Texto Motivação na Vida
Vivo intensamente, mas com o cuidado de não ser exageradamente sem limites.
-
Ao mesmo tempo penso que:
Limites devem ser quebrados... Mas com que intensidade essa quebra deve ocorrer? É onde devemos atenção, pois cada ação ou omissão traz também consequências e reações.
-
Nossa evolução está, intrinsecamente, ligada à maneira com que lidamos com nossos problemas, quebras de limites, barreiras e ciclos.
-
No fim das contas, devemos entender que viver é sofrer e evoluir é saber desbastar-se.
O espectador (início dado em 2023)
"[...] Mas os piores sentimentos do mundo são, definitivamente, aqueles que são capazes de mudar a sua perspectiva sobre si mesmo de uma maneira negativa. Eles chegam até você em forma de descoberta e impactam tanto quanto uma epifania.
Isso acontece por causa de um detalhe específico: nós sempre estamos buscando respostas para as nossas ações e situações pessoais, e tendemos a crer mais facilmente nas teorias mais pessimistas, além do mais, o que é negativo gera mais impacto por causa do fator "dor".
E o que parece ser mais real do que a dor? A felicidade pode ser falsificada muito mais facilmente do que a dor, e pior do que isso, realizamos este trabalho diariamente. A dor é a constante que definimos como a verdadeira.
Toda a nossa vida gira em torno de amor e dor, como um ciclo, e a ideia de que é impossível sair do círculo da dor é extremamente convincente porque aparenta ser uma conclusão lógica, mas é apenas uma suposição pessimista mascarada.
Assim, ao perceber que há algo na sua vida que está dando errado novamente e que isso se repetiu incontáveis vezes, por exemplo, este "algo" começa a se parecer com um evento canônico impossível de ser evitado. Esta ideia é impulsionada pelo fator "epifania", e este, por sua vez, pelo "dor".
Quanto mais este evento ocorre, mais real esta teoria se demonstra, e mais desesperadora é ela.
No fim, tememos cada vez mais que a nossa realidade dolorosa se estenda até que deixemos de respirar.
Qualquer coisa que nos tire dela nos causa um grande alívio. Não queremos sentir que estamos presos num calabouço de tortura que chamamos de "vida" e, no epílogo, pensarmos "nada disso valeu à pena".
Quanto mais vezes o evento ocorrer, mais deprimidos ficamos."
Desigualdade
A desigualdade é um abismo profundo que separa as pessoas, criando mundos distintos
Onde alguns vivem em castelos de sonhos, cercados de luxo e conforto,
Enquanto outros perecem nas ruas, à margem da sociedade,
A viver de migalhas e migalhas de subexistência.
A desigualdade não tem cor, não tem raça,
Não escolhe a idade, a religião ou a orientação sexual,
É uma ferida que sangra em todos nós, a cada dia que passa.
Nos olhos daqueles que são esquecidos pela sociedade,
A tristeza ocupa o lugar da esperança,
E a luz mais brilhante, no tempo mais escuro,
É, muitas vezes, a promessa de que amanhã será melhor.
Mas a desigualdade não é apenas um problema social,
É um problema moral, que coloca à prova a nossa humanidade,
E a resposta não está em encontrar vilões ou heróis,
Mas em agir, juntos, para transformar as coisas, como irmãos.
É possível mudar o mundo, um passo de cada vez,
E construir uma sociedade mais justa e igualitária,
Onde a diferença seja uma riqueza, não uma tragédia,
E a esperança renasça a cada amanhecer, em cada peito, em cada emoção que floresça.
Aprendendo a navegar...
Estranha viagem é a vida. Somos lançados no mar da existência, em um pequeno bote, que chamamos corpo, dirigidos por um silencioso e estranho capitão, que chamamos alma, coração, mente... ou qualquer outro nome.
Ambos não se conhecem e talvez a única razão dessa estranha viagem seja possibilitar a aproximação desses estranhos navegantes.
Nas noites de tempestade, o pequeno barco percebe, aterrorizado, a sua patética fragilidade. Nesses momentos, transforma seu desespero em uma prece e tenta se agarrar a alguma verdade inventada, alguma certeza “absoluta”, a algum deus generoso para chamar de Pai.
Mas a fúria do mar revela a exata dimensão de tudo o que nos cerca, mostra que nossa ignorância não tem alcance para certezas absolutas, nossas verdades não passam de possibilidades que não possuem raízes no nosso coração e nosso Deus Pai continua tão silencioso quanto no dia em que o primeiro homem lançou ao mundo seu primeiro grito de horror em busca de um alento.
Onde estão as mãos que me colocaram nesta estranha viagem, sem guias, mapa ou uma bússola que me aponte um norte qualquer?
Por que não consigo compreender a rota que esse capitão sussurra e teimo em navegar por caminhos estranhos, que me afastam, cada vez mais, do meu porto seguro?
Sem certezas ou verdades, apenas amparada pelo anseio, ou pela suspeita de um Deus Pai, onde posso aportar meu abandono?
As Damas
As vezes me vejo pensando sobre que tipo de companheira gostaria de ter e qual realmente terei. Penso se meus ideais são realmente corretos, adequados e se serão realmente concretizados ou se serão subjugados por alguém surpreendente, mas que ainda assim acabe por substituir minha referência de de companhia ideal.
Digo... Sei que todos temos uma linda dama a nossa espera, a quem chamarei de "Dama da Noite", mas esta só é linda porque é responsável por dar sentido e beleza à vida. Ademais, essa dama de paciência morbida, olhar triste e toques frios nos espera em uma cama gélida e desconfortável.
Busco saber quem será minha companhia quente e inspiradora, a quem chamarei de "Dama do dia". Aquela que não me faça ver um filme da vida só por me aproximar de seu beijo.
Fato é que todos temos um encontro inadiável com uma delas. Um encontro do qual a eternidade se fará testemunha. Porém, antes de mais nada, quero ter a certeza de que, até lá, terei vivido e apreciado os mais diversos momentos com aquela que trará calor à frieza e brilho à escuridão, apenas por permitir-me levar nossas memórias nessa viagem sem bagagens.
Sobre a Dama do Dia, tenho desejo de que seja bonita, tenaz, altruísta e compreensiva, mas que o excesso destas qualidades não a tornem "trouxa" para os mais espertinhos. Creio que ela deve ser realmente uma inspiração, pois devo admirá-la, posto que é difícil você se manter muito tempo com alguém se não admira algo da outra. Relações sem base em admiração costumam ser superficiais e baseadas em fatores que se corroem facilmente. Ela deve ter seus próprios sonhos e objetivos e lutar seriamente por eles. Em troca, sempre farei o possível para me tornar o tipo que vai elevar as expectativas dela quanto à imagem de homem ideal, fazendo-a perceber que sempre haverá espaço para sermos melhores, ainda que longe da perfeição.
Assim, ter a certeza de que meu "dia" foi surreal e com um alguém realmente indescritível, que ao cair da "noite" o único encontro certo não seja capaz de me fazer sentir o toque frio da Dama da Noite, pois estarei ainda regozijando-me entre as quentes memórias de outrora.
Oceano da vida
Há dias que o oceano da vida, nos proporciona excepcional navegação, outros o vento sopra com força, jogando-nos para um lado e outro da nau, mas assim é com todos os navegantes, o importante é que tudo passa e em breve estaremos, novamente, em águas calmas.
Confiemos nAquele, que a muito tempo mandou que o vento parasse, e esse o obedeceu.
A. Cardoso
. Nós somos a fonte de água da vida
A água é fonte de vida
Porque contem em sua essência
O poder da criação
. Da manifestação
. Da vida
. Da cura
E possui em seu precioso líquido
Todas as energias, frequências e vibrações
De tudo o que foi manifesto
Existe
E flui em todo o o universo
Essa fonte da vida
Literalmente
. Muda de forma
. Se transforma
. Ressuscita
E possui a memoria
De tudo o que existe
Em seus cristais etéricos
Por isso és a energia primária
. Da nossa vida
. De nossa terra
. Em nossa consciência...
Paz❤️
Tanto falo sobre metáforas, talvez seja uma forma para que eu consiga entender a realidade de uma forma mais lúdica e não tão pesada. Quero falar sobre pássaros. A cada voo eles sentem a liberdade em suas asas tão leves, O vento que os leva de uma forma carinhosa para cima de tudo. Falamos, isto é liberdade. Ligamos a liberdade ao lugar a que ele pode ir. Veja só, ele voa tão alto e vê tudo, que liberdade! Veja só, ele pode sentir a brisa mais gostosa no seu corpo, isso é liberdade. Mas, e se eu contar que isto é apenas o que entendemos disfarçadamente sobre liberdade? Na verdade, a liberdade do pássaro não se encontra ali, ela está mascarada, na nossa frente. O pássaro não tem o peso de precisar retornar, ele não tem necessidade de se preocupar de até não voltar e nem para onde vai, essa é a verdadeira liberdade - ele voa sem pensar no futuro, sem pensar nas outras 500 coisas que precisa resolver depois e as outras 500 que não está fazendo agora. O pássaro simplesmente bate as suas asas e chega onde seu coração quiser.
Nós humanos, temos voos frágeis e sem segurança, por isso nunca alcançamos sequer 1% da liberdade gigantesca que aquele pássaro tem. E então, depois de pensar sobre isso, você questiona o seguinte, mas é óbvio que não consigo voar assim, tenho uma vida, tenho responsabilidades. Claro, não há nada de errado em pensar assim, contrário seria se não pensasse. Mas é o seguinte, quando digo que precisamos deixar nossas amarras para trás, não são as responsabilidades, e sim traumas, dores, sentimentos mal curados, aquelas feridas que doem até hoje, aqueles assuntos que você evita de todo jeito, as pendências de suas vontades, tudo isso te prende aqui, bem longe do céu. Se quiser mesmo saber a verdade, dificilmente enxergamos que podemos alcançar voos mais altos, achamos que está ok nesta altitude e que as nossas asas não aguentam subir mais, Mas se em um momento abrirmos essa visão para a imensidão a ser explorada nós assustamos, abaixamos a cabeça e seguimos o mesmo caminho que conhecemos desde sempre. Meu Deus, temos tanto pra voar e ainda sim ficamos tão baixo.
E assim desperdiçamos o nosso belo e único voo. O valioso voo, neste que só temos uma chance, não tem como voltar e tentar começar de novo. Então este é o questionamento que fica; você está voando alto?
Uma Poema Sem Título
E se a vida fosse um livro?
E se a cada dia fosse uma página nova?
Excêntrico...
Haveria livros pequenos, e outros, maiores.
Haveria de haver livros bem parecidos e todos com um final.
Extravagante...
Tão pouco de aventuras
Tampouco emocionantes
Esdrúxulo.
A maioria seria triste.
Além disto há livros repetidos e clichês que quase não tem nada de interessante.
Esquisito.
Embora que hoje nem há mais livros físicos, agora só tem digitais, MUITOS!
Eu teria meus favoritos, é claro, aqueles que estão escritos numa coleção de outros livros na minha prateleira, como numa árvore genealógica, sem lógica...
Estranho
E além do mais, todo livro é uma poesia. Todo livro merece ser lido e todo deve ser escrito.
-Não jogue fora o seu, tem gente que precisa! -
E o porquê de tantos livros? Ainda não tive tempo para saber, ando muito ocupado escrevendo o meu.
Você foi minha vida por um tempo,
Mas eu sumi em um piscar,
Provavelmente o ódio é o seu sentimento.
Me desculpa por não saber explicar,
Tive vergonha de mim e com o medo tive esse sentimento,
De não servir pra nada além de te desabrochar.
Não tenho nada a oferecer, apenas meu sofrimento.
Pra te ver feliz, com você devo apenas sonhar.
Considere que da sua vida eu fui um Livramento.
Roda da Vida
"Nas voltas que o mundo dá
Faça ciranda das horas
Importe-se
Com o lado em que não está...
Pois o que está embaixo, para cima gira
O que está em cima, pra baixo estará
De acordo com Deus é a sina
Há leis que o Universo ensina...
Pense bem no que fez, no que faz ou fará!
Pois ninguém pode esquivar-se das voltas
Nas voltas que o mundo dá!" Marilia Hoffmeister
"Somos muito mais do que um conjunto de átomos
organizados pela “Mão do Grande Arquiteto”;
muito mais do que obra do fogo de Prometeu,
mais do que a combinação sagrada de barro e sopro;
mais do que poeira de estrela, ou energia em movimento;
somos feitos de histórias, vividas ou imaginadas.
Somos feitos de sentimentos e emoções
escancarados ou secretos;
somos feitos de saudade e esquecimento;
somos feitos de sonhos imensos e adiados;
e do encantamento que brota das
pequenas coisas possíveis que conseguimos realizar.
Somos feitos da mágoa secreta,
por tudo que poderíamos ter sido
e das histórias que nunca iremos contar.
Somos feitos do orgulho bobo pela grandeza das histórias vividas;
enquanto escondemos em alguma dobra do coração,
a culpa pelas histórias que não nos permitimos.
Somos feitos do “Não” que calamos
e sufocaram o “Sim” que poderia ter feito toda diferença.
Acho que disso é feito homem,
desse ofício sagrado de preencher o Tempo que nos foi dado,
enquanto vai amalgamando a imensidão do Mistério,
com essa a matéria frágil de que somos feitos.
Somos os personagens de um misterioso e criativo
“Contador de Histórias”, que nunca nos permite
Tocar nesse roteiro sagrado e às vezes cruel."
Recorda!
Recorda os caminhos por onde passou,
Recorda as paisagens que por lá olhou,
Recorda dos possíveis escorregões que o caminho proporcionou,
Recorda que a todos superou e para a vida melhor se preparou,
Recorda dos bons momentos que por lá caminhou,
Recorda dos amigos que por lá encontrou,
Recorda dos amores que lá deixou,
Recorda que alguém, de lá, com você sempre ficou,
Recorda a vida que pelo caminho caminhou, e se agora, aqui estás é porque a tudo superou e sua vida, a seguir, continuou.
Graças a Deus, por isso eu dou!!
A. Cardoso
Quanto vale a paz íntima?
Vale o silêncio, no lugar da ira momentânea.
Vale ouvir inverdades e se calar ao invés de contestar, afinal, consciência tranquila nada aniquila.
Vale a certeza do dever cumprido, mesmo sobre contestações e pressões.
Vale o contentamento da família criada.
Vale as vitórias das batalhas lutadas, com suor e afinco.
Vale cada dia com todos os seus altos e baixos.
Vale saber que mesmo com medo de não acertar, mesmo assim tentar,
Pois, quando a idade aumentar, saber que não deixou de tentar.
Vale na boa idade chegar e saber que nunca permitiu a vida te abalar.
Vale viver num futuro, sabendo que no passado sempre vivi um bom presente.
A. Cardoso
ESTRADAS DA VIDA
A maioria das minhas jornadas foram por estradas vicinais não pavimentadas, tortuosas, íngremes, repletas de obstáculos, buracos e atoleiros. Viajando assim, me conscientizei de que vencer esses desafios com objetividade, persistência e coragem, minha trajetória se tornarias muito mais relevante, fascinante, profícua e prazerosa.
Hoje, após tantas andanças e já vislumbrando no horizonte meu último destino, baseado nessas experiências, posso afirmar com certeza, que quem passa pela vida viajando somente por "estradas pavimentadas", desperdiça a oportunidade de viver intensamente e será privado de saborear o prazer das vitórias e conquistas que apenas os corajosos, audaciosos e aventureiros conseguem usufruir.
José Eurico
O VERAZ AMIGO
A manifestação da vida está na natureza,
e o elo com o paraíso vê-se nos animais,
mesmo sendo seres ínferos e irracionais,
possuem a essência de suave grandeza.
Não há o olhar tão sincero sobre a terra,
que exiba tal beleza quanto a de um cão
a nos fixar sua lealdade, amor e gratidão;
gentil espelho a refletir a paz sem guerra.
O veraz amigo e guardião, se lhe atenha
de nos fazer mal, perseguir ou até atacar,
pois não intenta um canídeo nos maltratar,
mesmo que toda desdita lhe sobrevenha.
O seu instinto animal é pacato e cristalino,
deveras, mais dócil do que muita criatura
prepotente, dotada de saber e de cultura,
a odiar o semelhante com furor maligno.
Prezar os animais é muito mais sublime,
mesmo que se lhes ofereçam opulência,
ou mostrar-lhes uma fátua benevolência;
mais excelente é amá-los sem queixume.
Quem discrimina ou maltrata o irracional,
deve ajuizar que tal vileza e brutalidade,
são atos infernais; e saberá na verdade,
que o ser humano é também um animal.
No crepúsculo dos desejos,
Nasce a paixão em seu olhar,
Um obsceno fogo que arde,
Entre o amor e o encantar.
Encontro de almas perdidas,
Que buscam viver e reviver,
Curar as feridas antigas,
Num abraço que vem do querer.
Despedida é só um momento,
Orgulho que se esvai na ilusão,
Esquecer é um ato lento,
Desamar é a duração.
Consolar é a luz da aurora,
Que apaga a sombra do medo,
Acender o fogo que chora,
Em cada passo, em cada enredo.
No palco dessa vida incerta,
Há o desejo de caminhar,
Entre o crepúsculo e a aurora,
No eterno ciclo de amar.
"Os verdadeiros heróis são aqueles que em meio as grandes dificuldades são capazes de usar o olhar da cidadania e da solidariedade, refletindo sobre a grandeza da vida, traçando com franqueza e responsabilidade, os caminhos dignos que levam as conquistas mais assertivas, considerando assim, todas as dimensões necessárias para o desenvolvimento humano"
Marcos Antônio Lenes de Araújo
A vida que não deu certo, mas foi boa.
Não te deram chance, não te deram condições e mesmo assim você sonhava.
Você sonhou com tantas coisas, mas nada do que você vive hoje.
Não deu certo os seus planos de menina e foi bemmm melhor assim.
Você não tem todas as respostas com essa religiosidade cega, você vai descobrir sobre perguntar depois que sair desse meio que te adoece.
Seu sonho de voar vai ser na estrada, e você vai ter trilha sonora a cada viagem.
Você vai perder o medo de sair sozinha e mesmo assim vai amar ter boas companhias.
Você vai se descobrir LINDAMENTE IMPERFEITA!
Vai perceber que a opinião daqueles que não pagam as suas contas, não te vestem e nem se quer pergunta se vc precisa algo, não fará falta.
Não precisa ser aprovada por quem nunca vai te olhar com amor.
E todo o amor que você sentia ainda estará dentro de você, mas agora de forma mais calma.
Você vai mudar MUITO, mas ainda vai se reconhecer e agradecer por ter escolhido mudar.
Sinto saudades de vc menina, mas amo muito mais essa mulher que se tornou.
Texto de vida de Deborah Surian
Meus Amados Leitores,
Hoje, quero refletir com vocês sobre a complexidade do tempo. É como se fosse uma tela em branco, onde o passado pinta memórias vívidas, algumas coloridas de alegria, outras tingidas de melancolia. No presente, somos os artistas, desenhando experiências com os pincéis da nossa vivência, da nossa escolha. Cada pincelada é única, criando um quadro em constante mudança, cheio de texturas, nuances e emoções. E o futuro, ah, o futuro... Ele aguarda pacientemente nos bastidores, ansioso para ser revelado, como um mistério a ser desvendado, uma tela em branco esperando nossos próximos traços.
Que possamos entender que o tempo é mais do que uma sucessão de segundos, minutos e horas. É um espaço sagrado onde nossa história se desdobra, onde aprendemos, crescemos e nos transformamos.
Aproveite cada momento, cada pincelada, pois é assim que construímos a obra de arte que chamamos de VIDA.
Com carinho,
Psicóloga Adriana Matos.
@psicologa.adrianamatos
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Motivação na Vida
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- Texto de motivação para amiga ou amigo
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida