Te Curto de Montao
O problema está fora, mas a solução está dentro.
Tenha fé em você e tudo que quiseres acontecerá ou resolverá.
Reflita...
Os grandes guerreiros estão a todo tempo conectados na Vitória, mesmo antes de começar a guerra.
Pense sempre positivo.
Reflita...
Em momentos de baixa energia, traga para a memória a sensação de já ter conseguido o resultado esperado, isso lhe trará uma dose de ânimo e força pra prosseguir.
Reflita...
Aconteça o que acontecer não perca sua paz interior, ela é a força interior que você precisa para manter-se equilibrado consigo mesmo, durante as piores tempestades.
Reflita...
Carta-22
vagando pela rua faz da noite o seu dia
acompanhado do seu cão a procura de alegria
leva sempre com ele uma rosa branca
decepções da vida e os desejos de criança
carrega inocência e também a ousadia
intuitivo e romântico com sonhos e fantasias
sabe se esquiva da fumaça da neblina
gosta de liberdade e um pouco de adrenalina
anda distraído vendo os pássaros voar
a beira do precipício sem caminho a encontrar
nunca perde a esperança que seu dia vai chegar
e no fim do arcos íris muito ouro encontra
usa sua sabedoria para achar um mundo novo
por onde ele passa muitos o chamam de louco
loucura e tentar explica para você
aquilo que não estar preparado pra saber
A sabedoria se relaciona mais fortemente ao modo com que o conhecimento é aplicado do que à vastidão do saber.
Sobre ser Negro
É coisa de preto: resistir mesmo se o mundo lhe rouba tudo. Inclusive, sua identidade!
É coisa de Preto estar aonde ele quiser estar!
É coisa de preto estar na Música, na Arte, nos Esportes, na Política ou nos Cargos Públicos.
É coisa de preto decidir se quer ser juiz, jornalista, advogado, professor, dentista ou artista.
É coisa de preto sair dos lugares preestabelecidos para estar no seu lugar, sublime.
Foi ali que eu decidi tomar as rédeas da minha negritude, ser dono de mim mesmo, ser o que sempre fui, quando me disseram que eu não podia ser negro, ser eu.
É coisa de preto conviver com o racismo, o de pele mesmo, ou o epistêmico, o de saberes.
O Preto sabe!
O preto sabe muito!
O preto sabe o que quer!
O que o Preto quer é ser livre!
Claiton Borges de Paula.
Elas precisam de um dia só delas porque nós a coisificamos.
Dissemos com palavras, ações, repressões, torturas, agressões, intimidações e humilhações onde era o seu lugar. E nos esquecemos de amá-las.
O nosso maior erro foi subjulgar e subestimar sua capacidade em troca de um orgulho besta e um machismo babaca. O que não as impediu de chegar.
Ainda sou tão capaz de ter pensamentos machistas quanto qualquer outro homem, o que me envergonho. Mas penso que se a gente começar a ensinar os moleques dentro de casa a como tratar a mãe, a irmã, a vó, a tia, a prima, eles serão capazes de tratar qualquer mulher da forma que elas merecem.
Continuamos agredindo e dizendo que elas são
incapazes, elas fizeram disto o seu combustível.
Elas não vão desistir, são incansáveis e obstinadas. E só querem aquilo que nós sempre tivemos.
A mulher não foi feita apenas para dar a luz, ainda que esta seja a sua maior e mais nobre dádiva.
Continuamos machistas, babacas e idiotas, elas continuarão chegando.
Claiton de Paula.
Noite
Período de escuridão entre o pôr e o nascer do sol.
Noite foi a nomenclatura escolhida por Deus para às trevas que, antes, cobria a Terra.
Noite configura sofrimento e profunda tristeza. Mas não.
Jesus nasceu numa noite, não por acaso, esta mesma noite, mas não uma noite comum.
Foi a noite em a humanidade sorriu.
Foi a noite que ressignificou o sentido das nossas vidas.
O choro pode até durar uma noite inteira, mas o dia vem.
Em que o sol resplandece e nasce outro dia.
No qual podemos levantar e viver.
Claiton de Paula.
Da janela vejo chegadas e partidas.
Vejo o sol raiar, timidamente.
Vejo o azul do céu, numa imensidão de tão claro, tão vivo.
Sinto o calor do sol ao meio dia, tão sublime, sem piedade.
Sinto o vento, e sua brisa acalenta, acalma.
Vejo as nuvens se condensarem, num presságio de que o calor dará uma trégua.
Vejo raios, ouço trovões.
Vejo a tempestade cair e toda a beleza de um dia inteiro se esvair, e agora tudo é cinza.
Mas sol sempre está onde sempre esteve.
Porque ele nunca vai embora, é apenas gentil em deixar a tempestade vir e trazer o frescor.
O sol sempre volta, ele sempre volta.
Claiton de Paula.
Plantar...
Às vezes em sorrisos.
Às vezes em lágrimas.
Às vezes um sussurro.
Às vezes em silêncio.
E colher.
Levantei pela madrugada. Chequei minhas redes sociais, aquela olhada de trinta segundos, coisas de quem não se desconecta nunca.
Meio sonolento, deslizei o polegar pela tela do celular, vi uma coisa aqui, outra acolá, e parei na notícia de um acidente de avião com a tripulação da Chapecoense.
Que isso? Pensei. A notícia dizia ter sido um pouso forçado, que o avião havia sofrido alguma turbulência. Tudo bem, pensei. Um susto. Coisas que a gente faz, distanciamento de coisas fora do nosso eixo.
Fui dormir.
Ao levantar, me deparo com essa tragédia. Meu Deus do céu! Mas não foi apenas um pouso forçado? Como pôde? Céus, 75 mortos e 6 sobreviventes? Inacreditável. Imaginei o horror de seus últimos momentos de vida e pus as mãos sobre os olhos.
A desolação de pais, esposas, filhos, parentes e amigos. E talvez mulheres grávidas que terão de suportar esta dor, que triste.
Que tragédia, meu Deus.
Sonhos interrompidos, o prazer de fazer o que se gosta, uma história em ascensão e um sentimento de que poderiam ter tido outro fim. Mas não deu. Sonhos que ficam num vôo que não chega ao seu destino.
Dor, perda, desespero e a esperança por uma notícia boa. Um misto de sentimentos que ninguém deseja sentir, mas ele insiste em estar ali. A negação de quem não quer acreditar. As orações e a fé de quem acredita até o fim, sem nem conseguir acreditar, talvez. A espera e angústia de um SIM que pode ser NÃO. Ou que simplesmente aconteça um milagre!
Não há como não sentir nada. É impossível não coadunar forças com aqueles que sofrem com esta lamentável tragédia.
Que dor!
Que Deus conforte estas famílias.
Isso tudo é triste demais.
Não é apenas um time que se vai. Repito, são pais, filhos, maridos, parentes e amigos.
Hoje somos todos Chapecoense.
Claiton de Paula
Que imagem incrível, pensei.
Comecei a escrever algo. Parei. Tornei a escrever. Olhei pra imagem, desisti de escrever e pensei... Que nas redes sociais ninguém é infeliz. Ninguém é triste. Alguns até sofrem por lá, mas nós hostilizamos, porque rede social não é lugar de expor essas coisas. Só alegria, só felicidade.
E eu vou lá demonstrar fraquezas, pra quê? Eu? Fala sério.
Pensar mais no que se é por fora, é o nosso lema. Por que é o que as pessoas vêem.
Pensar menos no que se é por dentro, usamos cada vez mais. Por que talvez ninguém veja. E se ninguém não está vendo, não é tão legal.
Por que eu preciso "postar" tudo pra parecer que estou vivendo. Senão não tem graça. Não tem graça se ninguém vir.
E aí, vamos nos "faceboqueando", nos "instagrameando", nos "snapchateando".
Vamos dizendo ali o quanto nossa vida é legal, bacana, que está tudo em ordem.
