Textos de Chico Chavier sobre o Amor
'' ... O melhor cuidado com o amor é deixar que floresça, pois amor não se cultiva: é flor selvagem, bela por ser livre. Como as estações do ano ele se abre, dorme, e volta a perfumar a vida. Amor é dom que se recebe com ternura, para que não perca sua delicadeza em nossa angustia. O amor não deve encerrar a coisa possuída, mas ser parapeito de janela ou cais de onde se desprendam os revôos e partam os navios da beleza para voltar ou não, conforme amarmos: nem de menos... nem demais ... ''
Depois que superamos a dor de um intenso amor não correspondido dificilmente outro sofrimento nos causará tanto impacto e mágoa. É necessário criar certo tipo de blindagem no intuito de ficarmos imunes a qualquer pessoa que possa vir a causar o mesmo, caso contrário, estaremos propícios a sentir a mesma aflição novamente.
Eu te amo demais, meu amor! Jamais deixarei você só, desamparada. Estarei sempre aqui de campana ao seu lado. O nosso amor é para mim consolo e refrigério em tempos de angústia, a chuva forte que traz vida à aridez de uma terra seca. Tudo entre nós resume-se para mim em nada, ou seja, é eternamente perfeito!
Nós mulheres, estamos sempre á procura de um amor, alguém que nos proteja, que nos entenda, alguém para completar aquele espaço vazio na cama e no coração. Idealizamos a 'futura pessoa amada' e saímos à procura, em quanto muitas vezes, tem alguém maravilhoso ali do nosso lado, disfarçado de amigo, louco para nos fazer feliz, só esperando uma oportunidade e muitas vezes a gente nem percebe, ou até percebemos sim, mas a idealização pelo 'homem perfeito' não nos deixa aceitar aquele amigo como uma chance de ser feliz. Então a gente continua nessa procura incansável, muitas vezes quebramos a cara, achamos que é o príncipe mais é apenas mais um sapo, e quem sempre nos consola é aquele velho amigo, que sofre conosco todas as nossas dores. Nós mulheres, temos que aprender a parar de procurar lá fora o que muitas vezes está ao nosso lado, temos que aprender a amar quem nos ama, nos respeita e nos valoriza. O amor não é essa idealização do cara lindo, perfeito. O amor é mais que isso, não é aparência é sentimentos, o amor se constrói aos poucos, dia após dia, ao lado de um homem que te ame de verdade, que pode até não ser lindo de aparência, mas que é extremamente maravilhoso de caráter, que sabe tratar uma mulher como um homem e não como um garoto.
O verdadeiro amor é o combustível que movimenta a máquina chamada corpo humano. Com ele, nossa estima se eleva, a alegria se estampa em nosso rosto, uma felicidade interior que nunca desejamos tenha um fim. Um aditivo muito importante para que possamos viver uma paz completa e a realidade de estar de bem com a vida.
“Cara, foi amor o tempo todo, mesmo jurando de pés juntos não sentir, mesmo em entrelinhas, mesmo bem escondido, mesmo sem se declarar, mesmo sem precisar dizer uma palavra. Nada de loucuras, nada de fantasia. Porque desde o início sempre foi amor, mesmo indiretamente, mesmo não admitindo. Mesmo não parecendo nada.”
Muitas vezes o amor dói. Todas vezes o amor ama. Nem sempre o amor é dito. Pode ser um amor não confesso. Há quem ama e não demonstre. É que ama tanto que tem medo, foge. E por assim amar pode até machucar, a si e ao outro. Nem por isso deixa de amar. O maior presente que alguém que você ama pode te dar é sempre te deixar na dúvida. Triste é a certeza que não tem mais a esperança para se apoiar. E, assim, é o amor, incompreensível, único e doloroso. Quando ele não dói mais é porque já se deixou de amar.
Seja fiel aos seus valores, faça com amor e seja o melhor naquilo que faz, lembre-se você é o único responsável pelo seu êxito, coloque-se sempre em primeiro plano, ame o próximo, na mesma proporção que se ama, somos todos capazes de ser e fazer, não deixe que façam por você, erre e erre de novo, e através do seu erro ganhe experiência, não seja tão duro com você mesmo.
O amor não é apenas um simples sentimento de quando você está gostando de alguém. Amor é aquilo que acontece no momento errado com uma pessoa certa. Amor é uma palavra simples com 2 vogais e 2 consoantes, mas com um valor enorme. Amor é a junção de dois corpos e fazendo esse sentimento se tornar inesquecível em seu ponto de vista. Amor é você deixar de lado seus problemas e focar apenas no seu objetivo. Faltam qualidades para definir essa palavra, mas porque o amor é tudo isso, e ainda nos machuca tanto? Não se tem explicações...
Amor não se implora, não se pede, não se espera... Amor se vive ou não... Ciúmes é um sentimento inútil... Não torna ninguém fiel a você... Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz... Perdoar e esquecer nos torna mais jovens... Água é um santo remédio... Deus inventou o choro para o homem não explodir... Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso... Não existe comida ruim, existe comida mal temperada... A criatividade caminha junto com a falta de grana... Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar... Amigos de verdade nunca te abandonam... O carinho é a melhor arma contra o ódio... As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida... Deus é o maior poeta de todos os tempos... A música é a sobremesa da vida... Acreditar não faz de ninguém um tolo, tolo é quem mente... De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações... Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor...
É um pouco assustador desconstruir coisas que sempre achamos ser verdade. Olhar com olhos de amor, e não de dor. Perdoar o outro, e a gente mesmo, por tanto tempo perdido cultivando mágoas bobas. Então a gente descobre que ainda dá tempo de ser feliz. E descobre que ficar sem chão é o mesmo que voar.
O amor faz bem a todos, porém o desamor destrói qualquer um, para ser feliz a receita é simples, ame e se deixa ser amado, agora se a vida dá ou nos tira? Ninguém sabe, mas o foto é que devemos confiar naquele que tudo pode e tudo vê. Eu vivo para o amor e morro pelo amor, mas não faço nada que, me faça morrer ou viver por alguém, minha vida é muito mais que qualquer pessoa. Amando a mim, serei capaz de amar os outros.
Talvez o mal é que a gente pede amor o tempo todo. Não se preocupa nunca em dar amor, sem esperar reciprocidade. (...) A gente tá se perdendo todos os dias, pedindo pra pessoas erradas. Mas o negócio é procurar. A gente não se recusar a se entregar a qualquer tipo de amor ou de entrega. Eu nunca vi por que evitar a fossa. Se a fossa veio é porque ela tinha que vir, o negócio é viver ela e tentar esgotar ela. A gente, quando tenta analisar qualquer problema, sempre vai aprofundando, aprofundando, até que chega nesse fundo que é amor sempre. (...) A gente sempre procura um amor que dure o mais possível. Procura, procura, talvez tu aches. Pra mim é horrível eu aceitar o fato de que eu tô em disponibilidade afetiva. Esse espaço branco entre dois encontros pode esmagar completamente uma pessoa. Por isso eu acho que a gente se engana, às vezes. Aparece uma pessoa qualquer e então tu vai e inventa uma coisa que na realidade não é. E tu vai vivendo aquilo, porque não agüenta o fato de estar sozinho.
Eu gosto mesmo de falar de amor, de todas as formas de amor. Não existe nada melhor do que namorar, beijar, olhar nos olhos e ouvir: “Eu te amo.” A vida segue sempre em frente, mas um amor do lado alivia, faz tudo ter mais sentido. Eu tenho um amor que faz meus dias ficarem mais feliz, um amor maior que ocupa a minha cabeça e amansa meu coração. É que quando o amor chega invade e fim.
