Textos de Sabedoria
Aceitar a felicidade deveria ser coisa normal
O infinito explica o nada, ou melhor,
Apenas que somos humanos
Suscetíveis de erros e enganos
Em busca de dias de paz
Consciência é quem nos interroga
Vivemos em preto e branco
Transformando tudo que há
Poder é dado para tal
Mas sabedoria existe de poucos
Buscamos sobre tela de um pintor
Imagens coloridas e perfeitas
Da vida que imaginamos viver
Esquecemos que a tela retrata
Um sentimento individual
E que cada um de nós
Deve pintar nossa própria tela
Construindo o caminho
Pelos nossos méritos e da maneira que sonhamos.
Espada de prata
A coroa de prata
Segue a irmã
A espada sonata
A espada imortal
Maior que um clã
Mancha o vitral
O elmo de ouro
Ao sol reluz
É luz do tesouro
Reis sucumbem
Fazem os deuses
Que as terras inundem
Marchando e matando
A estrela do dia
A espada voando
Os homens do mar
Doce ironia
Na água a tombar
O homem dos céus
Bebe o vinho
E cospe o mel
No inferno sozinho
Clama os tronos
Herdeiro de Chronos.
Ilusões
Líder da felicidade
Prisioneiro da tristeza
Idoso sem idade
O mais feio da beleza
Se seus olhos não abrir
Sua mente há de confundir
O bem e o mal
Imperfeição animal
Não mate sua sede
No calor de uma chama
Ou caia na rede
E odeie quem ama
O vinho que o esquenta
Pode o embriagar
Sua caminhada ficar lenta
Seu mundo a se desfigurar.
Todo momento se faz eterno
Em tudo o que se move há encanto
E a vida circula afoita sem fatigar
Ela existe em todo grão que se atreve
E cada gota d’água tem o seu mar
Há sabedoria em embalagens de chiclete
E atitude nas sementes que aprendem a voar
Há rumores em grandes desertos
Mesmo que o vento os desfaça e se vá
E se os anos se arrastam ou correm
E a felicidade não os quer contar
É porque todo momento se faz eterno
Dentro do brilho de cada olhar
Uma das coisas que perseguem e atemorizam o “animal” humano é o risco de morrer por nada e – pior – morrer sozinho.
É por isso que as pessoas não ousam destoar do modo de viver da coletividade onde estão inseridos. E, quando o fazem, isto acontece sempre em segredo, como fosse ignomínia detestável, um “pecado”. Mas, há pecado maior do que crer-se melhor ao destoar do coletivo, como um Rei sem coroa? E mais: como um Rei-filósofo, sem coroa e sem a Razão?
(Extraído de "O ser humano e seus estábulos": http://wp.me/pwUpj-1Km)
Boas idéias flutuam como folhas no outono...
Quando as folhas são arrancadas das árvores pelos fortes ventos, morrem antes de completar o espetáculo.
Assim completamos nosso ciclo de vida, crescendo e envelhecendo com sabedoria, os fundamentos que importam é a legitimidade do que somos, que criamos e fazemos sem censuras, mas em determinado momento bruscamente tudo pode ser interrompido.
Indóceis ilusões
Nas noites trevosas e indomáveis, me recordo dos dias em que eu era um fantasista utópico, embriagado por incontáveis lendas que me tornavam um ser devaneador e totalmente sem noção da realidade.
Algumas pessoas não podem entregar aquilo que desejamos, não porque não querem, mas por não ostentarem ferramentas para tal exercício. Destarte, vemos que não passamos de meros sonhadores, lançados em um mundo onde as criaturas que poderiam criar o nosso desejo, simplesmente não o fazem por não possuírem o maior atributo da humanidade, que é o de ter fé.
E assim, depois de muito esperar, somos presenteados por algo que é maravilhoso apenas por um tempo específico, pois, no decorrer de nossa existência, podemos verificar facilmente que o âmago é opaco e completamente vazio, porquanto nossos olhos são traidores e tem o poder de nos embair, nos transformando em seres religiosos, totalmente crentes nessas doutrinas que são propagadas por esses falsos mestres que não conhecem a verdade, a honra, a justiça, e, principalmente, o amor.
Desta forma, todos os nossos sonhos são quebrados, dilacerados e destronados, juntamente com os nossos corações, que passam a ser semelhantes a um jardim sem flores, tornando-se o cemitério das nossas almas, aguardando piedosamente para serem o túmulo das nossas fantasias.
Campeonato sem vencedor
As criaturas que caminham por essa esfera terrestre são apaixonadas pela superficialidade e constantemente apreciam apoiar intuitivamente, a ignorância provida por falsos mestres que existem para criar malabarismos verbais e causar sistematicamente a confusão. Destarte, podemos visualizar algumas ideias nem um pouco assertivas, mas, que são postadas na mente cauterizada de nossos amados semelhantes. Para exemplificar, cito a questão do amor existente entre um casal a partir do momento que um filho passa a existir no universo de ambos. Ora, alguns estultos insistem em propagar que o amor existente entre pai e filho, ou mãe e filho é infinitamente superior ao amor existente entre o casal gerador deste pequenino, como se a criança viesse para dividir o matrimônio e, principalmente, para ocupar uma posição maior no coração de seu pai/mãe, em um universo onde as igualdades de sentimentos não podem existir, haja vista, que obrigatoriamente alguém PRECISA GANHAR, e para isso, obviamente, alguém PRECISA PERDER. Sendo assim, é uma utopia pensarmos em um nível de amor igual entre os referidos seres por conta de verificarmos a existência do egoísmo exacerbado da nossa sociedade, que age como se as pessoas mais importantes da nossa vida fossem passíveis de julgamentos qualitativos embasados no raio de importância que cada um tem de acordo com seu papel existencial estrelado em vida. Portanto, podemos concluir que para essas pessoas, a família deve ser unificada, mas com uma ressalva: é necessário que se crie uma tabela didática (ou subliminar) para a demonstração dos “medalhistas”, que herdarão suas honrarias meritocráticas de prata ou de ouro, ocupando um degrau mais alto ou mais baixo no pódio das premiações de seus entes queridos, em um campeonato familiar criado para quantificar o amor entre tais pessoas.
Pobre abre um pacote de biscoito, come alguns e coloca em seguida na embalagem um pregador de roupas, para guardar o restante para o dia seguinte.
Mas rico pega o pacote de biscoito, coloca sobre a mesa e não abre. Depois, finge que já comeu e guarda o pacote na despensa, para fazer a mesma coisa no dia seguinte.
Aprende-se por mais que tente criar um leão em sua casa , por mais que seja calmo e carinhoso , ele irá te atacar sem querer se for a natureza dele.
Aprenda o que é instinto pois cada pessoa tem o seu . Aprenda a descobrir rapidamente para não ser mordido e sofrer pela perda de quem um dia pensara que nunca iria te ferir.
O empresário e o seu empregado
O operário chegou ao seu patrão e perguntou-lhe:
- Meu patrão, com todo respeito, gostaria de lhe fazer uma pergunta: eu sou uma pessoa bonita, as mulheres me olham bastante, mas nunca recebo um convite dos amigos e nem de ninguém para participar de algo interessante. No entanto, percebo que o senhor é cheio de convites. Será que eu tenho algum defeito?
- Seu defeito é a falta de dinheiro. - Respondeu-lhe o seu chefe.
No oriente médio, um turista brasileiro encontra um velhinho caminhando pelas areias do deserto, e questiona-o:
- Se o senhor conhecesse o nosso pais, não ficaria aqui nem um minuto. No Brasil há muito verde, muita coisa bonita, e aqui é somente essa imensidão de deserto.
O ancião não gostou das palavras do seu interlocutor:
- Qual é a cabeça que coça mais, a do cabeludo ou a do careca?
O turista se apressou na sua resposta:
- Acho que a do cabeludo.
E o velhinho sorrindo, justificou o motivo de sua indagação:
- Então? A nossa terra pode parecer estéril na aparência, mas no seu bojo há muito petróleo. No entanto, um território que se mostra próspero na aparência vive cheio de problemas. Outra diferença entre o deserto e uma terra coberta de arbustos, é que aqui aprendemos a valorizar uma palmeira como se ela fosse uma imensa floresta. Diferentemente de vocês brasileiros que aprenderam a valorizar a Amazônia como se ela fosse uma palmeira.
O forasteiro ainda quis contra-argumentar e falar também dos problemas milenares daqueles povos do oriente com a disputa de território, mas achou melhor ficar calado para não receber uma lição ainda maior.
tudo é movimento
tudo é a causa dele
e o seu fim derradeiro
inclina-se a sombra
à passagem da palavra acabada
de nascer
sábia
culta e nova
fugiu desse abismo onde andou
tanto tempo
esquecida de dizer
in "Meditações sobre a palavra" (um tributo a Ramos Rosa, o poeta do presente absoluto), editora Temas Originais, do poeta Alvaro Giesta
Certo discípulo chegou ao seu mestre com uma grande dúvida:
-Mestre, qual o sentido da felicidade?
O ancião, percebendo o que se passava na cabeça do seu interlocutor, não hesitou em lhe fazer outro questionamento:
- Quantos sentidos nós temos?
- Cinco sentidos - respndeu-lhe o rapaz.
E, olhando firme para aquele moço com um brilho cheio de expectativas nos olhos, o velho sábio não se intimidou em lançar um certo enigma nas entrelinhas de sua resposta:
- Então, precisamos de mais um sentido para compreendermos a tal felicidade.
"1000 anos durou a idade das trevas, onde o egoísmo e o egocentrismo das elites, eram disfarçados de teocentrismo, com a falácia "É a vontade de Deus". Veio o Iluminismo nos séculos XVII e XVIII, trazendo razão às idéias do homem. Chegada a Era Contemporânea, retornamos a idade das trevas onde o antropocentrismo, novamente é travestido de teocentrismo. E o grande teos é, o ego do homem..."
Thiago Oliveira 1986a
Fazer um filme sem preparar o elenco (ou sem um elenco preparado),
é o mesmo que pegar um punhado ingredientes selecionados e
"tacar" dentro de uma linda panela tudo de uma só vez, colocar no fogo e ao final querer que saia um bom prato.
É desleal com os ingredientes, com quem cozinha e principalmente com quemvai degustar.
É preciso alcançar certo nível de entendimento sobre a realidade para perceber que não entendemos nada sobre ela.
É preciso se afastar de todos para se aproximar de tudo.
É preciso fechar os olhos para ver melhor.
É preciso desligar sentimentos para que os sintamos intensamente.
É preciso amar a verdade mesmo sabendo que ela não existe.
É preciso ser mais sem fingir ser menos.
Aprenda a conhecer as pessoas a sua volta e não terá surpresas futuras. Quando paramos para observar, damos a oportunidade da nossa mente trabalhar com sabedoria, logo não terá motivos para decepções desagradáveis, por prevê que certas pessoas teriam tal atitudes. Esse simples ato diminuir e muito frustrações desnecessárias.
𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓐𝓶𝓪𝓷𝓭𝓪
@ₑᵤ_qᵤₑᵣ🌻_ₑₛcᵣₑᵥₑᵣ
𝐍â𝐨 𝐧𝐨𝐬 𝐣𝐮𝐬𝐭𝐢𝐟𝐢𝐪𝐮𝐞𝐦𝐨𝐬. 𝐀𝐟𝐢𝐧𝐚𝐥 𝐚 VERDADE 𝐧ã𝐨 é 𝐚 𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚, 𝐚 VERDADE 𝐭𝐚𝐦𝐩𝐨𝐮𝐜𝐨 é 𝐚 𝐬𝐮𝐚. 𝐀 𝐕𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄 é 𝐮𝐦𝐚 𝐬ó. "𝐂𝐑𝐈𝐒𝐓𝐎."
—By Coelhinha
"O Brasil parou no tempo, o pensamento filosófico politico é estéril e as atitudes politicas são idiotas. A polarização politica gera seres extremistas e de pensamento mesquinho. O processo de formação de intelectuais produtivos, estagna-se a cada novo governo. O sistema educacional é refém da politicagem, tendo como resultado, novas gerações de Inteligentinhos Politizados que, não sabem argumentar, leem um ou três livros, acham que são especialistas e possuem a solução para os problemas do mundo."
Thiago da Silva Oliveira (1986 a)
- Relacionados
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- 87 frases de pensamento positivo para olhar o lado cheio do copo
- Frases de Harmonia
- Textos de Escritores Famosos
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