Vamos nos justificando pro mundo, marcando lugares, localizações, dando satisfação dos nossos passos. Respondendo a pergunta de que somos tão normais quanto qualquer um.
O que se é por fora atrai, mas o que se é por dentro faz o outro permanecer. É disso que o mundo precisa. É disso que a gente precisa.
Eu não preciso parecer bom o bastante.
Eu não preciso parecer forte o bastante.
É incrível como vamos nos acostumando, vamos vivendo e nos importando com o que é aparente.
Talvez nessa imersão o nosso maior medo é, lá no fundo, descobrir que na verdade, somos aquilo que queremos mostrar, e que a reputação tem mais voz do que nosso caráter.
É, talvez seja.
Mas e aí?
Volte, meu amigo. Vá na contramão.
Ser afligido nessa impressão do outro sobre você é se mutilar. Mostrar aquilo que lhe é pertinente, aquilo que lhe é conveniente pra parecer bom o bastante, forte o bastante, é idiotice.
Seu caráter deve te responder. Suas convicções, seus princípios, seus valores, não os negocie. Mas não custa nada mergulhar fundo dentro de você e resignificar o que você se tornou.
Sua reputação não diz tudo. Mas o que você é por dentro sim, é imensidão.
Só você e mais ninguém sabe aonde vai. O outro vê apenas o apogeu.
Seja mais que uma imagem.
Seja solidez.
Deixa pra lá...
Vou deixar a imagem dizer por si só.
Claiton de Paula.
A PRINCÍPIO NÃO ACREDITEI!
Tinha que ser em minha terrinha, tamanho absurdo?!...
Que lição se pode tirar desse episódio?! Se é que podemos tirar algo "bom" do vil.
Os envolvidos direto ou indiretamente na organização desse evento, já deram alguma explicação, não plausível, sobre esse ocorrido?
Os principais organizadores que os promoveu, o que alegam? A Gestão Pública Municipal - por meio da Secretaria de Meio Ambiente -, que deveria estar atentos, o que falam? A população questionou?...
E os "male" educados - como se diz por aí - ainda curtem a ressaca do prazer efêmero da(s) noitada (s)? Será que se dão conta da dimensão e do vergonhoso exemplo que deixaram para a posteridade? Produzindo seus resíduos e desprezando-os de maneira irresponsável em qualquer lugar.
E o pior: no próprio local onde se divertiam! Um absurdo isso!!!...
E o cantor já se manifestou sobre o caso?
Esse sim: por certo não tem mesmo satisfação alguma a dar; pois Já embarcou no seu jatinho de volta e, deve estar bem longe daí, feliz da vida, com as vultosas cifras arrecadadas de vocês... Em ingressos de preços nas alturas. Adorando ver o vídeo da lixaiada, pós seus rastros, esparramados por tudo que é lugar e talvez até fazendo “piadinhas” da situação, com os amiguinhos elitizados...
A princípio não acreditei ser possível essa tremenda falta de "respeito" e "bons modos" de nossos jovens de Campos Belos - GO. A gente acha que só a acontecem as coisas ruins nas cidades dos outros...
Eu tinha uma impressão melhor da nossa juventude campos-belense: achava ser a mais politizada e humana do mundo... Um ledo engano meu?!
Será que no "tribunal da consciência" das pessoas de bons princípios desse lugar, tão bacana de se viver e de um povo hospitaleiro, como é apregoado aos quatro cantos... Esse ilícito terá apelação?
Pois é....Mas pensando bem, de um modo geral, não é de ignorar que, boa parte da população é " PORCA". É só dá uma olhadinha em nossos RIOS, veremos que ela joga todo tipo de lixo neles: sofás,brinquedos,eletrodomésticos,cachorro morto...
Não digo que estou "indignado" com esse acontecimento em minha cidade do coração e, da falta de educação de muitos freqüentadores desse espaço de entretenimento.
Estou mesmo é decepcionado e triste com o que vejo nas chocantes e "SUJAS" imagens, provocadas por moças e rapazes do meu cantinho de mundo!
(16.07.18)