Textos Escritos por Arnaldo Jabor
Frases, textos e citações by Josy Maria
Domingo
O domingo me abraça de um jeito diferente.
É como se Deus sussurrasse que posso respirar mais devagar, descansar sem culpa, sentir minha fé repousando tranquila.
Mesmo que o corpo esteja cansado, há algo dentro de mim que se refaz.
É nesse silêncio calmo que percebo: Deus cuida, mesmo quando tudo ainda está em processo.
Josy Maria 06/07/2025
Frases, textos e citações by Josy Maria
Nem toda resposta é palavra
Aprendi que há dores que não merecem explicação. Há situações que não cabem mais energia.
Às vezes, eu escolho o silêncio.
Não porque aceite ser desrespeitada, mas porque me recuso a gastar o que me resta tentando justificar o que é óbvio.
Calar pode ser também um limite.
Um grito mudo que diz: “Estou exausta.”
Um escudo que me protege quando o coração já está cheio demais.
Uma pausa necessária para não dizer o que depois me pesaria mais do que o silêncio.
Há quem confunda esse silêncio com fraqueza ou submissão.
Mas ele é só a minha escolha de não lutar sozinha pelo que deveria ser justo.
É a minha maneira de não perder a mim mesma tentando ser ouvida por quem não quer escutar.
Nem toda resposta precisa de palavras.
Às vezes, é o silêncio que mais fala, e é ele que me guarda quando o mundo me fere.
Josy Maria 09/07/2025
"Alguns dizem que eu escrevo uma miscelânea de textos que são interligados a uma falta de maturação na aquisição da linguagem, por delinear modelos de frases mixórdias. Outros ainda tipificam meus textos sem concisão ou sem objetividade por serem prolixos.
Dito isto, peço indulgência por apresentar de maneira tão imprópria, os tecidos de minha identidade no recôndito da minh'alma."
Frases, textos e citações by Josy Maria
Domingo
Domingo é pausa, não é perda de tempo.
É o tempo da alma respirando, longe da pressa e do barulho.
É quando o silêncio vira oração, e Deus sussurra ao coração cansado.
Descansar também é sagrado.
E nesse repouso sereno, somos lembrados de que a paz começa dentro.
É assim que Deus nos prepara para recomeçar.
Que o domingo seja abrigo, alívio e recomeço na presença de Deus.
Josy Maria 20/07/2025
O titulo dos meus textos ainda é você.
Por que não tem jeito menino, vai ser sempre você. Está escrito nas estrelas, no bilhete de geladeira, na ultima folha do caderno, na minha chama de emergência.
Pelas madrugadas mal dormidas, eu andei pra lá e pra cá dentro de casa, abria a janela do meu quarto e procurava por um vento puro, pelo qual eu possa respirar e tentar amenizar a minha dor.
Procurei olhar em fotos antigas minhas, e ver nos meus olhos, quem eu era a um tempo atrás, se eu era mesmo feliz, ou se sempre tive essa tendência de ser triste. Talvez eu ainda não me conheça, talvez eu ainda não saiba lhe dar com as minhas manhas e birras. Talvez eu ainda não saiba quem eu sou. Antes eu até saberia dizer quem eu era, se me perguntassem eu até saberia dizer quem eu queria ser quando crescer. Mas depois de tantas desavenças com o amor, eu já não me conheço mais, já não sei quem sou, ou quem quero ser. Não mais. Não depois de ter ido embora de um ultimo encontro, não depois de ter beijado sua boca pela ultima vez. Não depois de um ultimo abraço. Não mais. Por muitas vezes agente acha que não vai passar dessa noite, e no dia seguinte está mais vivo do que nunca. E realmente durante a vida experimentamos centenas de morte para por fim morrer. Eu não sei por qual direção estou caminhando, me sinto como se eu estivesse passando de olhos fechados por um jardim espinhoso que me corta toda por dentro, e mais pra frente há um abismo me esperando. Eu sei que tenho que mudar de direção o mais rápido possível. Mas não da! Não da .
Você meu amor, se encontra no caminho mais difícil de percorrer, e eu já estou na metade desse caminho perigoso.
Por que quando agente ama, agente não olha pra mais nada, agente simplesmente vai e segue reto na direção dessa pessoa.
Olha o que você fez comigo moço.
Deixou-me completamente cega de amores por você. Que diabos você tem? Que me prendeu totalmente ah você. Abriu os braços para me receber, e depois simplesmente me deixou, assim sem fim, me deixou.
Eu te pedi, entre milhões de vezes para me deixar ficar, ou então para você ficar, fazer morada no meu coração, e ficar. Assim, chegar e ficar para sempre. Mas você recusou. Entre as milhares de escolhas, você preferiu aquela que me machucasse cada dia mais.
Eu nunca estive preparada para saber que você beijou outras bocas, que você meu amor, o MEU amor, esteve em outros braços que não fossem os meus. Eu nunca estive preparada. E isso dói em mim como se estivessem arrancando meu coração com as próprias mãos, sem anestesia ou algo do tipo.
Dói, todos sabem que dói.
Mas eu procuro não deixar essa dor transparecer.
— Mas meu bem, só não esquece que eu já te fiz bem.
Dorme bem
Te amo.
Quantas letras, palavras, frases, textos serão necessários que eu escreva? Eu não sei!
Quanto das minhas lágrimas cairão enquanto escrevo? Não sei! Choro o tempo todo até não ter forças.
Quando penso que minhas lágrimas secaram uma fonte de tristeza brota em mim, eu entro num ciclo de dor e começo a me afundar, fico sem ar!
Já não sei ao certo porque escrevo, talvez para sobreviver a essa dor, expurga-la! Mas tenho falhado, a dor é insistente, não vai embora, ela permanece, flagela minha alma em pontos vitais!
Não sei se escrever está dando certo, pois na minha mente escrevo coisas o tempo todo, quando estou acompanhado de pessoas não consigo prestar atenção nelas, só ouço e sinto a dor latente que custo a controlar, ela me vence com certa frequência!
Já pensei em escrever um livro sobre nós! Um romance com final trágico, melancólico, triste, porém cheio de amor, seria a forma de transbordar e me inundar de você! Mas parece errado, algo cruel de se fazer comigo mesmo.
Mas ainda assim fui corajoso, comecei a escrever o romance, estava dando certo, mas parei, fiquei com medo de enfrentar coisas as quais me arrependo.
Reviver nossa história me leva para um lugar do qual estou tentando sair, não está fácil, parece que estou aprisionado, é só dor, é só sofrimento.
Ainda assim eu revisito esses lugares, não consigo controlar, faz parte do meu estranho processo que varia entre cura e morte, mas eu só quero sobreviver a isso tudo!
Como faço para te esquecer? Como faço para deixar de te querer? Como paro de te admirar? Como aceito a realidade? Você só me ensinou a te amar! Não me ensinou a te esquecer!
Para muitos essa dor pode parecer exagerada, mas não, é difícil quando você tem a sensação de que perdeu o amor da sua vida! Será que era mesmo? Reconhecer e perceber isso é extremamente fatal!
Não se trata de uma dependência emocional, de vulnerabilidades, fragilidades ou traumas infantis, é somente a tristeza, arrependimento e melancolia nas suas mais profundas personificações!
Quando o grande amor se vai, em parte a esperança se vai, você se depara com o nada! E ele é sombrio! Vazio, se faz presente e é bem aterrorizante, parece que as coisas perdem a cor, a vida fica mais amarga, os tons ficam deturpados e escuros, você se perde de si mesmo e parte de você morre! Mas não é uma morte rápida, ela te corrói aos poucos, vem de diversos cantos e te sufoca, desorienta sua visão e joga o passado contra você! Te julga, te mostra, te cobra, te oblitera! E você por fim fica em cacos! Quebrado!
É assim que me sinto, um zumbi em cacos, sem alegria, é como se todo o propósito que tinha se ofuscasse diante dos meus olhos! Que angústia, que aflição, que tormento maldito! Eu não aguento mais essa dor! Eu não queria estar nessa situação! Preciso sair desse lugar, preciso sair daqui!
Alguns dizem que pessoas autossuficientes, com amor próprio e que sabem lidar com a solidão conseguem passar por essas tormentas com facilidade, dizem que uma separação não é o fim do mundo, que a vida prossegue seu ciclo natural, bem, no passado eu lidava bem com a solidão, já passei por separações e sobrevivi, era destemido, forte, autossuficiente! Construí minha vida sozinho! Mas você! Você surgiu na minha vida e me mostrou um tipo de amor do qual eu nunca tinha recebido, abalou as minhas estruturas, me renovou, me ensinou! Sei que muita gente me ama, mas é como seu eu nunca tivesse conhecido e recebido esse tipo de amor! Era o que eu estava esperando por minha vida toda e nem sabia! Tento explicar isso para as pessoas, mas elas não compreendem.
Me lembro que uma vez me disse que seu coração pesava toneladas, creio que você o descarregou em mim, eu nunca tinha vivido em uma inundação de amor, zelo e compreensão.
A verdade é que eu não aguento mais escrever sobre você, é frustrante, é como se eu tivesse somente isso para dizer, antes eu tinha tantas coisas para falar, fazer, sentir, viver, sinto que quando você se foi perdi algo que eu nem sei o que é, estou tentando descobrir, preciso encontrar isso logo.
Quero cuidar bem da nossa cidade e de nossa gente, ser o melhor o prefeito da região do Bolsão, cuidar com carinho das nossas crianças e idosos, ao lado da minha vice Neusa Junqueira e dos vereadores, com o apoio do governador Reinaldo Azambuja vamos fazer um grande trabalho para o bem de Inocência e o seu desenvolvimento.
Vocênemsabemasmefaztãofeliz.Seuspequenosgestos,suaspalavrasquasesempre limitadas,seusorrisoreclusonocantodaboca,seuolharpensativoquandofalobobagens comoquemdiz:"ondefuiamarrarmeuburro".Vocêmefazfelizquandotentacompensar pelootempoquevaificardistanteouporaquelaspalavrasquefaloevocênãopodedizer: "Eutambém."Vocêmefazfelizquandotirasarropoliticamenteincorretodosquenão podemnosouvirequasesempreterepreendoporquefalaperigosamentealto.Vocêmefaz felizquandodizquetopatudo,quandousanossovocabuláriosimples,"meincluafora dessa,serioecomprometido,umlugarquesóagenteconhece,queousado"oumeesnoba comseufrancêsarticulado. Vocêmefazfelizquandomovemeiomundoprachegaratéondeestou,quandonemliga praolugaroupraquemquersejaemebeija. Vocêmefazfelizquandomemandamensagemas00:30quesóvejoas06:15quedepois de00:30vocêvocêjámandououtrasas04:57as05:03.Vocêmefazfelizquandoolhade dezemdezminutospraversetátardeevaificando,ficandoedepoiscolocaaculpaem mimporisso. Vocêmefazfelizquandosaidadieta,quandonãorecusaalmoçarcomigoepastoraseeu comotudoenquantonoseupratocontaseosgrãos. Vocêmefazfelizquandodeterminaosminutospraeuchegarequandochegovocêdemora meiahorapraselivrardosseusamigos. Vocêmefazfelizquandofalapalavrasquepramimtemoutrosignificadoeeuficovoando 30segundopraentenderegastomaisdeumahoramastentarteconvencerque "desandar"édarerradonãoadiantandomuitojáquetumostraumoutrolado. Vocêmefazfelizquandousaaquelacalçabrancapreferidaeficacheiodededospranão sujaresujatentandolimpar. vocêmefazfelizquandomeenviamusicasquejáhatemposescutoeelaspassamaser nossasquandotraduzsuasletrasquandocomentameuspostquandofaztudoissosem propositonenhumanãoserodemefazerfeliz
"O despertador não poderia ter nome mais apropriado desperta-dor dor de levantar pra sentir a dor do dia a dia o odor da fumaça dos carros e como uma represália por tamanha afronta de nos tirar da cama lhes revidamos a violência tacando-lhe a mão na cabeça até que ele pare. Quem mandou desperta-dor."
"Sabe o que me deixa esperançoso é que sei (todo mundo sabe)que depois, lá na frente você vai olhar pra trás e vai ver que teve opções diferentes, teve alguém te dizendo que valia a pena vir comigo (e você não foi) se atirou ao mesmíssimo caminho que por tempos te levou a nada e você preferiu isso preferiu o nada agora não é que vai ser tarde é que vai ser impossível você mergulhou no nada e eu entrei com os pês descalços no que pra mim foi até sofrido no inicio mas pelo meio vi que nossas mãos se soltaram no tempo certo na velocidade certa. estatuas de sal é que olham pra trás eu ainda sigo meus pés apesar de ainda descalços já não sofrem tanto já se habituaram às pedras, aos percalços, coisa que não seria igual com o coração ferido que seria andar do teu lado pedras no chão a gente dribla mas com o coração ha que se ter cuidado pois apesar de estar envolto num corpo ele sempre se deixa levar pela porosidade das nossas escolhas."
Quando a primeira impressão é ruim eu troco o cartucho, eu pago de novo dez centavos, ajeito a letra troco a folha dou um tapa na impressora. Não sou desses que já boto um basta na primeira, eu tento repito, retento digo até que meu olhar errou, testo retesto, assopro como meu pai me ensinou ao tentar desatar aqueles nó de marinheiros que se tenta dar na vida eu desfaço qualquer mal entendido eu faço pedido não coloco barreira pra o novo pra o velho pra o que vem de longe ou o que esteve o tempo todo ao meu lado e por descuido ignorei eu não sou de rasgar o verbo prefiro costurar as palavras. Não brinco de trava língua com amigos eles sempre me fizeram ser língua solta palavras presas são palavras mortas, eu sempre cito eu ressuscito, eu dou a mão eu dou o colo eu até imploro, estiro o braço eu volta e meia dou abraço eu estou no raso mas se quiser eu vou pro fundo eu movo o mundo, eu fico são eu só não fico na primeira impressão.
Quando eu morrer quero levar comigo todas as poesia que li, que vivi que esqueci. quero todas escritas não na minha lápide, quero elas escritas a lápis no meu corpo nu. Outra coisa que quero é ser enterrado assim com vim ao mundo, roupa é coisa de burocrata, que culpa os vermes têm se vestir estar na moda. Não quero fila, quero roda em meu enterro por que roda agrega mais. Ao chegar no céu, seja lá qual for quero bater um papo de homem pra homem com Deus e lhe dizer porque sempre fui ateu e lhe falar de uns amigos aqui de baixo sobre alguns dos seus pedidos, mas antes de bater a porta de Deus quero tirar onda com o tio dêmo nem que seja só por desaforo vou lhe informar do meu destino e talvez até lhe lembrar das confusões que ele tem aprontado lá na terra vou lhe contar só por despeita que na frente dele tem muita gente se saindo melhor que seu primo Hitler fez muito mais em 4 anos que ele na vida toda e não poderei esquecer de quando era menino meus vizinhos o tempo todo me diziam o quanto éramos parecidos. Quando eu passar dessa pra melhor vou fazer questão de dá uns toques a aquele bocó do São Jorge com uma lua tão linda a sua espera e ele brigando com o dragão quem sabe eu até não me demore por lá esperando a condução visto que farei questão de pegar uma carona no Halley que de expresso não tem nada passa somente a cada 76 anos e sempre deve tá lotado tem nada não sei que nesse tempo fumarei um com o Raul que sei anda por aí entre o céu e as estrelas.... Poesia arnaldiana
Eu só queria entender porque as pessoas são como são, porque eu sou desse jeito, porque as coisas tem que ser tão complicadas para algumas pessoas e para outras não, queria entender porque o meu jeito incomoda tanto algumas pessoas e porque eu não consigo se feliz como elas são, porque pra eles as coisas parecem ser bem mais fácil e pra mim tão difícil.
O Ser Humano é, ao mesmo tempo, as duas faces de uma mesma moeda, cunhada nas forjas da evolução. A primeira delas, simbolizando a inteligencia e a criatividade, é a responsável pela construção e pelo esplendor das nossas catedrais. A outra, responsável pelas gárgulas que se empoleiram nos beirais. Talvez, para nos lembrar que habitamos um mundo povoado por demônios, que compactuamos na criação. Tais figuras grotescas refletem os laivos de insania que, desde tempos imemoriais, percorrem a história da nossa espécie, indicando que, por falha no projeto inicial, erro essencial ou desvio na função do processo evolutivo, algo, insistentemente, predispõe a raça humana à servidão voluntária, à estupidez despropositada e à autodestruição.
Quando olhei ao redor e não mais te vi, eu percebi que tudo permanecia igual. Meu livro de cabeceira no mesmo lugar; meu celular lotado de de mensagens ainda não lidas; meu chuveiro meio morno do jeitinho que eu gosto de banhar-me; meu café preto ali implorando pra ser saboreado; é minha vitrola? Ali… com os sons que eu amo, mas que você nunca soube ouvir. Nesse momento, confesso, entendi que nada ali - aqui - precisava de você para seguir. E que eu, mesmo sem ter me dado conta, já estava imensamente distante. E, olha só, nem me despedi de você.
Eu não vou dizer que a fama não possui um lado bom. É claro que possui. Com ela você pode se fazer ouvir. Mas quantos famosos que, ao invés de agirem, ficam em casa olhando para o próprio umbigo, polindo seus troféus, sem fazer nada pelas crianças e idosos necessitados, pelos animais, florestas, rios e mares? Nesse caso a fama é tão inútil quanto um coador de café furado!
E foi tudo tão lindo. Os dias foram todos perfeitos. Eu, você, tudo. Fizemos promessas e mais promessas, só não sabíamos que nunca iriamos cumprir. E eu não sabia que era tudo de mentira, tudo uma farsa. Eu acreditei, digo, acreditei em tudo que você disse e em tudo que eu sentia. Fui tola durante tanto tempo. E você se foi, sem ao menos se importar com o que eu iria sentir. Você seguiu a sua vida, não deve nem se lembrar de mim, já se passaram tantos anos. E todos os dias eu sento na varanda do meu quarto e observo a lua, como nós dois fazíamos juntos. Depois de você, eu passei a sentir mais, e foi horrível. Ah, eu senti tanto quando você partiu, lembro-me como se fosse hoje, você dizendo que não dava mais e que estava sufocado por meu ciúme doentio e totalmente desnecessário. Mais pra mim não era ciúmes, era cuidado mesmo. Cuidei tanto pra você não ir, mas você se foi do mesmo jeito, de nada adiantou o meu cuidado, foi só perda de tempo. Desculpe-me se eu nunca fui o suficiente pra você, se nunca te fiz feliz como você me fazia.
Eu adorava tudo em você, e quando digo tudo, é tudo. Eu adorava tuas manias, ate mesmo aquela irritante de ficar soprando o cabelo quando ele ficava atrapalhando tua visão. Adorava o teu cheiro, que me fazia viajar e parar em outra galáxia. Adorava quando você cantava, com aquela tua voz, tão desafinado mais ao mesmo tempo tão meu. Eu te adorava por completo, te amava também. Amava não, amo.
Mais do que adianta agora, você seguiu o seu rumo. E eu continuo aqui, parada, chorando e lembrando tudo. Porque eu não consigo ser como você, que esquece tão rápido de tudo? Porque eu não fui o suficiente pra você? Porque você fingia me amar, quando na verdade, estava comigo só por estar? Ah, você me dizia cada coisa linda, porque você tinha que dizer tudo aquilo? Hoje, tudo aquilo me dói sabia? Dói por tua causa, por você ter sido exatamente perfeito em uma hora e do nada mudar e decidir em embora. Se tu conseguiste me esquecer, eu vou tentar fazer o mesmo. Eu sei que mesmo não querendo, quando tu vais à tua sacada e vê aquela lua cheia, tu se lembras de mim. Mais, foda-se, agora é cada um por cada um. Eu por mim e você por você. Eu em busca da felicidade, e você em busca de outro alguém.
Não deixe que os problemas do dia-a-dia te impeçam de ser verdadeiramente feliz, até porque felicidade não trata de um lugar que será alcançado, mas sim de um momento que precisa ser vivido e que jamais será intensamente desfrutado se você focar no problema. Liberte-se de suas amarras, corra atras do prejuízo e se jogue de cabeça na vida e viva, porque não temos muito tempo.
Os galhos estão secos e é difícil imaginar de novo a copa da árvore em roupagens prósperas. Os olhos cansados e vacilantes só conseguem ver o que é fato. E de uma forma aumentada, a secura e a devastação. Mas no fundo sabe, não é destruição. É cíclico, eu sei. E também sei do viço do verde vital, e do sabor na língua do doce que me faz salivar da cria que vem dela. Volta. Os dias de queda e de renovação vão e vem. A flor que brota, a folha que cai. Vão e vem. O que sempre precisa permanecer é a espera e a certeza da esperança, que com força ou sem força, logo ou tardia, sempre chega. Uma hora chega. E permaneço esperando a minha chegar.
VIVA COM DERTEMINAÇAO...
A vida melhora imensamente quando você pára de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem.
Ao invés de ser uma vítima, seja alguém que faz.
Ao invés de procurar alguém para culpar, procure pelo que você pode fazer. Ao invés de perguntar:
"Por que isso aconteceu comigo?", pergunte "O que posso fazer a respeito disso"?
Estabeleça suas prioridades e concentre-se em seus
objetivos.
Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação. As coisas que lhe acontecem têm uma importância menor ao lado do que você pode fazer com elas.
Seu senso de direção, seu foco, seu comprometimento e ação eficaz guiarão você em qualquer situação, não importa o que aconteça.
Seja responsável – nos seus pensamentos, suas palavras, suas crenças, suas ações – pelas coisas que acontecem, e elas serão muito mais ao seu gosto. Faça a vida acontecer e ela acontecerá para você também.
Colaboração enviada por: Santin
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp