Textos de reflexão sobre a vida
Vivo num momento simples e comum, nem de chegada nem de saída.
Portanto, não estou em despedida: nem pra morte nem pra vida.
Nem me declarando a alguém.
Sei que os confundo com as linhas que escrevo.
Isso pode ser por sentimentos passados,
Por situações nunca resolvidas - mas esquecidas,
E até por sentimentos de outrem onde me ponho a navegar.
Porque amor quando é forte, até o dos outros, nos apetece,
Jamais acaba, simplesmente adormece,
Até que um dia, como fogo, começa a queimar.
O que é o amor?
Algo tão maluco, uma emoção tão desconhecida, com reações tão bipolares, motivo de tantas lágrimas e tantos sorrisos, tão anelado e tão indesejado. O amor é aquela confusão que sentimos no coração, os arrepios e borboletas no nosso estômago quando vemos quem amamos, a vontade de apenas conversar com ela, ouvi-la sorrir, assim que a ver; como também pode se resumir aos apertos no peito, a dor sentida no mais profundo de seu âmago, por saber que ela se tornara um sonho tão distante. O amor é imprevisível e abnegado. Um motivo de morte e de salvação. De uma luta e de uma defesa.
Um amor não se baseia apenas na vontade feroz de beijar e abraçar alguém, para essa palavra, esse sentimento, existe significados diferenciados, como o amor de mãe e pai por sua família, que, a sua maneira, fazem o impossível para proteger seus filhos de qualquer coisa que os aflige. Notamos, também, o poder em que o amor de uma amizade tem. Amigos que se consideram irmãos, amigos que dão a sua vida pelo próximo, amigos que desistem de qualquer coisa, apenas para ver o outro sorrir.
Após ler tudo isso, eu quero que você, caro leitor, entenda que, independente de qual amor você tenha o prazer de sofrer, independente de quantas lágrimas caiam de seu rosto, de quantas noites passou acordado, saiba que tudo que Deus te dá até mesmo dificuldades, é para um bem maior, e que a esperança, junto com o amor em seu coração, são a receita perfeita para uma vida feliz. Apenas cultive sentimentos puros, que você chegará longe.
Não sofra com o amor, se delicie com ele.
Seja
Seja como o vento,
Que sem aviso,sem receio,
Chega e meu rosto acaricia.
Seja como a brisa,
Que sem aviso,sem receio,
Chega e meu calor ameniza.
Seja como sol,
Que sem aviso,sem receio,
Chega e meu corpo bronzeia.
Seja como a dor da perda,
Que sem aviso,sem receio,
Chega enquanto minhas lágrimas despencam.
Seja como o fim do meu dia,
Que sem aviso,sem receio,
Chega, rouba meu tempo,
Ri das minhas lagrimas,
E ceifa minha vida.
Só seja.
Dia sem brilho
Hoje o dia amanheceu cinzento,
Onde o sol nasce e sem brilho,
Com gotas d'água da chuva passada,
Como lágrimas de um coração sofrido.
Hoje abro meus olhos tristonhos,
Desejando que o tempo realmente voltasse,
Pois sinto falta de uma metade,
Que no decorrer do dia me amasse.
Sinto um espaço escuro e vazio,
Que era preenchido por um lindo sorriso,
Mas que agora se encontra distante,
Mostrando que esse mundo se encontra partido.
Já não imagino o que o futuro reserva,
Mas espero que as promessas se cumpram,
Amor, respeito e verdades,
Não palavras,
Mas sim compromissos.
Tudo que acontece conosco tem um propósito, talvez escolhido pelo nosso próprio espírito, ainda que em vida passada, para redimir ou simplesmente para sentir ou para ficar mais humano, bom, caridoso, sem preconceitos e puro, aproximando-se cada vez mais de Deus.
Assim, nunca devemos pedir a Deus para terminar a vida de uma pessoa, inclusive a própria vida, em razão de sofrimento, ainda que sem esperança de continuar vivendo com saúde, desenganada pela medicina, como dizem.
Nunca devemos desistir da vida que nos foi doada por Deus.
No podemos esquecer nunca que para Deus nada é impossível e temos muitas comprovações de milagres realizados.
Portanto, devemos sempre pedir a Deus pela vida, nunca pela morte, e deixar que Ele faça a Sua vontade.
Somente Deus saberá o que seja melhor.