Você acha que sabe o que é amor.. Até chegar alguém que te confunde, que muda se humor em segundos, que faz parecer um furacão o que antes eram só pensamentos ao vento.. Você acha que sabia o que era amor, até que você começa a imaginar coisas antes de dormir, filmes de romance? Sim, antes de dormir passamos a ser o tal casal que se conheceu inesperadamente e que no fim, viveram felizes para sempre. Até chegar alguém que te ensine como é bom ter um amor de verdade, querer ver o sorriso porque deu saudade, sentir o perfume porque lembrou como é o abraço aconchegante que te deixa sem ar, querer ver o olhar porque nele você perde o ar, querer estar junto porque nele você recupera o ar, querer tocar, querer poder olhar de verdade, sem ser só em pensamentos.. Te faz chorar de saudade de momentos que passaram em menos de cinco minutos, te faz ter saudade desse amor que teve que sair à cinco minutos, e que vai voltar em uma hora. Mas é aí que você percebe que amor de verdade não como esses amores que mudam a cada inverno, que trocam de nome a cada primavera, que se vai junto com as andorinhas, e no próximo verão é irreconhecível, que no outono já não se encontra nem no mais estranho sonho.. Amor de verdade não tem idade, tem sentimento, tem amizade, tem lealdade, fidelidade.. Tem aquelas brigas bobas sabe? Que em cinco minutos já não são mais brigas, e sim são sorrisos.. Você acha que sabe o que é amor, até que encontra o tal do amor recíproco.
Difícil mesmo é amar. É o amor cumplice, é o amor sintônico, é o amor ambíguo, recíproco, enfim, simbiótico. Hoje as pessoas confudem amor com carência, exterior com interior. Hoje se ama pela roupa que se veste e não pela paz ou pelo tormento que se traz. Hoje se ama pela beleza e não pela essência. Difícil mesmo é arranjar alguém que ama pelo simples fato de amar, de querer o outro independente de qualquer outra situação ou característica. Falta sinceridade no olhar, amor no falar, aperto no segurar das mãos. Falta o amor mutualístico. Falta duas pessoas que realmente amam pelo cheiro, pelo tato, pela voz. E isso perturba...
"Eu briguei com meu coração. Disse que jogasse o amor antigo fora. Ele deu nó. Coração não entende ordens. De um lado a razão exigindo. De outro o coração tentando. A verdade é que nem tudo sai como o planejado. Mas a gente tenta. Um amigo meu me disse que fica surpreso como eu racionalizo os sentimentos. Eu perguntei se falava de mim. Acho que sofro calada. Calada. Maquiada. E de salto alto. Mas manter a pose cansa. Cansa ser racional. Cansa enganar o coração. Cansa ser forte. A verdade é que hoje eu vi um livro que você me deu e chorei calada. Porque é feio chorar por amor perdido. Mas… quer saber? Estou com sinusite. E não estou nem aí para escrever bonito. Quero respirar de novo e amar alguém como um dia eu te amei. Alguém aí acredita em segundo amor?
Chamo-me amor aminha irmã é a felicidade a minha prima é a vida os meus melhores amigos sao o carinho e a compaixao os meu inimigos sao o odio e o rancor a minha mae é a paixao o meu pai é a soliedariedade, o meu tio é a capacidade a minha tia é a percistência, e por fim os meus avos sao organizacao e a amizade
Às vezes pensamos que é amor e é só uma emboscada. Armação do destino para nos enrolar, para testar nosso fôlego num mergulho demorado. Imergimos, emergimos e, desfeito pelas ondas revoltas aquele sentimento escorre, vira espuma. Se esfuma diante dos nossos olhos incrédulos. Aí a gente vê que foi só uma emboscada... Amor de verdade é sempre à prova d'água!
Se amei!?...sim!... como louca!...em campos abertos... corri pro seu grande amor!...amei tudo em você!...apostei cada ficha em você!...valeu demais!... cada ficha representou pra mim... o sucesso de um amor bem sucedido... nos meus sonhos você sempre esteve!...ali me amando!...de um jeito que...nem sei dizer...mas todas as mulheres gostariam de ser amadas assim...busquei pra você lá no fundo de minha alma!...o mais puro...verdadeiro sentimento... dividi com você...ganhei em dobro...amei?...amei sim...do meu jeito...mas amei!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp