Textos Engraçados sobre a Vida
Reflexão:
A panela queimada
Alguém nessa vida já jogou fora uma panela queimada. Não tinha mais utilidade? Acabou sua importância? Perda total do objeto? Ou você neglicenciou de fazer um esforço a mais para resolver o problema?
Por outro lado, quem não já se dedicou a ariar uma panela queimada. Mesmo olhando o estado do estrago não desanimou, e com entusiasmo executou seu trabalho: ariar!
Ariar significa no dicionário: Mondar de modo cuidadoso. Mondar significa no dicionário: arrancar, cortar, lavar, separar as impurezas ou as partes inúteis.
Certamente depois de ariar uma panela queimada você terá de volta o objeto mondado. Pronto para uso. Sua panela estará tinindo!
E nós? Alguém pode dizer: Eu sou uma panela queimada. Alguém precisa ser ariada, mondada?
E quantas vezes descartamos a possibilidade de qualquer esforço porque o estrago visível é tão grande que não se observa que após um esforço poderíamos estar tinindo novamente. Afinal, não chegamos ao mundo como uma panela queimada. São situações ao longo da vida que vão acumulando uma crosta de sujeiras no corpo, na mente e na alma. Algumas vezes surge algo repentino e devastador que também nos tornam uma panela queimada.
Só sei que pode haver duas soluções:
- descartar ou ariar!
Bora, vamos, dê uma mondada neste dia e fique tinindo. Se você não está precisando, ofereça-se para ariar alguém que pode está precisando de ser valorizado. Um amigo, um vizinho, um familiar. Esforce-se para ariar. O mundo precisa de mais ajuda para mondar outras pessoas que se sentem panelas queimadas. Não descarte, pense antes se não dar pra ariar.
Cada dia que vivemos é uma vitória, por mais simples que o dia possa parecer não diminui a grandeza dessa palavra, um dia a mais é um presente.
Algumas vezes a vida não nos da muita opção de caminhos a seguir, mas se pararmos pra pensar, existem caminhos a se tomar na vida, do que toca - la em frente? Acho que não. A terra gira em seus movimentos de translação e rotação, mas dentro desses movimentos ela segue a rota a sua frente, sempre a frente. Um desvio milimetricamente pequeno, seria uma catástrofe, os cometas e vários outros astros que compõe o universo seguem em frente na sua rota.
Os rios seguem em frente mesmo que encontrem obstáculos pelo caminho.
Seguir em frente não é tão fácil ou tão simples, mas é necessário, pois é tocando a vida que crescermos como seres humanos, nos tornamos capazes de mudar a nós, nosso ambiente e fazemos a revolução da espécie. Bem, deveria ser assim...
Pra alguns o caminho é mais fácil, para outros mais árduos. Como também têm caminhos mais longos e mais curtos, mas todos no final nos leva ao mesmo ponto de chegada "o fim". É o ato de tocar em frente, percorrer o caminho que se encontra a beleza, o aprendizado, os amores, os sabores, as pessoas que seguem ao nosso lado por toda jornada e outras só até certo ponto, dessa forma vamos deixando pelo caminho nossas pegadas, nossas histórias que será a única lembrança que permanecerá quando chegar a hora de cruzar a linha de chegada...
Então pra que presa?
Desacelera o passo e curta o passeio da melhor forma possível.
A música Tocando em frente é meu hino, pois ela descreve bem o que sinto.
"Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, que nada sei"
"A vida é o maior presente que Deus nos deu e viver é o nosso maior desafio."
Com muito carinho, dedico esta frase aos meus familiares, amigos, clientes, parceiros e operadores de viagens. A vocês, a minha gratidão pelo excelente ano que passamos juntos e os meus desejos de boas festas e de um ano-novo repleto de realizações. Um grande abraço a todos e viva a vida!
O grande amor da tua vida é aquele que te aceita assim, como você é, que te olha com respeito e apazigua as tuas dores.
O grande amor da tua vida é aquele que acorda a tua alegria, que coloca brilho em teu olhar e estica a curva do teu riso.
O grande amor da tua vida é aquele que bagunça os teus cabelos, que agita os teus hormônios e desarruma a tua cama.
O grande amor da tua vida é aquele que ajeita as tuas gavetas emoções, que cura o teu coração machucado e coloca ordem no teu caos.
O grande amor da tua vida é aquele desconhecido, que te enxergou na multidão, te estendeu a mão na hora certa e mostra a você dia após dia o teu valor verdadeiro.
A vida é uma viagem...
Somos escalados pelo Grande Diretor para atuar um papel...
Descemos da nave mãe e embarcamos no trem para atuarmos no palco da vida, no teatro mundo...
Durante nossa viagem, desembarcamos e embarcamos em estações...
Somos atores peregrinos neste teatro...
Somos estimulados por sentidos diversos: cores, sabores, odores, alegria e tristeza, amor e ódio...
E assim; vamos representando nosso papel, até sermos recuperados pela equipe de resgate, a saber: A Morte...
Então; voltaremos para sermos avaliados pelo Grande Diretor; o escritor da peça, a saber: DEUS...
Avida é uma viagem e o mundo um grande teatro; alguns atores usam máscaras, outros não; algumas máscaras caem e outras são colocadas durante o ato.
Desculpe-me as coisas que jamais lhe darei.
Não vou fazer você sorrir.
Queria que envelhecêssemos juntos.
Dois velhos rindo enquanto nossos corpos decaíam.
Juntos no fim.
Há muitas coisa para sentir falta.
Livros... sonecas... beijos... e brigas.
Tivemos algumas fantásticas!
Agradeço por sua bondade.
Agradeço por nossos filhos.
Pela primeira vez que os vi.
Agradeço por ser alguém de quem sempre me orgulhei.
Por sua coragem e por sua doçura.
Pela sua aparencia, por sempre querer tocar em você.
você era a minha vida.
Desculpe-me pelas decepções... sobretudo está.
ACASO
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso.
FAMÍLIA E VIDA
"Família é o ponto de encontro,
Que a vida, em si, nos oferta,
Para a conta viva e certa
Do que se tem a fazer;
Às vezes, indica empresas
De amor, renúncia e talento,
De outras, é o pagamento
De débitos a vencer.
No lar, ressurgem afetos,
Dedicações incontidas,
Riquezas em luz de outras vidas
No tempo, a se recompor;
Mas também, dentro de casa,
É que o ódio de outras eras,
Abre feridas austeras,
Reconduzindo ao amor.
Vemos pais largando os filhos
Com desprezo e indiferença,
E os filhos em turba imensa
Combatendo os próprios pais,
Parentes contra parentes,
Lembrando aversões em brasa,
Unidos na mesma casa
Sob direitos iguais.
Se sofrimento em família
É o quadro em que te renovas,
Tolera farpas e provas,
Aceitando-as, tais quais são!...
Não fujas!...Suporta e avança!...
Seja tolerância, aonde vás,
Segurança pede paz
E a paz é luz do perdão."
A Morte Não É Nada Para Nós Habitua-te a pensar que a morte não é nada para nós, pois que o bem e o mal só existem na sensação. Donde se segue que um conhecimento exacto do facto de a morte não ser nada para nós permite-nos usufruir esta vida mortal, evitando que lhe atribuamos uma idéia de duração eterna e poupando-nos o pesar da imortalidade. Pois nada há de temível na vida para quem compreendeu nada haver de temível no facto de não viver. É pois, tolo quem afirma temer a morte, não porque sua vinda seja temível, mas porque é temível esperá-la.
Tolice afligir-se com a espera da morte, pois trata-se de algo que, uma vez vindo, não causa mal. Assim, o mais espantoso de todos os males, a morte, não é nada para nós, pois enquanto vivemos, ela não existe, e quando chega, não existimos mais.
Não há morte, então, nem para os vivos nem para os mortos, porquanto para uns não existe, e os outros não existem mais. Mas o vulgo, ou a teme como o pior dos males, ou a deseja como termo para os males da vida. O sábio não teme a morte, a vida não lhe é nenhum fardo, nem ele crê que seja um mal não mais existir. Assim como não é a abundância dos manjares, mas a sua qualidade, que nos delicia, assim também não é a longa duração da vida, mas seu encanto, que nos apraz. Quanto aos que aconselham os jovens a viverem bem, e os velhos a bem morrerem, são uns ingénuos, não apenas porque a vida tem encanto mesmo para os velhos, como porque o cuidado de viver bem e o de bem morrer constituem um único e mesmo cuidado.
A única forma de encontrar o arco-íris
é olhar para dentro do seu coração;
o único jeito de viver contos de fadas
é através da imaginação e do poder
de sua mente;
o único lugar para começar a procurar
pela paz é dentro de sua alma;
porque o arco-íris,
os contos de fadas e a paz
são tesouros que crescem
de dentro para fora.
Ensinaram-nos que devíamos dedicar a vida a aperfeiçoarmo-nos. Mas isso leva imenso tempo. E dá trabalho, mas vale a pena.
Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento. Segundo ele, os homens caminham pela face da terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. Na sacola detrás, guardamos todos os nossos defeitos.
Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhor que ele sem perceber que a pessoa andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito.
"Viver é desenhar sem borracha."
Millôr Fernandes
Viver é desenhar sem borracha. Porém, a vida não é como um desenho feito a lápis onde, ao se cometer o menor erro, pode-se apagar e consertar o traço. Sempre ficará a marca d'água do lápis, da mesma forma que o papel amassado jamais voltará a ser como era antes.
Cuidado com seus pensamentos, suas palavras, ações e atitudes. Não se pode viver preso a "estados de alerta", mas pode-se equilibrar os passos e continuar novamente a caminhada em linha reta.
Nunca, nesta vida ...
Ninguém te dará tanto por tão pouco;
Ninguém te dará demais por tão menos;
Ninguém te quererá tanto sem exigir retorno;
Ninguém te mostrará o caminho sem que te obriges a caminhares por ele;
Ninguém desejará tua companhia sem impor que o acompanhe;
Ninguém te dará liberdade sem o ônus de se estar aprisionado;
Ninguém te alertará do perigo sem que tenhas passado por ele;
Ninguém suportará tua dor sem que passes pelo sofrimento;
Ninguém te dará a eternidade enquanto vives na finitude;
Ninguém morrerá por ti para que tenhas a verdadeira vida ...
"De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5. 6-8)
Um Ator da Vida!
Não é alguém que vive representando, em todo tempo, ser algo que não é;
É alguém que vive a vida, como se uma peça de teatro fosse;
Vive cada momento como se fosse um verdadeiro espetáculo;
Para ele o mais importante não é a plateia;
Pois ele vive com o elenco, e para o elenco;
Tragédia é quando se perde, de forma triste, parte do seu elenco;
E nesta hora ele para, e espera que fechem-se as doze cortinas ao seu redor;
Para retirar a animada máscara, sem que haja quem pergunte por ela;
Ele sabe que é necessário se vê no espelho;
Deixar rolar as lágrimas até se tornarem em novas cicatrizes;
Refazer-se é preciso, pois o autor do espetáculo, é aquele que o mantém de pé;
Um novo elenco surge, e o ator da vida jamais será o mesmo;
Agora, com uma nova máscara, cobre as indesejáveis cicatrizes;
A plateia espera e a plateia é ele mesmo;
Abrem-se as enormes doze cortinas e ele está de volta;
Pois o show não pode parar, e o espetáculo, tem que continuar!
Quanto ao elenco que se foi, fica a esperança, de um dia voltar a dividir outros palcos na vida;
Um dia me disseram que sonhar era de graça e não machucava ninguém, então eu resolvi abusar da imaginação. Já tive sonhos realizados, sonhos perdidos, sonhos incompletos, sonhos mortos, sonhos impossíveis. Todo mundo tem um sonho, seja ele comprar a casa própria ou viajar para Londres. E eu não sou diferente da maioria. Confesso que já fui idiota o bastante pra deixar vários sonhos meus, simplesmente, morrerem. Mesmo sabendo que eu era a única pessoa capaz de correr atrás e torná-los reais, eu decidi esquecê-los no fundo da gaveta como quem esquece as chaves do carro depois de sair de casa. E me arrependi amarguradamente por isso. Porque, é como dizem: “cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do teu futuro que deixa de existir”. Eu acho que uma pessoa começa a morrer por dentro a partir do momento em que ela deixa de sonhar. Sonhar faz bem pra alma, pro coração e pro nosso ser. Por mim, deveria existir uma lei assim: é proibido desistir de sonhar! Porque batalhar pelo que te faz bem e idealizar uma ideia, por menor que ela seja… É a essência de tudo".
d.a.
Todo poeta tem vida dupla.
A que todos ver,
E a que existe em sua mente.
Quando se olha em seus olhos
Se ver um abismo.
Se olhar o suficiente
Há grande chances de
Você mergulhar nele.
Porém poucas pessoas percebem
A maioria não vê.
Se aproveitassem o tempo para ler suas palavras
Com certeza você o veria
Que o poeta vive em dois mundos diferentes.
Um Caminho para o Coração
Mesmo um coração deve ter um caminho que leve até ele.
Se houver um caminho, esse caminho deve, claramente, ter um ponto de partida.
Se há um lugar onde as emoções começam, então, claramente, deve haver um lugar onde elas se encontram.
No lugar onde nosso coração se encontra, será possível começar um novo caminho?
Mas o que eu tenho mais medo não é que nossos caminhos sejam diferentes, ou que nossos caminhos nunca se encontrem, mas que para o seu coração não haja caminho algum.
Talvez não haja caminho para o seu coração, afinal de contas.
Mas por enquanto, não posso fazer nada a respeito.
Mesmo não sabendo o caminho para o coração dele, ele sabe o caminho para ir fazer kimchi.
E acabou roubando o meu coração.
Por ora, isso basta.
Mesmo sendo o mesmo mar que vi antes, hoje ele é novo para mim.
Mesmo as coisas que eu conheço, mesmo as coisas que eu já fiz, num dado momento, com certa pessoa, é a primeira vez.
(...)
O que acontecer depois desse momento, não é culpa de ninguém, as coisas só acontecem assim.
Do mesmo jeito que algumas ondas se desfazem e outras quebram.
Acontece.
Por isso, você não deveria se preocupar tanto.
Só porque você viveu ontem, não significa que saiba tudo sobre hoje.
PRESENÇA
Estar perto nem sempre é estar presente.
Há quem esteja tão perto, mas, mesmo assim, continua ausente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
A distância não se mede em quilômetros, para quem ama verdadeiramente.
É possível estar tão distante e, mesmo assim, tão presente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
Presença... é um sentimento diferente, que não se mede em palavras.
Compreende quem vive o que sente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
Há quem se diga tão próximo, mas se mostra tão indiferente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
A presença ultrapassa a distância que se sente,
pois, mesmo distante, há um abraço quente.
Estar perto nem sempre é estar presente
EXISTÊNCIA
De quem somos?
Nos colocamos a perguntar.
Não somos do mundo, nem daqueles que nos rodeiam e nos amam.
Somos d’Aquele que, para o Seu propósito, nos fez; designou nosso trabalho e o tempo que teríamos para concluí-lo.
Ao concluirmos… precisamos nos despedir.
Mesmo que cause dor, não somos donos de nossa existência; somos servos cumprindo um propósito em uma curta vivência.
Mas… por que choras?
Minha obra apenas terminou…
Quando completares a tua, nos veremos novamente, junto ao Autor da vida, que um dia aqui nos enviou.
Fui… até breve. ❤️❤️❤️
Te esperarei lá, com um grande sorriso e com aquele abraço que, por “segundos”, foi interrompido aqui.
Cícero Marcos
- Relacionados
- Frases engraçadas e inteligentes para pensar enquanto ri
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
