Texto Motivação na Vida

Cerca de 59777 texto Motivação na Vida

⁠ACORDE PARA VIDA!
Acorde! A vida chama, o tempo corre. Respire fundo e sinta a pulsação do seu ser. Encontre propósito no amanhecer. Cada dia é uma página em branco, esperando ser escrita com suas escolhas e ações. Sorria para o novo, abrace o desconhecido. Desperte a gratidão em seu coração. Abra os olhos para as maravilhas que o cercam: a natureza exuberante, o sorriso de um amigo, a gentileza de um estranho. Valorize os momentos, abrace a aventura. Não se esconda nas sombras do medo. A vida é agora, então acorde e viva com paixão!

⁠Dualidade da Vida

⁠Vida em dualidade, bela e dor,
Máscaras sussurram verdades ocultas,
Rio de luz, sombras que me envolvem,
Melancolia revela a alma sepulta.

No cerne das máscaras, segredos guardados,
Lágrimas sussurram silêncios antigos,
A vida é pintura em tons desbotados,
Reflexões mergulhadas em vales sombrios.

Desvendar a vida, desvendar a dor,
A poesia revela segredos esquecidos,
Palavras como fios de melancolia,
Teço a trama dos sentimentos perdidos.

Em cada verso, um eco de saudade,
Em cada pausa, a melodia da solidão,
Vida bela e dolorosa, contradição,
Onde a tristeza se mescla à eternidade.

Aerodinamicamente o corpo de uma abelha não é feito para voar; o bom é que a abelha não sabe ".
Isso é o que todos nós podemos fazer, voar e prevalecer em cada instante diante de qualquer dificuldade e diante de qualquer circunstância apesar do que disserem.
Sejamos abelhas, não importa o tamanho das nossas asas, erguemos voo e desfrutaremos do pólen da vida.⁠

⁠Reflexões...

O Tempo.

Qual o presente mais precioso que você poderia dar a alguém?

Qual o melhor presente que você gostaria de ganhar?

O que acha de um carro? Uma casa? Uma joia? Outras coisas?
O quê? É possível pagar por isso?

Cheguei a conclusão de que o maior e melhor presente que alguém pode dar e receber, é o Tempo.
Isso mesmo. o Tempo!

Qdo damos uma pausa em nossas tarefas para fazer uma ligação, enviar uma mensagem específica para alguém (não aquelas em rede. Rs...) estamos doando o nosso tempo a alguém. Agora imagina ir ao encontro desse alguém...

Nunca mais esse Tempo voltará para ser usado de outra forma. Vc escolheu doar esse Tempo para saber como essa tal pessoa está. Esses minutos, ou horas de sua vida, foram utilizados com alguém de sua escolha.

E quem recebe esse Tempo recebe um Presente que não é possível comprar em lugar algum.
Imagine vc lembrar de alguém que passou por sua vida e desejar um tempo com essa pessoa..., apenas para olhá-la mais uma vez. Tem como pagar por isso?
Não. Claro que não.

O Tempo não volta.
Aquele abraço deixado para depois;
Aquela conversa;
Aquele beijo;
Aquele tempo...

O que você daria para ter só mais um tempo com aquela pessoa? (seus pais, seus filhos, seus amigos, seus amores, ...).


Nesse sentido reafirmo minhas conjecturas. O Tempo é o presente mais precioso que podemos dar ou receber de alguém. 💎
Tempo é Vida!

O sonho acabou

Já é hora de acordar
Se despertar
Buscar novos
Horizontes
Novas histórias
Novos sonhos
Para ser feliz
O fim terminou.
Bora ser feliz!!!!
A vida fica sem valor
Quando o presente acaba

⁠eu sou aquele tipo de pessoa que fica feliz com a felicidade dos outros; eu gosto disso.
sempre que posso incentivar, incentivo.
torço pelo sucesso alheio, mesmo que a mim ele não pertença.
até porque um dia, cada um vai ter o que merece, colhendo aquilo que tá plantando, e não faço isso porque pode se virar contra mim; muito pelo contrário, faço por que gosto, me sinto bem, e sei que cada ser humano tem sua vida individual.
o meu vai ser meu.
o do outro, a ele pertence.
no final, a vida organiza cada coisa no seu devido lugar.

⁠O ponto
ponto é o centro do círculo. Não tem dimensão nem lugar, escapa da nossa percepção, não pertence ao nosso mundo, é metafísico, simboliza a unidade, e a totalidade, e a perfeição. Um símbolo de Deus, nele está contido tudo, mas só em potência, não em estado manifesto. Dele nascem o círculo e a esfera que são suas formas de manifestação, o círculo é um ponto, mas a sua dimensão. O ponto é a forma invisível da existência, que o homem só o reconhece pelas formas que dele nascem. O mundo visível é o que nos colocam em contato com o transcendental. A lei do mundo é o movimento, a lei do centro é a quietude. O mundo só existe em nossa consciência, e nele temos que unificar a multiplicidade. Viver no mundo é um dançar constante ao redor do centro. Vivemos do ponto central e fazemos tudo o que fazemos, porque estamos à procura do centro. Enquanto estiver no mundo, o homem sempre vai modificar precisamos aprender a trocar nossos círculos, fazer com que eles se tornem cada vez menores até que a nossa vida gire em torno, do ponto. O girar contínuo ao redor do nosso centro é o modo arquetípico da nossa vida e é o modelo fundamental da dança. A dança na sua origem é um evento ritual. Ela é a reprodução da vida humana. É possível usar a dança para atingir experiências místicas. Dançar é viver. Autor desconhecido
ZÊ ZAMB.

⁠Valores básicos de uma relação humana.

Uma coisa que sempre me intrigou é que sempre procurarmos em alguém um sentimento parecido com o que sentimos, seja ele, amizade, amor, irmandade, relação familiar, mas o que chamam atenção de uma certa forma é a necessidade de comprovar que este alguém sente alguma coisa parecido pela gente.

Será que precisamos depender de um sentimento de alguém para sermos felizes ou realizados em alguma coisa. Qual a necessidade de depender tanto de saber o que o outro acha ou sente por mim para minha felicidade ou propriamente para minha vida.

A vida comprova que muitas vezes dedicamos muitos sentimentos, apreço, tempo dedicado, por que não dizer, bons pensamentos, além de uma relação de amizade verdadeira para com alguém, e o que muitas vezes, o que achamos é o vazio como reciprocidade. A via de mão dupla não existe, somente para um lado.

Amizades são complicadas e muitas vezes cheia de problemas, quem te faz mal está na maioria das vezes bem perto, ao seu lado melhor dizendo. Muitas pessoas movidas pela inveja, pela fofoca destrutiva, muitas se dizendo amigos(as) acreditando que te abraçam e pelas costas te apunhalando. Vivemos num mundo de aparência e mascaras, e que por vezes, tem horas nem ao menos sabemos qual é a verdadeira pessoa ou a falsa que está ao nosso lado.

Será que nossa convivência precisa ser sempre assim, tão baseada em desconfianças, cuidados com palavras, medindo passos, sempre tentando conciliar o amigável com a desconfiança.

Porque não é possível os relacionamentos serem baseados na honestidade, na confiança mutua, no desprendimento em beneficio do outro, na empatia, no respeitar das diferenças e entender que este é um grande aliado ao crescimento, ou seja, de uma amizade, de uma relação amorosa, numa relação familiar, uma relação de negócios, porque não?

Porque interesses muitas vezes não tão nobres, fazem de uma grande amizade, uma relação de amor, ou mesmo uma relação familiar se desfazerem sem restar chances de se restabelecer. O porque de sempre agirmos deste modo? Mesmo sabendo que tudo isto é causado por falta de cuidados tão simples de serem aplicados em atitudes a ações.

Que saibamos dar valor ao valores básicos de uma relação humana, baseada no respeito e amor ao nosso próximo, tão em falta nestes tempos em que vivemos.

sobre o luar
lembranças me vêem
e lágrimas rolam
sobre o sol
lembro do seu sorriso
quando percebo que choro
lembro do seu abraço
quando dizem que o tempo cicatriza
sei que nunca irá
se for sobre você
não quero me esquecer
quero me lembrar
daqueles dias
que estávamos em desacordo
dos que brigamos
mas também quando sorrimos
principalmente do seu
do seu sorrisos á lágrimas
de seus momentos importantes e embaraçosos
de sua vida que acompanhei de perto
e quando te vê de novo
te contarei o quanto falta me fez
e darei um abraço com lágrimas no rosto.

⁠O QUE É A IDADE?

O que é a idade?
mas uma medida obsoleta
Ó agridoce.
Se a sua idade é uma desordem
de ontem
de dúvida
e amanhãs cautelosos
você pode precisar
para crescer no presente. (Caso contrário, suas rugas
vão ficar estranhas)

No entanto, se a sua idade é onde
você junta seus tesouros
onde a tristeza e o prazer
se encontram
então seus anos
deixarão de se amontoar.

Perderá a conta.
Você não terá idade. •

POEMA DA VIDA

⁠Poetas nascem nas decepções, poetas nascem nos amores, poetas nascem nas páginas de grandes livros, poetas nascem nas páginas de pequenos livros, poetas nascem na noite, poetas nascem nas madrugadas.

Poetas nascem no fundo do ônibus, poetas nascem em um dia nublado, poetas nascem no banco de trás do carro, poetas nascem no sofá, poetas nascem no bloco de notas, poetas nascem na sala de aula, poetas nascem em todo lugar.

Todos fadados ao mesmo destino, fadados a mesma rotina tediante, fadados ao romance da solidão. Todos viverão de eterna melancolia, mas nunca morrerão infelizes.

⁠Viaje, mas não para fugir
Sente-se sozinho, mas não para se esconder
Olhe, mas não para preencher
Veja, mas não para encontrar
reconheça, mas não para nomear
possua, mas não para reivindicar
Ame, mas não possua
maravilhe-se, mas não fique obcecado
Aspire, mas não alcance
ensina, mas não pregue
confie, mas não espere
desista, mas não desista
Pergunte, mas não para dar significado
observe, mas não julgue
conecte-se, mas não divida
pertença, mas não se encaixe
Deseje, mas não se satisfaça
individualize, mas não identifique

Paulo H Salah Din

⁠Eis que surge uma flor de botão no jardim da vida. O caminho que a espera é bem longo, mal sabe ela o que a encontrará nas estações.

As estações se passavam e lá estava o botão de flor, passando pelas chuvas e ventanias do inverno. Logo me surgiu a ideia de que esse botão de flor tinha medo de desabrochar para conhecer a primavera.

Se ela soubesse como a estação das flores desabrochadas é uma das mais lindas do ano... é uma dádiva da vida, do tempo.

Penso que o medo estaria consigo de qualquer forma, mesmo que em botão de flor ou florida. As pragas podem a sufocar, as ervas daninhas podem ser os parasitas que sugam as suas energias, os pulgões podem roubar o seu brilho... tudo isso pode acontecer, vivendo a estação da primavera ou não.

O medo iminente do florescer a impedia de conhecer a primavera. Mal sabe ela que os seus pólens estão em polvorosa para fecundar outras flores, para fazer florir mais ainda o seu próprio jardim.

Vão-se as pétalas, as sépalas... mas fica o desejo insano de florir em meio à primavera que a tanto espera. O botão de flor, florescerá quando menos esperar! É um convite para viver a estação mais bela: a doce e linda primavera que a espera.

⁠PERDI A CONTA DE MIM MESMO.
Quantas vezes minha vontade foi feita ou negada pelos sins e nãos que falei?
Quantas vezes eu disse um, querendo dizer o outro?
Quantas vezes meu sorriso estampou minha alegria e quantas outras ele escondeu minha tristeza?
Quantas vezes eu escolhi quem me acompanhava e quantas eu escolhi apenas não ficar sozinho?
Quantas vezes usei meu silêncio para encobrir meu conteúdo e quantas outras falei sem parar para esconder meu vazio?
Quanto sou do que quis ser e quanto sou do que quiseram que eu fosse?
Sou fruto de poucas escolhas e infinitas renúncias.
Minhas escolhas fizeram de mim o que sou e minhas renúncias fizeram de mim o que deixei de ser.

⁠A vida é um eterno aprendizado, onde quem mais aprendeu é aquele que entendeu que o melhor que você pode deixar para o mundo é, cuidar de evoluir a si próprio.
Não é sobre virar um tolo e aceitar tudo o que fazem com você.
É sobre pegar tudo o que a vida te dá, e devolver com evolução pessoal.
É sobre evoluir para si e para com os outros e cada dia SER MAIS.

⁠CARDÁPIO DA VIDA

Vida - Viver
Morte - Sentir
Felicidade - Transmitir
Amor - Amar
Dinheiro - Gastar
Dívida - Pagar
Estudo - Estudar
Conhecimento - Repassar
Trabalho - Trabalhar
Melancolia - Larga mão
Gratidão - Agradecer
Compaixão - Necessidade
Decepção - Acontece
Curiosidade - Todos temos
Solidão - Ás vezes
Culpa - Nenhuma mais
Remorso - Arrependa, é melhor
Prazer - Em boa companhia
Alegria - Combustível sempre
Tristeza - Logo passa
Medo - São muitos
Raiva - Passageira sempre
Nojo - De sujeira
Desprezo - A ninguém
Surpresa - Boa é bem vinda

Essa salada diversa de sentimentos são verdadeiros cardápios que se apresentaram ou se apresentarão ao longo da nossa jornada aqui na terra.
Em algum momento teremos que lhe dar com coisas e situações boas ou ruins. Viva vida.

⁠VOCÊ MERECE MAIS

Se não houver
O compartilhar,
Se não houver
Respeito emocional,
Se não houver
A gratidão igual,
Se não houver
A troca nem que seja de olhares,
A troca de elétrons
Não será suficiente,
Por mais que haja
Química, fogo, ardente,
Mordidas calientes:
Não há paixão,
Não há amor,
Que resista,
A falta de reciprocidade,
Nem a falta de cumplicidade,
Amor, é ótimo
Amar é bom,
Mas, quando há o equilíbrio da relação,
Se, um faz tudo pelo outro,
E o outro,
Só engorda de prazeres,
Nada há que possa garantir,
Não adianta insistir,
Siga em frente,
Há muita vida lá fora
E a vida é feita no agora.
O futuro...
Incerto!

⁠O livro da vida é uma narrativa complexa, repleta de capítulos inesperados, trajetórias sinuosas e reviravoltas emocionantes. Às vezes, sentimos que estamos perdidos em meio a uma trama confusa, sem saber qual será o desfecho dessa história. Mas confie, Deus jamais nos abandonará, e sempre estará pronto para escrever um final repleto de esperança, redenção e amor. Basta confiarmos Nele e permitirmos que Ele seja o autor da nossa vida, guiando-nos para o desfecho mais belo que podemos imaginar.

- Edna Andrade

⁠O velho que pensa
Um velho pensando
Pensando a velhice
O ser velho....

O velho na mente
A mente velha
O velho pensando
A certeza de ser velho

O velho que pensa
O coração cansado
Cansaço de ser velho
De viver pensando

O Velho pensante
Um ser incessante
Pensando a velhice
O prazer do ser ....... velho.

O Velho na vida
A vida no velho
A velhice constante
O direito de estar velho!

⁠As amizades normalmente são construídas em bases iguais, em sentimentos iguais ou quando as características de uma pessoa são muito parecidas com as nossas.
E por que isso ocorre? A resposta:
É mais fácil lidarmos com pessoas que concordam com nossos gostos e ideias do que saber lidar com quem tem algumas diferenças que talvez não lhe agradem.