Terra
Cores de um Amor Transbordante
Em terra caída, cai de amores. Feito tela pintada à mão, em tons de azul e rosa, o amor transbordou através dos meus olhos e fez de cais meu coração.
Cada toque da vida, cada nuance do sentimento, pinta no meu peito uma obra única. O amor não se limita a um único traço, ele se espalha, se funde, se torna infinito como a combinação perfeita entre as cores do céu e da terra.
Nas cores que o amor me oferece, vejo a beleza de um coração que se entrega sem medo, que se permite fluir como tinta sobre uma tela que nunca foi tão viva. O que é o amor, senão um retrato de quem somos, pintado com os tons que mais ressoam na alma?
Cada movimento do coração é uma pincelada que a vida faz, e em cada cor, vejo o quanto posso me perder para depois me encontrar.
O Desejo Como Chuva em Terra Seca
Dentro de mim há um solo sedento, esperando pela chuva certa. Mas não aceito qualquer tempestade, qualquer gotejar. Meu desejo não floresce com qualquer toque, não desperta sob mãos que não saibam sentir. Precisa ser um alívio, não um dilúvio. Um toque que nutre, não que devasta. E então eu espero, mesmo que a espera resseque, mesmo que a sede arda. Porque quando a chuva certa vier, será raiz, será renascimento.
Indiaroba, Terra que Vive em Nós
Indiaroba, onde o rio canta,
onde o vento sussurra memórias,
onde a terra guarda os passos
de quem veio antes de nós.
Teu nome é raiz e cura,
palmeira que abraça o tempo,
óleo que marca a história,
caminho traçado em sentimento.
És feira, és vila, és cidade,
és força que não se dobra,
és passado, és futuro, és alma,
és Indiaroba.
O rio te conta em suas margens,
o mar te beija em segredo,
a infância corre em tuas ruas,
a vida pulsa em teu enredo.
És tambor que nunca silencia,
cor de festa sobre a pele,
dança de quem veio antes,
passos que seguem adiante.
Indiaroba, teu nome ecoa,
tua gente sonha e constrói,
teu chão é lar, é abraço,
é casa onde o tempo não se vai.
Parabéns, terra querida,
que teu brilho nunca cesse,
que teu povo siga forte,
que tua essência permaneça.
— ©Jorgeane Borges
Terra do Divino
Indiaroba, berço de encantos,
onde o tempo dança com o vento,
nas águas que abraçam memórias,
no olhar que reflete o sentimento.
Terra sagrada, solo de fé,
onde o Divino deixa sua marca,
em cada reza, em cada festa,
na chama que nunca se apaga.
Do Rio Real que conta histórias
às mãos que moldam o destino,
Indiaroba, alma viva,
és poesia, és Divino.
— ©Jorgeane Borges
Bom solo
Outras sementes caíram em boa terra e produziram uma colheita que cresceu, aumentou e produziu. - Marcos 4: 8
João Crisóstomo foi um dos pregadores mais cativantes da igreja cristã primitiva. No entanto, ele reconheceu que até os grandes oradores não conseguem fazer com que todos ouçam.
Crisóstomo observou: “Minha pregação é dirigida a todos. . . , mas é dever de cada um dos meus ouvintes tomar o que é adequado para sua aflição. Eu não sei quem está doente, quem é saudável. Por isso, discuto assuntos de todos os tipos e adapto-me a todas as doenças. ”
Em Marcos 4, a parábola do semeador e dos solos ensina a importância de como respondemos à Palavra de Deus. Diz-nos que o sucesso ou o fracasso de uma cultura não está necessariamente na habilidade do agricultor ou no poder da semente, mas na qualidade do solo.
Alguns ouvintes são como um solo rico e a mensagem cria raízes em seu coração. Outras audiências se assemelham ao estacionamento da igreja, e a semente simplesmente é refletida por elas. Outros ainda são como um remendo de ervas daninhas que sufoca o crescimento potencial.
A pregação não é "a arte de falar no sono de outra pessoa". Precisamos "beber" no ensino da Palavra, assim como os doentes precisam de remédios ou quando as colheitas precisam de chuva. É por isso que Jesus insistiu: “Observa o que ouves” (v.24). Se você se beneficia ou não de um sermão, depende muito de você.
Como semente plantada em solo fértil
Tem vida e vai criar raízes,
a Palavra de Deus, se nutrida em nossos corações,
Irá crescer e produzir frutos. - Hess
Em bom solo, a semente se enraíza e logo dará frutos. Haddon W. Robinson
Plantação
As sementes são postas
Sobre a terra , e molhadas
Tudo parece bem
A terra arada
E sementes plantadas
Mas , os resultados serão como?
Há um tempo de espera
Chuva vai chuva vem
Sol passa Sol vem
Lua passa Lua vem
Germina-se a semente
Cresce um pouco
Mais chuva vai
Mais Sol passa e vem
Mais Lua passa e vem
A plantação deu resultados
A colheita é realizada
Se separa o trigo do joio
O joio é lançado
Para a fornalha de fogo
Consumindo por inteiro
Em cinzas desaparecendo
Mas , o trigo
É guardado no celeiro
Com muito amor
Por quem o cultivou
Sendo de grade valor
Pois cuidou e acompanhou
Cada parte do crescimento
Em todo momento do tempo
terra de humanos! todos necessitantes dos mesmos produtos, desiguala,valorizando absurdos... todos parte células da mesma matéria terres-trial.
Quase tudo que brota da terra é para o seu sustento. Ela não espera o seu agradecimento, mas que no mínimo você a respeite.
Prioridades adequadas
Concentre sua mente nas coisas acima, não nas coisas da terra. - Colossenses 3: 2
Em sua clássica alegoria espiritual Pilgrim's Progress, John Bunyan pinta uma figura de palavra de um homem "que não parecia de jeito nenhum, a não ser para baixo".
Esta pobre criatura estava de joelhos na sujeira e sujeira, trabalhando constantemente com um ancinho, tentando desenterrar algum pedaço de escolha que enriqueceria sua vida. No entanto, o tempo todo, uma coroa brilhante de valor incomensurável estava ao alcance logo acima dele.
Bunyan resume a tragédia: “Sobre a sua cabeça estava um com uma coroa celestial na mão e ofereceu-lhe a coroa pelo seu ancinho; mas o homem nunca olhou para cima enquanto continuava a recolher para si o canudo, os pequenos gravetos e o pó do chão! ”
As palavras de Bunyan nos lembram que as recompensas do céu não terão apelo, a menos que fixemos nossa mente “nas coisas do alto, não nas coisas da terra” (Cl 3: 2).
Embora nós que confiamos em Cristo como Salvador tenhamos de viver aqui neste mundo, não devemos nos apegar a coisas materiais. Devemos nos tornar tão ocupados em agradá-Lo e trabalhar pelas coroas da recompensa eterna que não temos vontade de cavar a terra desse mundo passageiro.
À luz de Colossenses 3: 2, não é hora de você e eu ajustarmos nossas prioridades?
Eu estou pressionando o caminho ascendente,
Novas alturas que estou ganhando a cada dia
Ainda orando como eu estou encadernado,
"Senhor, plante meus pés em terra alta."
A melhor maneira de viver no mundo é viver acima do mundo. Henry G. Bosch
O problema com o tesouro
Não ajunta para si tesouros na terra. - Mateus 6:19
O problema de armazenar tesouros na terra é que eles são tão temporários. Alguns deles, como edifícios ou jóias ou certificados de depósito, podem ser facilmente destruídos. Uma pequena faísca, um roubo, uma recessão econômica e eles desapareceram.
Jesus alertou para um perigo ainda maior. Acumular riqueza material pode assumir nossos pensamentos e nossas afeições, tornando-se nosso deus. “Onde está o seu tesouro”, disse Ele, “ali também estará o seu coração” (Mt 6:21). E a riqueza da terra não se converte na moeda do céu.
Ouvi um palestrante de missões comparar o valor do dólar americano com a moeda de uma nação da África Central. Ele disse que um dólar americano compraria 1.700.000 unidades da moeda daquele país. Uau! Poderíamos levar mil dólares para lá, convertê-lo e devolver bilhões! Mas não seríamos ricos porque o dinheiro dessa nação é inútil nos Estados Unidos.
