas qualidades, as pétalas são feitas a partir de suas emoções, da sua delicadeza, uma expressividade farta, sorrisos, boas risadas, olhares vívidos, belas palavras, traços naturalmente ricos, sentimentos veementes e sinceros, que conquista moradas nas mentes, um lindo sonho eterno.

⁠Estava sonhando certa vez um sonho desperto, quando presenciei uma aurora boreal, uma das mais belas e poderosas sobre um lago congelado, o seu brilho esmeralda tocando o gelo, formando um cenário exuberante, mágico com um lindo ser dançando livremente no centro, apresentando movimentos harmoniosos, suaves como se a liberdade tivesse ganhado um corpo, arte de um espírito liberto, momento raro, sendo fantasioso em cada detalhe, o encanto majestoso da incrível surrealidade.

Essa noite – de ventania – sonhei um sonho tão gratificante. Era um menino de 14 anos e uma menina de 13 que corriam um atrás do outro, se escondendo atrás de árvores, e às gargalhadas, brincando. E eis que de repente eles param e mudos, graves, espantados se olham nos olhos: é que eles sabiam que um dia iriam amar.

Clarice Lispector
Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

Pesadelos não são apenas sonhos desagradáveis — são lembranças que não encontraram um lugar habitável na memória. Permanecem deslocadas, sem forma, sem repouso, e por isso retornam na noite, quando a vigilância cede. Não buscam assustar, mas ser reconhecidas. E, enquanto não encontram linguagem ou sentido, insistem — não como ficção, mas como aquilo que ainda não foi integrado à própria história, como parte inevitável dos erros e acertos que constituem o ser.

Fiquei a saber que Deus levou-me algumas vezes nos seus sonhos e fez com que te afeiçoasses e fez-nos namorados; Estou arrepiado e o mais estúpido é que sinto-me como tal, seu "namorado". Abriram-se os meus ouvidos e os meus olhos passaram a ver, como únicos caminhos para o coração; Escutei, olhei e arrombou-se a porta da paixão e estou num sol brilhante.

A vida é um show, você é a estrela. Deixe a banda tocar e nunca silencie seus sonhos. Mesmo quando a música parecer baixa, continue dançando, continue acreditando. Cada desafio é apenas um ensaio para o grande espetáculo da sua vitória. Lute forte, viva com fé, sonhe grande e faça valer cada nota, porque seus sonhos merecem aplausos e você nasceu para brilhar.

Nunca pare de sonhar. São os sonhos que dão sentido à caminhada, mesmo quando o chão treme. Ame sua religião ou política, acreditar em algo maior que si mesmo sustenta a alma nos dias escuros. Mas nunca transforme essa chama em arma. Respeite o sonho alheio como respeita o seu. A grandeza não está em convencer, mas em conviver. O mundo já está cheio de muros; construa pontes. Siga com ternura, ouça com coragem e lembre-se: ninguém chega sozinho a lugar nenhum. Sonhe, ame, respeite – e siga em frente.

Acredite no poder dos seus sonhos e na força de todo seu potencial. Com determinação e persistência, você é capaz de alcançar grandes feitos! Cada novo dia é uma chance para lutar e vencer. Viva com gratidão e foco no seu objetivo, trabalhe incansavelmente e, mesmo que demore, você vai chegar onde deseja. Você é mais forte do que imagina! Confie nas suas capacidades, mantenha uma atitude positiva e jamais pense sequer em desistir dos seus sonhos. O mundo está esperando pelas suas realizações.

Amar-se… como é dolorosamente difícil aceitar quem somos, viver nossos sonhos e muitas vezes, até ter coragem de sonhar é estranho como conseguimos enxergar com tanta nitidez as imperfeições em nós mesmos, como ampliamos nossos defeitos, como deixamos que eles nos desanimem e nos corroam por dentro, em silêncio, ferindo a nossa própria alma, travamos batalhas internas que ninguém vê, cobramos de nós uma perfeição impossível, nos comparando, nos diminuindo, esquecendo das nossas qualidades, das nossas lutas vencidas, da força que carregamos e sem perceber, vamos nos afastando de quem realmente somos, mas precisamos nos amar, precisamos nos aceitar com nossas luzes e sombras, entender nossa história, respeitar nossos processos e só assim conseguiremos viver de forma plena, sendo verdadeiramente quem somos, algumas coisas podemos, sim, mudar e melhorar e isso faz parte do crescimento, mas a nossa essência, aquilo que nos torna únicos, deve sempre permanecer intacta e fiel ao nosso coração.

⁠"Todos os dias são uma oportunidade para alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos. Mesmo diante dos desafios, lembre-se de que a força que você precisa está dentro de você. Acredite no seu potencial, mantenha o foco e a determinação, e nunca subestime a sua capacidade de superar obstáculos. Cada passo dado na direção dos seus sonhos é uma vitória, e cada desafio superado é um aprendizado. Mantenha a fé, a coragem e a persistência, pois o sucesso é a recompensa daqueles que não desistem. Você é capaz de conquistar tudo aquilo que almeja. Acredite em si mesma e siga em frente com determinação!"!

Um dia, Deus, cansado da solidão, dormiu. Sonhou com miríades de coisas, de seres e de nebulosidades. O sonho, às vezes, ficava azul, amarelo, preto. E os seres também variavam: alguns fincavam os pés na terra para fugir da corrente, outros eram levados alegremente. Deus virou-se de lado no seu sono e, abrindo o peito, retirou o coração. Depois morreu. Todos aqueles famintos e miseráveis se alimentaram do coração, se tornaram divinos e o Universo fez sentido.

Ela passou a vida inteira sobrevivendo, calando a própria voz para caber nos sonhos e expectativas dos outros. Até que, com a delicadeza de quem floresce depois da tempestade, decidiu olhar para si com mais amor. Sem medo dos julgamentos, recomeçou. Sozinha, mas inteira. E descobriu que o amor mais bonito é aquele que nasce quando aprendemos a nos escolher todos os dias.

Sonhos suaves como um anelo arcano na introspectiva melancolia na aura de um espírito que se desvia de pensamentos inequívocos na alvorada do dia. São uma bruma cândida no âmago beneplácito do langor de um lago a se perder no remancear de cores quentes a se espraiar longamente. No deleite de um devaneio diletante que espreita a ponta do vento alvoroçado na dissonância efêmera de lânguidas begôneas que se estendem na luz solar a sonhar com vastos campos de papoulas coloridas. No enlevo escarlate de flores de antúrio esmaecido em salas escuras, cujo elísio é promessa de recompensa na terra. O fulgor de um campo de girassol resplandesce nas planícies incertas de nossas aspirações ocultas. E muito se diria de um inóspito solo em que florescem certezas ambivalentes a perder as lentes da retina, no inefável júbilo de alegrias expressivas que convidam a sorver a existência. Na lascívia lúgubre dos desejos impossíveis e por isso mesmo, muito mais desejáveis. É magnânimo nosso ser contradito que são um mísero abrigo de corações que não sabem mais arder na voluptuosa intercessão do agora urgente em pétalas de açucena alcançando o nirvana na terra vermelha de uma opulência insolente a se desmanchar em gotas suaves da madrugada. Pálidas rosas brancas ferem os dedos de sangue em seus espinhos inocentes. A plenitude terrestre vislumbra mares distantes. Sentir é preciso. Viver não é preciso no abismos que convidam. A profusão de grandes quimeras ardem em primaveras radiantes que enumeram flores no crepúsculo prístino de primazia em recôndidos pássaros que somem no horizonte. Meu rosto rubro falava de amor, mas minhas pálidas mãos mostravam sentimentos frágeis. E ressoavam cantigas antigas a perder de íris. O amor sereno se despedia soturno. E em vão as mãos buscavam um corpo que longe se exilava em outras ramagens. Solenemente acenei e na distância fui ignorada. Otimista pensei: Talvez em outra alvorada. Sigo sublime como um vagalume. E oscilo entre apagar e acender a luz, na vasta vereda de minha sina. Eis minha vida.

Tem coisa que parece desvio, mas é direção. Porta que fecha, pessoa que vai embora, sonho que desaba. E você pensa que perdeu o rumo, mas Deus só tirou o que te atrapalhava de chegar onde Ele queria. O destino não é uma linha reta. É cheio de voltas, curvas, pausas e silêncios. Mas nenhuma dor é em vão. Nenhuma lágrima é desperdiçada. Se doeu, ensinou. Se ficou, fortaleceu. Se partiu, libertou. E mesmo sem entender agora, uma hora tudo se encaixa. Porque o que é plano de Deus resiste ao tempo, atravessa os desvios e te encontra no tempo certo.

O seu pior dia ainda é o sonho de alguém. Pra quem é cego, enxergar por um dia seria o maior milagre da vida. Pra quem é tetraplégico, dar um passo seria o sonho de uma vida inteira.A gente reclama do que tem, enquanto outros imploram pra ter o que a gente chama de pouco. Então, antes de pedir mais, agradeça.

Insignificantes seriam os dias sem uma razão para comemorar, um sonho para buscar, uma razão para viver. Insignificantes seriam as horas sem um motivo para alcançar, uma intenção para resgatar, um amor para cultivar. Insignificantes seriam os minutos sem ter uma certeza de onde pisar, uma luta para continuar e uma vida sem a magia para sonhar.

"A IA que promete substituir seu time de vendas por um chatbot está vendendo o mesmo sonho que o tráfego pago vendeu há 10 anos: a ilusão do atalho. O verdadeiro ganho não está em automatizar o contato, mas em rastrear a origem da intenção. Enquanto você paga por token processado, seu concorrente paga por dado estruturado. A diferença entre um e outro é a mesma entre um remédio genérico e um protocolo de tratamento: o barato sai caro quando o paciente não melhora."⁠ Protocolo Hidra

Nunca devemos abdicar de nossos sonhos, por mais que no momento, bem impossível nos pareça. As verdadeiras vitorias são constitutivas da fé e da persistência. Pois na verdade, é a vida que silenciosamente transpõe as barreiras, do que é finitamente e geometricamente esperado. Tudo é possível.

Quem pensa que os sonhos, assim como a loucura, são experiências absurdas, sem sentido e desprovidas de coerência, portanto irreais, assume que a realidade é uma experiência racional dotada de existência, unidade e identidade, independentemente do que possamos pensar ou dizer sobre ela. Mas o que dizer quando olhamos para a realidade e experimentamos que ela é absurda, incoerente e destituída de sentido?

Christian Dunker
O sonho como ficção e o despertar do pesadelo. In: C. Beradt. Sonhos no Terceiro Reich: com o que sonhavam os alemães depois da ascensão de Hitler. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
...Mais