Texto Motivação na Vida
"O coaching motivacional é capaz de ampliar a leitura de mundo de um cidadão, promovendo melhorias em seus desempenhos, nas habilidades interpessoais e comportamentais, aumento do autoconhecimento e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que proporcionam a potencialização de talentos humanos na busca pela transformação dos sonhos em realidade"
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Graduado em Recursos Humanos
Descobrir que se tem HIV pode ser um choque para qualquer pessoa. É como se o chão sumisse debaixo dos nossos pés e a vida, como a conhecíamos, deixasse de existir. Mas, para mim, foi ainda mais difícil, porque eu sempre me considerei uma pessoa bonita, tanto por dentro quanto por fora. E quando recebi o diagnóstico, senti como se estivesse em uma balança, tentando equilibrar todas as minhas qualidades com a minha condição sorológica.
No começo, confesso que o peso do vírus parecia muito grande e me sentia desvalorizado. Mas com o tempo, fui percebendo que minhas qualidades estavam cada vez mais fortes e pesadas. Comecei a enxergar que ser soropositivo não era uma sentença de morte e que podia ter uma vida plena e feliz. Comecei a me cuidar de uma maneira geral, a alimentação, o sono, a prática de atividades físicas e até mesmo a saúde mental.
Foi um trabalho árduo, mas o resultado foi incrível. Hoje, me sinto ainda mais bonito, tanto por dentro quanto por fora. Descobri que a beleza vai muito além da aparência física e que a positividade e a felicidade são coisas que emanam de dentro de nós.
Se você acabou de receber um diagnóstico positivo para HIV, saiba que é normal sentir medo e incerteza. Mas não deixe que o vírus tire o brilho das suas qualidades. Não deixe que o peso da condição sorológica seja maior do que as suas qualidades e não desista de se cuidar. Com o tempo, você também descobrirá que pode ser ainda mais bonito e forte do que nunca imaginou.
Assim como na natureza, em nossas vidas, precisamos encontrar um equilíbrio entre as nossas qualidades e os obstáculos que enfrentamos. O HIV pode ser um desses obstáculos, mas não pode ser o único fator a definir quem somos. Devemos cuidar de nossas flores, regá-las com amor, confiança e autoestima, para que elas floresçam mesmo em meio às ervas daninhas.
É claro que essa tarefa não é fácil, requer esforço, dedicação e muitas vezes ajuda de outras pessoas e recursos disponíveis. Mas, assim como na natureza, quando cuidamos do nosso jardim com carinho e perseverança, as flores acabam por superar as ervas daninhas e a beleza do jardim se torna ainda mais evidente.
Reza do Pai - Consciência Amorosa
Grande Mistério, Grande Espírito.
Deus, Pai Consciência Amorosa,
eu Te encontro em todos os lugares e sinto a Tua presença,
me unindo a Ti em meu coração e espírito.
Eu, humildemente, oro
para que renoves a minha inspiração e para que a minha fé seja inabalável, tomando conta da minha mente com total convicção;
desfazendo as crenças que limitam o meu desenvolvimento mental,
para que eu alcance a Consciência Universal,
livre das interferências contaminadoras dos impulsos de ligação-rejeição,
em comunhão com o Pai Consciência Amorosa.
Rezo, para que esta luz,
na qual eu experiencio o amor incondicional,
irradie para cada ser vivo,
promovendo o crescimento e o desenvolvimento espiritual em todos nós.
Peço, Pai Consciência Amorosa,
que me dê clareza e me aponte os caminhos que melhor contribuem
para a minha existência, prosperidade e serviço ao mundo,
que me dê força e coragem para que eu avance,
sem me distrair pelos elogios e nem me perturbar por qualquer recriminação,
seguindo em Paz, Alegria e Amor.
Para mim e para todos, Amen.
Aho.
O dia em que ninguém foi roubado.
O grande circo promoveu um espetáculo em dois atos, com a promessa de transformar ninguém em alguém.
A peça foi montada com os atores principais e os figurantes, lembrem-se todos ninguém, mas com o desejo de virar alguém.
O dono do circo patrocinou a entrada ao público e ninguém pagou para assistir e participar da escolha dos ninguéns que se tornariam alguém.
Porém, já no primeiro ato, o resultado foi contrário aos aplausos dos ninguéns que assistiam, no entanto o ninguém tinha a certeza, de que tinha sido roubado, mas não iria reclamar, pois se assim o fizesse prejudicaria os seus aliados que se tornaram alguém, ou seja foi conivente com o roubo, mesmo sendo prejudicado.
Veio o segundo ato, e o resultado não foi diferente, mas ninguém acreditando em milagres e intervenção divina ficou sozinho e amordaçado.
E o pior é que tem quem acredita que ninguém é honesto!
Um homem caminhando pela calçada tentou se jogar na frente de um carro, o motorista estava atento e freiou, caminhando atrás dele vinha um bom samaritano, que decidiu ser seu anjo de guarda e aproximou-se mais dele, caso tentasse novamente, ele o empediria.
Um ônibus se aproximava e ele se jogou, o anjo tentou segurá-lo, mas não conseguiu, e foi acusado pelo motorista de tê-lo empurrado, serviram de testemunha os passageiros do ônibus.
Agora me responda, se você estivesse no ônibus, o que faria, ficaria quieto, falava a verdade, ou iria com os outros?
Mesmo que ainda eternamente estejamos em construção, compreender a nossa história e a nossa missão até este momento nos possibilita a serenidade do pertencimento.
Quando precisamos de água, sentimos sede. Quando precisamos de ombro, abraço, carinho, apego e apoio, sentimos solidão.
Solidão machuca, adoece e ocupa um imenso espaço dentro de nós, corroendo nossa saúde emocional.
Portanto, invista no seu autoconhecimento e melhore a qualidade de seus relacionamentos afetivos, na sua jornada.
Quem não conhece a si mesmo nunca irá mudar. Autoconhecimento é uma das mais genuínas formas de liberdade.
Estar presente no agora nos poupa de uma imensa carga de sofrimento, desencadeada pelo fluxo de pensamentos em desequilíbrio.
Estar, simplesmente estar, cria a corrente energética salutar da serenidade e da paz.
A causa de todas as coisas está no desejo, em querer o que ainda não está na hora de ser compartilhado em nosso caminho.
Quando você estiver sobrecarregado,
tenha a coragem de dizer não. De pausar.
De reduzir a intensidade da vida para
respeitar o equilíbrio do seu corpo.
Afaste-se um pouco dessa turbulência que está te exaurindo, para que sua proximidade volte a ser saudável. Esse é um dos mais importantes gestos de autocuidado.
Impossível
O impossível é algo extraordinário,
É tão difícil de se imaginar
Acredito que tudo se torna possível,
Se você parar de pessimismo e ir lá tentar.
Se a gente não tentar,
Como vamos saber se é possível?
Até porque tudo pode dar certo,
Ao mesmo tempo que também pode dar errado, enfim indescritível.
O impossível é inimaginável,
Porque a gente não consegue prever
Mas, eu te digo uma coisa,
Se você ter fé você vai acreditar que tudo pode acontecer.
Tudo vai dar certo um dia,
Seja impossível ou não
Vamos ter sempre esse pensamento, sabe
E no final de tudo, saberemos se valeu a pena, então!!!
Algumas coisas não devem e nem precisam ser ditas.
A própria vivência, seja nossa ou da pessoa que gostaríamos de dizer algo, vai entregar todo o alerta, o aprendizado, o conhecimento e a sabedoria no tempo certo, de forma perfeitamente natural.
Quebrar esse processo através da força das palavras pode romper bons laços de amizades, inclusive o que temos conosco mesmos.
Esteja sempre palmilhando o mundo com a pureza do bem, e todo desafio será uma grata surpresa evolutiva.
O que você poderia ter feito hoje, mas em vez disso prometeu para a semana que vem? Quais talantes você mantém como ideal, sem nunca traduzir em atitudes?
A vida não muda com vontades. A vida não muda com intenções. A vida muda com ações. Um passo minúsculo é maior que a mais gigantesca (talante).
Hábitos ruins trazem recompensas imediatas, por exemplo, prazer, mas te cobram um preço alto no futuro.
Disciplina traz recompensas no futuro, mas te cobram um preço agora, imediatamente.
É o preço do comprometimento, consistência ia. É o custo emocional de falar não para os prazeres imediatistas.
Nosso cérebro adora recompensas imediatas, por isso hábitos ruins são muito mais atraentes do que a disciplina.
O mundo vai te tratar da maneira que você trata o mundo. Porque aquilo que chega até nós, tem um significado que decidimos dar.
Não importa o fardo do acontecimento. Iremos, muitas vezes, sentir a dor dilacerar o nosso ser, mas, ainda assim, podemos buscar após o momento do luto ressignificar aquela dor.
Começando pela conformidade dos fatos naquele momento e naquela circunstância.
Portanto, nunca nos cabe controlar o mundo, mas controlar a maneira que lidamos com o mundo.
A compaixão é a cura que oferecemos ao outro. É a capacidade de compreender o estado emocional de outra pessoa.
Ter compaixão por alguém envolve mais do que colocar-se em seu lugar e genuinamente querer compreendê-lo ou mesmo ajudá-lo. Envolve começar a ter uma perspectiva totalmente diferente quando se trata de como você percebe os outros.
Começando claro por não julgar. Compreender que aquelas decisões são baseadas no grau evolutivo daquela pessoa.
Quando saímos de nosso autocentrante para a compaixão, diminuímos o peso de nossos próprios obstáculos.
Afinal, quantas vezes nos pegamos pensando no passado e nos envergonhando de ter tomado só aquela decisão.
Aceitar essa falta de sabedora ajuda nosso reconhecimento como seres humanos e, por isso, falhos em constante aprendizado. E tudo bem.
Há um sentindo ainda incógnito em todos os acontecimentos. Por isso o nosso sentimento de frustração, de ansiedade, de incompreensão e, ao longo prazo, até de depressão.
É que, muitas vezes, paramos em busca de respostas, quando só elas podem ser encontradas se seguirmos viagem. Não no sentido de abandonar os desafios, mas de compreender que diariamente precisam ser vividos e vencidos com amor.
Não importa o motivo do que consideramos ser um adversário.
Não estou pronto para assumir um compromisso agora! É uma condição real, desculpa ou medo?
Vou ser bem sincero com você: geralmente, quem diz "ter medo" de assumir um compromisso, na verdade, simplesmente não quer assumi-lo.
Ou seja, costuma ser uma questão de falta de desejo — e não de excesso de medo.
Há exceções? Claro. Mas esse é o cenário mais comum.
Não por acaso, o que nos dá medo também é o que nos faz crescer. E é através dessa constante batalha que vamos evoluindo a cada dia. Se você evitar tudo que tenha medo, estará perdendo muitas oportunidades.
Ao abordar seus medos e encontrar maneiras de superar seu medo extremo de compromisso, você será mais capaz de formar apegos sem sentir a necessidade de evitar um compromisso de longo prazo.
Como ser mais criativo?
Muita gente não sabe, mas o cérebro utiliza a memória para realizar processos criativos. Ou seja, a melhor coisa que você faz pela sua criatividade é construir um bom repertório de referências.
Consuma conteúdos, filmes, séries, livros, referências múltiplas, dentro e fora da sua área de atuação.
Um cérebro rico em repertório é terreno fértil para a criatividade.
Criatividade não é genética, não é dom, sorte, muito menos magia. Ser criativo é ser autêntico e inovador.
Talvez, nada, absolutamente nada, seja pra sempre.
E temos que aprender a conviver com isso. Por mais que vá doer. Tudo é apenas um intervalo de uma data, a outra. Vida, amizades, sentimentos, absolutamente tudo. Todos ficamos tristes, perdidos. Tem dias que acordamos e a única coisa que se passa por nossa cabeça é como sobreviver a mais um dia. Não vou dizer que está tudo bem, pois não está. E é normal se sentir assim. É normal se sentir triste, de certa forma, desprezada. Fazemos por algumas pessoas, o que jamais ninguém faria por nós. Colocamos pessoas em primeiro lugar em nossa vida, e na vida delas, somos em último. Sempre é assim. Aquela velha frase clichê, de Jonh Green, faz todo sentido. "A dor precisa ser sentida". Nunca vamos entender no mesmo momento o motivo de estarmos nessa situação. Talvez daqui um mês, um ano, ou pode ser que possamos morrer sem entender. Mas como diz o famoso filosofo Newton, "Toda ação, gera uma reação". Para tudo tem um porque, tudo que acontece conosco tem uma razão. Precisando aprender a sermos sozinhos. Aprender a nos curarmos, sem precisar de ninguém. Afinal, sempre nos machucamos. No final, só quem sobra é você com você mesmo. Você é a única pessoa que não pode desistir de você. "Seja o seu próprio sol". Você não precisa esperar por ninguém, mantena-se firme e continue. Daqui uns anos talvez vamos entender o porque de tal situação ter acontecido.
Como você lida com as dores emocionais?
Nos cabe aprender e não carregar a dor. Parece algo tão simples e evidente, mas fazemos justamente ao contrário.
Carregamos a dor por tanto tempo sem que aquilo, de fato, nos traga um aprendizado e o Universo nos entrega mais situações difíceis, delongadas... para ver se, dessa vez, vamos aprender com a dor e não carregá-la.
E o segredo da serenidade — paz de espírito — é caminhar com a leveza de um eterno aprendiz, com aceitação e gratidão.
- Relacionados
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- Texto de motivação para amiga ou amigo
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Textos de motivação em vendas
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