A Vida vai ficando cada vez mais Simples quando nos sobrepomos aos CONVENCIONALISMOS SOCIAIS, quando assumimos NOSSAS FRAQUEZAS, quando descobrimos NOSSAS REAIS QUALIDADES, quando nos PERCEBEMOS FINITOS E DEPENDENTES UNS DOS OUTROS, quando ENFRENTAMOS NOSSOS MEDOS, quando passamos a OUVIR SEM O RUÍDO DA SOCIEDADE, quando conseguimos ENXERGAR AS CAUSAS E NÃO AS CONSEQUÊNCIAS DOS FATOS...
Tô tentando!
Pensando na vida
Eu pensei que pudesse apagar da minha vida, algumas palavras, alguns acontecimentos, alguns sentimentos, alguns erros e acertos ou talvez alguns amores. Mas agora entendo, que, cada palavra que falei, cada coisa que me aconteceu e cada amor que eu vivi. Me fizeram caminhar rumo a estes momentos que agora vivo, que agora sinto e que me fazem ser o que agora sou. As vezes me pego em pensamentos que me levam, além do meu entendimento, mas me faço entender que, pensar é preciso, mas que, viver é o que realmente me faz seguir e ter a certeza de que na vida, tudo o que aqui fazemos, sentimos ou falamos, têm uma importância de valor incalculável, porém o maior dos valores, realmente, é apenas viver e viver.
NÃO, NÃO QUERO IR AGORA,
NÃO, NÃO QUERO IR EMBORA,
NÃO, NÃO FUI AINDA RENDIDO,
NÃO ME DAREI POR VENCIDO.
ENQUANTO EU VIVER,
MEU CORAÇÃO BATER,
AINDA POSSO CRER,
A MUITAS COISAS A FAZER.
AINDA NÃO É HORA,
NÃO IREI EMBORA.
NÃO, NÃO FUI AINDA RENDIDO,
NÃO ME DAREI POR VENCIDO.
TENHO QUE CRESCER,
TENHO TANTO O QUE VER,
NÃO DEIXAREI SER ESCOLHIDO,
ENQUANTO EU NÃO TIVER VIVIDO.
Chuva da manhã
Hoje, quase agora, acordo e ouço o som magistral desta molhada aurora, respingo de amor e beleza, então penso: como é nobre essa pureza. Ouço o hino a gotejar do badalar divino, é o sino a marejar destino. Vou levantar mais tarde, porém, o meu coração arde como se fosse o de um menino no desejo de versejar, levanto incontinenti e começo autoconversar contente, pois, sou há muito tempo viciado em escrever, creio ser apenas placebo este complemento de viver, se não fizer bem, acho que mal não irá fazer, como se fosse uma necessidade psicofisiológica, e com certeza o é! Quando se escreve pela fé. Aliás, retiro o que acabo de dizer, este prazer pode muito bem o bem fazer, ou o mal recrudescer. Pela palavra tudo pode acontecer. Os desentendimentos humanos já se transformaram em catástrofes desumanas, ceifando vidas e mais vidas, pelo simples fato de algum desacato verbal ter efeito de ferimento mortal. A vaidade humana é exageradamente maior do que a sua nobreza, e por isso o mundo é o lastimável plano no qual habitamos, ainda bem que tem a chuva em alguns períodos do ano, o sol, o arrebol, o céu e as estrelas a nos darem alento de esperança franca e de esperteza branca, e no infinito do nosso grito firmado no firmamento do nosso pranto o lamento fica neste registro. Sabemos que além da chuva deve existir algo de bom. E somente o nosso pensamento pode desvendar o que lá existe através de nossos sonhos e dons. Até porque, dom é dom, ninguém cria o dom, ele é imanente do nosso coração. O dom é transcendental, é como o amor, inexplicavelmente real.
E por falar em real, não seria real o sonho desta realidade mortal?
Tentando explicar este pensamento estranho: Esta vida deste momento é o sonho da verdadeira vida mental!
Como é genial o som dessa chuva que me faz sonhar e esquecer o mal.
Por muito bisonho que possa parecer: Ainda “Sonhar é viver”.
Acho que são as lágrimas de alegria dum Deus ao admirar sua obra-prima.
Bons sonhos ao vivente que queira realmente viver!
jbcampos
Contra o tempo
3 minutos, vivo o desespero repentino me invadir. E agora?
Faço o que gosto? Ou passei toda minha vida sem saber onde chegar?
Não tenho todo o tempo do mundo.
Quanto e como viver, sorrir não nos faz sofrer!
Sempre que agimos o mundo reage, qual o caminho você escolheu? O da flor ou o do espinho, ambos podem te fazer feliz e isso só depende de você! Vamos cuidar de nossos copos ou de nossos corpos?
Não se esqueça que o tempo que lhe resta é incerto e esta é a única certeza.
Felicidade é viver!
VIDA ESPIRITUAL
"Não há verdadeira vida espiritual fora do amor de Cristo. Temos uma vida espiritual unicamente porque Ele nos ama. A vida espiritual consiste em receber o dom do Espírito, e sua caridade, porque, em seu amor por nós, o Sagrado Coração de Jesus determinou que vivêssemos por seu espírito - o mesmo Espírito que procede do Verbo e do Pai e que é o amor de Jesus pelo Pai."
Na liberdade da solidão, Thomas Merton (Editora Vozes),7ª Ed. 2001. pág. 31
A inquietude de estar onde sempre espero.
E a vida vai prolongando por muito mais tempo,
na realização de algo que é favorável a ela.
Na relva descanço depositanto meus pensamentos que
vagam por um instante, na busca daquilo que me faz mais feliz.
Nada pode tomar-me deste mundo,
a não ser a o ato pleno do aconchego.
Desculpa mãe!
Sempre quis ser mais presente. Não pude até te perder e perceber que a única coisa que realmente importava na vida era estar perto de ti, o máximo de tempo possível. Perto da única amizade verdadeira que antes jamais tive.
Sempre quis ser um filho bom, não pude por conta de umas questões paralelas aí! Mas quis a vida inteira ser um bom filho, repeitar os mais velhos, ouvir-te sem questionar. Agora você se foi e eu estou aqui, vivendo estes dias tão tristes. A dor que me consome agora, também me paralisa. Olho ao redor e sinto os teus cheiros...
Lembro-me daquela comidinha gostosa que você preparava. Lembro de seu perfume, aroma de gordura e alecrim. Lembro-me de seus trejeitos inesquecíveis e da covinha em sua bochecha. Lembro dos teus olhos já quase sem brilho, esmaecidos pela vida. Lembro de quase tudo sobre você. Faz muito tempo, mas me lembro. Como poderia esquecer?
Tenho a sensação de que não vou aguentar sua ausência! Sinto sua falta todos os dias e, às vezes, tenho a sensação de que não vou aguentar. Durante a noite as crises são piores, você está em tudo, nem adianta cobrir a cabeça com o cobertor. Sinto tanta saudade de você!
Sei que já sou homem e que tenho de ser forte, mas veja seu neto como está, veja o quanto cresceu em tão pouco tempo! Você sempre quis ter um neto, lembra-se?
... Desculpa mãe! Volta pra casa! Volta.
Eu não tenho certeza de NADA!
Não sei quanto tempo estarei aqui...
Vejo tanta gente cheia de vaidade, de ilusão donos de um "mundo" frio vazio e cruel...
A unica coisa que eu desejo é a cada dia aprender a lidar com as dificuldades, e aprender conjugar o verbo "viver" com VIDA, com amor.
Quer coisa mais linda que juntar toda a familia para um almoço, um café da tarde e ver todos sorrindo??
Um querendo falar mais que o outro... e a gente olhar e dizer OBRIGADO Deus , eu tenho uma familia LINDA, não perfeita , mas LINDA!!!
Obrigada por TODOS os "anjos" que passam por nossas vidas , nos abençoando.
QUANDO VOCÊ OLHA A SUA VOLTA
Profª Lourdes Duarte
Tem dias que parece que a vida está de ponta cabeça e tudo nos desaponta e nos deixa triste.
Quando você olhar a sua volta e achar que o mundo se perde em confusão, que os homens se agridem e se destroem em angústias, e que sua vida está tristonha em meio a escuridão, olhe para dentro de você e lembre-se que sua vida não está lá fora e não depende do que você ouve, mas do que está na sua consciência.
Busque o fluir da luz. Que importa se muitos se enquadraram num sistema egoísta e amargo?
Comece você a iluminar, a modificar, a permitir que a paz flua através de você.
Deixe que a fonte divina jorre sobre tudo. Comece agora.
O mundo dos outros não é o seu mundo, a menos que você contribua para a degradação e confusão externas e comuns a muitos setores.
PENSE NISSO!
Teria lago mais sublime? Terá algo mais realizador? Terá milagre tão complexo como a formação de um novo ser? Terá maior gratidão do que agradecemos a vida? Terá mais ternura que beber de seu leite, usufruir de seu carinho, receber essa superproteção tão tua, ser considerado o mais belo, o mais inteligente, o mais charmosos mesmo que só seus olhos encherguem tudo isso? Existiria outro ser que amasse tanto, defendesse tando e amparasse tanto?
Pois não há. Pois não existe. Nada, nada de verdade supera a força e o peso de apenas três letras, MÃE. Feliz de quem tem a sua, feliz de quem teve a sua, feliz quem sabe reconhecer a sua. Feliz, feliz. Feliz mesmo é aquele que tem e teve sua Maria e sua Alice, mãe amada e vó/mãe também amada e esta ultima saudosa. Feliz quem como eu teve suas Aldas, inesquecíveis. Feliz de quem tem a mãe de sua casa, a mãe do teu lar, a mãe de teus filhos. Obrigado mãe por mim, por meus filhos, por meus netos. Obriga do mães do mundo todo, obrigado por existirmos.
Embora seja tão pouco para o tanto que nos dão, desejo a todas UM FELIZ DIA DAS MÃES.
O que é o amor?
Você sabe diferenciar o que realmente é “amor”? Ou você classifica como “amor” qualquer atração que você sente por alguém?
O Amor vai muito além que uma simples atração que muitas das vezes é apenas física, o que eu classifico como “atração visual”, onde a menina ou menino gosta da imagem/aparência do outro, simples assim. Muitas das pessoas estão confundido esse sentimento chamado “amor”. O AMOR em minha opinião se constrói de pouquinho e pouquinho na medida em que um vai conhecendo as qualidades e defeito do outro, amor é quando você deixa o orgulho de lado, e mesmo estando certo, vai e pede perdão. É quando você se sente a pessoa mais sortuda e feliz do mundo ao está ao lado daquela pessoa , é quando o templo voa, é quando os momentos com ela parecem passar em um piscar de olhos. Quando é “amor” você pode olhar para todas, mas nenhuma outra terá graça aos seus olhos, porém ao olhar para ela você passará a ver o mundo de outra forma e terá todos os motivos para sorrir. Sentirá vontade constante de ouvir a voz dela, saber como ela está e querer sempre está por perto e diz o quanto ela é importante em sua vida. É ter aquele “frio na barriga” só de imaginar que ela está chegando. É querer proteger com todas suas forças, se preocupar, querer a fidelidade mesmo pra isso você tenha que abrir mão da sua. É fazer planos para o futuro, e ter a certeza que é ela quem você quer ver ao seu lado ao acordar. “O amor não é orgulhoso, não é invejoso e nem vaidoso…”. O amor é luz da vida, é um dos mais precisos DONS dado por DEUS. Temos que saber valorizar e amar de verdade, um simples “Eu te amo” não prova nada se não vim acompanhado de “atitudes”.
O sono é uma bela trégua
na luta e na lida
Muitas vezes uma suave passagem só de ida
para o outro lado da vida
Faz bem em qualquer idade
para os que o tem com qualidade
Nos intervalos de ir e vir
o maior prazer é dormir
o sono é amigo dos que tem sorte
mas os que o perdem e não o encontram
se aproximam da morte
Democracia
Quando ouvi os gritos,
Tampei meus ouvidos.
Quando senti a fumaça,
Cobri meus olhos e nariz.
Quando o sangue respingou em mim,
Apenas lavei minhas mãos.
Quando a minoria estava nas ruas,
Tranquei-me na sala e liguei a tv.
Enquanto o governo coagia,
E a policia batia, minha omissão falava.
Com a coleira de ajuda e salários mínimos,
A sociedade me oprimia.
Só percebi que o caminho não tinha mais volta,
Quando amanhecia o dia.
Manchetes de jornal em sua maioria,
São sempre as mesmas e vazias.
Eu morria sem envelhecer,
Escravo de um sistema brutal,
Disfarçado de democracia.
A ilusão vendida à conta gotas,
Esmola para mentes vazias,
E isto sem perceber, havia me custado uma vida.
Aquela velha saudade sem pudor a bater
Aquele velho vício que lutou pra perder
Aquele novo sentimento que luta pra crescer
Árduos amores índios
Aquela velha ferida que insiste em doer.
O mesmo plano de vida pra toda vida
O mesmo destino para nossas vidas
Coleção de amores árduos escrita em livros
Aqueles que se pinta com você, pode parecer
Pode até ser, mas não pertence a tua tribo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp