Textos de reflexão sobre a vida
A vida
Viva a sua vida como se fosse a última
como se fosse a única
como se fosse sua a vida.
Viva-se
como se seu fosse
esse ar que envenena os teus pulmões.
Como se seu fosse
esse sopro que carrega no peito
e que faz pulsar o teu coração.
Viva a sua vida
antes que seja tarde
antes que passe do ponto.
Viva o desencontro
os desamores
os reencontros.
Viva! Apenas viva
os momentos
a falta de tempo.
Viva as amizades
viva a cidade
viva o campo.
Pare de se lamentar
e viva a sua vida
antes que seja tarde!
Enquanto aguarda na fila do banco, do ônibus, do supermercado...
acene com um sorriso para as pessoas que estão a seu lado
seja cortês.
Assobie no trânsito engarrafado.
Na praça, dê milho aos pombos.
No parque, não sinta vergonha...
desfrute da emoção de andar no pedalinho
na montanha russa, na roda gigante.
Vá ao mercado municipal nos dias de domingo
e compre os temperos que quiser
experimente novos sabores.
Mostre-se sem se exibir
não se torne invisível - desinvisibilize-se
torne-se acessível, imprescindível, indispensável.
Acorde cedo
durma tarde
veja as luzes da noite se apagarem
e as do céu se acenderem.
Veja o que antes não podia ver
não queria ver
não se permitia ver.
Olhe o mais longe que os seus olhos alcançarem
deixe que seus olhos se percam no horizonte
sem censura prévia.
Viva este instante de segundo próximo
sinta o ar, entrando por suas narinas
tornando-te mais confiante, mais vivo.
Aproveite este instante, pode ser o último!
Pode até parecer pouco...
Mas também pode ser que não hajam outros.
Penúltimas palavras
Eu tive urgência em viver. Eu não sabia quantas bocas, quantas festas, quantos abraços e muito menos quantos "eu te amo" ainda me restavam. Tive muita, muita pressa em ser feliz. E sinceramente? Até hoje não sei se fui ou se fiz. O que é ser feliz? Passei a vida buscando algo que nunca soube o que era. Só sabia que deveria buscar, ir a luta, procurar. Por tantas vezes. Por incontáveis vezes, me senti com saudade de casa, de lá, do que eu não lembrava, mas sentia vibrar dentro de mim como se me chamasse. Uma estranha no ninho. Era assim que me via. Nada se encaixava, nada me supria, tudo me transbordava. Sensações que não sei explicar, certezas que povoaram minha vida. De uma coisa estive certa...Meu fruto, meu caminho, meu guia. Amor que dói por ser tão grande. Tive urgência em viver com ele. Quis aprender com ele. Passei a viver por ele. Tive urgência em viver, pois precisava um dia voltar. O que me prendia, sei que verei um dia... Tive urgência em viver! Tive urgência em voltar!
Onde calam todas as coisas
Calam as rochas
aos pés da montanha.
Cala-se a morte
diante da vida.
Calam-se o sol
diante da lua
e a lua
diante do mar.
O mar cala-se
nos braços do horizonte.
E o homem nos braços da mulher
tende a se calar.
Cala-se a fome
com um pedaço de pão
e a sede
com uma taça de vinho.
A alma cala no corpo
que por sua vez,
cala na terra
a sete palmos abaixo do chão,
sob um pé de manga rosa.
MUITO BOM CURTIR A VIDA E VIVER FELIZ SEMPRE
Parece que o mundo anda apressado
Meio disparado
E nem sabe para onde vai.
Aceleraram na razão...
Esqueceram a emoção
Em algum lugar...
Vamos lá
Hora de relembrar
O que é amar:
Amar é um toque
Na fala
No olhar
No vento
No silêncio
Puro sentimento.
Um brilho que nos faz parar
Querer ficar
E apenas sentir
O que paira no ar.
Amar é ver a beleza escondida
Onde ninguém mais vê!!!
Não me toque
posso te queimar
Não me beije,
Posso te envenenar
A vida me fez assim
Estou sempre na defensiva
Por favor não ria de mim
De repente uma fera me domina
talvez não queira me ver assim
Mas se você curar meu coração
Talvez meu veneno se torne mel
E o ódio que queima se torne paixão
Recompensaria-te levando até o céu
Mas nem venha me procurar
Se não for para ficar!
Estranho saber que tudo aquilo que eu sentia era amor, e mudo fiquei por algum tempo. Eu não dizia que te amava porque pra mim a palavra amor só se encaixava na poesia. Amor não era dizer, amor era sentir. E foi você que me ensinou a desatar os nós, que trouxe palavras a minha boca, que me deu algum motivo, que trouxe toda alegria para esse espaço que esteve vazio até a sua chegada.
Meu amor estou trancado em todos os nossos abraços e nunca preparado para nossa despedida. Nossa historia nunca ficará velha. Ela nasce e morre "todos os dias" dentro de mim.
Só você soube pintar um sol naquele cinza pra me oferecer alguma luz.
Você não é a minha terceira, nem a segunda opção. Você é a minha escolha. E amanhã quando eu acordar vou te escolher novamente.
Te Amo.
Vida Imperfeita
Nunca fui perfeito e nem tento ser
nunca fui igual aos outros e isso você tem que entender
Meus sonhos sempre corri, com muita dedicação atrás
e vivi coisas sem sentido que hoje não vivo más.
Eu não sei porque pessoas me julgam sem me conhecer
talvez seja inveja e isso eu não tenho como saber.
Conquistar diversos sonhos apenas com a força de vontade
e jamais ter raiva de ninguém, e viver sem nenhuma maldade.
Querer a felicidade dos outros, mesmo sem ter a minha
e alcançar novos reinos em busca de uma nova rainha.
Ainda continuo imaginando um mundo sem nenhum tipo de maldade
onde as pessoas vivem em paz, apenas em busca de tua felicidade.
Mais eu ainda continuo me lembrado de tudo no meu passado
pintando coisas novas, em busca de um perfeito retrato.
E ainda assim, eu realmente não sei como pude ir tão longe
nessa minha vida imperfeita onde os meus sonhos se escondem.
O BELO
A Floresta me basta.
Não que seja o lar,
mas ela é veicu-lar.
Não basta eu entrar na floresta,
ela tem que entrar dentro de mim.
Desta forma eu encontro a paz
e com a paz dispenso os meus sentidos.
Os sentidos não fazem sentido.
Não confuda um poeta com um buda.
Um buda é um poeta, cuja vida virou poesia,
mas um poeta é alguém que se ilude com a beleza.
A beleza é uma ilusão,
pois a visão pode acabar,
e os ouvidos podem falir.
Então não haverá
o belo meneio das folhas luminosas
nem se ouvirá os sons do bosque.
Como saber se a ipoméia
e as hortências
ficaram azuis?
A função da floresta é me
conduzir ao vazio,
um vazio sem sentido algum.
"Não procure me odiar, procure viver, procure a mudança que você procurou fazer em mim, procure viver, procure se divertir, procure amar, procure sorrir.
Um pensamento, uma ilusão hoje é momentânea, procure o que te faz bem, mas não procure o que satisfaz o hoje, com o pensamento de que satisfará teu ego futuro, procure o novo. O velho é passado, o velho passou, e se passado fosse bom não era passado, e se boas lembranças restam, guarde-as, mas procure desapegar do passado, viva, sorria, reflita no que te faz bem, mas não me odeie por viver, não me odeie por sorrir, não me odeie por amar a vida, não me odeie pelo passado, presente ou futuro, mas compreenda que o que passou, passou, e amanhã, logo mais, na hora do almoço, nessa tarde, naquela noite, um novo sorriso, uma nova oportunidade, vai se abrir, pra você, pra mim, pra nós, a nós, a eles e a todos aqueles que estiverem dispostos a sorrir, sem odiar, a mim, a você, a eles, pelo simples fato de que cada um destes personagens escolheu o melhor, viver, sem mágoas, sem rusgas, sem ódio, viver de risos e sorrisos, viver da simples e pura alegria da vida."
Por caminhos e estradas, seguimos sempre peregrinado, não sabemos nosso destino e vivemos sem conhecer o que haverá em nossos próximos passos.
Por caminhos e estradas, encontramos o imprevisível, pode-se ser algo ofensivo, mas também algo maravilhoso.
Por caminhos e estradas, buscamos nossos sonhos, sempre com a esperança e contando com nossa garra de lutar pelo que eis tanto sonhado.
Mas é pelos caminhos e estradas que conhecemos o amor, expresso por diversas formas, que nos marca de diversas maneiras, nos trazendo o verdadeiro sentindo de continuar a nossa caminhada.
Foi entre caminhos e estradas que encontrei uma pedra valiosa, uma rosa bela, um tesouro incomparável, poderia haver muitos mais outras definições, mas foi exatamente peregrinado pelo caminhos e estradas da vida que te encontrei e hoje aqui estou a te declarar todo o meu amor!
Aprenda com a Vida
Se você se permitir a aprender a vida tem muito que lhe ensinar. A faculdade da vida é extensão e não te deixa em recuperação, você não precisa estudar como em provas de fechamento de semestre. Ela é fácil e precisa apenas de uma lição para torná-la evidente nos seus pensamentos: Vive-la. Ela não vai te julgar pelas suas manias tolas e muito menos das suas grandes vitórias. Ela não vai fazer nada!
E com esse tempo se você se permitir, vai perceber que a vida não tem culpa de seus tropeços e nem te aplaude pelas suas vitórias e nem das suas desilusões em confiar no outro, ela vai sempre questionar-se da seguinte forma: É problema seu!
Somos covardes diariamente em colocar a culpa na vida, ou no fulano e principalmente no próximo, raramente reconhecemos que a culpa e o erro foi nosso, ou melhor, nunca reconhecemos que nós fraquejamos e que somos humanos. Com a vontade de acertar sempre nos esquecemos de viver o natural e com a ansiedade criamos expectativas em cima da vida que nem sempre vai ser aquilo que esperamos que fosse, criamos expectativas nos outros para termos um motivo a que reclamar no final de uma conversa. A vida é bela, ela é meio desastrada, ela é meio perdida, ela é meio triste, ela é meio tudo. Mais ela é inteira você, é você o grande maestro disso tudo é você que coloca o significado que quiser naquilo que compreendeu. É você, somente você, aprenda com a vida que o tempo não cura saudade, aprenda com ela também que amor não é pra vida toda e nem para eternidade, isso é nota barata. Aprenda com a vida que o amor é um símbolo tão belo quanto a nossa existência e não tem validade. Aprenda também com a vida que o tempo é o senhor da razão mais a única pessoa que poderá compreender é você.
Aprenda com a vida que o tempo é o instante que vive e que o amanhã realmente não existe. Aprenda com a vida que a pessoa que você acha que pode estar gostando de você só está sendo ela por algum tempo e que você é o único ser capaz de fazer dar certo – ou não. Aprenda com a vida que não existe o melhor emprego, mais que existe o tempo certo para tudo. Aprenda com a vida que desilusões sempre existem mais que o amanhã é o tempo do hoje e as conseqüências sempre virão. Aprenda com a vida que o tempo certo para viver foi o ontem e que a promessa que você fez com o tempo sumiu com o próprio tempo pela incapacidade de compreender que nem tudo é perfeito. Aprenda com a vida que com o tempo sua memória vai ficar escassa e que é melhor fazer de tudo que tem vontade antes que esqueça. Aprenda com a vida que namorar alguém por seis ou quatro anos não significa que essa pessoa vai passar toda eternidade com você.
Aprenda com a vida sobre ficar com alguém e principalmente: Aprenda a não criar expectativas nos outros, pois o tempo mostra tudo ao contrário do que pensamos. Aprenda com a vida que ficar sozinha é o melhor remédio para o tédio e que tédio nem sempre é curada co ma companhia de alguém, basta a sua. Aprenda com a vida que viver custa barato, mas com o tempo você se compromete a dar o valor exato de cada momento. Aprenda com a vida que seus pais não podem estar mais presente no amanhã e que dizer “eu te amo” hoje pode salvar todas as magoas e tristeza com todos. Aprenda com a vida que inimigos nunca irão existir, o que sempre vai existir é a incapacidade do seres humanos perdoarem uns aos outros.
Aprenda com a vida que não importa quanto tempo você demore em compreender algumas pessoas não notam que você existe ou não fazem questão da sua presença. Aprenda com a vida doar sem receber, pois doar é o ato mais lindo que você poderia ter. Aprenda com a vida que traição nunca vai existir entre casais, caso não aja mais amor o que existe é falta de fidelidade. Aprenda com a vida que coragem não significa enfrentar o medo, mas sim ter força suficiente de viver. Aprenda com a vida que erros sempre vão existir mais que assumi-los pode ser o caminho mais curto para o acerto. Aprenda com a vida que família significa união e partilha, ou seja, você tem que se doar também. Aprenda com a vida que ajudar quem precisa é honroso e que o valor recebido é a sorriso do próximo. Aprenda com a vida que Deus existe e que lembrá-lo apenas nos momentos difícil não significa ser infiel, mas sim, uma certeza que você tem que ele é o caminho a verdade e a vida. Aprenda com a vida a viver e ser você, assim conquistará muitas coisas.
Aprenda com a vida que violência sempre vai existir e que o mundo poderá um dia ficar fora de controle, porém a solução está dentro de você na divulgação da palavra amor e fé. Aprenda com a vida que a morte é dolorida para os que ficam e felicidade para os que vão. Aprenda com a vida que o termino de uma união pode ser a solução de novas felicidades para com o próximo que tanto ama.
Aprenda com a vida que o que você acha é apenas o seu achar e nada mais. Aprenda com a vida que sempre, vão existir os dois lados da moeda e você é responsável por reconhecê-los antes de julgada de sem valor.
Aprenda com a vida que é o tempo e não você que vai dar sentida as coisas e que viver é o ato mais difícil e que realmente algumas pessoas apenas existem. Aprenda com a vida que aprender se leva tempo.
Erik Vinicios
Porquê em nossas vidas nos deparamos com pessoas que têm maus olhos, que julgam pelo que "acham" que vêem?
Porquê existem essas pessoas que biblicamente são chamadas de "raça de víboras"?
Não dá pra aceitar!
Mas se elas não existissem não conseguiríamos vencer os obstáculos causados por elas. Não buscaríamos forças para vencê-las.
E talvez muitas dessas pessoas "vivem o que não vivem".
AOS MEUS AMIGOS
(Rayme Soares)
Tenho grandes amigos
Amigos que tornam o caminhar leve
Entornam suas alegrias, suas verdades
Amigos que fazem, eternos, momentos breves
Tenho vívidos amigos
Que me desancoram com gestos sãos
Ensinam e alertam, mas não subjugam
E momentos outros são apenas vãos
Tenho nítidos amigos
Por mais efêmera que pareça a vida
Infinitos laços que abraçam
Tenho humanos amigos
Para os quais não me recolho
Mas apresento-me inteiro pra lida, na lida
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que são nas coisas mais simples da vida, que estão os momentos mais importantes.
Ela vai te ensinar, a não pensar demais, jogar fora o guarda-chuva, acabar a timidez, conversar mais do que permitido, tomar banho no rio.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, a rir de todas as coisas esquistas da vida, e principalmente, não ligar para o que os outros pensam.
Namore uma mulher, que sorria, mesmo sem fazer nenhum som, de uma forma totalmente louca, você vai ter vontade de abraça-la.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que ser sério não tá com nada, a seriedade é duvidosa, a alegria é interrogativa.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que paixão e satisfação caminham de mãos dadas.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, a ser imprudente, porque, se andar sempre em linha reta, não terá historias para contar.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, a chorar nos filmes bobos. E dormir, nos filmes chatos.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que ninguém, deve julgar seus defeitos.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, por mais que voce esteja sofrendo, um sorriso, sempre alivia um pouco.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que as vezes, é preciso chorar, porque, se você procurar felicidade eterna, não encontrará.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que amor não precisa de papel assinado.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, a não arrumar a casa na segunda-feira, não sofrer com o fim do domingo.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa.
Namore uma mulher, que sorria.
Ela vai te ensinar, que as mulheres, não são frágeis.
Elas só querem, alguém para sorrir junto.
Eu não sei porque a minha vida é tão cheia de Déjà vu...
Déjà vu... Déjà vu... Déjà vu...
Eu acho que eu não mereço isto em momento nenhum e nunca mais.
Acho que eu já paguei todos os erros das minhas outras encarnações, e tenho a plena certeza que Deus merece me dar uma chance verdadeira para que eu possa ser feliz.
Ano novo vida nova!!!!
E sem Déjà vu....
Deus vai me abençoar e vai me proteger de todos os "Déjà vu".
Cláudia Leite S.
Não desperdice seus dias por motivos atoa, preencha sorrindo...
A vida sempre nos coloca obstáculos em nosso caminho para nos
parar. Não se deixe vencer, erga a cabeça e acredite, somos
capazes de coisas incríveis só precisamos acreditar.
A maior bênção não é aquela que cai dos céus e nos é dada, mas
é a felicidade que cada um de nós é capaz de gerar para si próprio.
Quando a flor desabrochou, descobriu que a vida era muito mais bela e intensa do que descrevia o poeta que por ali passava. Também descobriu que nenhuma das lamentações que ouviu era capaz de descrever as inevitáveis dores e sofrimentos dos viventes. Ao desabrochar compreendeu que nenhuma palavra era tão profunda e grande o suficiente para caber nela um sentimento. Percebeu que nenhuma melodia era capaz de conter toda a felicidade e admiração que a vida lhe provocava. E que nem os mais habilidosos oradores seriam capazes de prepará-la para os dias de tempestades ou para os abruptos cortes.
Descobriu assim, que a vida extravasa de tantas as formas, pois é maior, mais preciosa e bela, do que qualquer poesia, música, dança ou pintura. E por a vida ser mais, ela jorra pela arte
Do que é feita a vida?
Pra mim é feita de momentos, de encantos e delicadezas, de carinho e sorrisos, de simplicidade e humildade. A vida é feita de gente como a gente que ama sem ter medo, que vive sem restrição e que se entrega de corpo e alma em busca da realizaçaão dos próprios sonhos. Priscilla Rodighiero
Pessoas entram e saem em nossas vidas
Às vezes aprendemos, às vezes ensinamos;
Natural serão os fatos, triste será a saudade
Grande se tornará as lembranças, o ar de nossa história;
Desculpas no passado, promessas para o futuro
Sempre existe uma luz no fim do túnel;
Escrevendo sobre lágrimas, um personagem borrado
Um novo livro se tornou meu aliado.
Não fuja se não for do mal
Corra atrás da sorte
e veja um novo normal.
Troque os clichês por novidades
e as novidades por novas idades.
Escute viciosidade, mais viva exclusividade
Nada tão normal que viver nova rotina
Diferenciar o dia a dia.
Sorvete de flocos,
chocolate com menta,
tudo do bem bom para comer.
Ver as estrelas de madrugada,
acordar no amanhecer,
nada tão gostoso que a vontade de viver.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp