Textos grandes
Sabe qual o pior de dar tanto por alguém sem esperar nada em troca? Que você vai receber nada em troca... E se der mole, ainda vai ver essa pessoa dando demais para um tanto de gente também. E tem dia que faz falta demais receber qualquer coisa. Qualquer coisa... Por isso que o negócio é ser recíproco. Seja. Vai melhorar. Eu prometo
"Só não te esqueça de levar pra voar quem te ajudou a criar asas." (Felipe Arco). As diferentes experiências diárias permitem ganhos e acréscimos à história que cada qual vai construindo. Ninguém cresce sem um toque, uma ajuda, uma dica, uma palavra de alguém que está por perto.
Não guarde as coisas. Nada te faz mais mal. Fale sobre o que sente. Sobre como se sente. Não existe paranóia. Pergunte. Se ame e ame. Se desculpe e peça desculpas. Se a pessoa merece que você tenha outra conversa com ela, bastará que o que você diga seja sincero. No pior cenário, você se afastará de alguém que não merece você por perto.
Ele me deu aquela boneca e eu sempre cuidei muito bem dela, ele trabalhou tanto para conseguir comprá-la, eu não podia deixar de brincar com ele, ele me falou que a brincadeira era assim: onde ele tocar ela, ele poderia tocar em mim. Depois de um tempo a brincadeira ficou cansativa, ele sempre queria tocar no mesmo lugar, as vezes eu não aguentava o cheiro de suor que saia de seu corpo, eu não gostava quando ele derramava aquela gosma branca nas minhas costas, era nojento, mas hoje entendo que meu pai não era meu herói por ter compra uma boneca pra mim.
O tolo, prontamente imitará costumes ou acreditará em idéias sem pestanejar. Somente o sábio analisa calma e longamente tudo o que está à sua volta antes de aderir e tão logo perceba o seu engano, mudará de opinião sem demora. Somente os tolos permanecem no erro por muito tempo, porque suas mentes são preguiçosas demais para mudar de idéia!
Não se perca depositando energia em pessoas que só te procuram quando não têm opção. Não regue com a sua intensidade relações que não há chances de florir ação, senão a sua. Há pessoas que passam por nossas vidas como versões de um filme que já vimos, mas que negamos a acreditar que não seja diferente: muda-se as direções, muda-se os roteiros e as atuações, mas até que os primeiros pontos de descaso surjam pra nos mostrar como tudo irá terminar, nos permitimos ir até o fim. Dessa maneira, não tente criar desculpas pelo displicente comportamento alheio. Algumas pessoas são estáveis e momentâneas, e certamente por isso, só sirvam para momentos. A falta de reciprocidade é perceptível, e ela estará estampada nos mínimos gestos ou ausência deles, por isso, não romantize migalhas; Quem só te procura quando é conveniente, quem não esclarece o lugar que você ocupa na vida delas, quem alimenta sua dúvida reaparecendo de surpresa e saindo à francesa não merece de bandeja sua melhor versão.
As dificuldades nunca vão acabar, estamos na "escola" da vida. Toda situação ruim nós trás um aprendizado, quando se sentir mal por tudo estar indo por água a baixo lembre-se Deus está contigo! Ele vai ter ajudar a passar pelos mais diversos tipos de situações e vai te abençoar grandemente!
Se me fio no que percebo, então, que tem você que me cobrar que julgue segundo uma suposta perfeição inatingível? Você julga depreendê-la; já eu, que seu julgamento precisa antes se ater ao que quer que seja "julgar depreender" seja lá o que for para, só depois, "poder julgar alguma coisa"!
Existe uma enorme contradição por vezes, que não é por querer. Sentimos e pensamos, logo pensamos que somos, mesmo não obrando, e gostaríamos que os outros nos compreendesse pelo o que sentimos e idealizamos, porém o fazer é mais complexo e delicado. Devemos tomar cuidado para não confundir o que sentimos e pensamos, pelo o que fazemos e não fazemos, porque somos o que sentimos, mas também somos o que fazemos. Para o outro somos apenas o que fazemos. Não podemos esquecer que o próximo não nos sentem, e para ele somos as ações e o que ele sente.
Não há maior tristeza do que a de não ter tristeza. De viver sem a angústia que nos faz sentir a beleza. De ser um ser sem sentido, sem paixão e sem nobreza. Antes a dor que me inspira do que a alegria que me entorpece. É que o poeta só existe se tiver a alma em chamas, pois o fogo que o consome é o mesmo que o ilumina. Vejo a vida como um fardo, carrego-a com ironia, pois o inferno canta mais baixo em dia de agonia. Então, que me dê a força para escrever o que ninguém ousa dizer, que me dê a coragem para enfrentar o que ninguém quer ver. Que me dê a lucidez para saber que tudo é vão. Que me dê a ironia para rir da minha condição. Que me dê a amargura para temperar a minha poesia. Que me dê a tristeza para ser a minha alegria.
" Sou como o oceano, vasto e profundo. As vezes me perco nas ondas do mar, sempre tentando me encontrar, sou livre e deixo o vento me levar. Nos dias de calor eu evaporo e subo como uma nuvem, contemplo os infinitos céus, que me fazem deslizar, me formando em gotas para então o oceano eu retornar"
Talvez a vida me mostre que a dor não dura pra sempre. Quero acreditar que sim. Ela passa. Passa como todas as outras coisas. Tudo passa. Dificilmente algo é o mesmo sempre. Então, a dor também passa. Ou ameniza ou se esconde, fica quieta sem fazer muito barulho. Contanto que eu não sinta. Que passe tudo que não me cabe mais. Passe. Ou não se faça sentir mais.
Não importa o quão exagerado pareça ser o seu sonho ao invés de medir o tamanho dele, meça sua capacidade para alcançá-lo. E caso descubra que ainda não é capaz, invista em seu aprendizado, não faça como a maioria das pessoas que preferem diminuir o seu sonho do que aumentar sua própria força.
Não sei um dia vai se dá ao trabalho de tentar entender o que se passou na minha cabeça quando eu resolvi seguir em frente, não sei se vai compreender que essa dor sempre irá corroer minha mente, não espero que entenda o sacrifício que precisei fazer, mas espero que entenda que foi por amor a você.
Descobri com o tempo que dormir ao lado de alguém que você gosta te faz pegar no sono mais rápido, diminui bastante os riscos de um começo de depressão e te ajuda a viver mais. Mas taí uma verdade: dormir juntinho de quem te faz bem acalma a alma. É como se pudesse, por uns instantes, fazer com que todos os problemas fossem esquecidos. Às vezes, só de estar ali, abraçados, em completo silêncio, já traz uma sensação leve pra dentro de ti. E melhor do que adormecer pertinho de quem se gosta é acordar e saber que a pessoa está contigo pra o que der e vier. A vida fica mais gostosa ao lado da pessoa que é cais nesses tempos de caos!
Aprendi a não forçar nada. Ninguém me deve amor, carinho, reciprocidade e consideração. Nada que não seja espontâneo. Se não for espontâneo não me serve, se não foi dado de coração não me encanta, tem coisas que não precisão ser cobradas, se não recebo já é mais que uma resposta.
Como páginas esquecidas da história, as terras devolutas e da União aguardam serem desvendadas, enquanto a sombra das sesmarias e a memória da Lei das Terras ecoam lembranças de um passado não compreendido, revelando que a verdadeira reforma agrária começa com o conhecimento e a justiça sobre qual solo é de todos, não apenas de alguns.
Na vastidão do campo, entre sulcos e horizontes, a verdadeira reforma agrária se revela não apenas na distribuição de terras, mas na redistribuição do conhecimento sobre a história das sesmarias, da Lei das Terras e das terras devolutas, resgatando a consciência de que a prioridade é devolver à sociedade o que sempre foi dela por direito.
Um dia, eu escrevi um poema sobre o fim. Um poema vindo do caos da minha mente, o caos em sua forma mais compreensível. Saber que tudo tem um fim me assustava, mas não mais. Isso me assustava por conta da solidão, meu ponto fraco. Viver sem ter alguém ao seu lado é negar sua natureza, é viver e ser fadado ao fracasso. Uma vida solitária é uma vida sem sentido perante a vastidão do universo. Você me achou e eu achei você. Agora, viver e ler o meu poema sobre o fim me faz cada vez mais ficar com você e aproveitar cada momento, porque, por mais que queiramos viver a eternidade juntos, temos que entender que o fim sempre vai chegar. Mas, pelo menos dessa vez, eu estarei ao seu lado. E se caso houver vida após a morte, eu quero viver lá ao seu lado. E se caso houver reencarnação, eu encontrarei você. Minhas promessas são como os pilares de um arranha-céu: se quebrá-los, todo ele cairá. O arranha-céu é tudo que sou. Nunca quebrarei minha promessa que te fiz no primeiro dia que nos conhecemos. Eu sempre vou ficar!
No dia em que eu me for, guardarei na lembrança todo bem que fiz e que fizeram para mim, lembrarei daquele sorriso sincero de cada ente querido, e até do desconhecido que em alguma ocasião me confidenciou algo. Por isso, espero que os que me amam fiquem em paz, pois eu já vivi muitas aventuras, guardei a minha fé, cumpri minha missão.
