Textos de Sabedoria
Palavras do Pensador Luiz Guilherme Todeschi sobre o papel cujo exercício do manifestar é possível que seja realizado aqui nesse Planeta Azul: Em gratidão vos digo... Estou aqui incansavelmente a mostrar um viés de paz, de novas formas de conviver, de se fazer política, e de se viver em harmonia nesse mundo controverso. Por vezes doidão, e em muito encantador. São crônicas, críticas e pensamentos visionários que passamos a estabelecer nas discussões com todos aqui na rede digital. É meus irmãos, esse mundo da artilharia pesada e da sandice da guerra informacional estamos metidos numa batalha sem precedentes. Buscando o equilíbrio das polaridades de conceitos meramente humanos. Mas estamos ganhando de longe do que se viria a considerar "trevas" pela força do perdão e da claridade nos pensamentos! Misericórdia para toda a humanidade. Compaixão e muita reflexão. Gratidão a todos vocês que participam da construção desse pensador. A todos que nessa teia linda da internet e das bibliotecas contemporâneas expressam o seu pensar e fortalecem o nosso. Gratidão aos amigos que estabelecem a força da Chama Violeta no ar. Transmutação! Sabedoria, aprendizado e reconhecimento. AHOOO! Amor, Amor, Amor. Somos livres. Somos luz.
"A presença sempre será um apoio para o que sair torto, o olhar pode pedir desculpas, a expressão facial pode estar a dizer o contrário das palavras, as mãos podem tocar quando não se sabe o que dizer, e a boca que beija pode impedir novas palavras rudes, porque o corpo se comunica fora do pensamento e tem maiores dificuldades para mentir, o que o faz mais sábio que a razão."
Não aceite algo só porque te disseram, não acredite em tudo que se ouve por ai, não acompanhe a multidão em pensamentos néscios simplesmente porque todos pensam igual. Não aceite tudo que ta escrito, forme sua própria opinião. Não aceite todas as verdades sem buscar a fonte do saber. Forme pensamentos próprios, mas antes faça análise e observação, e veja se concorda, mas com sabedoria. Em analisando e vendo que é para seu bem, ai sim, aceite e viva. Sem prejudicar, sem ferir, fazer o mal ao Outro. Viva.
Quando o inimigo é muito forte, melhor silenciar, não ser covarde, mas saber que ao lamber as feridas e cicatriza-las será muito mais benéfico e aprender com a carne rasgada e a dor, mas seguir em frente, triste mas sempre seguir. Novos rumos, novas estratégias, novas histórias, por que vivo ainda podemos, morto só seremos lembrança... Tem coisas que melhor sair de cena para evitar feridas ainda maiores. Se o inimigo não tem senso, sejamos nós a luz da sabedoria
Não há vitória na vida como buscar o conhecimento. Este é o prazer e o objetivo mais elevado que qualquer ser vivo pode ter, pensar menos que isso é um tipo de idolatria, pois você pensar que a D-vindade gosta do medo e da ignorância diz muito mais sobre seu medo e sobre sua ignorância do que sobre a D-vindade.
Eu descobri que a vida é como o mar. Nós somos os surfistas. Os desafios na nossa vida são como ondas que vão e vêm. As vezes você cai da onda, outras vezes você pega o jeito e surfa bem. Tudo depende de paciência e prática para dar certo no surfe da sua vida. Aprendi que é necessário cair das ondas algumas vezes, porque isso nos motiva a superar o desafio da próxima onda... e que superar desafios é o que nos faz dar sentido à nossa vida! E quando você cai da onda, fortalece o seu aprendizado de que "nem tudo sai como a gente quer..." E outra... Por mais forte q você seja, sempre haverá algumas fragilidades a serem superadas, e isso é normal pra mim, pra você e pra todo mundo. Aprendi que nem tudo o que reluz é o brilho da Pérola que se encontra numa Ostra, pode ser simplesmente uma Água-viva q mesmo sem querer pode te queimar e te fazer sentir dor, e que sentir dor é necessário algumas vezes no processo de nossa evolução como indivíduos... E que até mesmo a Ostra só produz Pérola quando é incomodada por um grão de areia que entra dentro dela... Aprendi que viver é lindamente um Oceano de Emoções! E que nós temos que aprender com todas as ondas das praias que escolhemos seguir! Seja grato por poder ser o surfista da sua própria vida e JAMAIS deixe alguém querer dominar suas ondas por você! Seja como um fiel Capitão de seu próprio navio, tenha sempre o comando das direções em suas mãos! Que teus dias de ondas sejam mágicos e que você surfe bem muitas ondas que essa maré da tua vida ainda tem a te oferecer!
O humor, expresso no arquétipo do truão, contraparte do arquétipo do ancião sábio, é sinal imprescindível da verdadeira sabedoria. Quando ausente, a criatura se leva a sério demais, e pode estar dando espaço ao esteriótipo do(a) sabichão(ona), do(a) fanático(a) ou do(a) "caçador(a) de bruxas", o(a) perseguidor(a) de "bodes expiatórios", tornando-se agente, assim, das forças do mal, e não das Potestades do bem.
As religiões, os cultos, as seitas, e os templos iniciáticos são baseados em rituais religiosos tradicionais enganosos e em mentiras religiosas/esotéricas/ocultistas falaciosas. Mas a Verdadeira Espiritualidade se baseia apenas e unicamente na Lógica, na Verdade Verdadeira das Leis e Recomendações Férreas da CRIAÇÃO. CRIAÇÃO que É a ÚNICA e Verdadeira VERDADE ABSOLUTA.
Ter idade avançada não significa ser respeitoso; ser inteligente não significa ser sábio; ser belo não significa que é bom; ter conhecimento não significa ter discernimento. Como outras coisas, não adianta ter ou ser legal se nada de bom se faz com isso. Tempo onde muitos têm e são muitas coisas, mas não passam de um enorme vazio.
As vezes a tristeza pega, a depressão agarra e se a gente não buscar a força interior que todos nós temos, periga desistirmos da luta...! Mas além das tristezas, temos muitas coisas boas para apreciar, como essa luz irradiante que entra pela janela e me faz refletir sobre o verdadeiro sentido da vida! Pode até não ter luz... mas é preciso remexer as cinzas pra encontrar alguma faísca que ficou escondida... e saber que nem sempre a relembrança de algo que incomoda é ruim...Ora... e se as coisas viesse prontinhas, sem que precisássemos nem mover, nem sentir, nem inventar? O que seria do amor se não soubéssemos o que é o desamor? E se não conhecêssemos a solidão, saberíamos valorizar a companhia que preenche nossos dias? Pra tudo tem que haver um contraponto, o bom e o ruim, para que possamos saborear o que nos faz bem com mais gosto e mesmo que o bom demore a acontecer, aproveitemos então o tempo para exercitar a paciência, a resiliência e fazer sempre a prece de Francisco de Assis que diz: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado... E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”
Mesmo que dentre milhares, um pilar de genialidade se forme, não o intitularia como sábio! A sabedoria não é acervo, quantitativo! Sábio, é aquele que perante os geniais, se faz ignorante. E em sua ignorância, prova da forma mais singela, que além das palavras há um sentido! E por trás do sentido, a razão....
Existe uma lenda que diz que um jovem buscava conhecimentos subia uma montanha mais alta que a outra em busca de monges detentores da mais profunda sabedoria. A cada sábio o qual expressava sua sede em saber os indicavam sempre a próxima montanha, pois havia sempre alguém mais sábio, então ao chegar no último ouviu o conselho para voltar á todos os outros pois o verdadeiro conhecimento está nos relacionamentos verdadeiros e desinteressados, dizia também o grande monge que cada ser humano possuí uma faceta do caráter de Deus e cabe a cada um de nós extrair o melhor e isso o tornará sábio.
Se parássemos e olhássemos pro nosso próprio umbigo, olhássemos pra nós mesmos. E criticássemos a nós, nossos erros, nossas imperfeições e falhas já seria um grande passo e resolveríamos os nossos próprios problemas, ao invés de tentar ficar bufando, criticando, espumando de raiva pelos problemas do Outro. As coisas ruins que existem "ainda" dentro de cada um de nós, como o: racismo, distinção de cor, de raça, de classe social, xenofobia, homofobia, a ignorância bruta, e o falar besteiras não vão trazer a paz, nem a solução pra nada na vida do outro, temos que consertar primeiro isso na nossa vida. E parar de falar e pensar o que ta errado a vida do outro. Falar papagaios também falam, agora... falar com sabedoria, coerência, maturidade, humildade, e propósitos de crescimento. Eis a grande questão.
Á carta e á cartazes, a carta seguiu-se alegre ao mensageiro, endereçada "em casa" com um fim ela encontrou um meio, em outras palavras, busque o conselho e encontre com a sabedoria, a carta brilha, e aquele que a lê se maravilha, ela habitá, homens e mulheres lendo-a e crendo, se transformara.
O nível mais difícil de ser destruído dos véus de Maya (ilusão) é o conhecimento sem prática. Esse é o motivo de não ser aconselhável revelar tudo que sabe, para proteger o outro - uma vez que conhecimento sem ação não passa de crença limitante, aprisionando ainda mais aquele que encontra-se sonâmbulo na estrada da vida.
Nenhuma instituição terrena se valeria do direito à existência e nenhuma pessoa humana mereceria crédito se todos os maus exemplos justificassem o julgamento generalizado. Assim, jamais condene uma coletividade a partir de condutas isoladas, sob o risco de estar lançando a si próprio nesta vala comum!
Jamais devemos nos arrepender do bem que já fizemos ao próximo, por mais que estes sejam ingratos. Temos de desejar sempre saúde e sabedoria, para que em algum momento da vida os mesmos possam despertar, e descobrir que a reparação do erro, e um pedido sincero de desculpas, são gestos de nobreza
... E assim vai se formando aos poucos... Se erro? Hum ... Claro que sim, mas há aquele que conhece verdadeiramente o que há no meu e no seu Interior. A imagem que vêem de você, não importa não, mas o que Deus vê e como você se vê nele, é necessário para que a grandeza reflita. Momentos difíceis e de explosões, são necessários para que o meu e o seu caráter seja moldado, pincelado e mudado por aquele que tem a infinita Sabedoria.
Perdido no coração das florestas cujo o único lar era a liberdade. A liberdade de poder continuar a amar. Adentrando no escuro das matas a onde lá estava o êxtase. Estava o prazer de ser livre para descobrir a si mesmo. Mergulhando profundamente fundo na própria alma. Em busca de um lugar místico dentro do meu próprio ser. Para a sim poder florescer. Como uma flor de lótus, cheia de luz e sabedoria.
A humildade é a linguagem dos sábios, e os sábios não são aqueles que sabem mais do que os outros, porque ser sábio é buscar aprender com tudo e não saber de tudo. Assim, só o humilde é capaz de reconhecer que sempre pode aprender algo novo, pois não tem a soberba de achar que é o “sabe tudo”.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
