Textos de reflexão sobre a vida

Cerca de 57117 textos reflexão Textos de sobre a vida

Quando deixei de acreditar no amor, algo em minha vida mudou, você havia aparecido, confesso que fiquei com medo de acreditar que o amor poderia existir, más você me acolheu quando mais precisei, me fez sorrir quando eu estava a chorar e através dos seus olhos me fez e faz enxergar o mundo de outra forma. E hoje não sei o que seria de mim se você não estivesse comigo.
Meu amor, você mudou minha vida há vários anos, no momento em que te conheci senti que algo seria diferente. Os sentimentos, a alegria, a maturidade, a rotina, de alguma forma você alterou tudo isso, me mostrando que eu posso continuar sonhando em ser feliz sim. Só não imaginei que a mudança seria tão grande, que os sonhos deixariam de ser tão distantes...e é aí então que tudo isso acontece desde quando comecei a viver ao seu lado. Hoje sei que você sempre fez e faz muito mais por mim do que eu mesmo faria, que você esteve ao meu lado quando eu mesmo perdi a esperança em mim. Não imaginei que chegaríamos tão longe, mas chegamos e tenho certeza que nosso futuro está guardado. Temos um longo caminho a percorrer, um ao lado do outro!!!
Amor, Silvana, Preta... É assim que te chamo e assim que sempre vou te chamar!
Vc mesma Silvana, saiba que tu és a mulher que mudou e vem mudando a minha vida, pois antes sem vc eu estava perdido, com vc minha vida hj tem sentido, hj eu tenho norte e tenho direção (ainda que ande com a mente conturbada), que é crescer ao seu lado e construir nossa união e nossa família, com você eu só quero paz e um lugar para relaxar, eu te amo com tanta emoção que não cabe no meu coração!
Eu te peço que me perdoe em alguns momentos da nossa jornada, mil perdões pois sei que somos perfeitos, mas eu estou inteiro e de coração aberto sempre pra você, seja nesta vida ou em todas as outras que houverem... Eu e você somos que nem água e fogo, aliás melhor, terra e fogo, um muito quente e outro bem sólido vezes, mas mesmo assim nos intendemos tão bem que chega ser invejável a nós mesmo como conseguirmos isso. Eu digo que somos um casal perfeito, porque é assim que Deus nos fez. Conseguimos enxergar nosso defeitos quando eles procedem e nossas falhas, as vezes precisamos de ajuda mas sempre conseguimos de certa forma solucionar aonde está esses defeitos. Nós sempre estamos juntos e assim eu quero para toda nossa eternidade se for do seu querer e da vontade daquele lá de cima, gosto quando você diz "eu te amo até depois dessa vida" e mais que isso, quando mim abraça sem fazer ou dizer algo que seja além disso, essa frase ficou marcado em minha mente, já que você sempre questiona que eu não consigo guardar o que você fala, que dou apenas ouvidos as vozes, pois saiba que eu guardo sim e bem guardado.
Isso sim é amor de verdade, pois tu és minha flor, minha princesa, minha musa, minha Deusa, minha rainha, meu cheiro... Tudo que à de maravilhoso nesse mundo, eu tenho e enxergo em você (apesar de 99% das vezes não dizer mais, já que você não acredita). Eu te amo, te amo de uma tal maneira, que só quero ficar bem com contigo para que possamos curtirmos nossas vidas juntos e nossos momentos torná-los cada um deles único!
Como todo casal há conflitos mas eu acho que somos tão verdadeiros um com o outro que tudo se resolve. Posso ser chato, muito chato, mas é porque eu te conheço a cada dia mais e mais, e sei quando tu estás está agindo ou se comportando de forma diferente, principalmente quando estás triste e/ou magoada... Ahhh!!!! Silvana eu te conheço!
Eu sempre lhe quis desde a quando lhe vir por foto com sua filha pela primeira vez, ainda assim mesmo se você também fosse mim querer ou não. Me perdoe pelas minha falhas mas eu creio que sem a sua existência eu não seria nada e não teria um rumo nessa vida. Quero você para todo o sempre sendo meu eterno e único verdadeiro amor! Eu te amo minhaminha preta e saiba que nesta vida só vale o que tem, mas esse valor está além do ouro e da prata, afinal amar é viver e se vivo hoje como vivo, é por amar exclusivamente você!!!

QUANDO EU MORRER 🌻

Quando eu morrer, não chores
Eu não te poderei ouvir
Quando eu morrer, não peças perdão
Eu não te poderei perdoar
Quando eu morrer, não me tragas flores
Eu não sentirei o seu perfume
Quando eu morrer, não sintas saudades
Eu não as terei de certeza
Quando eu morrer, lembra-te
Dos momentos felizes
Serei uma poesia no teu coração
Quando eu morrer, não chores
Não lamentes a minha partida
Quando eu morrer não chores
Olha que o Outono leva as folhas
E eu vou florir no próximo Inverno
Quando eu morrer não chores
Porque eu serei eterna em teu coração
Quando eu morrer meus amores
Eu estarei em paz com Deus.

A boca fala aquilo que o coração ta cheio.
Que seus lábios falem apenas o que Deus planta no seu coração,
não o que o inimigo soprar em seus ouvidos.
Que você viva para Agradar a Deus,
não as pessoas.
Porque é Agradando a Deus, que as pessoas que verdadeiramente te amam,
se aproximarão e permanecerão.
Não viva de aparência,
vivendo assim, você só engana a si mesmo.
Porque Deus vê o seu coração.

Jamais se envergonhe do Deus que te formou,
Para que Ele não se envergonhe de você diante Dele.
Você precisa ter orgulho do Deus que te criou
e parar de viver para agradar quem não sustenta
sua vida, nem fornece o ar que você respira.

Acorda... sua vida é limitada.
Deus não!

Vou te contar um segredo
Um sentimento que não é só meu
Relata meu medo
De quem vive e já viveu
Medo da literal morte
De contar ou não com a sorte
Da morte em vida
De não ser a preferida
Medo de não saber fazer
De fazer acontecer
De nem ao menos tentar
Da derrota sem lutar
Medo dessa que chega: a idade
Da dor da saudade
De se adaptar ao novo
De começar tudo de novo
Medo de mim
Medo do fim
De não saber como vai ser
De não pagar pra ver
Medo de olhar pra trás
Invejar quem faz
De descobrir que morreu
Mais do que viveu
Medo do futuro
Das vezes em cima do muro
De tarde demais se arrepender
Do tempo que deixou de viver
Medo de falar
O que era pra calar
De magoar
Com palavras sem pensar
Medo de realizar os sonhos
Mesmo os mais medonhos
De cansar de esperar
Por mais uma chance de amar
Medo de confundir tudo
Com essa loucura que é o mundo
De me perder pelo caminho
Esquecer a importância de um carinho
Medo de viver sem razão
Magoar meu coração
De me ver perdida
De não curar minha ferida
Medo, medo, medo de toda essa loucura que é viver

CICLO DO PÓ

Do pó ao poder
Do poder ao pó
Não há para onde correr
Pois o ciclo termina no nó.

O rei e o mendigo
São tão iguais,
Calçada, castelo e abrigo
Futuro pó e nada mais.

Pó que vida se forma
Sonho que o sonho sonhou,
Vida que ao pó retorna
Pois termina onde começou.

Do pó à vida
Da vida ao pó,
Não há outra saída
Pois o ciclo termina no nó. (pó)

É PRECISO PERMITIR

É preciso permitir...
Que as coisas lindas aconteçam,
É preciso compreender,
Que a chuva lava a alma
E que é importante ela cair.

É preciso permitir...
Que a felicidade bata a sua porta.
É preciso compreender,
Que a felicidade não gira a maçaneta,
Quem decide se ela entre ou não, é você!

É preciso permitir...
Que tudo tenha o começo,
É preciso compreender,
Que os começos são todos lindos!
E que o verdadeiro encanto está
Em saber continuar...

É preciso permitir...
Que quando o tempo não for de sol,
Aproveitar a chuva pra lavar a alma:
É preciso compreender...
Que casa limpa renova esperança
Fortalece o amor e a paz gera felicidade!

O Caos do (Meu) Mundo

Vejo, pela varanda da vida, o mundo transitar confusamente por mim. Eu sigo acumulando novos hábitos e com o pensamento obsessivo de um dia ser imutável. Porém, espero que as experiências me mostrem o valor da flexibilidade, que as fotos tiradas com o olhar não se desbotem e que a paz deixe de ser horizonte, porque não quero mais vê-la se afastar quando penso estar mais próximo. E assim, conseguir – por uma noite inteira – dormir tranquilamente aqui, nesta varanda, frente ao caos do mundo em minha volta, simplesmente por ter aprendido a controlar este caos do qual eu mesmo acabei criando.

Folha Morta

A manhã de outono, varrida pela ventania, anunciava o inverno que daqui a pouco chegaria, o salgueiro quase desfolhado, um estranho "Ser" parecia, já era tardinha e sua última folha caia.

Outrora verde, macia, agora, sem vida, sem cor, a última folha morta, do salgueiro se despedia, sem destino certo, levada pelos ventos, perdida entre prados e cercanias, uma nova história escreveria.

Nessa viagem que a vida é, nas breves paradas, transformada, muitas coisas viveu, a folha morta, da chuva o besouro protegeu, um casulo em sí, a lagarta teceu, com outras se juntou, o ninho da coruja se formou.

Folha morta largada ao léu, entre a terra e o céu, se fez leito pro viajante errante que sua amante deixou, amanheceu o dia, o vento que nada sabia, pra longe a levou, a folha morta, do salgueiro lembrou.

Nessas andanças, arrastada de lá pra cá, a folha morta seus pedaços, aos poucos perdia, não reclamava, ela sabia que outras vidas servia, lá no fim da tardinha, solitaria, em algum lugar se escondia.

Ela mesmo morta vivia, levada pelos ventos pra casa voltou, debaixo do salgueiro, em mil pedaços se deixou, adubando a terra, o salgueiro alimentou, na sombra frondosa sua história terminou.


Autor
Ademir de O. Lima

OFFLINE

Virtualmente esbanja sutileza
E gratidão em uma vida repleta
De artimanhas superficiais na
Tentativa falha de alimentar
O bom espírito. O ego.
Online para o status que acredita
Futilmente em ser o ápice da sua
Fortuna. Offline para a sua
realidade e aquela que acerca.
Offline de sorrisos sinceros,
olhares memoráveis e sentimentos
Que acalentam a alma. Infelizmente
Estão preferindo a luz artificial ao alvorecer, e talvez seja tarde demais
Para recarregar a sua autêntica bateria...

Amor e Vida

Esconde-me a alma, no íntimo, oprimida,
Este amor infeliz, como se fora
Um crime aos olhos dessa, que ela adora,
Dessa, que crendo-o, crera-se ofendida.

A crua e rija lâmina homicida
Do seu desdém vara-me o peito; embora,
Que o amor que cresce nele, e nele mora,
Só findará quando findar-me a vida!

Ó meu amor! como num mar profundo,
Achaste em mim teu álgido, teu fundo,
Teu derradeiro, teu feral abrigo!

E qual do rei de Tule a taça de ouro,
Ó meu sacro, ó meu único tesouro!
Ó meu amor! tu morrerás comigo!

Hoje me falaram você está frio.

É, eu não sei exatamente o que está acontecendo.
Ao mesmo tempo que sinto minha mente em plena expansão, meu corpo para.
É inacreditável, porque não existe bem palavras. Não existe sono, nem vontade de fica parado.
Penso no isolamento como solução, no entanto estou errado. E nem quero,
porque suas necessidades mudam com o tempo. Se antes gostava de ficar imerso no silêncio, hoje é desgastante. Porém, pode ser que tenha criando um laço de dependência emocional com pessoas. Preciso romper com isso, mas apenas tenho vaga noção de como fazer.

Eu sinto que a vida me zoa.
Ela sempre acha algo para me botar para baixo.
Tenho medo de que ela me destroa.
Sinto-me prisioneiro do diabo, cujo qual seu servo é o carrasco.

Tenho ódio dela às vezes, pois a acho muito injusta.
Os espíritos ruins que vivem dentro de mim são os que a desfruta.
Mesmo assim continuo na luta.
Para que um dia meus anjos os destrua.

Quem sou Eu?

Sou a fagulha de um corpo celeste na imensidão do infinito.
Sou os raios de sol que penetram sua pele e vagam pelas entranhas do seu corpo até penetrar seus ossos.

Sou átomo, Sou célula,
Sou alma, Sou matéria,
Sou vida, Sou morte,
Sou azar, Sou sorte,
Sou preto, Sou branco,
Sou anima, Sou animus,
Sou Yin, Sou Yang,
Sou ser hermafrodita,
Sou onda, Sou partícula!

Sou a água que nutre a terra seca,
Sou o fogo que aquece do frio,
Sou a terra que faz brotar novas vidas,
Sou o ar que condensa e faz regar.
Sou dias de sol, Sou dias de chuva,
Sou a luz que brilha no meio das trevas,
Sou Super homem, Sou Mulher maravilha.

Sou a força de todos os orixás,
Sou Buda, Sou Krishna,
Sou Jesus, Sou Maria,
Sou puta, Sou santa,
Sou adulto, Sou criança,
Sou mulher, Sou homem,
Sou loba, Sou lobisomem.

Sou o Sol que brilha por trás de noites sombrias.
Sou fera, Sou leão,
Sou a força que rege toda uma nação.
Sou Universo, Sou multiverso,
Sou Terra, Sou lua,
Sou Iansã, sou Tranca Rua.
Sou página em branco,
Sou pena e tinta,
Sou a história que reescrevo a cada dia.

Nós e as Flores

Flores,
tem tantas curvas e tanta perfeição
mesmo assim sua simplicidade é abundante!

Flores,
vocês me fazem pensar
que o seu valor está no pouco tempo
de vida que tens!

Somos assim também
nós humanos somos simples
mas as vezes nossa vida é cheia de curvas.
O que nos falta é saber
valorizar o pouco tempo que temos nessa Terra!

No calendário da roça, vida e morte são
como mudanças de estação.
Um dia a gente floresce,
no outro, aduba o chão.
Já se sabe o bom caipira
que para tudo se fez um tempo.
Desde o sol, que nasce bem cedo,
até o sopro do vento.
Mazzaropi nasceu, viveu e morreu.
Cumpriu o ciclo da semente.
Deitou-se na terra,
abastado de riso e de vida,
e descansou de ser vivente.
("Mazzaropi, um jeca bem brasileiro")

Sei lá o amor é um sentimento estranho quanto menos você espera ele te surpreende, aquele momento de tristeza que existia por um longo tempo ele para de te incomodar parece que a mente produz anticorpos contra esse tipo de sentimento, me sinto lúcido até bem nessa questão, às vezes me pergunto se estou fazendo a coisa certa porque eu sei que a pessoa não sabe que eu gosto dela e meu medo de chegar e dizer é muito grande de chatear a pessoa, penso eu que o coração é mais do que blindado pra a aguentar tantos altos e baixos, pois quando falo em amar eu falo em amar de verdade sentindo a dor do outro chorar com o outro sorrir com o outro às vezes a tristeza vai vir mas nunca devemos largar a mão do outro, é apoiar quando necessário e etc.
Quando eu digo pensar no outro é viver sim a vida dele(a) mas num bom sentido com pensamentos bons voltando-se para o bem do outro, sempre ajudar o outro, às vezes nem sempre os casais são unidos de verdade sempre há alguma coisa que os separa, eu quando poder contar pra pessoa eu quero ser fiel até meu último dia na terra quero poder entregar meu amor meu carinho meu abraço pra essa pessoa e tudo que eu puder fazer de melhor para ajudar o relacionamento, mas eu não só penso no amor de casal mas sim penso no amor geral amar tudo e todos respeitar tudo e todos, uma coisa também que penso é eliminar toda hipocrisia do meio que vivo para sim viver a verdade, porque ela traz o bom convívio
entre todos em modo geral.

RENOVO (soneto imperfeito)

Quisera eu o dissabor fosse menor
que os dias tivessem só harmonia
acalmando meu coração tão aflito
e na convicção ter dito: obrigado!

Quisera ser no fado um reto caminho
de suavidade, além do fatal conflito
necessário pra evoluir na infinidade
do, porém, e portar afeto bem intenso

Quisera que o imenso dom do viver
na magia do é e ser, encantasse
pra eu mergulhar nas glórias da fé

E assim, como errante e reles mortal
no final, o ardor da esperança restar
e todo dia, fosse, renovo neste amor!

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Julho de 2016
Cerrado goiano

VIVA

Uma pessoa, um ser
Uma alma que habita em você,
Se não souberes viver
A melhor opção é aprender,
Pois se morreres
Os teus amados, ficaram para traz.
Sem nada,
Sem amor,
Por isto, eu o digo,
Aprenda a viver,
Pois se morrer,
Serás mais um sem vida,
Mais um sem valor...

( Meu primeiro poema ) 02-08-2010

SONETO RESOLUTO

Daí ter que ter decisão, se desejais
Não deixai o sonho vivo na solidão
De que vale de a felicidade ter fração
Se sentado estás na beira do cais

Do anseio e da fé não se abre mão
Qual rumo tiveres, quantos e quais
A sorte conquistada vale muito mais
O que tem importância é a questão

Se contra o vento estão os seus ais
Arremesse as ilusões do coração
Semeie as quimeras de onde estais

Então, só assim, o viver terá razão
Daí o que tu queres, dará os sinais
E numa proporção, terás realização

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
08/08/2016, 06'20"
Cerrado goiano

Somos iguais
Nós seres humanos somos todos iguais
Certas pessoas podem até discordar desse tipo de pensamento, mais pelo fato de alguém chamar o outro de mentiroso, falso, corrupto,pau mandado,honesto e outros adjetivos.
Más tudo isso é verdade todos nós somos assim, mentirosos,corruptos, honestos e etc
Alguns de certa forma diferentes, outros nem tanto
Mas oque estou querendo dizer é que todos nesse planeta são assim, são iguais em quase tudo, ate mesmo eu que estou escrevendo esse poema que mais parece um texto

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp