Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Ah! Meu amado!
O tempo corre e eu tive que aprender a me contentar com as lembranças...
Ainda as saudades que sinto são imensas...
Mas a conformação enfraqueceu as tormentas...
Há dias de muito sol e outros em que os céus entristecem...
Para os dias carregados, deixo-me vazar de todo o levante e depois, na bonança, agradeço você, meu anjo abençoado, porque de onde estiver, eu sei que, ainda olha e vela por  mim...
PRECIOSA !!!!
Somos pedras preciosas ,
mas que o mundo nos lapida ,
e por mais que ele nos ensina ,
somos rústicos ,
coberto pela poeira,terra, pelo tempo . 
Mas  ha de se falar que  há descobridores.....
que por caminhos interessantes nos encontram ....
e neste encontro ,desenterram-nos ,nos dá polimento ,
poe-nos  no  presente .
Aos poucos lapidam-nos,aos toques,com jeito,a um olhar
atento pra nos tornar de uma pedra rústica à uma pedra 
polida,preciosa.
Mas as pedras ,a cada uma tem seu valor .
Somos  lapidados  e lapidadores .
E A  PEDRA PRECIOSA ?
É ,às vezes  temos só o valor de lapidar,transformar,
mostrar nosso poder,nosso  valor .....
Mas depois da pedra lapidada,não a temos por perto,nossa....
ficamos apenas  com as saudades...
sentimentos.....
sem a preciosa pedra....
somente  com o valor da habilidade....
de lapidar e saudade de ser lapidado...
e  de ser   de  fazer....
PEDRA PRECIOSA.
Por um minuto...
Meus Deus, aonde foi que você aprendeu a me olhar assim? Você me olhou,sorriu e eu fiquei muda,muda com a minha falta de palavras.Tudo por um instante parou ao meu redor,e eu só conseguia enxergar você,você e esse teu sorriso lindo,que me chamava...pois a cada segundo meu coração acelerava,a minha pulsação subia,meu frio na barriga aumentava,e eu só queria saber de onde vinha esse sorriso,o porque dele e como conseguia me hipnotizar tanto.Meu Deuuuus,eu não sinto minhas pernas,minha boca parece muda...o que será isso?
Então você veio em minha direção,lentamente mas preciso,olhou em meus olhos,me deu a mão e por um instante ,sem sequer saber o teu nome,sem nem saber a onde me levaria ou oque aconteceria,você despertou um dos sentimentos mais lindos,me fez esquecer tudo em minha volta,por um instante viajei nos céus mais estrelados,nos planetas mais cobiçados,me tirou completamente o folego.
dali abri os olhos,só pra ter certeza de que nao era sonho,ai ai e você continuava ali,lindo e sorrindo...Meus Deus, anjos existem e são tão lindos!
Ps.: se eu pudesse faria tudo de novo,só pra ter esse sorriso lindo outra vez!
Terei saudade dos retratos falados
Naquele lugar que aprendemos a ser ratos
Terei saudade da coca na escola
De ser craque com pedra e amarelinha
Da Maria da Joana e da branquinha
Terei saudade da bagunça
Das bagunçadas e dos bagunceiros
Terei saudade de ver dos antigos
Aos modernos fazerem mau no nosso quintal
Terei saudade de mim . . .
Meus passos diários
Meus passos diários são marcados pela dificuldade que eu tenho de aprender. 
E daí? Eu aprendo mesmo assim. 
Meus passos diários são marcados pela morosidade que invade meu cérebro quando o assunto é refletir contrariedades. 
E daí? Eu reflito mesmo assim.
Meus passos diários são marcados pela agitação, variável na intensidade, de sentimentos que dominam o meu coração transformando-me num ser frágil às tentações e às vezes submisso. 
E daí? Sem essa mistura desordenada de sentimentos como o mundo poderia existir sem mim.
Meus passos diários são marcados por um cenário de ilusões onde se desenrolam os meus sonhos, absorvendo minha imaginação para além de uma realidade sensível, surreal, em fim, um jardim repleto de borboletas. 
E daí? Sem os meus sonhos eu perderia minha ingenuidade imprudente e infelizmente toda história teria um fim.
Nossos passos diários nos direcionam para um caminho de conhecimentos onde devemos entender que somos e fomos criados para o amor sem fim.
E daí? É por isso que eu quero continuar amando e sonhando mesmo assim.
Eu preciso...
Eu preciso aprender a amar leve.
Eu preciso aprender a te ter por certo tempo e me satisfazer com isso.
Preciso não sentir remorsos. Não ter ciúme.
Eu preciso que você me complete, mas, que na falta de você, outras coisas também o façam.
Preciso baby acreditar em tuas palavras.
Eu preciso me lembrar de tomar o engov do amor: tomar antes, como prevenção, como vacina; tomar depois para evitar ressaca, sofrimento.
Preciso olhar para você e apenas te ver: e não doer.
Preciso esperar com paciência, e crer na sua justificativa quando você não chegar. Preciso estar preparada para o seu não e entender que essa foi sua opção para a felicidade seja ela momentânea ou não, até porque, eu sou também momentânea, e quem não é? Eu preciso entender também que você tem o direito de voltar atrás e dizer sim. É natural: e preciso ter forças para aceita-lo  de volta. Na verdade, preciso ter forças para dizer não também, porque forças para dizer sim eu não preciso ter: meu sim, para você, é o mesmo que piscar meus olhos para voce.
Ensinam muitas coisas as garotas:
Se um cara lhe machuca, ele gosta de você.
Nunca tente aparar a própria franja.
E um dia, vai conhecer um cara incrível e ser feliz para sempre.
Todo filme e toda história implora para esperarmos por isso:
A reviravolta no terceiro ato, a declaração de amor inesperada, a exceção à regra. Mas às vezes focamos tanto em achar nosso final feliz que não aprendemos a ler os sinais, a diferenciar entre quem nos quer e quem não nos quer, entre os que vão ficar e os que vão te deixar.
E talvez esse final feliz não inclua um cara incrível.
Talvez seja você sozinha recolhendo os cacos e recomeçando, ficando livre para algo melhor no futuro.
Talvez o final feliz seja só seguir em frente.
Ou talvez o final feliz seja isso:
Saber que mesmo com ligações sem retorno e corações partidos, com todos os erros estúpidos e sinais mal interpretados, com toda a vergonha e todo constrangimento, você nunca perdeu a esperança.
Não sou vazia, tenho conteúdo, força e vontade em aprender tudo... Sou bem humorada, tento agradar. Se erro, pode ter certeza foi tentando acertar. Sou humilde e reconheço sempre, eu peço desculpas e prometo não mais cometer.
Sei agradar, adoro mimar. Odeio discutir,me calo quase sempre, a não ser que me ire muito!! Se eu abrir a boca eu sei magoar, mas pra isso acontecer, vc passou dos limites. Sou anjo de uma pessoa especial, amiga de quem sabe ser amiga. Sei bem quem fala isso da boca pra fora, eu vejo as atitudes! Não sei ser falsa, eu falo palavrão de vez em quando. Sou melosa, sou um grude, ciumenta que só. Sou verdadeira, faço de tudo com boa vontade por qualquer pessoa que me conquista. Sempre amei incondicionalmente por isso Eu valorizo, cuido enquanto não me der motivos para me afastar...
Com o tempo aprendemos; e foi dessa forma que Deus nos deu o tempo, para que possamos aprender com ele. Com o tempo passamos por diversas situações, algumas que imaginamos, outras que não, e algumas que não sabemos lidar, até que venha o tempo e nos ajude a entender como lidar, e mais uma vez esse é o tempo que Deus nos deu. 
O erro não está diretamente no pecado, ou na forma que agimos, ou como dizemos coisas, nos expressamos, nos comportamos; a raiz de tudo isso está simplesmente em um canal chamado escolha. Sim a escolha! Isso foi nos dado, isso nos foi permetido ter; Deus confiou tudo em nossas mãos quando nos deu o direito da escolha... Então, tudo o que vem, e o que vai, está ligado a nossas escolhas, são suas escolhas que te fazem errar ou acertar. São suas escolhas que fazem com que você consiga ou simplesmente desista. Sendo assim não preocure a quem culpar, ou algo para usar como uma desculpa, entenda que você pode, e deve sempre escolher, e quando não soubemos escolher, que possamos ao menos pedir ajuda a Quem saberá nos ajudar com as nossas escolhas. Pois são elas que nos dirão onde habitaremos, céu ou inferno. Não são pessoas que nos levaram a esse lugar, não são seus pecados, mas são suas escolhas em base da sua vida e intimidade com Jesus Cristo. Eu errei, eu deixei de acertar, mas eu aprendi a escolher o mesmo em todos os meus dias, eu simplesmente acordo e escolho a Jesus Cristo.
Aprendendo a amar .
Procuro a flor perdida
Procuro a minha paixão desmedida
Cadê a minha alma ferida?
Talvez foi uma doce magia,
Do meu tempo de menina.
Me perdi no momento
Em que te vi, parou o tempo,
Parei de olhar, pois comecei a flutuar...
Tamanho era o meu brilho no olhar.
Da alegria eu fiz o mar
Da lua a me guiar,
Das estrelas a amar
Fiz voce, a minha história a contar.
Das pétalas a puxar
Beijo cada uma a segurar.
Não via a hora de acabar
Para ver o que isso ia dar.
Não sabia se era bem, ou mal me quer,
Mas sabia que isso não iria cessar
A minha vontade de procurar
O rosto que vi, é o homem que vou amar.
Conforme o tempo passa, vamos aprendendo que as dores do passado no futuro não somem porém são mais leves.. e o que nos levamos muito a serio hoje la na frente vai ser só uma piada, e as coisas boas ou más que passamos vão se tornar historias para contar e ensinar os mais novos, não a fazer diferente e sim a ser quem eles são independente se agradar aos outros ou não, pois essa sim e sua verdadeira identidade! e la na frente quando as rugas tomarem conta do rosto vamos entender que mesmo com dores sofrimento e momentos ruins, sobrevivemos!
Não tenha medo de fazer algo que possa se arrepender, tenha medo de não faze-lo!
O MENTOR VIRTUAL
"Mostra-me como seguir-te, filha da ansiedade. Ensina-me o caminho em meio às intermináveis brumas dos teus instintos e guia-me pelas escuras veredas por onde navegas. Logo serei apenas uma lembrança entre os personagens da tua história e já não mais poderei sentir toda essa inquietude". ('Fragmentos do Mentor Virtual' - Campinas-SP).
O SENTIDO DO ESPÍRITO
A partir do nascimento, aprendemos a respirar;
A partir da respiração, aprendemos a sentir;
A partir do sentimento, aprendemos a amar;
A partir do amor, reaprendemos a respirar, para o rítmo decidir;
A partir do ritmo, reaprendemos a sentir, para com mais tato afagar;
A partir do tato, reaprendemos a amar, para evoluir;
A partir da evolução, reaprendemos a nascer;
A partir do nascimento, todas as nossas vidas serão novos amanhecer.
Que Deus te cuide com carinho, 
que te indique o melhor caminho, 
que te ensine sobre o verdadeiro amor, 
que te perdoe quando preciso for. 
Que Deus te dê asas para voar, 
nos sonhos te ajude a pousar 
mas, também, te mostre a realidade 
que terás que enfrentar 
sem nunca, por nada, recuar. 
Que Deus te mostre com clareza 
a grande e real beleza 
de um jardim florido, 
de um bom livro, 
de uma poesia que fale de saudade, 
de uma calma paisagem. 
Que Deus te faça ver 
que no sorriso de uma criança 
mora toda a esperança 
que tanto precisas pra viver. 
Que Deus faça de ti um ser sensível, 
que seja capaz de chorar 
sem jamais se envergonhar. 
Que Deus te ensine sobre a dignidade, 
sobre a força e a fragilidade, 
sobre a coragem e a honestidade. 
Que Deus te ofereça amigos verdadeiros 
e que tu saibas cultivar 
cada amizade que em tua vida Ele plantar. 
Que Deus te ensine a fé, 
que te faça crer em Jesus, 
e que te permita aceitar 
que por pior que seja a cruz 
que tenhas que carregar 
com o peso que teve a Dele nunca será.
"Nós Erramos Para Aprender, e Aprendendo Para Viver Melhor"
Você Pode Aprender Algumas Coisas Desde Mundo Deis Que o Bem, Com os Olhos de Aprender e Mãos de Obras Pra Fazer Melhor, Nada é Perfeito. O Perfeito é a Natureza de Deus.
Tente Aprender Coisas Melhores e Não Coisas Ruim, Mas Lembra-se Que Alguns Homens Acaba Piorando o Nosso Planeta Terra.
Elegia do dia 05 de maio
Realidade cruel
Procuro me  recompor
Como?
Tenho que  aprender a viver só
A vida não  acabou
É só mais  um amor mal correspondido.
Coração é imprevisível
E  totalmente  irresponsável
Eu  sei disso melhor  do que eu  queria
A beleza nasceu  em você,
A resistência,a fidelidade a ti mesma,o frio
E o  calor.
Em mim  nasceu  o  amor,
A dor.
Subversivo meu coração grita
Reage,chora,pára...Tudo  pára
Você segue...
A vida segue...
Mas  a minha  parou
Nas poucas lembranças
No que restou
Ilusão?
Utopia?
E quando  não vale mais a pena?
E quando é  em  vão a luta?
Lutar em vão?
Quanta ironia!
Eu  sei  o que seria  certo a fazer:
Esquecer
Ou  pelo menos me  ocupar em  tentar
Mas  sei  que não adianta
Sou refém desse  amor
Vida cinza!
Eu em  minha  madrugada gélida
Vencida pelo cansaço:durmo
Num sonho:sua volta
O céu reveste-se com  o  arco-íris
Representando a alegria,
A vida que volta  com  você.
O sorriso  volta.
Acordo:
Sento  na  cama  e reflito
Sobra somente a ilusão,a vontade
Do teu  amor  indisponível
Fecho-me  a qualquer outro.
Despertaste em mim o amor
Conquistaste a minha  entrega.
Eu consegui!
Me desprender de mim 
Me  entregar por  inteira
Um novo desafio  agora:
Desprender-me  por inteira
O passado nega  a ele  mesmo:
Quer  ser presente
Meu coração oscila
Não  sabe o  que  é certo
Perdido  nesse  labirinto  
Deserto.
No escuro  caminha
É preciso
Mesmo  preso  com  grilhões
Aos  sorrisos
O pulso pulsa
A vida segue seu  percurso
Perguntas  me  angustiam:
Como  está você  essa noite?
Onde foi que você se  meteu então?
Tento me  entender.
Tento  te encontrar.
Solidão...
Tudo  está  tão estranho
Ver minha  história agora
Chega  até ser engraçado...
Mas é triste,triste demais...
Se  ao  menos  tivesse  um  culpado...
Procuro uma  direção
Não  posso  me  entregar,
Não  posso  te entregar,
Tenho  que  resistir.
Deixa as lembranças que são sobreviventes, por que de resto, resta a experiência ensinar: esqueça.
Já me basta apagar da memória minhas farras descabidas, as noites mal dormidas e as ações desmedidas.
O dia já foi muito pesado. Tua presença é só o recado dizendo ao meu corpo que está tudo bem.
"Quando somos crianças ensinam-nos a não desistir. A ter sempre esperança e a sonhar alto. Eu aprendi essas regras e quando me perguntavam se algum dia eu iria desistir de algo eu dizia: “No dia em que eu desistir estarei morta, não por fora, mas por dentro. No dia em que eu desistir podes-me matar porque não haverá mais esperança na minha pessoa. No dia em que eu desistir chama as notícias e os jornais pois eles vão de certeza querer saber que eu desisti. Ninguém no mundo deve desistir pelas coisas, mesmo as mais insignificantes. Nunca. Desistir é das únicas palavras que não tenho no meu dicionário e também não a quero ter. Desistirei quando o Sol não brilhar e quando a Lua rebentar, porque eu penso que isso será impossível. E por isso nunca desistirei de nada, por nada…”
Eu acreditava piamente nestas palavras, em todas as letras… Mas agora não acredito… Eu já Desisti… Estou a Desistir.
Há quem me chame fraca e até mentirosa, mas eu tenho a consciência leve, eu sei que não tenho nada para lutar porque perdi oportunidades, conversas, abraços e beijos e estou a tentar recuperá-los… lentamente quase a passo de caracol.
Desistir… Desisti de palavras amigas, de longas e sinceras conversas, de abraços carinhosos que aqueciam os mais frios dos Invernos e beijos suaves que parecendo que não enchiam todo o meu dia, pois sabia que alguém estaria ali comigo nos piores momentos. Desisti daqueles sonhos que me faziam sorrir, tanto como me faziam chorar. Desisti daquelas gargalhadas e daquelas piadas estúpidas que apenas tu sabes fazer com que sejam divertidas. Desisti de dizer o teu nome. Desisti das lágrimas de felicidade e troquei-as com lágrimas de tristeza. Desisti de lutar por algo que nunca ia existir. Desisti de viver bem e passar a viver muito mal. Desisti de tudo o que eu disse, de tudo o que sempre foram as minhas regras. Parti o meu coração por algo inimaginável e que eu tornava sempre em coisas reais. Desisti de tornar aqueles teus olhares vagos, sem algum significado, em olhares que diziam tudo e mais alguma coisa. Desisti de tentar reparar a nossa amizade sozinha, e fiquei com esperança que tu me viesses ajudar.
Quero-te comigo, há minha beira, ao meu lado, apenas como amigo visto que para algo maior seria impossível. Quero-te aqui à minha beirinha e pertinho de mim… Preciso de ti, das tuas palavras sábias, dos teus carinhos e daquelas vezes em que me fazias sentir única. Quero isso. E quero já! Estou farta de esperar que tu sejas o primeiro. Estou farta, fartinha. Estou farta de desviar o olhar quando olhas para mim. Estou farta de queres dizer-te “olá” e não puder. Estou farta da “zanga” que nenhum dos dois admite. Estou farta de estar presa a alguém que me prendeu sem eu reparar. Estou farta de chorar pela amizade perdida. Estou farta de ter ciúmes quando te vejo com outra rapariga. Estou farta de pensar no futuro e desiludir-me pois o que eu sonho não se torna realidade. Estou farta de pensar em ti, em mim, em Nós. Estou farta de sonhar contigo com outras raparigas (visto que quando eu sonho contigo tu estás sempre com outra rapariga). Estou Farta!
Se tu apenas imaginasses a vontade que eu tenho de te chamar assim bem alto para toda a escola ouvir, correr para ti e dar-te um abraço e ficar tudo como que por magia bem. Assim simplesmente bem. É isso que eu quero… Um final feliz depois de tantos finais infelizes. Eu quero um arco-íris depois da chuva. Eu quero muita coisa mas a coisa que mais quero és tu porque tu és um sempre. És para sempre e quero que estejas sempre comigo, esquecendo as discussões. Quero-te só para mim…"
Eu preciso aprender a desistir de algumas coisas,
talvez seja a maneira para continuar ser feliz,
posso estar errado, mais preciso ao menos uma vez fazer algo diferente.
A vontade de amar esta voltando,
com isso vem o sofrimento, as lagrimas,
talvez as decepções.
Isso não e bom. Machuca...
Vivo trocando passos com a minha solidão e aprendendo a nunca mais retroceder e duvidar do destino;
Minhas lições foram duras, porém dignas ao meu ser com o tempo de sobra eu não tinha tempo para as definições que me faltava;
Agora por tudo que aprendi chegarei ao meu objetivo com graça e gloria;
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
 - Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
 - 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
 - Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
 - Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
 - 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
 - Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
 - Aprendendo a Gostar de você
 
