Textos de reflexão sobre a vida
Ao longo da vida tenho aprendido que nada é tão ruim como parece. Quando as coisas parecem ser irremediáveis, precisamos crer na soberania de Deus. Satanás, nosso maior inimigo, sempre ataca alguém que está para receber alguma promoção. Há o ditado que diz que ele é o “trombeteiro da bênção”.
Às vezes precisamos de um tempo para colocar a mão na consciência e pensar se estamos, realmente, indo pelo caminho certo da vida. É tempo de deixar as coisas vazias de lado, de aproximar das pessoas que importam, e deixar para trás inúmeras que não te acrescentam em nada, fazer o que vale a pena, procurar amenizar nossos defeitos, ajudar o próximo, beber menos, viajar mais, valorizar-se... Tempo de se renovar!
Ter o cuidado de lembrar o ponto de partida não é apenas ter gratidão com pessoas que fizeram parte da trajetória. Mas é também passar por um processo de autorreconhecimento. Valorizar as suas ações, momentos abdicados, dedicação aos estudos e as muitas horas trabalhadas por dia. Ser reconhecido do lado de fora: isso é orgulho. Ser reconhecido do lado de dentro: isso é paz de espírito!
Talvez seja estranho o seu jeito, seu senso de humor diferente dos demais, seu sorriso sincero mesmo levando uma vida triste e a capacidade de não desistir mesmo quando tudo pareça perdido e escuro, nos reinventamos e moldamos cada pedaço do nosso ser para não sucumbir ao tédio e desespero da vida.
Precisamos compreender que nossa passagem é muito rápida e não nos dá o direito de ficarmos murmurando por coisas que não temos ou não conseguimos obter, na vida tudo tem seu tempo certo e as coisas não dependem só de nossa vontade, as vezes aquilo que achamos ser o ideal para nós na visão divina será uma instrumento para nossa decepção eterna, não trate as coisas com os olhos da matéria que conduz sua alma e sim pelos olhos daquEle que sabe todas as coisas que certamente só quer o seu bem.
Já pensou que algumas coisas nunca mudam? Você apenas passa a compreendê-las de outro modo enquanto se tornam imutáveis na sua mente, mas mudam constantemente os seus sentimentos e nos sentidos que lhe trazem, é como olhar para a calmaria da noite e a euforia causada ao encarar o luar, é um olhar para si próprio como também enxergar aquilo que o rodeia e como você muda com o passar do tempo.
O grande desafio da vida é encaixar nosso exclusivo mundo interior em um compartilhado mundo exterior. Encontrar nosso espaço, o prazer da identificação. A dica é empreender a sua exclusividade com reciprocidade, ser um ponto de inspiração. A regra é compreender o que é necessário. O grande exemplo é o tempo que, além de justo, é imaterial, portanto, feito de experiências, interação.
As vezes faz muito sentido, nada ter sentido, ir pelo anti horário, do presente ao passado, de Z a A, ver um trem andar de ré, saber que a mosca tem radar e avisará que em sua sopa vai sentar etc....porque a vida e a morte, quantas vezes, são mal entendidas, tão sem sentido. Deveríamos ser sempre crianças. Nunca mesmo ter crescido!
"Gostaria que certas coisas não tivessem acontecido, que certas pessoas não tivessem entrado na minha vida e deixado suas marcas. Sei que não podemos voltar no tempo para alterar o passado, mas acredito que tudo já está escrito e que tudo vai acontecer no seu devido tempo. Nada é em vão, e tudo o que acontece nessa vida, ou soma, ou ensina...
Entre inocência e perversidade o ser humano aprisiona a si mesmo. Há tanto medo em libertar palavras que há muito prazo sofrem cativas, receio que o medo nasça do pretexto de cometer algum equívoco, não percebendo que o cometemos exclusivamente quando hesitamos em viver. Privar os sentimentos de serem expressos é amordaçar a alma. Deve preocupar-se em existir de forma plena e incerta. Levar consigo a dádiva de conhecer apenas o passo e não o caminho todo. O que seria a jóia do sonhador, senão o amanhã; a do pecador, senão a paz; a dos seres livres, senão o verde; a dos pássaros, senão a perfeita afinação; a dos poetas, senão um amor que não há de esvair-se; e a minha? Bem, até ontem, serias tu.
De vez em quando, deite a cabeça no colo de quem te ama e, juntos, relembrem delícias passadas, riem das tolas mancadas um com o outro ou chorem pelas cômicas lembranças divididas até ali… Façam planos mirabolantes e flutuem pelo futuro dos dois e, por fim, se deixem levar pela satisfação gostosa de ainda estarem juntos apesar de todas as dificuldades… Doem à relação momentos e memórias inesquecíveis só para dois!
… Por muito tempo eu lamentei o fato dos cachorros viverem pouco, despedindo-se nos seus 10, 15 anos de vida. Mas hoje, depois de muita reflexão, percebo que minha lamentação é para nós humanos, que vivemos pouco. Os cachorros aproveitam a vida intensa e respeitosamente conforme o que o destino lhe prepara e seguindo aquilo que a sua natureza permite. Mas nós, humanos, gastamos anos a mais culpando os infortúnios do destino e fugindo das possibilidades maravilhosas que a natureza nos habilita. De quê vale viver cem anos se sentindo satisfeito por ser o mais esperto dos animais, e ainda assim não consegui sentir o mesmo carinho na alegria da recepção de um cachorro de 10 anos, o qual ainda corre com brilho nos olhos e a língua em voo para receber seu amigo depois de uma longa espera?! … Seja um cão de alma!
Perante os outros que te fazem chorar, esconda os seus segredos e fraquezas, mas dentro de si mesmo, escancare as verdades doloridas que foram abertas, perdoando-as; e construa novas fortalezas ao lado das que foram atacadas, conhecendo-se… A sua lágrima não deve correr no chão dos ímpios, mas colhida e derramada na fonte do seu amor!
Muitas vezes a malícia alheia embeleza as suas vistas com horizontes maravilhosos sem pedras nem calos no cenário dos seus sonhos, mas não se iluda, atente-se(!), pois não existe estrada fácil e curta para um sonho se tornar real; todo passo é pesado e toda vitória é uma batalha diária… E a beleza do horizonte se mostra conforme os ventos da vida mudam as nuvens dos sonhos de lugar.
As palavras não nascem significadas, são apenas traços, curvas e sinais deixados à deriva no mar dos sentidos. Quem significa e orienta cada palavra ao seu valor real é quem a profere ou escreve, mas há de saber que ninguém nunca expressará tudo com palavras, pois tudo não é cabido às palavras, mas ao significado de uma vida inteira dentro de cada uma delas!
Não se entregue, menina, resista à escuridão e mantenha-se com as mãos agarradas a todo feixe de luz que minhas preces levam para você agora. Não gosto das lágrimas de despedidas, prefiro os risos dos encontros, por isso não ouse me deixar à sua espera com os braços abertos e o coração transbordando de vontade de dizer só mais uma vez: você é muito especial pra mim! … Fique aqui, permaneça junto, e não porque eu te peço no meu canto baixinho, mas porque Deus entende e vê a dor que sua ausência me traz. Sou capaz de viver com toda tristeza do mundo, mas não suportaria, nem por um minuto, viver com a saudade sua… Levante logo e me mostre seu sorriso lindo, você fica bem melhor assim, seu olhar aqui é tudo que quero agora pra mim!
Não tente explicar sua felicidade à multidão, seu coração não é artista triste para querer aplauso de qualquer plateia. E não se comprometa com palavras quando a emoção for grandiosa e íntima demais. Simplesmente se entregue ao momento, desnude sua alma e vista-a com a roupa do seu melhor sorriso. Ilumine-se e aqueça-se dentro e esqueça a noite fria dos olhos lá de fora!!
Imagino a vida como um jogo de vídeo game. Cada dia vivido é como uma etapa vencida, cada sonho é como os objetivos a serem ultrapassados, e cada vez que tenho mais vontade de chegar mais longe, é como um nível que subi, mesmo sabendo que no final haverá um "match" e por mim um game over.
Se um dia olhar para as estrelas e não te ver, entristecerei, pois sou uma alma apaixonada e não consigo viver sem ti, sou feliz ao teu lado às vezes sem do teu lado estar, pois teu amor é a razão do meu viver, e quando meu coração sofre pela distância de ti, lembro que você existe e que juntos somos uma só alma, um só amor!
Devemos agradecer certas coisas que aconteceram, mesmo aquelas que não foram perfeitas. Precisamos fazer as pazes com a imperfeição. São tantos enigmas na vida de todos nós, que mesmo uma pedrinha, tem valor significativo em algum momento de nossa existência. Pode ser a neblina em uma manhã de outono. A luz do sol por entre as folhas, em uma tarde qualquer. Precisamos ser gratos, pelas pequenas coisas. Pelas recordações, que nos fizeram felizes em um instante do tempo. Felicidade, são momentos percorridos que se tornaram eternos em nossa memória pois nos fizeram bem! E ficarão guardados até o fim de nossa permanência aqui. E lembre-se, que não há quedas acidentais. Há lições a serem compreendidas.
- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Textos para Refletir sobre a Vida
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
