Textos de Amor Passado
Pensei que poderia ser tudo
Na verdade não fui nada
Pensei num possível futuro
Nem do passado me livrei
Pensei em mim um pouco
Quando vi, já era egoísta
Tudo que eu queria era ir além
Tudo o que fiz foi enterrar sonhos
Quero carregar um mundo, mas
Não sou capaz de me domar
Eu amei, eu acho
Sempre soube: não era o suficiente
Eu tentei, pusculpa em tudo
Na verdade o culpado eraeu
“Certo dia, conversando com um amigo, perguntei-lhe:
- Se pudesse voltar ao passado, o que mudaria em sua vida?
Após pensar por alguns segundos, ele olhou-me e deu-me uma resposta que me surpreendeu:
- Nada.
- Como assim: “nada”? – questionei-o, espantado – Você não lastima os erros que cometeu, não gostaria de ter evitado situações e pessoas que o fizeram sofrer?
- Com certeza – disse-me ele – eu gostaria de ter cometido menos erros e houve muitas situações que, se evitadas, teriam me poupado muitos sofrimentos, mas, mesmo que pudesse, eu não mudaria nada.
Diante de minha perplexidade, ele continuou:
- Pode parecer loucura, mas o fato é que, embora eu tenha passado por muitas dificuldades e situações problemáticas na vida, tenho consciência de que tudo o que sou hoje devo aos fatos, situações e pessoas que fizeram parte da minha história, tanto em momentos bons quanto em ruins. Foi devido a tudo quanto enfrentei e vivi até hoje que me tornei a pessoa que sou. E, sinceramente, - revelou-me ele – eu gosto da pessoa que vejo quando me olho no espelho, apesar de não ser perfeito e de ter muitíssimo ainda o que aprender e melhorar.
- Mas fico pensando – iniciei – se talvez não tivéssemos nos tornado pessoas melhores se pudéssemos voltar atrás e evitar certos erros que cometemos.
- Talvez – disse-me ele. Mas é um risco que eu não gostaria de correr. Um só fato que mudamos em nossa história pode alterar completamente nossa trajetória de vida, tanto para melhor quanto para pior. Com certeza há muitos erros que cometi e que me trouxeram conseqüências que eu preferiria ter evitado, mas como saberia eu que conseqüências seriam essas se eu não as tivesse experimentado? Como saberia eu que tal atitude ou escolha seria um erro se não a tivesse tomado? Muitos dos erros que hoje lamentamos só se caracterizaram como erros em nossa mente e em nossa memória justamente porque os cometemos. Se não o tivéssemos feito, não teríamos aprendido a lição.
- É certo que não precisamos cometer todos os erros – continuou ele – para comprovarmos quanto são prejudiciais. Temos de cultivar a sabedoria de observar os erros cometidos pelos outros e aprender com eles sem necessitarmos comete-los nós mesmos. Contudo, há situações que muitas vezes não enxergamos ou das quais não temos conhecimento até que passemos por elas. A questão não é rebelarmo-nos contra as intempéries da vida, mas aprendermos com elas. Não somos infelizes quando passamos por dificuldades, mas quando não aprendemos nada com isso; quando insistimos em colocar a razão de nossos infortúnios em fatos externos e no destino, e não em nossa maneira de agir; quando não usamos os obstáculos para analisar a forma como estão estamos levando a vida. Com relação a isso, hoje eu consigo perceber que me tornei uma pessoa muito mais madura que antes, mesmo tendo muito o que aprender pela frente. Mas sei que a pessoa que me tornei hoje deve-se a tudo o que passei em minha história. Se eu mudasse qualquer coisa em meu passado, talvez evitasse alguns sofrimentos, mas provavelmente me faria chegar a ser hoje uma pessoa totalmente diferente, alguém de quem, talvez, eu não gostaria de ser...
Naquele dia eu despedi-me de meu amigo em estado de reflexão. Aprendi muito mais naquela simples conversa informal que em muitos seminários a que tinha assistido. Eu nunca havia encarado a vida por aquele ângulo, nunca havia parado para pensar que, se passássemos menos tempo lastimando os percalços da vida e usássemos esse tempo para aceitar a realidade como ela é e refletir sobre o modo como estamos reagindo a ela, seríamos pessoas muito mais maduras, tranqüilas e felizes. Naquele dia eu questionei meu amigo sobre as frustrações da vida, mas ele me ensinou sobre sabedoria”.
Quando você conseguir olhar para o passado e se lembrar, com tal clareza que se sinta como se estivesse experimentando aquela mesma situação, vivenciando os mesmos momentos, as mesmas emoções, os mesmos sentimentos que lhe envolviam á época, os mesmos fatos, os mesmos dados, as mesmas certezas e incertezas, você acabará percebendo que, em todas as situações que o levaram a algum acontecimento importante em sua vida pessoal ou profissional, sejam acontecimentos bons ou ruins, você sempre teve indicativos, você sempre recebeu sinais, antes que eles acontecessem. A sabedoria estará com você quando “perceber” muitos desses “sinais” no presente e não no futuro.
Como? Vivendo, testando, experimentando e aprimorando seu “feeling”!
Seu “feeling” é sábio, ele é de fato um conjunto do seu inconsciente e da sua relação de energia com todo o universo!”
Perceber
Sorriso aberto como uma praia no verão
Olhos de quem vê o futuro no passado
Cabelos pretos como sombra assustada
Pele bonita como fada encatada
Assim é você, que conquista sem vê
E mesmo assim, continua sem crê
Que a vida quem faz é você
Se existe problemas
A vida é curta pra tudo que ruim
Mas basta viver, como sonho sem vê
E basta viver como se tudo fosse sonho sem fim
Pois se existe alguém que gosta de você
Você, vai ver..
Vai perceber
E vai sentir todo amor que ele tem por ti.
Julieta
Se eu estivesse neste momento em algum lugar do passado, contido nas linhas do tempo, encontraria você, e o que seria mais surpreendente e interessante, é que tu estarias iluminado o palco de um lindo teatro, decorado de poesia e arte, onde você seria a Julieta de Shakespeare, bela e iluminada, onde o amor seria imortalizado pela tua interpretação única e sublime, e eu, um poeta apaixonado, estaria lá parado, admirado com tua perfeição, te desenharia em versos e prosas meu coração, e ao fechar as cortinas, após o beijo envenenado, correia para teus braços, para sim comprovar que realmente tudo era encenado, e assim alucinado, te daria um beijo de amor.
Talvez encontre você, em algum lugar deste passado, que não sei por que razão invade meu pensamento, ao ver teu rosto suavemente rosado, e ler teu nome perfeitamente alinhado, senti um acréscimo de mim mesmo, como se abrisse uma janela, que a muito não se abria, quem é capaz de entender o sentimento? Quando nos habita aqui dentro, como um pássaro que esta prestes a voar, rasgando o céu da paixão, talvez um único olhar por todo este momento perpertuará, talvez um beijo em suas mãos, um suspiro em seus cabelos, adorada Julieta, quem sabe o tempo venha se entregar para este encontro, então saberemos de fato, que não seriamos apenas dois no mesmo retrato, mas sim as mãos de Deus entrelaçadas, abrindo as portas deste lindo teatro.
É preciso remendar as rosas/
Que foram rasgadas pela tempestade/
Esquecer o passado, arrancar/
Os sonhos acabados no jardim/
Deixar as dores, as cicatrizes/
Tatuar a alma com novos sonhos/
Não evocar os desejos/
De um amor proibido, inacabado/
Limiar a vida/
Como se nada tivesse existido/
Ser a crisálida/
Sair do claustro/
Não se deixar arrasar pelas dores/
De amores perdidos/
Jogá-los ao mar/
Sem ressentimento/
Cada poesia tem seu dia/
Cada dor sua época/
Anjos não arrastam/
Cipós nas asas/
As flores morrem/
Passou a tempestade/
Outro dia nasce/
Flores nascem depois da chuva/
É tempo de …/
Limiar
BOA VIAGEM
A vida é uma constante viagem, sem retorno para voltar ao que foi passado. Você precisará guiar seu próprio caminho e traçar a cada distância percorrida, novos planos. Você deverá tomar cuidado com as curvas perigosas na estrada e caminhos inviáveis ao teu destino. Nas estradas esburacadas, terá que andar devagar e manter a calma para sair dela sem danos graves. Na subida, a força será indispensável para superar os obstáculos mais íngremes. E na descida, você precisará saber onde e quando frear. Atravessará dias longos e chuvosos, mantenha o pára-brisa dianteiro limpo mesmo que o traseiro não esteja tão limpo assim. Dê alguma importância ao retrovisor, sem nunca deixar de dar atenção ao que ficou ou esta ficando para trás.
Você passará por bons lugares, onde mais tarde, terá que ir embora. Você vai conhecer pessoas maravilhosas. Algumas serão carregadas na memória durante a viagem toda; outras ficarão para trás quando o tempo e a distância soarem mais alto; e algumas te acompanharão no mesmo caminho até o dia em que precisarem seguir por outras rotas. Não lamente os desvios que terão que ser feitos. Quando perceber um amigo viajante no acostamento, ajude-o a seguir em frente. Você não poderá fazer nada com os que abandonarem a pista e/ou a viagem.
Quando a pista for boa, não tenha pressa para sair dela. Aproveite cada paisagem por onde passar. Ultrapasse então todos os viajantes que queiram te atrapalhar. Não tenha medo de cortar luz para o erro e abra sinal para avisar que você esta muito bem. Em breve, você dará carona a novos futuros viajantes, que um dia terão que seguir sozinhos a viagem, para dar continuidade ao ciclo da vida. E o mais importante, não queira ser sempre o passageiro nessa viagem, porque um dia você precisará ser o motorista para realizar as próprias manobras. Não se deixe guiar o tempo todo e siga seu próprio caminho.
Eu não quero mais rever nosso passado
Você se foi
Hoje eu quero esquecer o momento que eu conheci você
Não importa o que tem a me dizer
Bem-vindo ao meu passado
Frio e calado
Bem-vindo ao passado
Viva das nossas lembranças
Morra com essa esperança
Bem-vindo ao nosso passado
Rasgue as fotos antes que você enlouqueça...
Deixarei hoje bem claro que não luto mais pra guardar esse amor dentro
De mim
Deixei ele partir
Assim como você partiu...
Bem-vindo ao meu passado
Você não é mais nada
Bem-vindo ao meu passado
Viva das lembranças frias...
Bem-vindo ao meu passado
Sinta o gosto amargo do último beijo
Bem-vindo ao seu futuro
Sozinho e sem rumo...
Bem-vindo ao seu futuro
Sentindo falta de amar
Bem-vindo ao se futuro
Embriagasse nas lembranças
Pois seu futuro será tentando reviver o passado!
Passado presente
Cruzamos os olhares e voltamos ao passado.
Tu me olhas e as lembranças retomam.
O inesperado torna-se vulnerável.
Provamos então a ousada loucura
De um encontro improvável.
Te sentir outra vez,
É como voltar no tempo.
Tocar teus lábios delicados e sublimes
Me trás desejos proibidos.
Pensei ter esquecido teu perfume,
Mas confesso que em algum lugar,
Dentro de mim, ele estava guardado.
A vida parece ter dado um novo start.
Em instantes, pareço longe, estando tão perto.
É o eco que tua presença provoca em mim.
Impossível lutar contra esse desejo ardente.
Não consigo controlar meus atos,
Nem meu corpo consegue expressar profundamente
Essa paixão que me consome.
Não paro de pensar em você,
Pareço preso ao fato de não poder vê-la
Como eu quero.
O destino nos aproximou outra vez
E põem entre nós uma certeza incerta.
De nada adianta tentar prever o que será o futuro,
Não consigo nem mesmo controlar minhas vontades.
Talvez seja melhor assim,
O tempo nos revelará o que é obscuro
Aos nossos olhos, hoje.
Certeza mesmo é que esse momento
Jamais se apagará das minhas lembranças.
Enquanto isso, minha alma aperta,
Meu corpo chora e meus dedos
Clamam te sentir outra vez.
Quero fruir o presente e considerar o passado como o passado. Você tem razão: os homens sofreriam menos se não se aplicassem tanto (e Deus sabe por que eles são assim!)a invocar os males indos e vividos, em vez de esforçar-se por tornar suportável um presente medíocre.
(Os sofrimentos do Jovem Werther)
Beladona
O discípulo disse ao mestre:
- Tenho passado grande parte do meu dia pensando coisas que não devia pensar, desejando coisas que não devia desejar, fazendo planos que não devia fazer.
O mestre convidou o discípulo para um passeio na floresta perto de sua casa. No caminho, apontou uma planta e perguntou se o discípulo sabia o que era.
