Textos de reflexão sobre a vida
"NÃO PODEMOS criar um personagem e viver uma vida inteira em cima de um palco aguardando os aplausos de uma meia dúzia de expectadores.
A vida tem de ser vivida, sentida com a verdade. Aquilo que sai de seu coração e que vai em direção às pessoas. Aquela onda multicolorida que envolve a todos quando você sorri, aquele tempo cinza que te abraça quando está triste e sofrendo... Este é você. Alguém que ama, que percebe, que sente, que existe e respira ao SEU MODO. Sem máscaras, sem sorrisos forçados ou lágrimas em olhos secos. Vida real. Nada de interpretação mesmo que você seja muito bom nisso.
Então tire suas vestes de super-herói, de general ou de princesa capturada. Esteja nu para a vida. Esteja de mãos dadas, caminhando lado a lado com sua verdade, seja ela qual for. Não se preocupe se não for aceito, se for rejeitado. A maioria das pessoas não entendem como alguém pode viver sendo ele mesmo. Elas não entendem. Mas você compreenderá, porque estará sempre sorrindo, mesmo em dias nebulosos de sofrimento. Estará sorrindo porque não será um personagem.
VOCÊ SERÁ VOCÊ MESMO!"
TUDO MUDA, E NÓS TAMBÉM MUDAMOS!
Existe uma diferença entre a pessoa que éramos, a que somos e a que queremos ser.
Quando olhamos para trás e começamos a refletir sobre os erros e besteiras que já fizemos, a pessoa que éramos e como agíamos diante das circunstâncias chega a ser divertido.
Sim, divertido.. Pois olhamos para nós hoje, e percebemos que mesmo as coisas que nos arrependemos amargamente por termos feito foram grandes aprendizados ( aprendemos como não agir/fazer ) e até mesmo sorrimos disso ao perceber que mudamos, que evoluímos, que somos hoje bem melhores do que fomos naquele tempo..
E aí olhamos para frente, olhamos para quem nós queremos ser, onde queremos chegar e como queremos agir.
Aí os nossos olhos brilham, os suspiros acontecem e a motivação toma conta da gente ao imaginarmos ser como queremos ser!
Quem éramos?
Já foi, hoje é aprendizado, história, diversão, memória.
Quem somos?
É o resultado de tudo que passamos, das lições que aprendemos durante a caminhada.
Somos a soma de nossos erros, acertos, superações, alegrias, tristezas, sorrisos, choros.
Cada erro que cometemos trás consigo uma semente de aprendizado equivalente, ou talvez, de valor imensamente maior.
Quem nós seremos?
Seremos a soma de nossas decisões diárias..
Dos livros que lemos;
Das pessoas que convivemos;
De quem nos espelhamos;
Do uso dos aprendizados;
Da mentalidade que temos e desenvolvemos;
Dos sonhos e metas que almejamos;
Da imagem que temos de nós mesmos no futuro.
E aí, já parou pra pensar? Quem você era? Quem você é? E quem você quer ser no futuro?
NÃO EXISTE O ALGUÉM PERFEITO
Não existe alguém perfeito, existe vontade de fazer direito, parar de apontar defeito e elogiar pra viver de algum jeito.
Enquanto continuarmos jogando fora o que foi quebrado, não haverá mais velhos morrendo casados, pois é preciso concertar o que foi estragado ao invés de trocar por um novo ou usado.
Relacionamento é feito de compreensão, precisa de ouvir o outro para ter união, parar de querer só vem a nós sem compartilhar afeto e atenção, pois só assim chegaram mais perto da perfeição, pense bem e você chegará a mesma conclusão.
O PECADO
O mundo só tem uma aparência agradável, mas seu caminho é vazio e descartável, todos os seus alimentos no início são doces como mel, mas o preço do pecado e Amargo como fel.
Muitos neles se jogaram, tantos que de suas delícias se fartaram, mas para a casa de Deus voltaram, se o mundo é tão bom, então porque eles o deixaram?
Ele só tem beleza exterior, mas podre é seu tudo e seu interior, não há paz para o ser humano se não for no senhor, pois o mundo é alegria que passa, é sorriso que fácil se apaga, porém a presença de Deus é graça, é felicidade que não se acaba, e felizes são os que dele se farta.
Não deseje dos prazeres do mundo experimentar, porque pode que você não mas consiga se salvar e depois quando despertar, já está tão afogado que não conseguirá mas voltar.
INGRATIDÃO NÃO
De todas as coisas que podem entristecer, sem dúvida a ingratidão é a principal que magoa qualquer ser, até Deus fica triste ao ver que agradecimento não existe por parte de quem ele amou sem limites.
Muitos não conseguem enxergar e de suas vidas reclamam sem pensar que há tantas pessoas em situações piores, quase morrendo sem pão para se alimentar.
O egoísmo destrói o coração, acaba com o amor ao próximo e com a compaixão, homens amantes de si mesmo, Dizem que o mundo está isso e aquilo, só sabem apontar o dedo, não vêem que são eles que fazem o mundo virar esse pesadelo.
Vamos parar de querer crescer, parar de querer o mundo inteiro, sem entender, que enquanto muitos estão jogando fora, outros não sabem o que vão comer, vivem jogados como pessoas sem valor, vivem por viver
#Por Cada Música#
Com o tempo percebo que tudo se torna um moinho de experiências e lembranças que a vida nos deu, cada tropeço bobo e cada erro repetido, tentando mais uma vez pular aquele degrau difícil de vencer. Sempre vem em seguida, será que aguento mais uma vez tudo isso? Será que isso vai mudar? Será que um dia eu vou mudar? Será que um dia vou acertar? Acreditar?
Vejo que isso tudo não passa de uma música nova, que vamos aprendendo durante o tempo o seu gênero, sua letra, sua coreografia e seu sentimento mais profundo alocado em cada verso. Vamos constantemente errar os passos de uma música sendo criada, contudo continuo levantando e tento acompanhar o seu ritmo, assim não será preciso aprender detalhadamente como ela foi apresentada, inventando passos bobos como de um bebê aprendendo a entender o compasso e ganho a minha própria coreografia, um balanço puxando os lados bem devagar ganhando cada detalhe de cada letra até o fim dessa canção. Cambaleio em seu refrão tentando cantar ao mesmo tempo a letra que já está em mim, mas acabo confundindo os passos, perco a coreografia e erro tudo mais uma vez quase chegando ao meu limite, com toda a perseverança e esperança, respiro fundo novamente e volto a música desde o início. Prestando atenção em todos os detalhes e para nunca mais esquecer onde falhei, sigo o caminhar delicado jogando o corpo como se tudo estivesse em completa sintonia no balanço, chegando refrão da melodia, sem perceber, tudo flui de olhos fechados me entregando a um breve e delicado sorriso de conquista.
Como os poemas, versos e poesias contidas a cada nota, vou preenchendo a minha vida com o ritmo criado por mim, uma dança na qual aprendendo a cada tropeço e soltando a voz a cada letra, completando o soneto perfeito para a canção que foi criada por aquele momento. Depois de muitas e muitas músicas inventadas ao decorrer dessa minha constante trilha sonora em construção, percebo a mudança dos ritmos durante os anos, mas a essência de todas elas se transforma em uma só, um só amor, vida e pessoa, entretanto no fim de tudo sempre contando sobre a uma só história por cada música.
Cresci vendo a desgraça do povo
Que se prende a padrões e destrói o novo
Que abandona o irmão em qualquer sufoco
Que te odeia pelas costas ,se dizem inimigos
Mas tu descobre que eram os antigos amigos
Triste ,saber que a maldade ainda existe
Que a desigualdade continua crescendo
Que o medo de evoluir persiste em manter o povo com pensamento pequeno
Eu pedi a lua me deram uma foto
Eu pedi a felicidade me deram a loto
Eu pedi justiça fecharam minha boca
Pois nesse país o justo é se prestar a escravo de gente louca
Não me faz recuar ,se é guerra vim pra matar
Se é morte meu futuro,que eu faça o presente meu lar
Fecho os olhos e posso enchergar
Minha visão é maior que meu olhar
Linhas da vida em branco esperam eu escrever minha história
No final não sei,derrota ou glória.
Como pétalas, minha menina se comporta.
Ao ventar, levemente ela dança,
balançando todo seu charme.
Na sua agitação, liberta-se para a vida e voa alto.
Do céu, começa a cair gotas de amor...
menina deixa escoar, sobre a sua pele, até absorver e fazer parte de si.
A minha menina tem um jetinho tão suave e no seu íntimo, alma é amor.
Não permita que as intempéries e ciladas da vida, consigam abater-te ou desanimá-lo. Viva cada dia como se fosse o único ou o último, dê valor a cada segundo de vida.
Agradeça sempre pelo dia que alvoreceu para os seus olhos.
Agradeça sempre poder repousar, fechando os seus olhos para novo despertar. Completando, dessa forma, o ciclo da vida passageira na Terra.
A vida e o jornal de hoje.
A vida só é uma incógnita para quem não sabe observar, entender e aprender, que cada dia pode não ser o melhor, mas será único.
E ler, é o melhor remédio para a gente se reinventar.
De uma rápida leitura no jornal tiro duas frases que podem me dar muitos dias de reflexão e assunto para muitos textos.
Poderiam ser até livros para os felizardos que sabem escrever.
Conheço poucas músicas do Tremendão Erasmo Carlos mas ele foi capaz de dizer na entrevista do jornal, que “agora, aos setenta e quatro anos me satisfaço com o que posso fazer.”
E assim deveríamos ser todos nós com qualquer idade. Por que exigirmos de nós mais do que o possível?
Logo em seguida uma frase da grande Fernanda Torres. “Por que ansiamos pelo novo que já nasce ruína?”
Tem gente que não lê, que não sabe o que os outros pensam, que não sabe usar umas palavras de alguém para complementar os próprios pensamentos.
Ler é viver reinventado, pronto para mais um dia que poderá não ser o melhor, mas será único nessa corrida curta que temos até o desconhecido.
E nada pode nos deixar entediados nem enfastiados, porque nada será como antes e breve não haverá depois.
Por quê ansiar pelo novo que já nasce ruína?
Eu me satisfaço com o que posso fazer.
O problema das pessoas é associarem todos os seus problemas a Deus, é acreditar que todas de errado que aconteceram na suas vidas é por permissão de Deus, "mas samir, um monte de gente morrendo, um monte de criança passando fome, um monte de gente sofrendo, cadê esse teu Deus?" Meu Deus está ao lado deles, assim como esta do meu e do seu, até a morte nos trás um propósito para viver, entendam, se algum dia acontecer um acidente com vocês, não foi por que Deus permitiu que acontecesse, foi culpa do homem, foi por inconsequência do homem, o homem é culpado pelas coisas humanas, Deus não interfere em nossas escolhas, se você sobreviver ao acidente é por que Deus permitiu você escapar com vida, ainda não era sua hora, Deus apenas corrigiu um erro humano (o acidente) entendam, Deus faz mais por você do que você possa perceber.
Pensamentos de um homem feito de estilhaços.
Samir Alves - Fragmentos da minha vida
Inspiração, Lalinha ♡
Certas pessoas
não fazem a menor diferença
em nossas vidas, tanto faz tê-las ou não por
perto. Por outro lado, temos as pessoas certas que
são essenciais para nossa felicidade. Pessoas
que nos querem bem de verdade e fazem toda
diferença em nosso dia-a-dia. Com o tempo,
aprendemos a selecioná-las:
Certas pessoas ou as pessoas certas?
Quais você deseja por perto?
Existem pessoas que vivem errando e até se acostumam com os próprios erros. Isso acontece em todos os sentidos da vida. É lamentável! Tais atitudes atrapalham crescer, evoluir, seguir em frente e dar a volta por cima. Às vezes, vivem rodeadas de pessoas negativas que não as apoiam em nada e só as puxam pra baixo. A bíblia diz: "Andarão dois juntos se acaso não estiverem de acordo?" É lógico que não! O certo a fazer é mudar a direção, tomar atitude e mudar o rumo de uma vez por todas. Seja em qualquer seguimento que for, é preciso mudança, olhar pra cima e colocar Deus no controle de tudo. Há pessoas que estão ligadas a você e que se tornam uma ponte negativa na sua vida. É por isso que vira e mexe alguém sempre termina sendo reconhecido pelos de fora. Todos vêem sua evolução, seu crescimento, menos aqueles que estão ao seu lado e muitas das vezes dependendo de você em tudo.
Ser escravo é viver preso a situações que não deixam sua vida seguir em frente. Tenho certeza de que dias melhores virão para os que decidem dar a volta por cima e começar de novo.
Sendo tu, que aos meus olhos então clareias
E eficiente faz bater meu coração
Já que és tu a descrita na canção
Como sendo a primeira e verdadeira
Então a mim, me ames de qualquer maneira
E que eu sinta em meu corpo teu calor
Mesmo que no final eu sinta dor
Utopia será de ti me separar
Pois não importa nossa forma de amar
O importante nessa vida é nosso Amor
Eu vou dizer pra ele
És o melhor que me aconteceu,
Eu vou dizer pra ele
Que todo meu amor é só teu.
Eu vou cantar pra ele
Seu amor veio me libertar,
Eu vou orar por ele
E a vida inteira irei te amar.
Entre olhares e palavras
O que desejo é uma vida,
Que nossos olhares e beijos
Nunca sejam despedidas.
Nos teus olhos eu encontro
A certeza de um amor,
Teu carinho me transborda
Tú és benção do Senhor!
Pra ele... S2
"O amor...
Ah esse sentimento quando é plantado em solo fértil, regado, podado e tratado com verdade, desperta o milagre da vida. Ele vai crescer, vai florescer, dar ramos, perder folhas e diferente das plantas comuns, após toda essa metamorfose de sentimentos, vai viver para a eternidade!"
Não deixe para amanhã que deveria ter feito a vida toda.
É um fio tênue que nos permite ir tocando a vida até encontrarmos a temida morte.
Um carro sem direção, um ignorante atrás dela, um escorregão de mau jeito, um mergulho no rio errado.
Rápida e nem sempre indolor, a morte não acrescenta, ela sempre tira. Tira de nós quem amamos e um dia vai nos tirar de quem nos ama.
Doenças novas ou hereditárias, Zyca, colesterol, o temível Alzheimer, tardam mas não falham e a vida ainda pode ser abreviada por delinquentes, que se dão ao luxo de gostar mais das nossas coisas do que nós mesmos, não exitando em tomá-las à bala.
Mas não devemos nos preocupar demais com as coisas materiais pois só vamos usá-las por um breve tempo, tempo que sobretudo não pode ser negado a quem amamos e por quem somos amados.
A vida deve ser mais do que trabalhar, dormir e sonhar.
Será que é preciso um susto para a gente acordar?
E tem o tempo que a gente reclama que demora passar até o final de semana, até chegarem as férias, o tempo que a gente quer que passe logo para chegar o dia do pagamento. Esse é o mesmo tempo que pode fazer falta afinal na nossa estada nesse mundo, tempo para a gente criar laços, tempo que não pode faltar para vivermos enlaçados.
A morte é o final de uma batalha sem trégua, onde o destino sempre ganha e a gente sempre perde.
Não perca tempo com o que tem pouca importância, faça agora o que deveria ter feito sempre, use bem o tempo, não deixe que no futuro você tenha sentimento de arrependimento por sentir que o seu tempo foi mau usado.
Quem pode me ouvir?
Sou um muro de lamentações
Algumas pessoas me procuram apenas quando precisam
Outras chegam a dar-me pontapés
Em contrapartida, recebo alguns abraços
Sim, são menos constantes,
Porém, mais valiosos
Não lamento pelo que me acontece de ruim
Mas agradeço pelo que me acontece de bom
Já ganhei mais flores que muitas mulheres
Sim, eu, um muro
Há quem me visite frequentemente
Desses, sou amigo íntimo
Alguns deles, ao se abrirem comigo,
Me agradecem
Pergunta-se por quê?
Eu não faço nada além de estar ali
Mas faço o que nenhuma outra pessoa faz:
Eu estou ali simplesmente para ouvir
Este é o motivo para me abraçar
As pessoas me abraçam
Sim, eu, um muro
Porque não encontram isso em nenhum outro lugar
Hoje triste eu escrevo,
pra deixar uma mensagem.
Se a vida tu desejas,
Se ligue nessa verdade.
Ela chega de repente,
não avisa e nem demora,
Deixa dor, deixa saudade,
deixa a marca e vai embora.
Leva alegria, leva alma,
Fica a saudade e o pensar,
A ferida e o vazio,
faz o mais forte chorar.
Mesmo incerta é uma certeza,
que já sabemos que vem.
Mas com a gente não acontece,
isso é sempre com alguém.
E pra não ficar incerto
e ser pêgo de surpresa,
aproveite enquanto vive,
mostre ao mundo sua beleza.
Faça o melhor,o diferente,
Com humildade e alegria,
seja feliz, pratique o bem,
seja noite ou seja dia.
Aproveite enquanto vive,
E viva sem vaidade,
desfrute das coisas simples,
viva a simplicidade.
E deixando coisas boas,
crie vivo seu legado,
pra que assim mesmo feridos,
todos levem o seu recado.
E por isso que eu te digo,
mesmo ferido e tocado,
como se amanhã fosse o dia,
Viva hoje, ame e se deixe ser amado.
A visão de quem senta na janela
A vida passa pela janela
Eu sentado e a vida passando
Na estrada, as linhas traçadas ao chão nunca terminam
Elas mudam de cor, de tamanho e de forma
Como as outras pessoas desta rodovia
Já nem sei quantas passaram por mim
Muitas parecidas
Todas diferentes
Cada uma com o seu destino
Ao contrário das linhas dessa estrada,
Elas têm um começo e um fim.
- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Textos para Refletir sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