O mesmo vale para os tesouros da terra. Eles podem ser de valor aqui, mas eles não têm valor no céu. Quanto melhor é acumular os tesouros do céu através do serviço a Cristo, obediência a Ele, pureza moral, fé, amor e investir nossas vidas em ajudar os outros! É inútil valorizar os tesouros da terra.
Eu não peço tesouros aqui,
para acumular, decair e enferrujar,
mas para as coisas melhores da vida -
Humildade e confiança. —Principais
Tesouros no céu são depositados como tesouros na terra. David C. Egner
Ostras Feridas
Deus me fez frutificar na terra da minha aflição. - Gênesis 41:52
Quando o sofrimento aparentemente desnecessário invade nossas vidas, muitas vezes nos perguntamos: “Quem precisa de todo esse pesar?” Mas considere, por um momento, a origem das pérolas.
Cada pérola é formada pela resposta interna de uma ostra a uma ferida causada por um irritante, como um grão de areia. Recursos de reparo correm para a área lesada. O resultado final é uma pérola brilhante. Algo bonito é criado que teria sido impossível sem a ferida.
Na leitura da Bíblia de hoje, vemos Joseph em uma posição de influência, uma posição que Deus logo usou para alimentar as nações vizinhas e a família de José durante a fome. Mas como ele se tornou influente? Começou com uma ferida - sendo vendida como escrava (Gn 39) -, o que produziu uma pérola de utilidade. Porque Joseph recorreu aos recursos de Deus quando foi humilhado, ele se tornou melhor, não amargo. Ele nomeou seu segundo filho Efraim, que significa “duas vezes frutífero”, e ele disse: “Deus me fez frutificar na terra da minha aflição” (41:52).
O autor Paul E. Billheimer diz de Joseph: “Se a piedade humana pudesse resgatá-lo da parte triste de sua vida, a parte gloriosa que se seguiu estaria perdida”. Então, se você está sofrendo, lembre-se: sem feridas, sem pérolas !
Se aceitarmos a adversidade,
suportando toda dor,
então aprenderemos o que devemos saber;
Nossa dor irá se transformar em ganho. —Sesper
Adversidades são muitas vezes bênçãos disfarçadas. Joanie Yoder
Passado é terra que não se deve andar, porque de lá já viemos, é pra frente que devemos seguir para encontrarmos horizontes que ainda não visualizamos e estradas que nunca percorremos.
Tudo faz sentido
Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos. - Isaías 55: 9
No campus da Universidade Estadual de Ohio, há um prédio intrigante conhecido como Wexler Arts Center. Ravi Zacharias, um palestrante cristão, descreveu-o como um exemplo notável de “design aleatório assimétrico, com escadas que vão a lugar nenhum, e pilares que não se unem a dois níveis, mas param no ar”.
Por que alguém iria construir algo que incorporasse tais absurdos? Zacharias explicou que o edifício é um símbolo da realidade como as pessoas sem Deus o vêem - irracional e desconexa.
Sem fé em Deus e o conhecimento de Seu desígnio como revelado nas Escrituras, a vida pode realmente parecer sem sentido. É, como Shakespeare expressou em MacBeth, "um conto contado por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada".
Mas quando vemos a história e nossas próprias experiências de uma perspectiva bíblica, a vida começa a fazer sentido. Um plano divino torna-se evidente quando o Grande Arquiteto desdobra o Seu propósito, tanto no mundo da natureza como na construção da Sua igreja (Ef 1: 3-3: 19).
Ao seguirmos a Cristo e lermos a Palavra de Deus, temos um vislumbre de Seu desígnio redentor de sabedoria, amor e poder. Podemos não entender tudo, mas podemos ter certeza de que tudo faz perfeito sentido em Seu plano eterno.
Nós não O compreendemos,
contudo a terra e o céu dizem que
Deus se senta como soberano no trono
e rege todas as coisas bem. —Gerhardt
Deus pode usar o pior da terra para alcançar o melhor do céu. Vernon Grounds
UM PARECER...
Maravilha de registro!
Lançamento do livro "Divinópolis de Goiás- terra da gente" da escritora professora Francielle Rego - Filha de Divinópolis - Goiás, mas campo-belense de coração: mora e trabalha em Campos Belos-GO, há 17 anos.
O que senti...
A foto do evento onde aparece a autora e duas anciãs da cidade com o livro nas mãos, transmite algo tão bom e suave!... Pudera eu ter a sensibilidade de um poeta para expressar,em palavras,o que deveras sinto quando a contemplo.
Textualizá -la à altura do que ela exprime presisaria mesmo da maestria de um grande pensador...
Como cada um esboça o que sente...
Senti, a pureza de alma e grandeza de espírito das três que compunham daquele cenário.
Pelas narrativas de seus próprios filhos...
Saber um pouco da "história vivida cheia de experiências e esinamentos" de D. Maria Torres e D. Felismina Aires Cirineu,da cidade em questão,de gente encantadora e feliz, rebatizada por Divinópolis;
- erguida ao pé Serra Geral... No nordeste goiano divisando com Bahia; é de extrema relevância e grandeza para todos nós da cidade e região.
Fico contente em saber que esse povo amável, e, este lugar tão querido não ficaram e nem ficarão renegados ao esquecimento:
- Uma de suas filhas ilustre, autora do "Divinópolis de Goiás - terra da gente", a prof. Francielle Rego a eternizou nesta apoteótica obra literária.
30.06.19
Filha da mãe Terra, não se esqueças de onde veio, que um dia terás que voltar e olhar de novo no olho dela.
Se as estrelas tivessem mais energia a terra nunca escureceria, mas infelizmente elas são poucas para a imensidão do cosmo.
O nosso Planeta, a Vida e o Universo…
Comparada, ao tão grande Universo;
é Terra, como uma areia do mar;
mas tem nela toda grandeza em verso;
inscrito, em todo o nosso imaginar.
Que lindo, nela tanta vida haver;
tal como, ela cá ter vindo parar;
que bom será, mais Uma a gente ter;
por não morrer, sem Nela acreditar!
Por isso, Quem tanta vida Criou;
também Teve o cuidado de a dotar;
com cérebro, para ela se guiar!...
Tal como; a nossa espécie, Desejou;
que a toda a mesma, fosse dominar;
com A Alma, que nos Deu; pra O visitar!
Com carinho;
Socorro de Sede
Minha carne anseia por você em uma terra seca e sedenta. - Salmo 63: 1
Foram muitas milhas para pernas pequenas pedalarem. Eu sabia disso antes de começarmos. O que eu não lembrava era que as boquinhas também ficam com sede.
Minha família e eu estávamos pedalando pelo perímetro de 8 milhas da Ilha Mackinac, que fica perto do ponto onde o Lago Huron e o Lago Michigan se encontram. Não fomos longe quando percebemos que precisávamos de ajuda para a sede. O aluno da segunda série Steven estava com sede. Realmente com sede. Eu não posso continuar com sede. E o único lugar para tomar uma bebida foi de 5 quilômetros de distância.
A ironia disso tudo era a abundância de água fresca e convidativa. O Lago Huron nos cercou, mas não ousamos beber dele por medo de poluição.
Estamos frequentemente na mesma situação espiritualmente. Somos tão secos quanto um ciclista ressequido, indo o mais que podemos em direção aos nossos objetivos, enquanto estamos rodeados de bebidas que não estamos dispostos a beber. Mas a diferença é que nossa água espiritual nunca é insegura; nós simplesmente não tomamos tempo para colher um grande gole dele.
Davi escreveu que sua alma tinha sede de Deus (Sl 63: 1). Mas ele saciou sua sede procurando o poder e a glória do Senhor (v.2), louvando a Sua benignidade (vv.3-5) e meditando sobre Sua bondade (v.6).
Vamos tomar a ajuda que Deus oferece. Não há razão para ficar com sede quando Ele está tão perto.
Minha fome pela verdade Ele satisfaz;
Sobre a Palavra, o Pão Vivo, eu alimento;
Nenhuma sede seca eu sei, porque a Sua graça,
Uma piscina de profundeza infinita, supre minha necessidade. —Sanders
O que a Palavra de Deus é para a alma, a água é para o corpo. Dave Branon
Só há uma vida na Terra, quando vida é traduzida como matéria. Em outro plano, deve haver vida plena, eterna.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp