Textos sobre Felicidade
Da porta pra rua um rastro de bosta
Da garganta pra dentro um rastro de rua
A vida pessoal anda meio de máscaras
Meio de porre beirando a boca.
Do estômago pra fora pessoas vomitadas
Cheirando a melancolia.
Eu não sei qual é a sua
Nem você sabe qual é a minha
Mas o pior está por dentro desta porta.
Que dar para a rua.
Lembranças de Uma Vida Passada
Um castelo, cinza, meio velho, com torres altas, em sua frente um portão alto e forte, logo ao lado da praça vazia repleta de folhas secas no chão, vê-se de longe as altas montanhas, linda paisagem, lugar onde fica meu esconderijo secreto o qual só eu sei e mais ninguém. Sento-me em uma pedra, a mais alta da montanha e vê-se apenas a natureza ao meu redor, bichos, plantas e nada mais. Sozinha, apenas com meus pensamentos que se encontram longe, bem longe, mais precisamente ao lado da igreja onde ouço tocar o sino, e o relógio marcando 5:40 da tarde, e é la onde ele se encontra, aquele garoto magro, de cabelos pretos, olhos brilhantes especialmente quando vem ao encontro dos meus, sorriso radiante, que contamina ao demais, ate ao mais raivosos. Aquele que meu coração a ele pertence,aquele que fora o meu grande amor. Aquele amor proibido, em que nada dava certo, mas o mesmo, era daqueles que nem o tempo apagava. As lembranças ficaram para sempre, as marcas deixadas escorrem em meu rosto como lagrimas, feridas deixadas pelo meu grande amor. E sempre que torno a passar por aquele castelo branco, sento no banco daquela praça e vejo de longe aquelas criancinhas brincando no parque, aquelas familias felizes, casais apaixonados,imaginando que poderia estar vivendo aquela cena, entao volto aquela montanha de onde nunca deveria ter saido, aonde meus pensamentos me a outro tempo, o tempo em que eu deveria ter feito algo, o tempo em que eu poderia escolher, e logo vejo aquele garoto, dono dos meus sonhos, dono do meu amor chamando uma das criancinhas do parque, aquele era seu filho e moravam no castelo, pois havia se casado com a filha do rei, e eu, de longe, aqui nesse casarão branco de frente ao jardim em minha cadeira de rodas com a cabeça nas nuvens, contando para o vento a historia de minha vida, antes com um final incerto, agora contada como uma triste historia, daquela garota, com a cabeça nas nuvens que viu sua felicidade passar e deixou-a escapar, e agora não sabe ao certo como será o seu fim.
Vida perfeita.
Vida normal.
Vida absolutamente perfeita e normal.
Perfeita... assim que minha vida é feita: possui todas as qualidades no mais alto grau; nela só há qualidades boas do primeiro ao último degrau; toda ela é sem defeito, afinal sou um ser perfeito.
Normal... assim que minha vida é: segue sempre no mesmo ritmo; obedece ao padrão convencionado, tudo é planejado, milimetricamente organizado; vida absolutamente regular, habitual - constante e comum - como a de qualquer um; um degrau, outro degrau e mais um - tudo igual -, esta é minha vida: absolutamente convencional.
Bilhões e bilhões de vidas... e a minha: absolutamente perfeita e normal... como as bilhões de outras ela é igual... tudo igual.
Isso é normal?
Sei que na vida tudo tem seu preço, mas o interesse dos sentimentos modernos diferencia a beleza do bolso dos contos infantis;
Mas minhas certezas são o que sentimos no interior do coração sem se importar com a vida financeira;
Sei que o melhor da vida não vemos, mas sentimos pelo amor que nos erguem e nos acalenta;
É fácil falar da vida alheia, é fácil se colocar no lugar do outro e resolver os seus problemas, chega a ser facílimo, o contexto muda problemas e soluções, a forma como você foi criado, os obstáculos que você teve que superar, sua vivência e sua história que aposto com você que é única e jamais vivida por outro ser. Nós não só somos o presente, carregamos traumas, cicatrizes, sangues, suor, lágrimas, alegrias, alergias, rejeição, superação, obstáculos, sonhos, pesadelos, sofrimentos, vitórias. Eu não sabia administrar a solidão até me ver e sentir completamente só. A gente vai se moldando, contornando, evoluindo, vivendo, sentindo, outras tantas vezes somos como o vento que ora sopra para cá, ora sopra para lá. A prevalência do sossego causa defeitos em pessoas, eu quero que o choro do meu filho cesse e para isso eu o permito fazer o que não é correto. Tudo é aprendizado, já aprendi como filha, já aprendi como madrinha, já aprendi como comadre, já aprendi como esposa, já aprendi muito como irmã.
A morte me pegou de surpresa, somos movidos por emoção, uns administram bem outros de forma precária, sono vira fuga, comida vira fuga, excessos são fugas. Temos medo de nos conhecer, de conhecer nossas fragilidades, agimos por impulso, comemos por impulso, vivemos por impulso, não queremos abrir mão de muitos mimos, não estamos dispostos a sair da zona de conforto. Precisamos de barulho, precisamos contar tudo para todo mundo, expor a vida no face ou na net, decidimos viver sob a ótica dos aplausos alheios, curtimos altas emoções, somos teimosos com o que muitas vezes nos faz mal, não nos perdoamos no passado, mesmo que já seja um passado distante, falta maturidade, falta reconhecer escolhas erradas, amores errados. Não adianta mentir para si mesmo, não adianta ver a vida de forma complicada, paralisar no nosso comodismo, É preciso ser exigente conosco, esquecer traumas, decepções e tristezas, reconhecer que somos humanos. O outro só faz de mim o que eu permito.
Apenas outras ideias
A partida começa. Pedi cara, a Vida pediu coroa. Não me surpreendi, ela ganhou. Então eu fiquei com as pretas.
1.e4
-Surpreendente! A Vida falou sorrindo. Mais um ser humano que deseja jogar contra mim. O que faz você pensar que é diferente dos outros?
Nc6
Em um tom sarcástico eu disse:
-Eu acabo de nascer e a primeira coisa que ouvi é que somos únicos, insubstituíveis. Já você é bem antiga e conheceu todo o tipo de ser, mas não todos. Eu sou um elemento surpresa.
2.Bc4
Ela deu uma gargalhada. Fez uma expressão cínica e disse:
- Mais ou menos 4,5 bilhões de anos e eles continuam com o mesmo discurso. É verdade que você é único, mas não tenha a audácia de pensar que tudo o que você faz, pensa ou sente seja inédito para mim. Diferente de você que conhece o passado de apenas alguns anos e um presente de alguns minutos, além disso, e muito mais eu posso ver o futuro. Ou seja, sem querer trapacear, mas já trapaceando, eu sei o que você fará no tabuleiro.
.e5
Eu abismado com aquela declaração, e sem ação, acabei balbuciando:
-Mas... Mas... Então, por quê?
3.Qh5
Toda aquela expressão confiante se converteu em ira, ela aparentava estar zangada e respondeu:
-Seres petulantes. Eu não sei a resposta. E invejo os seres humanos por isso. Eu sei que vou ganhar o jogo, eu sei o que aconteceu, o que acontece e o que acontecerá, mas não sei o porquê. Eu não preciso questionar, fatos são fatos.
.d6
Eu levantei, segurei a mão da Vida e fizemos o último movimento.
4.Qxf7#
-Mate! Eu exclamei sorrindo.
A Vida atônita com o meu ato, falou:
- O outro lugar está vazio.
