Texto sobre Medo de Mario Quintana
"Esta é a medida máxima que a inteligência humana pode alcançar: a participação consciente e lúcida numa realidade que ela não pode abarcar. Ou seja, não sabemos quais são os limites da realidade, qual é o quadro inteiro, nem a resposta final, mas sabemos onde estamos, o que estamos fazendo aqui e sabemos o que está acontecendo."
A diferença entre sofrimento humano e sofrimento animal é esta. O bichinho sofre e não tem a menor idéia do porquê. E nós podemos (na medida em que podemos), dentro da própria experiência do sofrimento, tirar uma imagem da nossa dignidade, de seres que têm acesso à verdade. E isto é o máximo que podemos conseguir nesta vida.
"O máximo que o filósofo pode fazer é tentar dar aos seus ouvintes aqueles momentos de lucidez que são a expectativa da Vida Eterna. Lembrar a Vida Eterna é a função máxima do filósofo: entender a vida transitória, o momento que passa e a situação real em que se vive, e puxar a alma da consciência viva da situação para a recordação da esperança da Vida Eterna (que é mais que esperança, é certeza)."
Quem disse que a vida só tinha pontos negativos mentiu, quem disse que era complicado entender a mesma, acertou, afinal não existem maneiras de se entender como tudo funciona a não ser que você viva ela, é preciso correr para entender o fluxo das engrenagens, por mais que você esteja parado elas estão lá, sempre rodando.
"A grande literatura de ficção mostra-nos como é a vida humana, mas não pode nos explicar o porquê. Para fazê-lo, teria de subir um grau na escala de abstração, tornando-se análise e teoria, abandonando portanto a contemplação da vida concreta, que é o seu terreno específico."
Na minha enfermidade, não precisou de muita sabedoria para saber quem são meus os verdadeiros amigos. Um homem sábio tem de aprender a reconhecer os hipócritas e mentirosos, mesmo que eles se esforçam por encobrir os seus desígnios malignos. Todo homem nobre e virtuoso deve evitar tais pessoas, porque confiar nelas é o mesmo que mastigar com um dente podre. Pessoas perversas são controladas pela loucura e pelo mal que abunda em seu coração. Elas não conseguem parar os seus pensamentos satânicos e ações prejudicadoras. Elas falam com uma boca petulante ou arrogante e rebelde. Elas constantemente fazem o seu trabalho missionário de semear a discórdia. Elas não conseguem descansar, enquanto os outros estiverem em paz, estão sempre em guerra. Boca, olhos, pés, coração e dedos trabalham numa única direção - para defraudar e iludir os outros. CiFA
O escritor é um contador de histórias, um inventor de fantasias, um criador de emoção... Mesmo sendo algo absurdo ou improvável, defendemos com firmeza cada citação, não importa a possível repercussão, apenas escrevemos e divulgamos, pois a nossa meta é ser lido, este é o nosso desejo, esta é a nossa intenção.
“As pessoas podem ser extremamente inteligentes, ter feito um curso de pensamento crítico e conhecer a lógica por dentro e por fora. No entanto, eles podem se tornar apenas debatedores inteligentes, não pensadores críticos, porque não estão dispostos a olhar para seus próprios preconceitos”
A cada passo trilhado nessa jornada conseguimos abandonar um pouco do que não nos pertence, de alguma forma trazemos conosco ou aperfeiçoamos ao decorrer do tempo. Jesus quando indagado sobre nossa existência, conclui que o mundo e suas aflições são passageiros. Paulo mais a frente vai dizer sobre a vida pelo espírito e não pela carne. Sejamos nós conhecedores capazes de suprir toda necessidade de nosso espírito.
É impressionante o que nos acontece diante de nossa vivência física, algo que às vezes não queremos, pois, quanto mais nos aproximamos de Deus e compartilhamos seus ensinamentos, mais perseguidos e atacados nós seremos, faz parte de algo estranho, um plano terreno, de gente ruim, que não tolera o amor que foi pregado pelo Cristo Nazareno!
A mente a mil e nenhuma palavra ou frase vem, talvez o amanhã seja a chave para essa mudez provisória e quebra de incertezas, que flutuam como folhas secas ao vento. A saudade é um dom que Deus deu a quem ama a vida, pois só a sente, quem faz da vida uma página, lida dia após dia, ano após ano para todo o sempre.
A inteligência não tem cara. Pois as características que se espera não são encontradas no ser que se busca. É preciso notar que a inteligência vem sempre com simplicidade e modéstia. A inteligência é bela mas apenas quem pode ver e escolher ela são as pessoas que apreciam a beleza de sua convicção. Um olhar de certeza, a inteligência me acalma.
É bem mais fácil culpar uma entidade satânica de sua própria culpa, do que encarar uma realidade cruel.O povo mata e destrói, tudo e todos os que amam!Pessoas matam pessoas dentro da própria família, de diversos modos... O homem é um canibal, que devora os próprios desejos...Ídolos reverenciados e amados como Deuses, são destruídos e consumidos como alimentos da alma do povo...É mais reconfortante para o homem dizer que há um pacto com o diabo, do que admitir que esse pacto é com as pessoas comuns da sociedade, que elevam e derrubam os seus escolhidos.
A questão não é o que se faz ou com quem se faz. Quem se ama ou por quem se é amado. A questão é não aceitar para si a despropriação do próprio corpo. Ele se veste como se quer. Unica e exclusiva propriedade de mim mesmo, pois é dentro dele que meus pensamentos se constroem. Só a cada um, e apenas a cada um cabe a fantasia das realizações.
"Combater os maus HÁBITOS é o nosso maior desafio. Eles travam o nosso progresso e são nocivos para nossa vida. Quantas vezes estamos diante de pessoas que não se amam, usam drogas, bebidas em exagero, dedicam-se a jogatina e tantos outros, já arraigados na vida e dificel de remover. Não se considere derrotado, com ânimo você vai vencer"
”Numa época em que até o Batman já reconheceu que o Coringa tinha lá suas razões, esse insólito retorno ao maniqueísmo explícito não pode, no entanto, ser compreendido como mero anacronismo simplório: por trás de sua aparente inépcia existe a opção consciente e maquiavélica por um esquematismo doutrinário que, se falha às exigências da cultura superior, atende com superior eficácia aos desígnios da manipulação publicitária.”
Escola pública com ar condicionado. Ali com 30 alunos divididos em opinião. Os desforradores dos bens públicos com espírito de compensação por entenderem que pagam imposto. Ligam o aparelho no 12. O professor falando com dificuldade de respirar, mas ai dele se pedir para desligar. Atrairá o ódio e repulsa de muitos deles e a aula ainda será perturbada pelos os que não querem o ar condicionado fazendo pressão para o professor mandar parar. Como, se o controle eletrônico está na mão do usurpador da liderança? Pois é, porém colocar os aparelho de ar condicionado e não usar não tem sentido, né? E o que é mais importante? Assim como o limoeiro da calçada tem que suportar o peso do marmanjo viciado na alegria da gratuidade, tirando o limão ainda verde para ser ele o primeiro beneficiado. E nem se importa com o cachorro dentro do muro espumando de tanto latir, já que também nem se importa com os olhares de reprovação dos transeuntes. Pessoas viciadas no gratuito não sabem votar no melhor candidato São elas que nos dão a liderança que temos.
Há manhãs que parece que o Sol está mais distante de nós. Que o calor e a Fé ainda não acordaram. Mas isto é apenas uma sensação vã do nosso coração cheio de expectativas. Deus sempre está desperto, olhando com todo seu Amor para nós. Basta fecharmos nossos olhos por um so instante e sentirmos sua presença dizendo o quanto nos ama. Nos dando a certeza que tudo passará com um sopro...
Nesse primeiro volume, a forma adotada inicialmente não podia ser mais clara e foi imposta pela natureza mesma do assunto: uma introdução, um capítulo para Capra, outro para Gramsci, um retrospecto comparativo e uma conclusão inescapável: as ideologias, quaisquer que fossem, estavam sempre limitadas à dimensão horizontal do tempo e do espaço, opunham o coletivo ao coletivo, o número ao número; perdida a vertical que unia a alma individual à universalidade do espírito divino, o singular ao Singular, perdia-se junto com ela o sentido de escala, o senso das proporções e das prioridades, de modo que as ideologias tendiam a ocupar totalitariamente o cenário inteiro da vida espiritual e a negar ao mesmo tempo a totalidade metafisica e a unidade do individuo humano, reinterpretando e achatando tudo no molde de uma cosmovisão unidimensional.
Tarefa que é, em essência, a de romper o círculo de limitações e constrangimentos que o discurso ideológico tem imposto ȧs inteligências deste país, a de vincular a nossa cultura às correntes milenares e mais altas da vida espiritual no mundo, a de fazer em suma com que o Brasil, em vez de se olhar somente no espelho estreito da modernidade, imaginando que quatro séculos são a história inteira do mundo, consiga se enxergar na escala do drama humano ante o universo e a eternidade. Tarefa que é, no seu mais elevado e ambicioso intuito, a de remover os obstáculos mentais que hoje impedem que a cultura brasileira receba uma inspiração mais forte do espirito divino e possa florescer como um dom magnífico a toda a humanidade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp