Textos Escritos por Arnaldo Jabor
OBRIGADO POR TER ME ENSINADO !!!
Um dia uma pessoa me ensinou que a vida não era apenas aquilo que viviamos mas muito mais daquilo que imaginamos, a vida deve ser vivida como se não houve um amanhã, nunca havia acreditado em nada nem ao menos em Deus, mas um dia fui supre-endido por ele, por seu amor e tive a oportunidade de conhecer você meu amigo ( joão espírito ) e hoje sei que a vida não apenas não se resume em uma simples carne, mas muita mais que isso, a vida foi feita para termos a oportunidade de mudar nosso erros, para passarmos pelos estágios e alçar uma vida melhor, plena de amor e felicidade, o homem sempre erra, mas Deus nos permite, esta oportunidade de sempre consertar os erros, mesmo que seja atravez da caridade do amor ao próximo você ( Érica Aparecida Fernandes ) me ensinou muito, sempre atrávez do seus conselhos e do seu amor, hoje vivo uma vida saúda e diferente, infelizmente muitas das vezes ou APRENDEMOS PELO AMOR OU PELA DOR esta é a regras e ensinamentos do espíritismo.,
E eu havia escolhido a dor, mas saiba que ela nos ensina, é atravez dela que aprendemos a amar o proxímo, é através do espíritimos que você me ensinou que aprendir a ser um homem melhor, muito obrigado por um dia ter feito parte de minha vida, ontem ezistia um um bebé, hoje uma rapaz e logo um novo homem
Quantas vezes você já ouviu aquela frase "queira alguém que te aproxima de Deus"!?
Pois é!!! Desculpem meninas, mas é preciso abrir o olho, afinal de contas de que adianta belas palavras, que só convencem um coração carente e disposto a encontrar alguém a qualquer preço, custe o que custar!?
Palavras bonitas qualquer um diz, mas um coração prostrado diante de Deus só um verdadeiro príncipe terá!
Queira alguém que te aproxima de Deus e não que te afaste dos caminhos do Senhor! Isso também serve para os rapazes! Então fica a dica... se não te aproxima de Deus, chuta que é laço!
Amor tão forte, puro e verdadeiro!
Amor que nos impulsiona a ser melhores a cada dia!
Amor que nos renova e nos enche de esperança!
Amor que nos ama como somos, mas que é forte o suficiente para nos transformar no melhor que podemos ser!
Assim é o amor de Deus por nós!
Amor que ama sem reservas e que nos faz ver além do que a nossa razão nos permite enxergar!
Já sentiu isso? Permita-se experimentar esse amor na sua vida! Convide Jesus para entrar e fazer morada no seu coração!
Meu cais
Vou clamar aquela poesia
que eu fiz um dia
pra te esquecer
algo impossível de acontecer
pois teu olhar invade meu coração
como dizer não
Se o fato ocorreu
e a gente nem percebeu
se o beijo estralou
porque não lhe dou
muito mais
venha aportar no meu cais
jogue sua âncora sem dó
vamos desatar esse nó
quero escurecer até sua cor
para contrastar minha dor
de consciência limpa
de água cristalina
que batizou
e que purificou
o nosso amor.
O seu maior obstáculo!? Você mesmo e os medos que tentam te sufocar!
Não seja refém das circunstâncias! Não seja refém das impossibilidades que o mundo te apresenta! Não seja refém dos seus medos! Se lance aos pés do Senhor, caminhe em direção aos planos lindos e perfeitos que Ele tem para você!
Liberte-se das amarras do medo e da angústia e prenda-se na fidelidade das promessas dEle!
Cuidado! A carência é campeã em nos cegar! Ela nos faz ver amor, onde só existe carinho, ela nos faz ver carinho, onde só existe gentileza!
Pare de procurar em cisternas rotas, o que você só pode encontrar no manancial, fonte inesgotável de água!
"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas." (Jeremias 2:13)
"As cisternas, quando rotas (destruídas, danificadas), não retêm água suficiente para saciar a sede ou ser utilizada de maneira eficaz. Cisternas rotas, são a representação de degradação, miséria, sequidão."
Somente em Deus, fonte inesgotável de água viva, você pode ter todas as suas carências e vazios preenchidos! Deixa Deus cuidar de você!
"Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava." (Gênesis 29:20)
Jacó sabia o valor de um verdadeiro amor, ele não se importou em "investir" alguns anos de sua vida para alcançar o coração de sua amada, e assim poder tornar-se seu marido!
Valorize o seu amor! Invista tempo, cuidado, carinho, amizade e companheirismo!
Lembre-se, ele/ela é um presente do Senhor na sua vida!
Seja cauteloso!
As escolhas do seu presente definem o seu amanhã!
Pare, pense, pondere, mas sobretudo ore e esteja disposto a ouvir a voz de Deus e a obedecê-lo!
Lembre-se que todas as suas escolhas tem um uma consequência, um preço!
O que você tem plantando é o que você vai colher!
Deus faz nova todas as coisas!
Sim, é importante olhar para o passado para aprendermos com nossos erros e acertos, mas mais importante ainda é não viver no passado.
O passado passou e Deus te deu o hoje como presente!
Você está pronto para uma nova caminhada, para uma nova história!
Olhe para trás, aprenda, e por favor NÃO COMETA OS MESMOS ERROS!
Amor. Carinho. Confiança. Liberdade. Respeito. Admiração. Responsabilidade. Cuidado. Afeição... onde encontrar palavras para definir tão grande tesouro que chamamos de amizade? A linguagem do amor transcende a inteligência, toca a alma, fala ao coração. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, olhar que acaricia, amor que promove...” (Cora Coralina).
Os filósofos gregos deram muita atenção à amizade, denominando o próprio exercício do pensar como uma filosofia, ou seja, uma relação de amizade com a sabedoria. A Tradição bíblica por sua vez deu menos atenção à amizade, procurado manter o seu foco no amor agápico, ou seja, num amor capaz de amar para além do prazer, de amar sem esperar a reciprocidade do amado. Isso não quer dizer que Bíblia não fale da amizade. Os profetas eram chamados amigos de Deus. “O SENHOR falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo” (Ex 33,11). Jesus dizia que não queria que os seus seguidores fossem apenas seus servos, mas amigos (cf. Jo 15,15). Isso sem falar da amizade de Jesus com Madalena, com o discípulo amado, com os irmãos de Bethânia... Talvez numa caminho inverso ao da filosofia que procurou cultivar o amor à sabedoria, a Tradição bíblica buscou perscrutar a sabedoria de um amor que “subsiste por si mesmo, agrada por si mesmo e por causa de si mesmo. Ele próprio é para si mesmo o mérito e o prêmio. O amor não busca outro motivo nem fruto fora de si; o seu fruto consiste na sua prática. Amo porque amo; amo para amar” (São Bernardo de Claraval).
Um dos relatos mais belos sobre amizade que encontramos na Bíblia é descrito pelo profeta Samuel em seu Primeiro Livro, nos capítulos 18 ao 20. Trata-se da amizade entre Davi e Jônatas. Davi, um pastor de ovelhas perseguido pelo rei que se sentia ameaçado em seu trono real; Jônatas, o filho primogênito do rei, que abriu mão da sua majestade para Davi, porque “o amava com toda a sua alma” (1 Sm 20, 16). A amizade desses dois jovens é uma amizade envolvente. “Jônatas apegou-se profundamente a Davi; amou-o como a si mesmo. [...] Jônatas fez um pacto com Davi, que ele amava como a si mesmo. Tirando a túnica que com que estava vestido, deu-a a Davi, bem como suas vestes, e mesmo sua espada, seu arco e até seu cinturão” (1 Sm 18,3-4). Percebe-se que além de palavras, o pacto de amizade entre estes dois jovens segue um ritual de investidura, ou seja, Jônatas antecipa os fatos e investe Davi com roupas e armaduras reais.
A amizade entre Jônatas e Davi será fundamental para que Davi consiga proteger a sua vida e alcançar seus objetivos. Sozinho teria sido impossível escapá-lo da loucura de Saul. Talvez pudéssemos pensar que Davi “usa” da sua amizade para com Jônatas para chegar ao poder. Mas o texto não deixa transparecer isso. Entre os dois parece haver uma verdadeira amizade para além da utilidade. Basta ler a despedida dos dois amigos. “Jônatas deu suas armas ao servo e disse-lhe: ‘Vai! Leva-as para a cidade’. Quando o servo foi embora, Davi saiu de detrás da pedra e, caindo com o rosto por terra, prostrou-se três vezes. Beijaram-se e chorando juntos, sobretudo Davi. Então Jônatas disse a Davi: ‘Vai em paz. Ambos juraram em nome do SENHOR, dizendo: ‘O SENHOR está entre mim e ti, entre a minha descendência e tua descendência, para sempre’” (1 Sm 20, 40-42).
A amizade entre estes dois jovens é tão forte que nem morte será capaz de interrompê-la. Jônatas disse a Davi: “O SENHOR esteja contigo como esteve com meu pai! E se eu ainda viver, cumpre comigo o pacto sagrado; e se eu morrer, nunca deixes de favorecer minha família. E quando o SENHOR destruir os inimigos de Davi sobre a face da terra, que o nome de Jônatas na casa de Davi não se apague” (1 Sm 20, 13-16). Davi, por sua vez, expressa este mesmo amor ao chorar a morte do seu amigo: “Como sofro por ti, Jônatas, meu irmão! Ai, como te amava! Teu amor para mim era mais caro que o amor das mulheres” (2 Sm 1,26).
Segundo Aristóteles, as amizades podem ser classificadas em três tipos distintos: 1) “amizade segundo o prazer; 2) a amizade segundo a utilidade e 3) a amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita”. Talvez pudéssemos dizer que a amizade entre Jônatas e Davi tenha atingindo este terceiro nível. Comentando sobre essa amizade que havia entre Jônatas e Davi, o Beato Elredo, monge do séc. XII, afirma: “esta é a verdadeira, perfeita, estável e eterna amizade, aquela que a inveja não corompe, suspeita alguma diminui, não se desfaz pela ambição. Assim provada, não cede; assim batida, não cai; assim sacudida por tantas censuras, mostra-se inabalável e, provocada por tantas injúrias, permanece imóvel.”
A amizade entre Jônatas e Davi traz uma luz sobre a vivência da amizade em nossa cultura atual, por vezes marcada pelo egoísmo e pela utilidade. Numa cultura do lucro e do individualismo exacerbado, até mesmo a amizade se torna negócio rentável. Porém, pouco confiável. Com isso, têm-se aumentado as amizades virtuais e diminuído as amizades concretas. Na amizade virtual, o eu está no comando. Sou eu quem escolhe com quem conversar, o momento de iniciar e de terminar tal amizade. Nas redes sociais eu posso ter um milhão de amigos e não me comprometer com nenhum deles. Enquanto que na amizade concreta “somos eternos responsáveis por quem cativamos.”
Os verdadeiros amigos formam uma espécie de segunda família. Talvez até mais próximos que os irmãos unidos pelo sangue, porque na amizade somos atraídos com cordas de amor. Como afirma o livro do Sirácida: “um amigo fiel é refúgio seguro; que o encontra, encontra um tesouro; um amigo fiel não tem preço, nem é possível pagar seu valor; um amigo fiel é um talismã, quem respeita a Deus o consegue” (Eclo 6, 14-16).
Que possamos encontrar esses verdadeiros amigos que nos amam e nos querem bem, mesmo quando não estamos tão bem, que nos corrigem quando erramos, mas também erguem as mãos e nos animam a continuar o caminho. Amigos que nos contam os segredos do coração com liberdade e espontaneidade, pois sabem que serão ouvidos com respeito e caridade. Amigos que escutam nossas angústias, mesmo quando faltam palavras para consolá-las. “Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos” (Santo Agostinho). Aos meus amigos “metade de minha alma”, o meu carinho e a minha gratidão por vocês existirem e compartilharem comigo das alegrias e esperanças, angústias e desilusões. Para sempre vou guardá-los com cuidado, dentro do coração.
A solidão que paira no ar
Machuca só de respira,
Por que é tão difícil amar ?
Se a razão não permite dançar.
Dançar ate esquecer - se de chorar
Até que as suas lágrimas o abandonem
Até que o sorriso retorne ao teu olhar.
Por quem vale a pena se desesperar ?
Para depois á solidão retornar
Para depois no fim, então!, sozinho !
Somente pelo sórtido temor.
Dizer - lhe sozinho que tens esperança no amor,
Até onde nem mesmo a morte
Faria diminuir sua sorte ,
Por que acreditar !?
Por que não !?!
Amar é para os fracos
E também para os fortes
Mas os fracos amam com mais força
Com mais verdade no olhar
Na força dos fracos
existe muita coragem
E na força dos fortes
Existe muita mentira, e covardia
Querido :
Tenho noção do quão importante tu és em minha vida, assim como tenho compreendido cada vez melhor a importância que tenho e, o que represento para ti, sei que esses "rabiscos" nunca chegarão a ser lidos por você, assim como sei o quão importante é para mim fazê - los .
Você enche um copo com há água de uma garrafa, e ainda sobra água na garrafa, agora se você tentar encher vários copos, nenhum deles irá ficar cheio. Isso vale para o seu tempo, quando você tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, no fim, você não termina nenhuma delas.
Priorize o que é importante, há ponto de sobrar tempo para o que não for importante.
As vezes sinto um vazio que não dá vontade de fazer nada , nada é bom mais as vezes não sinto nada como se o mundo parasse sinto que esse vazio nunca existiu q só era coisa da minha cabeça procuro algo para preencher e quando perco isso sinto esse vazio de novo odeio esse sentimento as vezes choro sozinho e logo começo a sorrir só sinto quê não sei de nada me sinto deslocado não sei oq sinto não sinto nada
):
Gratidão, Senhor Deus, por ser privilegiado, por tudo que Tens colocado em minha vida.
Devo aprender com o Santo Espírito Santo a viver feliz em toda e qualquer situação, eu tudo posso em Deus que me dá forças a cada dia.
Devo esquecer das coisas que ficaram para trás e seguir para o alvo que será o prêmio celestial de Deus em Jesus Cristo.
Não devo andar ansioso por coisa nenhuma e em tudo devo ORAR e suplicar e com ação de graças, e apresentar os meus pedidos a Deus, e a paz de Deus que ultrapassa todo entendimento, e ELE guardará o meu coração e a minha mente em Cristo Jesus.
Devo sempre resistir ao diabo e ele fugirá de mim, e me aproximar de DEUS e ELE se aproximará de mim.
Eles se amam. Ninguém e nem eles entendem. Não conseguem ficar juntos. É difícil, é complexo, é intenso. Tem magoas. Praticamente impossível.
Ele vivendo sua vidinha idealizada e ela continua idealizando a vida.
Alguns apostam neles e outros dizem que jamais daria certo.
Eles não dizem nada.
Todas as noites ela pensa nele e a cada manhã ele pensa nela.
A saudade grita.
E assim vão vivendo.
Dentro de cada um tem um pedaço um do outro .
Eles sabem a falta que o outro faz.
Se viram e se tocaram e isso os confundiu.
Os dias passam rápido demais.
O sentimento permanece dentro deles.
Todos os dias eles se perguntam o que fazer e os imaginam abraçados.
Porque sempre foi bom.
Eles se amam e todo mundo sabe.
A LINGUAQ
Não obstante pequena e leve, a língua é indubitavelmente, um dos fatores determinantes no destino das criaturas.
Ponderada, favorece o juízo.
Alegre, descortina a imprudência.
Triste, semeia o desânimo.
Generosa, abre caminho à elevação.
Maledicente, cava despenhadeiros.
Gentil, provoca o reconhecimento.
Atrevida, traz perturbação.
Serena, produz a calma.
Fervorosa, impõe confiança.
Descrente, invoca a frieza.
Bondosa, ajuda sempre.
Cruel, fere implacável.
Sábia, ensina.
Ignorante, complica.
Nobre, tece o respeito.
Sarcástica, improvisa o desprezo.
Educada, auxilia a todos.
Inconsciente, gera amargura.
"Não procures o argueiro nos olhos do teu irmão, quando trazes uma trave nos teus".
A língua é bússola de nossa alma, pois reflete o que se passa no coração.
Colaboração enviada por: Ana Cintia Souza Gomes
ONDE VC QUER CHEGAR??
Ir alto.
Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos.
Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos.
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da Faxina Mental.
Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente, esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida, para um novo amor.
Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes.
Afinal de contas, nós somos o "Amor".
"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."
Colaboração enviada por: Ana Cintia Souza Gomes
FACIO,DIFICIO INPOSSIVEL
que chamamos de fácil nada mais é do que aquilo que já conhecemos muito bem. E por que conhecemos bem? Porque já convivemos com aquilo diariamente.
Mas, se pensarmos bem, veremos que um determinada coisa se tornou fácil depois de muito tempo de convivência com ela.
Descobrimos, então, que fácil é aquilo que já fizemos repetidas vezes. Ótimo!
Eu acabo de descobrir uma coisa muito importante: se fácil é aquilo que já repetimos várias vezes, daqui pra frente eu posso então transformar as coisas difíceis e impossíveis.
Como?
• começando desde já a conviver com a possibilidade de alcançá-las;
• começando desde já a praticá-las;
• começando desde já, e em pequenas doses, a fazer com que o impossível torne-se difícil. Mais adiante, fazendo o difícil tornar-se fácil.
Sabemos que ver as coisas dessa maneira não é fácil...
é até um pouco difícil, mas também impossível já não é mais, a partir do momento em que já descobrimos, pelo menos, qual é o caminho a seguir.
Se a vida vai ser algo fácil, difícil ou impossível, isso vai depender de nós mesmos.
Aquilo que nem sequer tentamos será sempre impossível.
Aquilo que começamos a tentar agora é difícil.
E aquilo que já fazemos há muito tempo tornou-se algo fácil.
Colaboração emviada por: Ana Cintia Souza Gomes
OS PEQUENOS DA RUA
Nesse pequeno que passa, roto e sujo, pela rua, caminha o futuro. É a criança filha de ninguém, o garoto sem nome além de menino de rua.
Passa o dia entre as avenidas da cidade, as praças e por vezes nos amedronta, quando se aproxima.
Ele não vai à escola e todas as horas observa que se esgotam os momentos da sua infância.
Você atende os seus filhos, tendo para eles todos os cuidados.
Esmera-se em lhes preparar um futuro, selecionando escola, currículo, professores, cursos.
Acompanha, preocupado, os apontamentos dos mestres e insiste para que eles estudem, preparando-se profissionalmente para enfrentar o mercado de trabalho.
Você auxilia os seus filhos na escolha da profissão, buscando orientá-los e esclarecê-los, dentro das tendências que apresentam.
Você se mantém zeloso no que diz respeito à violência que seus filhos podem vir a sofrer, providenciando transporte seguro, acompanhantes, orientações.
São seus filhos. Seus tesouros.
Enquanto seus filhos crescem em intelecto e moralidade, aqueloutros, os meninos de rua prosseguem na aprendizagem das ruas, maltratados e carentes.
À semelhança dos seus filhos, eles crescerão, compondo a sociedade do amanhã. A menos que pereçam antes, vítimas da fome, das doenças e do descaso.
Cruzarão seus dias com o de seus rebentos e, por não terem recebido o verniz da educação, as lições da moral e o tesouro do ensino, poderão ser seus agressores, procurando tirar pela força o que acreditam ser seu por direito.
Você se esmera na educação dos seus e acredita ser o suficiente para melhorar o panorama do mundo.
No entanto, não basta. É imprescindível que nos preocupemos com esses outros meninos, rotos e mal cheirosos que enchem as ruas de tristeza.
Com essas crianças que têm apagada, em pleno vigor, sua infância, abafada por trabalhos exaustivos, além de suas forças.
Crianças com chupeta na boca utilizando martelos para quebrar pedras, acocorados por horas, em incômoda posição.
Crianças que deveriam estar nos bancos da escola, nos parques de diversão e que se encontram obrigados a rudes tarefas, por horas sem fim que se somam e eternizam em dias.
Poderiam ser os nossos filhos a lhes tomar o lugar, se a morte nos tivesse arrebatado a vida física e não houvesse quem os abrigasse.
Filhos de Deus, aguardam de nós amparo e proteção. Poderão se tornar homens de bem, tanto quanto desejamos que os nossos filhos se tornem. Poderão ser homens e mulheres produtivos e dignos, ofertando à sociedade o que de melhor possuem, se receberem orientação.
Por hora são simplesmente crianças. Amanhã, serão os homens bons ou maus, educados ou agressivos, destruidores ou mensageiros da paz, da harmonia, do bem.
Você sabia?
Que é dever de todos nós amparar o coração infantil, em todas as direções?
E que orientar a infância, colaborando na recuperação de crianças desajustadas, é medida salutar para a edificação do futuro melhor?
Sem boa semente, não há boa colheita.
Enfim: educar os pequeninos é sublimar a humanidade.
Colaboração enviada por: Vera Lúcia Matos Pires
