Textos Escritos por Arnaldo Jabor
Mas só o fato dela sorrir meu mundo vira do avesso. É aquele sorriso, cara. São aqueles olhos castanhos. Ela sorri e ao mesmo tempo seus olhos sorriam juntos. Tem algo de especial naquele olhar. Na verdade tem algo especial nela por inteira. Sabe, eu sempre quis saber que diabos era o amor. Hoje eu sei o que é o amor. Ela. Ela é o amor.
Romantismo não é só dar flores, presentes e bombons, não é só tratar bem e surpreender em datas especiais, o romance está nos detalhes, na simplicidade. Romantismo é não ter vergonha de demonstrar amor na frente dos outros, é gostar de agradar o outro, é ter coragem de se sacrificar pelo outro. É tentar sempre fazer o possível para agradar, para entender, para compreender. É amar a pessoa como ela é, é conhecer os seus defeitos e mesmo assim querer a pessoa do seu lado. É fazer de simples momentos, momentos inesquecíveis. É mandar uma mensagem inesperada, um abraço surpresa, é ser acima de namorado, um companheiro, um amigo. Romantismo é saber o valor que a pessoa tem em sua vida e demonstrar isso para ela, é reconhecer a importância da pessoa e cuidar para não perde-la. Romantismo está nas pequenas atitudes, então procure sempre lembrar-se disso, pois na pressa do dia-a-dia várias vezes nos esquecemos dos detalhes mais importantes e passamos a vida vivendo somente o superficial e crendo que o resto são "míseros" detalhes. E muitas vezes não nos damos conta de que são nesses "míseros" detalhes está nossa felicidade.
Sou grata por cada momento difícil que passei até aqui. Cada provação e cada obstáculo contribuíram de alguma forma para o meu amadurecimento e para ser a pessoa que sou hoje. Hoje eu sei que precisamos dos momentos difíceis para reconhecer o valor dos bons momentos. É como dizem: nada é em vão, se não é benção, é lição.
Me permiti lamentar. Por tudo que fomos. Por tudo que quase fomos. Por tudo o que não conseguimos ser. Por não termos conseguido. Me permiti liberar todo aquele amontoado de sentimentos que estava invadindo minhas lembranças e entristecendo meu coração, me lembrando de tudo o que não chegou acontecer. Me permiti por tudo o que perdemos, por termos nos perdido. Por todos os planos que não aconteceram, por todos os sonhos que não vivemos. Me permiti por tudo o que que queríamos que fosse e infelizmente por culpa nossa ou do destino, não foi. Me permiti lamentar pela desistência, pela renúncia. Pelos sentimentos não valorizados. Pelas tentativas em vão. Pelos erros cometidos e por nossos acertos não comemorados. Por todas as palavras dissipadas, ditas ao vento. Por todos os versos, os desabafos em branco que nunca foram ditos. Me permiti lamentar por todas nossas tentativas desperdiçadas, por todo amor mal recebido, por todo amor mal dado. Me permiti por todas as ofensas e por todos os arrependimentos. Pelo amor, pelo respeito e pelo carinho perdidos empoeirados em algum cantinho da estante. Pela afeição, pela ternura esquecidas junto as fotos e memórias envelhecidas. Por nossos anseios, por nossos devaneios, por nossos ideais que foram adiados, perdidos, esquecidos. Pela sua falta. Pela minha falta. Por nossa falta, nossa culpa, nosso erro. Por tudo o que foi e ficou, não voltou, e não voltará. E porque por mais que todo esse passado doa, hoje é um novo dia, um outro dia e todas essas lamentações passadas não fazem mais parte dele. Passado no passado. Agora é em frente.
Tudo tem a sua hora, tudo tem o seu momento certo. De nada adianta querer apressar as coisas, Deus não faz nada antes do seu tempo. De nada adianta a ansiedade, a pressa, a impaciência, Deus não age antes e nem depois, Ele age na hora certa. Tudo acontece exatamente quando deve acontecer, existe o tempo certo para cada coisa que irá acontecer em nossas vidas. Deus conhece nossa alma, conhece as nossas verdadeiras necessidades. Ele sabe do que realmente precisamos e de quando precisamos. Está pré-destinado, é preciso cautela, é preciso paciência. Vai acontecer quando você estiver realmente preparado, quando Deus sentir que você amadureceu, que você cresceu, Ele irá se manifestar. Sua benção vai acontecer, a recompensa vai valer, a hora vai chegar, às vezes pode parecer que não, mas vai chegar, é preciso confiar! É preciso aceitar que existe uma força maior em nossas vidas, que Ele traça os caminhos e nós os escolhemos, e nossas escolhas refletem no tempo da nossa recompensa. Acredite, sua hora vai chegar, mas até lá você ainda tem muito o que passar, amadurecer e aprender.
Conheço mulheres de 17 e meninas de 25, homens de 18 e moleques de 30. Idade não define maturidade, o que define é são as forma dela agir, de pensar, de tomar decisões. O que define a maturidade não é a idade, é o caráter, é a ética, é a educação. Tem muita gente aí de 15 anos educadíssima e muita gente de 30 sem um pingo de educação. Maturidade tem mais haver com responsabilidades, atitudes, experiencias, escolhas, do que com quantos aniversários comemorou. Tem mais haver com a forma que olha vida, lida com os problemas, com as consequências, com os sentimentos. Suas atitudes definem sua maturidade: você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você.
Sabe aqueles dias em que mal desejamos levantar da cama? Sabe aqueles dias em que tudo parece dar errado? Sabe aqueles dias que estão com baixo astral, com energias negativas, com pensamentos ruins? Então, são esses dias que você deve entregar para Deus. Entrega para Deus, muitas vezes não nos damos conta que o que falta na nossa vida é fé, é orar, é crer. Acredite, a fé em Deus tem o poder de transformar sua vida, tem a capacidade de trazer paz, de conseguir a felicidade. Sabe aqueles dias em que parece tudo ocorrer bem? Aqueles dias em que acordamos com prazer de fazer alguma coisa? Aqueles dias em que queremos viver? Então, são esses dias que você deve entregar e agradecer á Deus. A fé vai te acompanhar, nos melhores e piores momentos, mas é preciso ter gratidão, é preciso crer. Pode crer, tudo vai dar certo.
Isso que nós temos não nasceu para ser efêmero. Nós somos potência, furacão, desde a primeira vez que nos vimos. A vida nos apresentou, mas ela não esperava que seríamos ímãs, incapazes de ficar longe um do outro. Na distância, nosso único desejo é nos unir, contrariando todas as forças opostas que desejam nos separar.
Estou aprendendo a desesperar, ( "des" = prefixo de negação), Des + Esperar = não esperar. Não espere tanto de nada, de ninguém e principalmente: Não espere do tempo. Não espere que 'ele' revele se você agiu certo ou errado, se escolheu de fato o que era melhor para você. Tu és responsável pelas escolhas que fazes e elas, ah... elas podem mudar sua vida para sempre. Decisões são certezas, e, por mais que as opiniões mudem, o peso das palavras costuma ser devastador.
Ando cansado das pessoas. Ando cansado dos sorrisos falsos, das vidinhas perfeitas, das frases feitas, das músicas repetidas, dos humores sem graça, dessas conversas pra boi dormir, dessas pessoas chorosas por leite derramado. Ando cansado dessa gente acomodada, desse povo conformado que não curte mudar, que não aceita mudanças, que só segue pelos caminhos traçados por outro alguém.
Não sei se acredito em destino, mas, seria contradição dizer que pagaremos pelas escolhas que fazemos, uma vez que as coisas só acontecem quando têm que acontecer. Por hora, sei que para realizar meus sonhos custará muito, mas não me refiro a dinheiro e sim a sacrifício pessoal. Não preciso me preocupar com os caminhos, só preciso saber aonde quero chegar.
A violência das palavras pode causar danos profundos e duradouros em uma pessoa. Assim como um golpe físico, as palavras podem ferir a alma, deixando cicatrizes emocionais que podem perdurar por toda a vida. Elas podem minar a autoestima e a confiança, causar dor e sofrimento, e até mesmo desencadear problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e trauma psicológico.
Além disso, a violência das palavras pode criar barreiras na comunicação e nos relacionamentos interpessoais. Ela pode criar um ambiente tóxico, onde o respeito e a empatia são substituídos por hostilidade e desconfiança. Isso pode levar a um ciclo de violência verbal, onde as pessoas se machucam mutuamente em um ciclo de dor e ressentimento.
É importante, portanto, cultivar a gentileza e a empatia em nossas comunicações, escolhendo com cuidado as palavras que usamos e o tom que empregamos. Lembre-se de que as palavras têm poder e podem deixar uma marca indelével na vida de alguém. Use esse poder com responsabilidade e sabedoria, buscando sempre construir, em vez de destruir, nos seus relacionamentos e na sua comunicação com o mundo.
Quero cuidar bem da nossa cidade e de nossa gente, ser o melhor o prefeito da região do Bolsão, cuidar com carinho das nossas crianças e idosos, ao lado da minha vice Neusa Junqueira e dos vereadores, com o apoio do governador Reinaldo Azambuja vamos fazer um grande trabalho para o bem de Inocência e o seu desenvolvimento.
"O despertador não poderia ter nome mais apropriado desperta-dor dor de levantar pra sentir a dor do dia a dia o odor da fumaça dos carros e como uma represália por tamanha afronta de nos tirar da cama lhes revidamos a violência tacando-lhe a mão na cabeça até que ele pare. Quem mandou desperta-dor."
"Sabe o que me deixa esperançoso é que sei (todo mundo sabe)que depois, lá na frente você vai olhar pra trás e vai ver que teve opções diferentes, teve alguém te dizendo que valia a pena vir comigo (e você não foi) se atirou ao mesmíssimo caminho que por tempos te levou a nada e você preferiu isso preferiu o nada agora não é que vai ser tarde é que vai ser impossível você mergulhou no nada e eu entrei com os pês descalços no que pra mim foi até sofrido no inicio mas pelo meio vi que nossas mãos se soltaram no tempo certo na velocidade certa. estatuas de sal é que olham pra trás eu ainda sigo meus pés apesar de ainda descalços já não sofrem tanto já se habituaram às pedras, aos percalços, coisa que não seria igual com o coração ferido que seria andar do teu lado pedras no chão a gente dribla mas com o coração ha que se ter cuidado pois apesar de estar envolto num corpo ele sempre se deixa levar pela porosidade das nossas escolhas."
Quando a primeira impressão é ruim eu troco o cartucho, eu pago de novo dez centavos, ajeito a letra troco a folha dou um tapa na impressora. Não sou desses que já boto um basta na primeira, eu tento repito, retento digo até que meu olhar errou, testo retesto, assopro como meu pai me ensinou ao tentar desatar aqueles nó de marinheiros que se tenta dar na vida eu desfaço qualquer mal entendido eu faço pedido não coloco barreira pra o novo pra o velho pra o que vem de longe ou o que esteve o tempo todo ao meu lado e por descuido ignorei eu não sou de rasgar o verbo prefiro costurar as palavras. Não brinco de trava língua com amigos eles sempre me fizeram ser língua solta palavras presas são palavras mortas, eu sempre cito eu ressuscito, eu dou a mão eu dou o colo eu até imploro, estiro o braço eu volta e meia dou abraço eu estou no raso mas se quiser eu vou pro fundo eu movo o mundo, eu fico são eu só não fico na primeira impressão.
Quando eu morrer quero levar comigo todas as poesia que li, que vivi que esqueci. quero todas escritas não na minha lápide, quero elas escritas a lápis no meu corpo nu. Outra coisa que quero é ser enterrado assim com vim ao mundo, roupa é coisa de burocrata, que culpa os vermes têm se vestir estar na moda. Não quero fila, quero roda em meu enterro por que roda agrega mais. Ao chegar no céu, seja lá qual for quero bater um papo de homem pra homem com Deus e lhe dizer porque sempre fui ateu e lhe falar de uns amigos aqui de baixo sobre alguns dos seus pedidos, mas antes de bater a porta de Deus quero tirar onda com o tio dêmo nem que seja só por desaforo vou lhe informar do meu destino e talvez até lhe lembrar das confusões que ele tem aprontado lá na terra vou lhe contar só por despeita que na frente dele tem muita gente se saindo melhor que seu primo Hitler fez muito mais em 4 anos que ele na vida toda e não poderei esquecer de quando era menino meus vizinhos o tempo todo me diziam o quanto éramos parecidos. Quando eu passar dessa pra melhor vou fazer questão de dá uns toques a aquele bocó do São Jorge com uma lua tão linda a sua espera e ele brigando com o dragão quem sabe eu até não me demore por lá esperando a condução visto que farei questão de pegar uma carona no Halley que de expresso não tem nada passa somente a cada 76 anos e sempre deve tá lotado tem nada não sei que nesse tempo fumarei um com o Raul que sei anda por aí entre o céu e as estrelas.... Poesia arnaldiana
Vocênemsabemasmefaztãofeliz.Seuspequenosgestos,suaspalavrasquasesempre limitadas,seusorrisoreclusonocantodaboca,seuolharpensativoquandofalobobagens comoquemdiz:"ondefuiamarrarmeuburro".Vocêmefazfelizquandotentacompensar pelootempoquevaificardistanteouporaquelaspalavrasquefaloevocênãopodedizer: "Eutambém."Vocêmefazfelizquandotirasarropoliticamenteincorretodosquenão podemnosouvirequasesempreterepreendoporquefalaperigosamentealto.Vocêmefaz felizquandodizquetopatudo,quandousanossovocabuláriosimples,"meincluafora dessa,serioecomprometido,umlugarquesóagenteconhece,queousado"oumeesnoba comseufrancêsarticulado. Vocêmefazfelizquandomovemeiomundoprachegaratéondeestou,quandonemliga praolugaroupraquemquersejaemebeija. Vocêmefazfelizquandomemandamensagemas00:30quesóvejoas06:15quedepois de00:30vocêvocêjámandououtrasas04:57as05:03.Vocêmefazfelizquandoolhade dezemdezminutospraversetátardeevaificando,ficandoedepoiscolocaaculpaem mimporisso. Vocêmefazfelizquandosaidadieta,quandonãorecusaalmoçarcomigoepastoraseeu comotudoenquantonoseupratocontaseosgrãos. Vocêmefazfelizquandodeterminaosminutospraeuchegarequandochegovocêdemora meiahorapraselivrardosseusamigos. Vocêmefazfelizquandofalapalavrasquepramimtemoutrosignificadoeeuficovoando 30segundopraentenderegastomaisdeumahoramastentarteconvencerque "desandar"édarerradonãoadiantandomuitojáquetumostraumoutrolado. Vocêmefazfelizquandousaaquelacalçabrancapreferidaeficacheiodededospranão sujaresujatentandolimpar. vocêmefazfelizquandomeenviamusicasquejáhatemposescutoeelaspassamaser nossasquandotraduzsuasletrasquandocomentameuspostquandofaztudoissosem propositonenhumanãoserodemefazerfeliz
Eu só queria entender porque as pessoas são como são, porque eu sou desse jeito, porque as coisas tem que ser tão complicadas para algumas pessoas e para outras não, queria entender porque o meu jeito incomoda tanto algumas pessoas e porque eu não consigo se feliz como elas são, porque pra eles as coisas parecem ser bem mais fácil e pra mim tão difícil.
O Ser Humano é, ao mesmo tempo, as duas faces de uma mesma moeda, cunhada nas forjas da evolução. A primeira delas, simbolizando a inteligencia e a criatividade, é a responsável pela construção e pelo esplendor das nossas catedrais. A outra, responsável pelas gárgulas que se empoleiram nos beirais. Talvez, para nos lembrar que habitamos um mundo povoado por demônios, que compactuamos na criação. Tais figuras grotescas refletem os laivos de insania que, desde tempos imemoriais, percorrem a história da nossa espécie, indicando que, por falha no projeto inicial, erro essencial ou desvio na função do processo evolutivo, algo, insistentemente, predispõe a raça humana à servidão voluntária, à estupidez despropositada e à autodestruição.
