Textos de Reflexão
Se por algum motivo da vida alguns de seus sonhos não se realizaram, sonhe outros sonhos. Busque o novo, recomece se reinvente. Não deixe que o passado lhe apague, não deixe que as dores lhe matem, não deixe as desilusões te frustrarem. Aprenda com os erros, se fortaleça no sofrimento. E nunca deixe de crescer ou que te impeçam disto. Faça com que todos os obstáculos sejam um gás para o seu triunfo. Viva, ame, chore, grite, dance, fale. Seja você sem se importar com o que vão pensar ou dizer.
Foi apagado sem borracha algumas passagens que fiz na vida, alguns caminhos e trilhas onde me aventurei, rios onde nadei e quase me afoguei, as cachoeiras onde me banhei foram as mais lindas, como o véu das mais belas noivas de maio, mas assim mesmo apagou-se. Critiquei meu coração quando ele fez isso, não entendo por que o fez escondido. Só não apagou o que doeu, e critique novamente por isso, porém com razão ele soube explicar, que quando quis apagar as feridas, as mágoas, as tristezas, ... lembrou-se que no fundo, elas foram as únicas que realmente me ensinaram e mesmo que quisesse apagar, elas não teriam fim, correria o risco de me ver cair nas mesmas armadilhas, nos rios das piranhas, nas cachoeiras de pedras pontiagudas, nas trilhas findadas em abismos e no caminho onde só haveriam as pedras e os espinhos. - E por que apagar tudo de bom coração?! : Para que você possa ser mais duro, menos emotivo, e perceber que mesmo nas piores das situações você foi capaz de aprender, e amadurecer, e as coisas boas só servem para ludibriar seus olhos e enganar a mim (coração), são verdadeiros guepardos, lindos, mas rápidos no bote e mortais no pescoço.
Hoje sou tranquila porque compreendo que toda ruptura, toda mudança radical de vida, todo negócio perdido é apenas a preparação para nascimento de um novo capítulo de vida. É o momento em que evoluímos, saímos do “nos contentamos com pouco” para fazermos o que realmente gostamos, é o momento de estarmos com quem nos ama e a quem amamos. A gente não entende que isso está acontecendo e estraga tudo com nossa ansiedade. O universo trabalha a nosso favor.
A vida nos apresenta pessoas que não imaginamos o quanto vão significar pra nós, as vezes chegam e fazem de tudo pra deixar algo mais se vão sem deixar "Nada" Outros chegam e com apenas um gesto conseguem deixar tudo, uma saudade, amor, companheirismo e acima de tudo uma amizade, vem em nossa mente uma lembrança, sempre que olhamos uma foto, ou algo que te faz lembrar tipo uma música, um gesto parecido de um outro alguém um sorriso, bate uma saudade que vc as vezes não consegue segurar e acaba chorando, chorando muito igual uma criança, chegamos até a soluçar, pensamos até que isso nunca vai passar... Um novo dia se inicia e tudo volta a rotina de antes até que chega um dia e tudo se repete, se esse sentimento que eu sinto for pecado não terei o reino do céu, mesmo assim me sentirei feliz por ter lembranças de pessoas que realmente passaram por minha vida e me fizeram feliz.... Com uma frase, um abraço ou até mesmo um silêncio...
(...) insinuava em mim duas suspeitas terrivelmente dolorosas. A primeira era de que a minha vida tinha já começado (quando todos os dias me considerava como que no limiar da minha vida ainda intacta, e que só começaria no dia seguinte de manhã), mais ainda, que o que se ia seguir não seria muito diferente do antecedente. A segunda suspeita, que a bem dizer não passava de outra forma da primeira, era de que não estava situado fora do Tempo, antes sujeito às suas leis (…) Teoricamente sabe-se que a terra gira, mas de facto não damos por isso, o chão que pisamos parece que não se mexe e vivemos tranquilos. É o que se passa com o Tempo na vida.
Pois é pessoas, mas um Ano que passou, E que a minha vida não passou de frustradas Expectativas, as vezes me pego pensando se a Vida inteira eu irei ser assim, uma pessoa Frustrada, Sem Qualquer Motivo pra querer continuar vivendo. Apesar que tudo é passageiro, Espero Que a Minha Vida Mude. Nossa' Sabe quando parece que tudo não tem como piorar? Aí vai e Piora, é decepcionante ver a Falta De Integridade emocional das Pessoas! A vida delas sempre parece ser melhor do que a Nossa, Mas na maioria das vezes são pessoas Egoístas e Solitárias Frustradas sem Qualquer Motivo pra viver, a não Ser de Infernizar a Vida das Pessoas, e Isso É uma coisa que Me Deixa Aborrecido, Porque graças à falta de Bom senso dos Outros Acabamos Nos Ferrando, Tudo porque a pessoa é uma otária Egocêntrica que só pensa no próprio Umbigo! " Aos Ignorantes o Meu Silêncio ".
Para mim não existe o momento certo e nem o errado na vida, o que existe é aquele momento em que devemos abrir a janela para o medo voar. Parece simples, mas não é. Descomplicar não é tão fácil como parece. Exige esforço, dedicação exclusiva. Descomplicar é uma arte. E eu diria que complicar também é.
Quero crescer e não resistir. Quero ser gente pequena e resistir ao endurecimento que a vida adulta dá. Aquele verniz duro, seco e opaco. Quero brilho, final feliz e muitas crenças. Não importa no quê, mas quero acreditar. Primeiro em mim, é claro. E depois no mundo. Ah, o mundo! Ele é tão grande e ao mesmo tempo tão pequeno para os meus sonhos e tantas experiências. Me espera, mundo. Porque os meus braços estão abertos, sempre.
A vida só é amarga para quem não abre mão do seu lado doce, o orgulho, o rancor e a vingança, são féus que matam em silêncio aqueles que não doam sentimentos doces como o perdão, a gratidão e a humildade, os que fecham suas mãos aos afetos, levam tapas da vida, porque quem se fecha para doces sentimentos, morre amargando.
De que vale a eternidade? Um orgasmo dura poucos segundos. A vida dura poucos segundos. A história se fará com ou sem a sua presença. A morte é apenas um grande sonho sem despertador para interromper. Não sentirá dor, medo, solidão. Não sentirá nada, o que é ótimo. O sol continuará nascendo. A terra se fertilizará com o seu corpo. Suas fotografias amarelarão nos álbuns de família (...)
Claro que o ciúme é normal, embora a vida já lhe tivesse ensinado que era inútil pensar que alguém pode possuir outra pessoa - quem acredita que isso é possível está querendo enganar a si mesmo. Apesar disso, não se pode reprimir a ideia do ciúme, ou ter grandes ideias intelectuais a respeito, ou, ainda, achar que é uma demonstração de fragilidade.
Às vezes fico me perguntando: Por que os seres humanos não respeitam os ciclos da vida? Por que veementemente choram suas perdas, murmuram, praguejam fatos? Não que eu esteja dizendo que não devemos chorar as nossas perdas. Façam isso, é terapêutico, mas é necessário que saibamos deixá-los partir, para então dar espaço a novos ciclos, novas conquistas. Nada é por acaso, devemos aprender com cada erro, cada perda, enfim, cada fato. Assim, seremos pessoas mais fortes, mais sábias, para passar então por outros tantos ciclos. Faz parte da vida! Aprenda com ela! Faça dos obstáculos trampolins para chegar à vitória!
Tudo na vida tem um porque,não se abale por nada nesse mundo Deus está do seu lado sempre.É normal na vida tem sempre altos e baixos , suba um degrau de cada vez se conseguir chegar lá agradeça a Deus, mais se tropeçar e cair peça ajuda,ele vai te ajudar passo a passo você vai chega lá não importa quem vai rir de você quando caíres,o importante é ir em frente sempre sem medo de ser feliz e quando chegar ao topo tu vai se lembrar de tudo que viveu de tudo que passou pra chegar até ali e vai ver que nada foi por acaso,suas quedas te ensinou a levantar,suas lagrimas Deus as enxugou e te mostrou que você consegue tudo se nele crer ,quem zombou de você na sua queda hoje queria ser como você ,e suas lagrimas regaram seu jardim que hoje esta florido e mais lindo do que nunca .e você pensa e se eu tivesse desistido aonde estaria ? ,e se tivesse me revoltado e ignorado o único que me ajudou, (Deus) se fosse só sorrisos na minha subida mas todos falsos aqueles que quando cai fugiram sem me ajudar e ainda zombaram de mim, o que ia ser da minha vida sem Deus,hoje estou aqui graças a tii senhor que não me deixou Fraquejar,não me deixou desamparada,e hoje sei que nada é por acaso e que TUDO VALEU A PENA.
A gente se encontra, perdemo-nos, nos encontramos de novo e tudo isso no acaso da vida. Mas quando for o momento certo, nos reencontraremos, e dessa vez não haverá partidas nem desencontros, e será segundo Vinicius de Moraes “Que não seja imortal (...) Mas que seja infinito enquanto dure.” Ou apenas será assim, como sempre foi, será como tiver que ser.
Pessoas inesquecíveis e momentos incomparáveis de Sabino, e a vida vista de longe enteatra-se de maneira bela, simples, e engraçada como diria Chaplin, e as boas amizades torna-se o amor de Mário Quintana, e ao sentir o vento passar lembramos como a vida vale a pena, desde o nascimento de Fernando Pessoa, e o sentido das coisas resumem-se em uma verdade inventada pelo homem de Clarice Lispector, e Shakespeare inventa sua verdade ao falar de amor tomando a voz dos deuses e embriagando o céu de harmonia, e a tal felicidade quando é sem motivo acaba se tornando a mais autêntica nas mãos de Drummond, e em cada manhã nasce a rosa na face do poeta confesso que é Leminski, de um amor que se torna um Deus, e as palavras romantizam e dão asas ao anjo de Saramago.
Minha vida nem sempre é tão clara, desde cedo aprendi a me virar sozinha, a 'dar o meu próprio jeito', as pessoas não tem nenhuma culpa, nem nenhum dever de sofrer o que eu sinto, o que eu guardo pra mim. Ninguém que eu amo precisa ter pena, eu sei como lidar com isso, ou pelo menos sabia até esta fase. Uma fase nova, onde a qualquer horizonte via minha vida despencando, sem saber onde poderia me apoiar, me segurar, onde perdi a base, onde vi tudo que construí se despedaçar. A família é a nossa fortaleza, os amigos são a nossa fuga, agora o buraco, são definitivamente os nossos sentimentos. Deles não há fortaleza que resista, nem lugar pra que se possa fugir.
Acho que você deveria promover uma mudança radical em seu estilo de vida e começar a fazer corajosamente coisas em que talvez nunca tenha pensado, ou que fosse hesitante demais para tentar. Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso que parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito aventureiro do homem que um futuro seguro. A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências.
Não se leva nada da vida. A não ser aquilo que você pode tocar e aquilo que pode tocar você. Vocês saberão na hora. Respire e espere… Ser tocado e tocar leva tempo. Mas sempre há quem esperou ser amado e amar você. Vocês saberão na hora. Saberão pelo toque. É o que se chama tocar o coração.
Como é mesmo que a minha mãe dizia? - A vida voa na sua cara, esbarra no seu rosto, suja sua vaidade, corrompe suas certezas e você não pode fazer nada. A não ser lavar o rosto e começar tudo de novo. - Pois é. Jogar fora, destruir. Acabar com tudo o que não foi bom, reunir as ferramentas e concertar o que foi feito errado, e com o que sobrou, reconstruir. Erga suas paredes que a dúvida e a solidão marcou de buracos e rachaduras, abra as portas da liberdade e as janelas do perdão. É difícil eu sei, mas tanto quanto necessário. Feito isso, coloque os tijolinhos amontoados um a um: o que representa a força de vontade, o que representa a esperança, o da verdade, o da paciência, principalmente o do amor próprio. Use ele como alicerce. A partir de agora, esqueça o teto de vidro! Forre uma camada de carinho e amizade no lugar pra te proteger das tempestades futuras. No chão, um piso firme e seguro, baseado em companheirismo e confiança. Essa é a verdadeira base para a caminhada que vem pela frente. Sabe, recomeçar é sempre possível quando colocamos de lado as dúvidas... Mas sinto lhe informar, minha cara, que a casa que você construiu não valerá de nada se não fizer uma faxina na alma também. Geralmente, virar a página não é suficiente, e o esforço é ser em vão se mantemos os mesmos personagens. Portando, se for preciso um novo livro, não exite em escrever. Reveja os conceitos, avalie as amizades, elimine definitivamente os fantasmas do passado. Corrija os defeitos, aprimore as qualidades. Corra atrás do que é importante pra você! Acima de tudo realize seus sonhos, e não esqueça: Vencer a maior de todas as batalhas, é quando você luta contra você mesmo.
A vida? É uma caixa de brinquedos. Então a abra e veja o que tenha dentro. Surpreenda-se com seu medo em abrir. É normal, todos têm. Depois de abrir aproveite cada brinquedo, mesmo não gostando de um. Pois assim que é a vida. Nem tudo que vier será prazeroso, porém, tudo que vier trará emoções cada vez mais fortes.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
