Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Quando eu era mais novo colocava os braços dentro da camiseta e dizia às pessoas que os tinha perdido. Eu dormia com todos os animais de pelúcia para nenhum ficar ofendido. Eu acordava cedo de manhã só pra correr para o sofá da sala e assistir TV. Eu esperava atrás das portas para assustar as pessoas, mas saía sempre, porque elas demoravam ou porque tinha que fazer xixi. Eu fingia estar dormindo no sofá para meu pai me carregar pra cama. Eu costumava pensar que a lua seguia o carro e olhava para aquelas gotas de água escorrendo na janela como se fosse uma corrida. Lembram-se quando éramos criança e queríamos crescer? O que é que havia na nossa cabeça?
Certa vez quando pequeno, resolvi criar um passarinho. Não sabia se quer a espécie, mas criava. No começo era um pouco calado e pulava muito de um lado para o outro da gaiola. Com o tempo, cantava mais e era manso. Cansado daquilo, resolvi abrir a porta da gaiola e ele observou... Silêncio, meu e dele. Em um bater de asas ele saltou para fora e voou. De longe eu pude observar observar algo que nunca havia observado meu pássaro fazer... voar. Algo tão simples, mas tão magnífico. Me emocionei e chorei por fazê-lo sofrer. Estava privando-o de ser o que realmente nasceu pra ser. Um pássaro! Quando crianças, simples coisas marcam nossas vidas. Naquele momento, aprendi a deixar voar tudo aquilo que não me pertence.
Das quais, várias tinham tatuagens com nomes de parentes em seus corpos. Considerava então uma necessidade e não um desejo, por isso, respeitava-as. Assim, até curtia sair com algumas, curtir as experiências e fazer parte das vidas, ou quem sabe, quase vidas das mesmas e completar mais uma folha daqueles livros.
Você fica triste quando pessoas queridas se distanciam do nada. Fica chateado quando mudam de repente sem razão alguma. Se pergunta qual o motivo de muitos serem simpáticos somente ao necessitarem de algo e sempre fica com raiva. Mas há um motivo para você ficar feliz; é que seu caráter nunca mudou.
não quero fama, nem ser reconhecida depois da minha morte, quero apenas lhe desejar sorte, pois na vida muitos preferem a morte. Mesmo depois de todas as coisas que me ocorreram eu ainda quero viver, mesmo que a morte que em mim habita queira morrer. Não entendo o motivo de ser escolhida para estar aqui e nem o motivo de alguém me escolher, mais já que estou aqui me deixe aqui parar morrer, como todos os outros que nasceram para morrer. No fim o que nos espera é o FIM.
Aqui estou eu de novo, mais não tão só. Comigo está meu povo solitário, otários, todos mais jovens e mais mortos. Quem nos mata? Os pensamentos que em mim, em ti nos causa. Quem causa? Pergunte a si mesmo, quem te causa pensamentos? Saia de casa e pense no que deve comprar? Por que deve comprar? Por que chorar? O que hoje te faz chorar? O que te faz pensar o suficiente para fazer você se perder em si mesmo. Não pense de mais, seus pensamentos sempre vão te machucar e vão fazer você esquecer de como respirar. 1, 2, 3, RESPIRE
O que é difícil é entender como eu me sinto tão bem e tão vulnerável com você, isso é estranho. É estranho pensar que tudo dói e tudo passa maioria das vezes pra pior, mais você esta lá. Você incansavelmente se cansa de mim. Não sei quais são seus motivos pra ficar, mais fique, prometo que se algo der errado vou estar lá para te acompanhar no fim de uma fase ruim que parece nunca acabar.
A maneira como me tratam é variadíssima. Um dia Anne é tão sensata que permitem que saiba de tudo; no dia seguinte, ouço dizer que Anne não passa de uma cabritinha estouvada que não sabe nada e pensa que aprendeu maravilhas nos livros. Não sou mais nenhum bebê ou criancinha mimada, para que riam do que eu digo ou penso. Tenho meus próprios pontos de vista, planos e ideias, embora ainda não consiga expressá-los em palavras. Oh, quanta coisa ferve dentro de mim, enquanto fico deitada na cama...
Contemplo minha vida até o Ano-Novo como se olhasse através de uma poderosa lente de aumento. A vida alegre e ensolarada lá de casa, a vinda para cá, em 1942, a mudança brusca de hábitos, as brigas, as implicâncias. Não conseguia adaptar-me, fui apanhada de surpresa, e a única maneira de manter minha individualidade era sendo impertinente.
Acho que dizer que te amo demais não vai fazer diferença. De qualquer forma você vai continuar igual. E tudo entre nós vai permanecer também do mesmo jeito. Se é que eu posso dizer que "nós" já existiu. É, "acho" que não. Mais eu daria tudo para que "nós" existisse. Não estou procurando somente um namorado ou qualquer um para amar ou me dar amor. Eu apenas quero estar ao lado de quem eu amo desde o primeiro instante. É, às vezes cansa de repetir isso. Mais desde o primeiro momento em que te vi, eu me apaixonei por você. Vê se entende de uma vez por todas. Não importa mais nada. Se você ama outra o problema é seu. Se eu amo você e escolhi continuar amando o problema também é meu. Mais acaba se tornando seu problema também o fato de eu te amar e você me ignorar. Fazer de conta que não me viu quando passa na minha frente. Você pode fazer o favor de me notar?
"Um homem a dormir é certamente uma visão de fazer os anjos chorarem. De que servem todos o cérebro, o músculo, o apoio, a coragem, a influência e as conexões familiares dele? Ele está à mercê dos seus inimigos, e tanto mais de seus amigos. E Ele é quase tão bonito quanto um cavalo de carruagem recostado na Metropolitan Opera House às 12h30 da madrugada, sonhando com as planícies da Arábia. Agora, uma mulher a dormir, você olha diferente. Não importa como ela aparente, você sabe que é melhor para todos que ela esteja daquele jeito."
A saudade da escola, dos amigos, dos professores, permanece eternamente na memória dessa época maravilhosa, em que os desafios eram: acordar cedo e fazer os trabalhos escolares nas bibliotecas públicas, ou na residência de um amigo, onde se reuniam, estudavam diariamente e trocavam ideias, assim nasciam laços de amizade que por final se tornaram parte da nossa família.
Nossas ideias surgem naturalmente e estas fazem parte de um processo de retorno ao mundo do que dele absorvemos.Como um organismo vegetal,somos expostos a inúmeras experiências as quais tem um efeito em nos de uma forma que na eterna mutação desenvolvemos em tempos uma flor com novas características ,e as ideias nada mais são do que o perfume que exala destas flores.
Heróis não passam do desejo tolo de trocar experiencia pela simulação. Vocês só assistem pessoas falando, só assistem pessoas jogando, viagens, relacionamentos, riscos, apenas assistem as experiencias dos outros, não vivem suas próprias. Preferem ficar escondidos, passivos, consumidores famintos que não conseguem levantar do sofá, incapazes de de participar da vida, querem heróis para protege-los e se tornam ainda mais impotentes nesse processo, acham que estão cuidando de vocês, que estão sendo defendidos, que alguém luta por vocês mas o sistema está roubando suas experiências enquanto sorri para vocês. Tentem me impedir com seus heróis, sentem no sofá na frente das telas e só assistam, vocês não estão mais no controle, eu estou.
Nessa madrugada parei no tempo, pensando em nos dois, o quanto é bom sentir teu calor ofegante, e os batimentos acelaredos do teu coração através dos toques das minhas mãos, no ar pairava um cheiro bom e especial que saiam de nossos poros como se enlaçasse nos dois juntos naquele momento formando um preso no outro como uma raiz, o tempo jamais ousava passar, apenas nossos olhares que se atraiam a se cruzar quase que instantaneamente, evitando assim que ousássemos falar, citar, apenas nos tocar, nos beijar, nos acariciar, esse encanto não teve termino, apenas um inicio, este que prolongou muito, te vendo debruçada ao meu lado te peguei num momento de relaxamento, totalmente adormecida, passei as mãos no teu cabelo longo descendo pelas costas, agarrei a tua cintura, fui a pé do teu ouvido, e falei baixinho, você o grande amor da minha vida!
Quando os olhos fecharem ao deitar de cada anoitecer, e uma nuvem de pensamento aparecer, interromper o descanso, abaixo do pano tentando entender. O que aconteceu? O dia foi complicado, momentos inesperados, comportamento desajeitado. Eu queria pronunciar, mas cada palavra pensada, ao proferir torna-se uma piada. Tudo elaborado, fato por fato explicado, abrir a boca e dizer, és o problema que enfrento a cada aparecer...
Triste mesmo sabe o que é!?, Acordar todo santo dia, e ver que quem você ama não está mais com você, saber que você não pode mais dividir os bons momentos, até mesmo os péssimos, Triste é perceber que quando alguém morre, também morre um pedaço de você. Enfim esse e o mundo habitado por todos e todas
"Olá futura eu e então, como estamos? Será que a gente tomou as decisões certas? Será que não cansamos de perseguir nossos sonhos? A gente ainda se emociona com as mesmas coisas? Ainda gosta das mesmas coisas? Me pergunto se a gente ainda comete os mesmos erros. Ficamos ricas? Encontramos a cura pro tédio? Aprendemos a perdoar? Será que a gente tem coisas interessantes para dizer? A gente continua recebendo elogios? Será que chegamos lá? E se chegamos, o lá continua lá? Mas, o mais importante… Estamos felizes? Se eu nos conheço bem, devemos estar. Onde quer que você chegue, chegue linda. A vida é bonita, mas, pode ser linda."
Alguém lhe diz que é milionário e você acha que não é verdade. Ele insiste, e ainda diz que sabe o banco e conhece o seu gerente; e você acha que se trata de um golpe e o ignora, voltando a pedir esmolas no mundo. Essa é a loucura desse mundo. Como pode um milionário que perdeu a memória continuar a viver de esmolas? Mesmo o mais rico no mundo é um mendigo se trabalha para a própria satisfação pessoal. Não há problema algum em ser rico no mundo mas sábio é aquele que vê a insignificância de suas posses. Esse conhece a si mesmo.
Algumas vezes eu pensei e fiz mil planos pra te conhecer, mas de tanta frieza já não me sentia num sonho teu. Outras vezes eu via o tempo passar, levar tudo e trazer nada, e como um absurdo em meio a tantos nadas ele te trouxe aqui. Sem avisos ou mensagens falando da tua chegada. Dessa vez o tempo já é infindo, a cada instante q te vejo sorrindo, o eterno se tornando real nós breves momentos que estamos lado a lado.