- Beladona - disse o discípulo. - pode matar quem comer suas folhas.
- Mas não pode matar quem simplesmente a contempla - disse o mestre. - Da mesma maneira, os desejos negativos não podem causar qualquer mal se você não se deixar seduzir por eles.
Eu nunca fiz um texto feliz.
E hoje quando me sento em frente ao pc pra recordar o passado
sinto uma grande dor em saber que o culpado sempre fui eu.
sim, eu nunca me permiti ser feliz,
talvez eu goste de sofrer,
as veses sinto a nessecidade de sofrer.
Sempre escolho as pessoas erradas,
nunca dou valor a quem me escolhe e sempre acabo assim,
sentado de madrugada na frente do pc desabafando coisas que eu não consigo falar.
Escrever pra mim é como se fosse uma saida de emergência,
só assim consigo tirar o peso da minha mente sem me sentir constrangido.
As veses não consigo ouvir, só falar.
E é assim que acabo mais um texto,
com medo que talvez eu nunca consiga falar que eu ja fiz um exto feliz.
Todos os mais velhos que estão no poder no passado eram jovens. As mesmas razões que os levou a lutarem contra o colono será as mesmas que nos levará a lutar contra eles porque são os novos colonos pretos.
Nós não pedimos que eles façam milagres, mas que governem o país de maneiras que não possa haver uma classe dominante que oprima a classe trabalhadora.
Quando a juventude não tem emprego, não tem casa, não tem o privilégio de ter uma educação condigna, facilmente cairá na promiscuidade. Se hoje temos muitos jovens na delinquência, nas cadeias, é fruto da má governação do MPLA.
O governo diz que o país está a falta de quadros, mas é só olharmos; quantos jovens formados estão no desemprego por não terem tio ou tia "Ministro(a)".
O medo, um dia irá dar lugar a coragem.
E neste dia, o governo em conjunto com a sua família, pagarão por todo mal que cometeram a esta pátria.
quando o coração dói
congelo ele
tomo anestisia
volto ao passado
a procura de outra dor que superei
relembro do tempo perdido
e penso em quanto tempo posso perde
então fecho as portas do coração
até que ele esfrie e congele a dor que me consome
na esperança que o próximo indivíduo possa sobreviver
DEVANEIO
Minh'alma é andarilha
a tentar fugir de um passado
tristonho
Esquecer não posso
Mas cicatrizar-me
me proponho.
Trago nos olhos um amargo
gosto de um mel que não tive.
Fel foi assistir as juras
do meu amor puro
sendo jogadas pela porta
da frente ao léu!
Hoje ...
O cansaço não mais me fere
Mas o pesadelo sempre trás a tona
o instante que perdi tua
confiança
Doloridas são minhas lembranças
ao lembrar de ti .
Te dei minhas liras
minhas horas
minhas manias
minhas fantasias
E só me perdi
em um amor que nunca tive .
Te minhas flores
minhas noites
minhas âncoras
minhas manhãs
Minhas eternidades aos teus pés
E em troca só recebi teus
espinhos
Desatinos e devaneios que
até hoje não saem
de mim .
O tempo passa o hoje se torna passado e o hoje pouco a pouco deixa de existir e o amanhã volta a se fazer em hoje, em uma volta que o relógio faz.
Os pássaros voam...
Os dias tornam-se semanas, meses anos... E uma vida.
Os sonhos são esquecidos, vividos ou abandonados.
Os homens se apaixonam e as mulheres amam.
O louco pela vida é aquele que sabe amar, fazer o impossível acontecer, viver com a razão e escolher com o coração.
O momento mais gostoso do dia é quando a noite chega, olho para a lua e me lembro de que é hora de te desejar uma linda noite.
Desprenda-se do passado e alimente o que está no seu presente. Viver aqui e agora é o caminho mais curto para construir a própria felicidade.
Você é daquelas que vivem apegadas ao que já aconteceu e não volta mais? Nossa, se você soubesse o quanto está acabando com a própria felicidade… É, porque se ficarmos atados, presos às energias do passado, a vida dificilmente vai fluir. E quer saber? Saudosismo está fora de moda.
Sim, nós nunca devemos nos esquecer de onde viemos, de tudo que fizemos e dos vários caminhos que percorremos durante a vida. Não podemos esquecer, sobretudo, das nossas vitórias, quedas e lutas. Também temos de cultivar a memória das pessoas que conhecemos. Isso se chama reconhecimento e aprendizado. O grande problema é quando cultuamos o passado e deixamos de alimentar o nosso presente.
Ora, é como se a todo instante abríssemos a gaveta da nossa história. O que isso tem de enriquecedor? Nada: isso é puro atraso de vida! Pessoal, vamos exercitar o desprendimento. Tenha a certeza de que tudo ficará mais claro se você caminhar com o coração renovado. Não é tarefa das mais fáceis. É preciso ter coragem e ousadia. Diga a si mesma: “Eu não preciso mais disso. Esse passado não me traz nenhum benefício. E quando só restarem as lembranças das alegrias, do bem que os outros fizeram, das rosas secas (mas carregadas de amor), haverá mais espaço para novas experiências e novos encontros”.
Ih… já sei. Você ainda pensa naquele amor que viveu. Tudo bem, vou ensinar a você um exercício para se libertar dele. Desligue-se de tudo, sabendo que a mente não tem limites. Em pensamento, chame essa pessoa de volta. Imagine que você está segurando as mãos dela. É natural que as emoções comecem a aparecer. Chore se tiver vontade. Mentalmente, diga à pessoa tudo que você sente. Agradeça pelas coisas boas que ela trouxe à sua vida. Algo feriu seu coração? Diga também. Fale tudo que você esperava para o futuro: “Eu gostaria…”. E assuma sua decepção: “Eu estou decepcionada porque nós não poderemos [complete a frase]”. Sinta o seu corpo aberto permita que seus sentimentos venham à tona, como se fizesse uma limpeza interior.
Chegou a hora de aceitar totalmente a realidade. Sinta esse amor dentro de você um amor que deixa a pessoa partir. Um gesto gracioso de soltar. Diga a essa pessoa: “Agora você pode ir. Eu vou ficar bem”. Aos poucos você vai se sentir limpa, honesta e tranquila, como quem respeita a vida e é respeitada por ela. Vá voltando, respirando fundo e soltando o ar. Deixe ir, junto com o ar, a imagem da pessoa, o cansaço, a dor e a angústia. Você vai notar como se sentirá mais aliviada.
Outro trabalho simples e efetivo para deixar o passado partir é pronunciar a palavra “harmonia“. Mas precisa ser uma harmonia de coração. Harmonia é a crença de que podemos fazer tudo pelo nosso bem sem estresse, guerras ou briga. Harmonia é estar centrada na paz, de uma maneira inteligente. Vamos lá, pronuncie: HARMONIA. Uma vez estabelecida, essa energia positiva começará a fluir. Com certeza você ficará bem, equilibrada, leve e solta. Sem amarras, sem apegos. No presente. E o melhor de tudo: feliz!
Tempos idos
Não enterres, coveiro, o meu Passado,
Tem pena dessas cinzas que ficaram;
Eu vivo dessas crenças que passaram,
e quero sempre tê-las ao meu lado!
Não, não quero o meu sonho sepultado
No cemitério da Desilusão,
Que não se enterra assim sem compaixão
Os escombros benditos de um Passado!
Ai! Não me arranques d’alma este conforto!
- Quero abraçar o meu passado morto,
- Dizer adeus aos sonhos meus perdidos!
Deixa ao menos que eu suba à Eternidade
Velado pelo círio da Saudade,
Ao dobre funeral dos tempos idos!
"Não se baseie tanto nos fatos do passado para construir o presente, no futuro veremos o quanto fomos ignorantes por termos pensado que os acontecimentos apareceriam nas nossas vidas mais de uma vez e o resultado seria o mesmo...
Há muitos caminhos por seguir, muitas consequências por vir, muita maldade por acontecer, mas muito amor por florescer..
Permita-se!"
Se recordo quem fui, outrem me vejo,
E o passado é o presente na lembrança.
Quem fui é alguém que amo
Porém somente em sonho.
E a saudade que me aflige a mente
Não é de mim nem do passado visto,
Senão de quem habito
Por trás dos olhos cegos.
Nada, senão o instante, me conhece.
Minha mesma lembrança é nada, e sinto
Que quem sou e quem fui
São sonhos diferentes.
