Texto de Reflexão de Amor
Quanto mais amamos, mais sei que nunca podemos ser a mesma pessoa. Mas à medida que amamos, a felicidade da outra pessoa se torna a minha felicidade. O infortúnio da outra pessoa se torna o meu infortúnio. O ato de amar é estranho e milagroso. E realizamos essa ação extraordinária todos os dias.
Coração aflito por não te ver chegar, ainda sinto. Sinto você distante mesmo com os passos em minha direção. Meu coração dispara quando ouço o barulho das chaves sabendo que está chegando até o portão, dispara quando consegue chegar até mim mesmo com a distancia que nos mantém presos um ao outro. Coração dispara quando longe está e no dispositivo móvel aparece na barra de notificação o teu nome para me dizer para estender as roupas que estão centrifugadas na máquina que as deixou batendo antes de sair. Batendo está também meu coração feito um motor á base de amor, bate tanto que tenho medo de ser um problema de saúde, mas pode ser apenas saudades, pode ser cardio-do-amor, da falta. Mas a única coisa que não falta é aquele frio na barriga ao te ver chegar, seja lá onde for, como for, com as chaves nas mãos ou com uma pequena flor que tenha pego no jardim por onde passa todos os dias quando volta pra casa, seja lá como for, ainda sinto, e sinto muito com o coração cheio de batimentos de amor por você.
Ela é o oposto dele. Ela, o tipo de garota que quer falar sério, Ele o garoto que gosta de mostrar-se infantil. Ela uma mimada não assumida, Ele um garoto com a cabeça feita. Ela tem seus defeitos e sabe disso, Ele tem defeitos e tenta entender os dela. Ele demonstra ama-la de uma forma e Ela de outra, cada um com sua forma. Ela é dura na queda, Ele ainda mais. Ela uma garota da cidade que gosta de shopping e de psicologia, Ele um Homem fazendeiro, Estuda Direito e que ama o sertão, as músicas que lembram o sertão e do pedaço de terra que tem, simplesmente diferentes, que se amam incondicionalmente. As pessoas precisam entender que não é preciso entender; Não é necessário fazer sentido, apenas precisa sentir.
Quer uma mulher calma e centrada que a tudo aceita e se limita às tuas conveniências? Fique bem longe de mim... eu faço parte da tribo das intensas, das loucas, das inconformadas... Eu vivo... eu falo palavrão, eu dou risada, eu bebo, eu tenho vontade própria... não aceito mentiras, nem meios termos, não perdoo traições e deslealdades e tampouco vou ficar te esperando. Enquanto você decide o que quer vou cuidar da minha vida e não estranhe se eu descobrir que você não se encaixa nela... Eu posso te amar com todas minhas loucuras ou posso esquecer que você existe e simplesmente VIVER minha vida da maneira que eu sei, sendo eu mesma...
Às vezes me sinto bem por ser outra pessoa, uma pessoa totalmente diferente do que eu era, e nesse caso, o novo é algo magnífico, celestial. Não me sinto feia, muito menos bonita, me sinto apenas eu mesma, sei meus defeitos mas também sei do que sou capaz. Hoje me admiro de uma forma peculiar, algo quase inexplicável. Sinto-me diferente, como se tivesse acordado agora de um sono profundo.
É justamente em família que mais se briga, no ringue da sala, no tatame do quarto, entre as cordas invisíveis e sempre esticadas da cozinha, do banheiro, dos corredores, e é em família que - aparente paradoxo - mais se ama, pois a família é feita exatamente disso, do fervilhar constante de sentimentos que a toda hora, por sua própria força, explodem. (em "Ah! Essas brigas em família", do livro "A Nova Mulher")
Brigar com quem a gente ama dói em dobro. Dói porque tal pessoa lhe magoou e dói porque você a magoou também. Quando amamos alguém, tudo o que queremos é mantê-lo a salvo de todas as coisas que machucam, mas em meio a tanta proteção, não conseguimos protegê- los de nós mesmos. Acabamos ferindo essa pessoa. Depois a nossa consciência vem e mostra mil formas de termos resolvido aquela situação sem usar palavras ásperas, sem ter sido tão duro... mas àquela altura a bobagem já foi feita, você não pode simplesmente retirar o que disse, por mais que queira. E isso não lhe impede de sentir culpa, por mais que ainda enxergue sua razão, vai desejar não ter feito aquilo, porque se a condição para estar certo for machucar quem a gente ama, vamos preferir estar errados. Que exista o perdão para aqueles que dizem por impulso, agem por falta de reflexão e ferem sem intenção! E que exista o perdoar para aqueles que foram feridos. Porque se pudéssemos escolher quem amar, ainda escolheríamos essa pessoa.
Portanto, o que Deus uniu, homem nenhum separa. E tudo o que Ele sonhou pra nós vai se cumprir e nossos sonhos e projetos já estão escritos na palma da sua mão, pois quando colocamos Deus no centro das nossas vidas, Ele tem prazer em cumprir aquilo que projetou, nosso amor, pois Ele sendo o centro, o que projeta, o nosso amor já é projetado por Ele.
Não é uma Mulher Ideal ou perfeita, mas sim uma garota que ama minhas bobagens, gosta de cantar, mesmo que não cante bem, mas que gosta de cantar comigo. Que se sente segura nos meus braços. Gosta de namoros, tipo, daqueles que começam com a permissão dos pais, que não precisa mostrar ao mundo inteiro e nem caçar 1 milhão de vaga-lumes, porque pra vê-la sorrir, basta olhar nos seus olhos e falar que "te amo". Que não se preocupa com a opinião dos outros e sente ciumes sim, é normal e fofo. Que não quer mudar nada em mim, por que ela esta comigo por causa de quem eu sou, não pelo que eu tenho. Ama meus defeitos, feitos para nos dois darmos certo. Não é uma Mulher Ideal ou perfeita, mas sim uma garota que realmente me ama.
Parei perto, quase como se fosse magneticamente puxada. Cabelos castanhos escuros, bagunçados pro lado. Barba quase que rala emoldurando seu rosto rígido. Sobretudo preto aumentando o ar de mistério de sua feição. Branco, quase pálido e com um olhar capaz de fazer você morrer de amor pelo menos trinta e nove vezes em apenas uma hora. Aquele tipinho de vampirinho de ficção romântica que encanta qualquer menina de dezesseis anos, e mesmo que já não tenha mais tal idade, aquele olhar te fará voltar a ter. Mas o que mais me chamou a atenção foi que ele tinha um livro nas mãos.
Eu fico tão triste ao saber que pessoas que passaram em minha vida, já foi sem se despedir. Hoje se Abujamra me perguntasse " o que é a vida?" Eu responderia:" A vida é uma explosão de luz, momentos, sonhos, sentimentos e abandono. A explosão de luz quando estamos no óvulo no momento exato da fecundação até o nascer, momentos são aquelas fotos bonitas onde levamos pessoas em nossas cabeças para o resto de nossas vidas, sonhos em ser jogador; rico; ter o primeiro carro e por fim apenas cuidar de nossas famílias , sentimentos é o tudo, do ao nascer que aprendemos o que é o amor; O ao longo da vida, que aprendemos que dói viver e muito mais crescer, e com o crescimento perdemos o amor, pois é um único mandamento que devemos seguir e mesmo assim esquecemos . E por fim o abandono haaa o abandono, quando vemos nossas namoradas indo, quando vemos amigos indo, quando vemos nossos pais indo, e chega uma hora que estamos sós "
Espero que quem lê isso não fique triste, mas saiba que o tempo é implacável, e temos que aprender a lidar com todos os obstáculos, sem esquecer o amor e os amigos que passaram!
"A moedinha e a criança"
Lá estava a cena:
-Uma criança,um vidro,
uma moedinha e o pai.
A criança brigando com o vidro
tentando tirar dele a sua moedinha
e se machucando toda.
Porque mesmo sendo
uma moedinha ,lhe parecia tudo.
Porém, o pai chega e diz:
- Filha, deixe a moedinha pra lá,
ele é estreito e não é nosso,está te machucando,
é só uma moedinha ,filha
o pai tem muito mais pra você.
A criança pará e pensa....
e deixou a moedinha pra lá
e do pai ganhou muito mais.
Assim é a vida,
quantas vezes brigamos por uma moedinha
e Deus tem pra gente fartura de bençãos.
E então qual será a sua escolha:
- A moedinha ou a fartura do Pai?
Pense bem,mas pense com carinho....
pense nisso!
A minha verdade sobre Uberlândia, um Adeus!
Minha jornada nessa cidade durará apenas 7 meses e daqui levo comigo apenas a lembrança da péssima experiência que tive nos mais diversos lugares que relato nesta crônica. De mim, porém, deixo nessa cidade apenas um processo que movi contra o mercado Bretas.
Antes de vir morar em Uberlândia pesquisei muito a respeito da
qualidade de vida, clima, segurança, ensino e mercado de trabalho. Pesquisei ainda referente a cultura dos Uberlandenses e dos chamados ‘uberlandinos’ (como são chamados os que vieram de outros estados mas se auto naturalizaram uberlandenses).
Já nos primeiros 15 dias residindo no bairro Santa Mônica, por volta das 13h de um sábado fui abordada por um meliante montado em uma motocicleta que supostamente necessitava de informações, sim! Era um assalto!
Como numa tentativa otimista pensei dias depois do susto: “ - Tudo bem, poderia ter acontecido em qualquer outra cidade! (embora nunca antes tenha sofrido essa experiência).
Então começou minha sina em busca de emprego, tendo sido chamada para o emprego por 8 vezes, passado em todas as entrevistas e provas, chegava no dia e recebia uma ligação dizendo que: ou a vaga havia sido cancelada ou que havia sido adiada para outra oportunidade que não chegara até hoje. Até hoje não vi um nativo da cidade cumprir sua palavra.
E o “ali” de mineiro? Não está menos de 10 quadras.
“Já estou chegando”, espere sentado.
Quero ressaltar aqui que sou proveniente do Rio Grande do Sul, e por mais estranho que pareça, quando digo isso por aqui sempre ouço a mesma pergunta: “ O que vieste fazer aqui?!
Vim buscar qualidade de vida!
Sempre foi minha resposta.
Possuo autismo, e minha busca por tratamentos qualificados aqui também fora uma tarefa frustrante, uma vez que a cidade não disponha de entidades apropriadas para tal deficiência.
Outra grande curiosidade sobre Uberlândia é a quantidade de deficientes físicos que circulam na cidade, posso afirmar sem medo de errar que nunca havia visto nada igual, há cadeirantes por todos os lados, especialmente no terminal central da cidade. E eles possuem uma força de vontade inimaginável, como também não há em deficientes físicos de outros locais dos quais já visitei ou residi.
Antes de mudar para Uberlândia eu alertava minha mãe que possui um sotaque gaúcho carregado:
Tente ser mais gentil, não vai colocar os mineiros que falam daquele jeito doce e meigo para correr!
Mas, durante toda nossa permanência em Uberlândia, tive o desprazer de conviver com pessoas arrogantes, prepotentes, autoritárias e que não tem o mínimo de compaixão pelo próximo. Todos são assim? NÃO! Mas grande parte das caixas de supermercado, servidores públicos e atendentes de loja.
Já ouviram falar na loja da algar do terminal central? Fui fazer a contratação de um plano lá e durante todo o atendimento que durou mais de 20 minutos a vendedora se quer olhou para mim, nem para dar boa tarde, e no final, sem que ao menos eu assinasse o contrato, ouço ela dizer: - PRÓXIMO! Annnn???? Como assim?
Mas o choque cultural para mim veio mesmo quando percebi a falta de amor da população pela cidade.
Jogam lixo no chão estando ao lado da lixeira. CHOREI QUANDO ASSISTI ISSO PELA PRIMEIRA VEZ!
A cidade é linda, arborizada e possui uma arquitetura invejável as demais cidades do estado e até do país, e seus moradores não a amam! Que dor eu senti e sinto quando assisto essa cena.
Os passageiros dos ônibus jogam lixo pela janela, não se preocupando que isso possa causar um acidente com o veículo de trás.
O terminal central a tarde mais parece a sucursal do inferno!
Isso sem falar do parque do Sabiá, que é Open Bar de drogas em plena luz do dia, com a PM passando ao lado e lhe restando cumprimentar os usuários sem nem mesmo aborda-los! Não é por nada não, mas eu não sabia que já haviam legalizado as drogas por aqui.
Penso que se realmente Uberlândia é aquilo que as estatísticas dizem na Internet, só há duas possibilidades: ou as estatísticas estão desatualizadas ou a cidade realmente não foi boa para mim que vim do Sul, um estado que está em um patamar completamente diferente daqui.
Fato é que, destratar aquele que te trata bem, jogar lixo deliberadamente no chão estando ao lado da lixeira e prestar um péssimo serviço para o cliente não diz respeito a minha opinião, mas sim a uma cultura que nunca havia vivenciado em lugar algum do Brasil, nem na América latina. Precisamos rever nossos conceitos de como sermos mais humanos.
O que é ir atrás de um sonho?
Fui a uma livraria á algum tempo atrás e havia uma parte apenas para livros de auto ajuda.
Diversos livros contendo frases motivacionais para pais, filhos, amigos, empreendedores, sonhadores.
Me recordo de um livro que dizia: "Seja quem você quer ser, tenha o que quiser ter"
Imediatamente pensei: Nooooossa! O livro deve ser ótimo, nele deve conter uma porção mágica no qual você dorme em sua casa e acorda na França, ou dorme desempregado e acorda como diretor de uma multinacional. UAU!
Então, abri o livro e tinham apenas frases infindáveis de como pensar positivo.
Claro que eu acredito na força do pensamento, mas, mais que isso existe a persistência.
Minha mãe já perdeu muito, mas ela não desiste, ela definitivamente tem mais a ensinar do que um livro.
A minha ex-médica nasceu muito, muito pobre, foi usuária de drogas na infância e adolescência e após muito pensamento positivo E persistência, ela se tornou médica. Certamente ela tem muito mais a ensinar que qualquer livro.
Mães solteiras criam seus filhos e eles se tornam cientistas e professores. Sem dúvidas, elas têm mais a ensinar que livros.
Não estou criticando a leitura de um livro de auto ajuda, de forma alguma. Na minha opinião, ele são bons livros, mas são livros!
Se pegarmos o exemplo de pessoas ao nosso redor, saberemos de casos bem próximos de pessoas vencedoras e advinha:
A maioria dessas pessoas não leram livro nenhum para vencer, elas só lutaram, afinal, como se tornar vencedor sem que haja batalha?
Seria incoerente de minha parte criticar escritores, sendo eu, uma, mas seria também uma incoerência dizer que livros tem tamanho poder. Leia muito, mas não basta apenas ler, serve apenas como motivação e conhecimento, e, que não esqueçamos: Conhecimento é poder.
Eu pensei que tinha desistido de lutar e de viver.
Eu pensei que tinha entregado meus sonhos e ambições.
Acreditei falsamente que a tristeza ia permanecer eternamente, que meus lábios já não poderiam sorrir e cheguei ao ponto de sentir dor física, tamanha minha dor emocional.
Eu pensei que já não havia mais jeito de continuar.
Eu pensei que a dor tinha me destruído.
Eu achei que não tinha mais forças.
Me sentia devastada, acabada e completamente fragilizada.
Pensei que tinha ido embora meu vigor.
Mas, assombrosamente, Ele me resgatou.
Ah! Ele devolveu aos meus olhos o brilho que outrora estava apagado, ele renovou minhas forças arrancou minhas angústias.
Hoje posso entender que tudo que eu tinha pensado ter perdido foi porque eu precisava entender que eu não precisava de mais nada, além dEle.
RETICÊNCIAS
Somos todos poemas em construção, seres em reticências…
Inteiros mas nunca completos…
Reticências é évolução e aprendizado…
saltar pela janela quando uma porta se fechar…
é por vezes observar o cenário da vida mudar e ter em vez de jardins
montanhas e desertos áridos a atravessar…
Confiar que no cimo da montanha alguma paisagem magnifica nos espera
e que também podemos descobrir maravilhas enterradas na areia…
Reticências é sempre caminhar mesmo quando cansados nos apetece parar…
Reticências é semear, colher, cuidar, amar e deixar ir o que não floresceu por alguma razão…
E mesmo quando a bateria do corpo acabar e o relógio deixar de funcionar, com dor no coração pensar que é um ponto final não é não…
Porque reticências é VIDA em continuação,é movimento,é existência em renovação….
JoRut " Tranchas de vida"
BEIJOS DO TEU OLHAR
-
Teus olhos
cativantes, profundos, insinuantes,
estonteantes, que prendem o meu alento
me fascinam, me encantam, me dominam
e causam também o meu tormento.
Teus olhos
sorriem, acariciam, iluminam,
serenos, tranquilos, estrêlas a brilhar
com doce expressão sabem ser vulcão,
prelúdio de momentos de grande paixão.
Teus olhos
sedutores, desafiam e instigam,
me beijam, me arrepiam, me procuram
molhando a minha boca, desnudando a minh'alma
são doce poesia, neles me perco com alegria.
E o meu corpo desfalecido,vencido
e sem pudor, beijou o teu olhar...
Tão grande era o desejo que nele se perdeu,
sem amarras, sem reticências, sem receios.
Simplesmente amou só por amar!
EM TI
Frente ao mar
Numa rua gorgulhando de gente
Numa esplanada barulhenta
Senti o teu olhar me tocar
Leve como pluma, lindo como uma flor
Morri no teu sorriso aberto
Como porta convidando ao amor
Respirei o teu ar e o tempo pareceu parar.
Insinuando-te lentamente, com leveza
Como brilho de sol em
nevoeiro de praia
a tua timidez contente
perdura ainda na minha mente.
Tua voz é doçura, ternura, pura emoção
Torna o meu corpo louco de paixão
Um encontro certeiro
Para descrever momentos inteiros.
Em ti saboreio a vida.
O Gato
Cabeça dócil e altiva
Olhar perspicaz,profundo
Garras que dilaceram
E ferem fundo
Aéreo, elegante
Calmaria, nervos de aço
Quando feroz
Ninguém cala a tua voz
Liberdade, intuição
A tua indiferença é só ilusão
O teu ronron afetivo
Traz calma ao coração.
No teu olhar em ranhura
Há torrentes de ternura
Voltas à noite, desejas caricias
E logo depois,como que alheio
Dou contigo confortavel
Já deitado na minha cama
Ou mesmo no meu regaço.
Matreiro !
À medida que o tempo vai passando, vamos aprendendo mais e mais sobre a vida.
Aos poucos percebemos que um relógio de 1000 euros marca a mesma hora que um de 50.
Uma carteira da Louis Vuitton leva o mesmo dinheiro que uma carteira sem marca.
A solidão numa casa de 50 m2 ou num condomínio de luxo é a mesma.
Num mundo perfeito todos entenderiam que a felicidade vem de dentro, e não das coisas materiais deste mundo.
E há tantos milionários a comprovar isso...
Não importa se viajas em primeira classe ou económica, se o avião cair morres na mesma.
Valoriza as coisas pequenas da vida, porque com o tempo vais perceber que essas são as grandes...
