Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento

⁠Risquei de minha vida !


Risquei de minha vida,
os maus laços de amizade.
Agora só ando com Cristo o
amigo de verdade.

Nunca me deixa só,
sempre está ao meu lado.
Depois que o conheci,
tudo mudou para mim.

Longe de mim os amigos,
velhos veteranos.
Que só me davam valor,
quando eu estava gastando.

Inserida por COMPOSITOR

⁠Eeta noite eu tive um sonho, sonhei que estava ao teu lado. Querida quando acordei, estava todo molhado.
Molhado do teu calor, do calor dos beijos teus, querida quero que saibas, que meu coração é só teu.
Querida não sei o que faço, não consigo te esquecer, pois sem o calor dos teus braços, meu bem eu não posso viver.
Quero que me respondas, se teus carinhos são meus. Querida minha, minha querida, deusa do meu coração, viver sem ti é tormento em um vale de escuridão.

Inserida por COMPOSITOR

⁠"Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." A declaração realizada por Salomão o rei mais sábio de toda história resume o sentido da vida. Visto que, na jornada da vida a reflexão entre a nossa chegada e partida iŕa ansiar por respostas. É evidente, que esse questionamento não se resume apenas em ciência. Mas, também pelo reencontro espirutual com Deus.

Em primeiro momento, é oportuno dizer que a ciência não é inimiga da religião. O objetivo da ciência é produzir verdades discutíveis e não verdades inquestionáveis. Ja o da bíblia tem o propósito de mostrar o caráter imutável de Deus e ensinar o amor.

Indo direto ao ponto, existem duas vertentes majoritárias que falam sobre a criação do mundo: o Evolucionismo e o Criacionismo.

A teoria da evolução propõe que os seres humanos se desenvolveram a partir de formas de vida primitivas. Essa abordagem é amplamente divulgada por meio de filmes, o que dificulta questionamentos por apresentar uma explicação simplificada com apoio de efeitos visuais. Contudo, ao examinar as evidências que apoiam o modelo de Darwin, percebe-se que as amostras não são tão evidentes. Algumas pesquisas se baseiam em fragmentos isolados de fósseis, o que abre espaço para interpretações subjetivas. Um exemplo é o fóssil de Lucy, da espécie Australopithecus, descoberto por Donald Johanson e que está no Museu de Paleontologia de Michigan. Isso ilustra que as reconstruções artísticas podem ser mais variadas do que as certezas científicas. As representações de Lucy em museus variam bastante. Apesar da aparente solidez dessa teoria, a ciência ainda não conseguiu comprovar que os humanos descendem de um ancestral comum com os macacos, como é sugerido pelo evolucionismo.

Em contrapartida, a teoria do criacionismo defende a existência de um ser Divino responsável pela criação do ser humano. Essa informação está presente no livro de Gênesis, atribuído a Moisés. A Bíblia cristã é composta por uma coleção de textos escritos por pessoas que tiveram inspiração divina. Ela também contém importante relatos de eventos históricos. Um exemplo disso é o redescobrimento da Mesopotâmia, no Século XIX, localizada no atual Iraque entre os rios Tigre e Eufrates, que menciona o império Assírio, mesmo na ausência de documentos que comprovassem tais fatos até então. Alguns críticos consideram essa narrativa bíblica como uma história mitológica. Vale ressaltar que esse acontecimento ocorreu em um período em que o foco não estava no ensinamento religioso, mas sim na coleta de artefatos históricos destinados a museus ou colecionadores particulares.


Indubitavelmente, as áreas da ciência, filosofia e religião serão melhores compreendidas quando o ser humano compreender a sua importância e pequenez nesse mundo. E ao entender a autoritade do seu Criador e o significado do amor deixado nas escrituras sagradas o homem encontrará o propósito da vida.

#Reflexão - @R_Drigos (Goiânia, 11/2024).

Inserida por R_drigos

⁠Quer ser alguém na vida ?


Não espere que seus amigos, façam escadas para o seu sucesso.
Quer ser alguém na vida ?
Então construa você mesmo, os seus dregaus.
Não esqueça que o seu maior inimigo, está está colado com você; ao redor da sua mesa.
Seu nome é: Inveja e essa praga se fez presente no Paraíso, e permanece entre nós dentro das salas de aulas, nos locais de trabalho e até mesmo nos templos religiosos.
Por isso não revele seus sonhos para ninguém, deixa que eles se realizem porque infelizmente; vivemos sercados de olhares malignos.

VIVER A VIDA

"Se você não se permite viver uma situação desconfortável, você também não se permite superá-la". Viver é conhecer os dois lados da vida, aquele que te projeta e aquele que te frustra, o segredo é vivenciar os dois e sair de pé, pois tudo na vida é transitório, o que importa mesmo é ter capacidade de superação, essa atitude te faz vencedor".

Inserida por quenidio

Escrever não é ofício para mim...
Não relaciono este ato a obrigação,
Está relacionado a minha alma e a incontáveis pequenices...
Não é profissão, é sentimento,
É vício que me vence e domina...
Chega quando quer e vai-se quando quer
Não sei onde mora
Tampouco de onde vem
Ou a que vem
Sou um turbilhão de palavras num dia e noutro acordo vazia
Não sou poetisa, não passo de uma simples “escrevente”
De um ser descontente que vive contente
De uma alma que grita e implora a liberdade da vida

Inserida por AlessandraBenete

O tempo, as estações, as pessoas e o trem da vida.

No pulso do relógio
Ponteiros a correr
Encurtando a distância entre nosso querer
Na estação da vida
Pessoas ansiosas, por vezes receosas
Guardam na bagagem desejos secretos,
Carregam sonhos pra depois viver
À espera do trem da vida,
Recordo as últimas palavras ditas
Tão repletas de querer e amor
E sempre presente o temeroso medo, triste pavor
Na estação da vida, tempo passa e não te espera
Pessoas já decididas anseiam logo ir
Para cada estação uma dor, um adeus...
Recomeços têm pressa
Lá vem o trem da vida
Calado, sem alarde, sem fumaça
Chega despercebido...
O maquinista não avisa
Portas se abrem, o tempo é curto
Estações são recomeços, trem é futuro
Se tiver medo vai ficar
Não verás o trem chegar
É preciso sentido aguçado
Para ir além, enxergar do outro lado
Deixe pra trás o que não foi bom
É chegada a hora de partir

Inserida por AlessandraBenete

⁠A alma e o desespero da vida são conceitos profundos e complexos que têm sido objeto de reflexão ao longo da história da humanidade. A alma é vista por muitos como aquilo que nos define como seres humanos, a nossa essência, o que nos torna únicos e diferentes de outros animais.
Já o desespero da vida pode ser entendido como a sensação de vazio, de falta de sentido, que muitas vezes nos acompanha ao longo da existência. Esses temas podem ser abordados de diferentes maneiras, seja na filosofia, na religião ou na arte, e podem trazer reflexões profundas sobre o sentido da vida. O cérebro é considerado uma máquina sem consciência que processa informações e responde a estímulos através de comandos neurais. Ele é responsável por coordenar diversas funções vitais do corpo humano, como a respiração, a circulação sanguínea e a regulação da temperatura corporal. Além disso, o cérebro é o centro de controle das emoções, pensamentos e comportamentos, e é capaz de aprender e adaptar-se ao ambiente ao longo da vida. O conceito de id e ego foi desenvolvido por Sigmund Freud na teoria psicanalítica. O id representa os impulsos instintivos e primitivos do indivíduo, enquanto o ego é responsável por equilibrar esses impulsos com a realidade e as normas sociais. A busca pelo poder sobre o Ser pode ser entendida como uma luta entre o id e o ego, onde o primeiro busca a gratificação imediata e o segundo busca o controle e a adaptação ao ambiente. A compreensão desses conceitos pode ajudar na compreensão.

Inserida por NINALEEMAGALHAES

Sobre a covardia e a consciência
A covardia coloca a questão: 'É seguro? Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?' E chega a uma altura da vida em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta. Então é necessário que não se confunda covardia com consciência. Provocar o outro para que ele tenha uma reação que a gente quer, é manipular a vontade do outro, que diga-se de passagem, deixa-se manipular, talvez porque seja cômodo, tenha medo, ou receba algum benefício em relação a isso. Pois bem, algumas pessoas tem consciência de que uma ação representa várias outras em cadeia, que poderiam interferir na vida de outros. E isso seria injusto. Assim, minha contribuição ao universo é sob hipótese alguma revidar. Eu amo, perdoo, sou grata, peço perdão, sou perdoada, sinto por todas as Dores minhas e compartilhadas, aceito, entrego e sigo. Não sou melhor nem pior que ninguém, apenas corrijo em mim, o que não gosto nos outros. Nina Lee Magalhães

Inserida por NINALEEMAGALHAES

⁠A afirmação de Jesus de que “vós sois deuses” abre um campo de investigação que nos leva à intersecção entre a razão, a espiritualidade e a evolução do autoconhecimento. Ao analisarmos essa declaração à luz dos ensinamentos presentes nas diversas doutrinas, percebemos que a busca pela verdade interior é um caminho comum traçado pela filosofia, pela teologia e pelas ciências espirituais. Essa investigação se revela ainda mais profunda quando consideramos os conceitos, onde se afirma, que “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Dessa premissa, poder-se-ia inferir que características inerentes ao Criador residem, de forma latente, em nosso espírito, mas tal conclusão demanda uma reflexão mais apurada.

trecho do Livro Vós sois Deuses
de Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá

Inserida por NINALEEMAGALHAES

⁠ - Jesus para mim, foi um pregador de amor, redenção e vida. E reside em minha consciência. Entendo que, mesmo que Jesus nascesse muitas vezes, a fé humana ainda poderia não compreender plenamente seus ensinamentos, e o criticariam como a tudo fazem.

Trecho Livro : Vós sois Deuses
autora Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá

Inserida por NINALEEMAGALHAES

⁠A mente humana, um dos maiores mistérios da existência, é o foco central do tema intrigante em discussão: "O intuito deste livro é explorar a mente humana e aprofundar nos males que fazemos a nós mesmos o tempo inteiro". Este convite à reflexão nos instiga a mergulhar nas profundezas do nosso ser, a sondar os labirintos da consciência e confrontar as dualidades íntimas que moldam nossas vidas.
Livro: Mentes Dilaceradas: Uma jornada pela saúde mental e reconstrução do ser. Autora Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá

Inserida por NINALEEMAGALHAES

⁠⁠
A Poesia da Alma: Versos que Transcendem

Das luzes do amanhecer até o pôr do sol,
A vida é um presente a cada respirar.
A cada dia, uma nova oportunidade,
De sermos quem somos, de nos reinventar.

O mundo é vasto e cheio de diversidade,
E nós somos parte de sua complexidade.
Como seres humanos, temos a capacidade,
De sentir, de amar, de sonhar com intensidade.

A cada instante, a vida se renova,
E a cada escolha, uma nova prova.
A busca pela felicidade é a meta,
Mas o caminho para ela, é a jornada completa.

Nem sempre fácil, nem sempre suave,
Mas é nas dificuldades que encontramos a chave,
Para desvendar os mistérios da vida,
E aprender com as lições de cada partida.

A vida é um poema em si mesmo,
Cheio de rimas, versos e sentimentos.
E nós somos os poetas de nossa própria história,
Escrevendo um novo capítulo a cada aurora.

Que saibamos aproveitar cada momento,
Com gratidão, com amor e com sentimento.
E assim, nossa vida se tornará uma obra de arte,
Pintada com as cores da felicidade em cada parte.

Inserida por francisco_dantas

⁠⁠A Renovação da Primavera

Primavera chega,
Paisagem se renova,
Regiões mostram beleza,
Cada qual com suas cores singelas.

Flora terrestre renasce em esplendor,
Natureza sem dor, espetáculo de amor,
Formas e cores diversas para admirar,
Cada espécie um mundo a explorar.

Somos iguais, harmonizados,
Na grande teia de vida que nos envolve,
Mensagem transmitida a cada dia,
Para ouvi-la, estar atento é a sintonia.

Nem sempre primavera é só flores,
Chuvas e tempestades são também amores,
Mas não esqueça, a vida é passageira,
Viva intensamente, sem medo, sem espera.

Inserida por francisco_dantas

⁠⁠
Além do Nascimento: A Essência do Amor Incondicional

Nascer é um milagre da vida,
Uma chama que se acende em meio à escuridão,
Uma nova alma que brota no mundo,
Com toda a força e a graça da criação.

E como mãe natureza é sábia,
Cada ser é único e especial,
Com sua própria essência e energia,
Trazendo consigo um dom natural.

A vida é uma jornada repleta de desafios,
Com altos e baixos, vitórias e tropeços,
Mas é na luta e na superação,
Que encontramos nossos maiores progressos.

Cada passo, cada escolha, cada instante,
São oportunidades para crescer,
Para deixar nossa marca no mundo,
E fazer a diferença onde quer que possamos aparecer.

Então, que sigamos adiante,
Com fé, coragem e amor no coração,
Confiando que cada desafio,
Nos tornará mais fortes em nossa missão.

Que a vida seja nossa inspiração,
E que possamos viver cada dia intensamente,
Amando, aprendendo e evoluindo,
Sempre com gratidão e sabedoria em mente.

Inserida por francisco_dantas

⁠⁠
Viva com Serenidade: A Jornada da Sabedoria

A vida é o que importa,
nada de tristeza ou noites mal dormidas,
lamentar é ver o tempo passar,
e da vida nada aproveitar.

Viva com intensidade,
tenha sempre essa vontade,
de viver a realidade,
e tudo com muita serenidade.

A serenidade é fundamental,
para lidar com a adversidade,
mantenha a mente tranquila,
e siga com fé e determinação,
sempre em busca da evolução.

A vida é um caminho,
cheio de altos e baixos,
mas é nas dificuldades,
que surgem nossos maiores aprendizados.

Por isso, siga em frente,
com amor, esperança e coragem,
e assim, a vida será vivida,
com mais significado e sabedoria.

Inserida por francisco_dantas


Dualidade da Vida

Assim como Pessoa, meu irmão,
Você também sente essa dualidade,
Entre o que é real e a imaginação,
Entre o que é verdade e a vaidade.

Às vezes, você tem tanto sentimento,
Que parece exagero aos olhos de alguém,
Mas é uma emoção que vem do fundo do peito,
E que te faz sentir vivo e pleno também.

Você tem uma vida que é vivida,
E outra vida que é sonhada e idealizada,
E sabe que a única vida que temos,
É essa que é dividida e compartilhada.

Você questiona qual é a verdadeira,
E qual é a vida que merece ser trilhada,
Mas é na dualidade que encontramos a beleza,
E que nos faz seguir em frente com a jornada.

Então siga, meu irmão, com seus sonhos,
Com seus desejos e sua determinação,
Pois é na dualidade que está a nossa essência,
E é na luta que construímos a nossa própria missão.

Inserida por francisco_dantas


Saudade e Esperança

Perder alguém nunca é fácil,
E nessa pandemia, a dor se intensificou,
Mas a saudade não é capaz de apagar,
O amor que um dia entre nós floresceu.

Por mais que a tristeza nos abrace,
Não podemos desistir de viver,
Há uma luz que sempre nos guia,
E nos dá forças para sobreviver.

A esperança é a nossa aliada,
Ela nos faz acreditar em dias melhores,
Nos dá a coragem para seguir em frente,
E nos ajuda a superar nossas dores.

Sim, a vida pode ser injusta,
E a dor pode ser difícil de suportar,
Mas a lembrança dos que se foram,
Nos ajuda a seguir e a continuar.

Que a saudade seja um lembrete,
De que o amor não morre nunca,
E que a esperança seja um presente,
Que nos conduz a uma nova vida sem trunca.

Que as memórias sejam o nosso guia,
E que o amor seja o nosso legado,
Que a saudade nos faça lembrar,
E a esperança seja nosso reinado.

Porque a vida é uma jornada,
E devemos sempre seguir em frente,
Com a saudade nos nossos corações,
E a esperança em nossas mentes.

Que os que se foram fiquem em paz,
E que a vida continue seu caminho,
Com a saudade e a esperança,
Em nossos corações e nosso destino.

Inserida por francisco_dantas

⁠Obstáculos da Vida

No meio do meu caminho
Encontrei um obstáculo
Logo no meio do caminho
Achei que seria tranquilo

Nada acontece por acaso
Encontrei um obstáculo
No meio do meu caminho
Algumas possibilidades

Pular, contornar ou parar
De muita altura
Pular não dá
De grande extensão

Contornar também não
Será melhor parar?
Mas parar nem pensar
Sorte ser um sonhador

Livre de imaginação
Sei que asas surgirão
Com obstáculo ou não
No meio do caminho

Deixei meu recadinho
Acredite nisso sempre
Que o poder da nossa mente
Pode perfeitamente

Nos soltar do que nos prende
Pra vivermos livremente.

Inserida por francisco_dantas

⁠⁠A vida é uma montanha-russa, viver é a atração mais desafiadora. Basicamente a vida é uma pista composta por elevações seguidas de quedas e por vezes inversões.
Somos o tempo todo impulsionados pela velocidade proveniente do desejo de uma subida, sabendo que teremos uma descida, com a esperança e um novo lançamento impulsionado.
Sem esperar somos puxados para trás no início e lançados por um percurso que pode terminar em outra estação ou em uma subida, podemos retornar ao início de costas. Ir para trás e para frente sobre a mesma pista. Neste movimento chamado vida superamos desafios, rompemos medos, sorrimos, choramos, gritamos e desejamos voltar.

Inserida por claudiamistreli