Dando as costas ao tabuleiro, reparei que ela queria uma satisfação, e brinquei:
- Este é o nosso oponente, o vazio. Você não estava jogando contra mim, e percebi que você também não era meu oponente. Lutamos contra o vazio que até mesmo a Vida sente. Você por algum motivo não pode questionar, eu não posso simplesmente aceitar, e o espaço entre nossos atos não nos tornam necessariamente inimigos.
E mais uma vez, ela sorriu:
- Eu sabia que você ia dizer isso e mesmo assim não acreditei. A maioria das pessoas simplesmente não aceita o que acontece, e lutam para mudar os fatos. É inútil. Poucas percebem que eu não sou responsável por prazeres ou sofrimentos.
Eu saindo da sala perguntei:
- E você vai continuar ai?
- Alguém precisa ensinar os outros a jogar.
E fui embora satisfeito.
Sempre singela e linda
Anjo que é a vida deste poema
Encanta sutilmente minha vida
Torna-se um harmonioso tema
Faz-me jogar ao mundo palavras belas
De esperança paz e simpatia
Anjo que desceste das estrelas
Para ser inspiração de alegria
Um sorriso seu
O mundo se encanta
Retira um sorriso meu
E a tristeza se espanta
A sua existência
Reforça-me a crença que Deus de nós, não desistiu
Mandou para nós, você com sua alegria
E ti, nossa esperança reconstituiu...
Não perco meu tempo falando e muito menos me metendo na vida de ninguém, só me preocupo com a vida dos outros quando estão precisando realmente de mim...
Meu sorriso é sincero, minhas intenções são sempre as melhores... sou boazinha mas não sou boba!!!
Torne sua vida mais interessante, pode ter certeza que esquecerá a minha vida....
Já vi muita coisa nessa vida.
Já vi a mentira se tornar realidade, e a realidade se tornar uma mentira.
Vi amor eterno de algumas horas, mas também vi amor eterno que só a morte separou.
O injusto se tornar justo, e o indigno tornar-se digno.
O rico ficar pobre, e o pobre ficar rico.
A mentira ser descoberta e a verdade vir à tona.
Eu já vi coisa demais e sei que ainda verei.
Mas até hoje nunca vi quem confiasse sua vida a Deus ser desamparado por Ele.
Quando você acha que tudo está perdido vem a vida e te surpreende.
Muda tudo de lugar e você tem que se adaptar. Pode hesitar, mas tem que se acostumar.
Aquilo que estava quebrado é consertado.
O que foi perdido é achado.
O amor que você achava que perdeu novamente é seu.
De vez enquando a vida prega essas peças mesmo.
Mas não coloque um ponto final, bote uma virgula. Calma, as coisas vão se ajeitar...
Ser sozinho não é sinônimo de ser fracassado. O meu mundo não é lotação, é área VIP.
A vida é realmente muito melhor com companhia. Mas, aqui vem a regra de ouro – tem que ser com a companhia certa. O mundo está cheio de gente frustrada reclamando aos quatro ventos que não serve para essa coisa de relacionamentos. Bem se vê que não serve mesmo, um indivíduo confuso em questão não é capaz de ser, nem fazer ninguém feliz!
Por que a vida é assim como é?
São milênios e milênios de anos em busca da resposta
e cada povo aposta no que gosta...
ignora o que desgosta.
Aposta no razoável, no acreditável, no palpável.
A chuva cai do céu porque Thor agita seu martelo,
ou porque São Pedro esqueceu de fechar a torneira.
Quanta besteira...
Ops... não é bem assim não...
são explicações...
se razoáveis ou não isso é outra história.
Elas, no mínimo, acalmam muitos corações.
***A vida é uma incógnita.. vivemos perseguindo algo que está sempre ao nosso alcance... o nosso tapa-visão natural é a imaturidade pra ver o que está na nossa cara... Sabemos cobrar... quando temos que nos “doar” que deixamos a desejar...***
Todo mundo quer alguém amando... mas, quase ninguém quer amar!
Vivendo cada fase da vida feliz.
Já fui criança e homem.
Já fui pequeno e grande.
Já fui feliz e triste.
Já fui amado e odiado.
Já fui filho e pai.
Já fui colega e amigo.
Já fui tolo e esperto.
Vivi cada dia com intensidade.
Tive o prazer de aprender e ensinar.
Ate a data de hoje sei o tempo que passou porem não sei o quanto ainda resta deste tempo.
Porem pouco me arrependo do vivido.
Cada erro e acerto são bem lembrados.
Cada lição está bem gravada.
Orgulho-me muito de viver cada momento como se fosse o ultimo e único.
Só espero um dia poder descansar com os olhos fechados e o coração aberto.
Obrigado senhor pela oportunidade de vida que me concebeu.
Obrigado pelos erros e acertos.
Espero poder viver com a intensidade necessária para retribuir cada dia de vida.
Esperança
Esperança algo que jamais devemos deixar de acreditar
Sem ela a vida não anda, nada se alcança
Esperança de uma vida melhor
Esperança de amigos melhores
Esperança de um trabalho melhor
Esperança de uma abraço apertado
Esperança de um sorriso intenso e verdadeiro
Esperança de um olhar suave e doce
Esperança - Palavra mágica que nos permite sonhar
e transformar nossas atitudes, nossas vidas!
Faz viajar por mundos desonhecidos
Uns cheios de luz outros obscuros
Ela nos faz viver, sermos comuns sujeitos a erros e acertos...
Nos faz crescer!
Devemos tentar sempre, ser perseverantes fiéis aos nossos objetivos...
Melhorar a cada dia e ir em busca da felicidade almejada!
Sem medo de ser feliz!
Amor: um dos temas mais importantes da vida...
junto com a morte.
Creio que do amor tudo já foi dito
como da morte...
Mas ainda há tanta coisa importante a ser dita,
tanto do amor quanto da morte.
Pois o amor tem tudo a ver com vida....
assim como a morte?
Não, morte não tem nada a ver com vida...
morte é morte....
Morrer é o oposto de viver.
Apenas ainda há tanto por dizer tanto do amor quanto da morte
porque, tanto do amor quanto da morte,
"as coisas mais importantes continuam por dizer"
... e há tanto por dizer....tanto do amor quanto da morte!
" " S. Baumann
"Há aqueles que passam a vida embelezando e engrandecendo seus monumentos, cada vez mais pomposos e coloridos, que esquecem-se de construir uma base sólida e acabam por perder seus esforços para um vento qualquer.
Vale mais uma pequena casa bem fundada, que um castelo sem sustentação"
Hoje!
A vida é cheia de coisas simples! As coisas mais simples são, quase sempre, as mais belas, as que nos marcam, que nos preenchem a alma. A simplicidade de uma rosa vermelha, de uma noite de luar com o céu repleto de estrelas cintilantes, as ondas que enrolam na areia e deixam a espuma com "desenhos sugestivos", o nascer do Sol, especialmente quando surge da montanha, dessa montanha linda aí, e se deixa camuflar pelas folhas multicolores das árvores, chegando até nós ou então o pôr do sol, à beira-mar ou ainda a luz da Lua refletida no mar, deixando parecer que nas pequenas ondas estão a boiar cardumes de peixes cor de prata. Podemos ainda encontrar a suprema paz de espírito sentando-nos junto a um ribeiro ou um riacho bordejado de salgueiros, a apreciar a beleza dos movimentos dos diversos peixes nas suas formas e cores que "ensaiam bailados" com que nos brindam. Eu sei lá! Tantas e tantas coisas simples, bonitas e cheias de vida que nos fazem simplesmente gostar de viver. Para não falar da leitura de um conto seu e no "mergulho" do seu enredo que tantas vezes nos faz viajar e transformar num personagem. Hoje, quero dar-te um beijo, abraçar-te, ficar assim alguns momentos! Saborear-te! Como se estivéssemos a comprazer-nos com uma das coisas simples que antes citei, porque há dias que sentimos falta deste tempo de quietude das nossas almas. Momentos únicos de que nos alimentamos em toda a plenitude, na mais bonita cumplicidade que nos une Astridy Gurgel.
Maria Luisa
Esta é a vida singela, que passa devagar com seus pontos rápidos, que desenvolve tons meigos... Aí você apareceu, aquele crepúsculo mostrou o tempo exato, que marcou tudo aquilo o que representou. Mas ao decorrer, você desapareceu como o vento leva um dente de leão depois de soprado.
Não digo que foi ruim sua ausência, quando isso acontece é porquê a sua lareira não suporta o fogo do amor, ardente. Assim aconteceu, quando menos esperei, onde menos queria, e hoje desenvolvi potenciais, ao certo tudo aquilo o que você deixou para trás me fez crescer, hoje sou grande demais pra você!
O Salto!
Eu Nunca concordei muito com muita coisa nessa vida. Nunca aceitei as coisas fáceis quando me diziam que não, quando eu achava que o certo era o sim. Mas de uma coisa eu sei! Nunca resolvi as coisas apenas por mim. Nunca dei um passo na minha vida, achando que eu poderia cair em um buraco ou em um precipício. Nunca fechei os olhos sem saber o percurso de cor e salteado. Nunca resolvi meus problemas pelo método cara e coroa. Sempre soube o que queria, modéstia a parte! Nunca troquei os pés pelas mãos. Nunca tropecei sem prever o tropeço, eu sempre soube que eu poderia tropeçar naquela pedra....mas eu fui la e o fiz! Sem nenhum peso a consciência. Sempre foi assim. Gosto de prever meus tropeços. Bobo é aquele que cai, e só depois que tropeçou, olha pra trás e enxerga a pedra de todo tamanho que deixou. Bom, nesse caso não tem mais jeito de voltar atrás, a pedra ficou pra trás. Quando você prevê o tropeço, você olha para a pedra, imagina as possibilidades do tropeço, as possibilidades de cair e se machucar, mas também as possibilidade de dar um salto, os centímetros precisos pra esse salto e o tênis preciso para esse determinado salto. Pronto! Você esta pronto pra decidir....Se vale a pena saltar, se vale a pena tropeçar ou até ficar ali, esperando a pedra sair do lugar, ou por uma chuva que um dia possa carregá-la dali. Nossa! Como eu sou FELIZ hoje pelas pedras em meu caminho! O que seria de mim sem cada um delas?
Tive momentos de ter que dar saltos que jurava não conseguir...era tão grande a pedra, que minhas pequenas pernas não eram capazes de me proporcionar o salto que eu precisava. Tive que treinar por meses...Treinava com pedrinhas pequenas, aquelas que freqüentemente dão a honra de sua presença. Treinei bastante! Fiquei fera...E modéstia a parte, hoje eu tenho orgulho de mim, orgulho de ter escolhido saltar, escolhido viver, escolhido tentar. De não ter tido medo de enfrentar, mesmo sabendo que a pedra era enorme, e que podia me fazer cair e me fazer sofrer. Todas elas me modelaram o que sou hoje. Enfim, se me fizeram cair? Várias vezes... alguns tombos maiores que os outros. Algumas decepções maiores que as outras, mas que me ensinaram...ensinaram tudo o que sei hoje, todas as certezas que tenho. De que você tem escolhas e você responde por elas. Que nem tudo passa (mesmo que muitos não concordem com isso), amigos, amores e sentimentos sinceros continuam...(o resto, concordo, passam...e rápido). Que autenticidade e coragem não se conquista, se tem. Que vale a pena viver cada obstáculo, mesmo sabendo que poderia ter dado a volta pelo outro lado sem passar por eles. Que saber viver não se aprende ao nascer e ser feliz e realizado são pra poucos, não é um dom que Deus sai distribuindo pra qualquer um!!
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
