Tag poemas
Desenhei e pintei
um Jacarandá-da-Bahia
com as minhas mãos
de poetisa em Rodeio
no Médio Vale do Itajaí,
A cada momento aqui
em Santa Catarina
vivo oferecendo poemas
de amor desde o dia
que eu te conheci na vida.
Suavemente repousa sobre
o Hemisfério Celestial Sul
a aurora vespertina,
Sob um majestoso
e belo Jacarandá-da-Bahia
Não nego que você
é o amor da minha vida.
O poeta como súdito
do tempo sabe colocar
tudo no lugar: o Sol, a Lua,
a Chuva e as estrelas
sabendo muito bem ordenar
a memória nos seus poemas,
Assim ele segue guardando
o tempo, a memória
e o sentimento sempre necessário
que venha ser resgatado,
Tudo depende do coração que sente
estando ou não ao lado,
porque lidar com gente
pede jeito, amizade com tempo
e delicadeza com o sentimento.
.
19/07
Não permita
que seja feito
do nosso país
um ninho de ódio,
Seja mensageiro
de paz, harmonia
e contagie com alegria.
Vamos fazer um acordo?
Se dê uma chance bonita
de encontrar alguém que queira
uma nova vida como casal,
E que a ordem seja viver
o amor fundamental
para não deixar perder
o quê une de maneira essencial.
Sou eu que fotografo
as artes da minha Mãe
como quem colhe frutas
no pomar do Universo
neste nosso Hemisfério,
e no meio de tantas artes
é a poesia o meu caminho certo.
Sentimentos nos unem
como sentença inoxidável
de entregar um ao outro
os nossos sentidos
onde as estrelas são sempre
mais visíveis neste Hemisfério
por mistério do Universo,
Não haverá nada para evitar
o quê pelo destino está sentenciado.
Todos têm mel nos lábios
até quando querem,
O dente de lobo surge sempre
quando um interesse
está em jogo para a sua
própria sobrevivência,
Todos são acessíveis até
quando querem,
O chifre de touro surge
sempre quando alguém
atenta contra a sua lucidez,
Uma de cada ou as duas surgem
sempre que houver provocação,
Ninguém aguenta o tempo todo
ser experimentado por provação,
Quem está vivo para se manter
vibrante tem o dever de ter reação.
Uma viola caipira encantando
um coração debaixo
de um Jacarandá-do-brejo
no interior de São Paulo
revivendo um tempo poético,
Não existe nada mais
aconchegante que coloque
o amor no rumo certo.
Manhã de Ibirapiranga
em flor e de poesia de amor,
Escrevendo vou preparando
o nosso caminho com louvor.
Tarde de Ibirapiranga
com o vento espalhando
as suas pétalas amarelas,
Quero que pelo caminho
surjam novos poetas
da Pátria Brasileira profunda
e nossas poéticas
venham encantar outras terras
para sermos lembrados
pela grandeza de amar
o nosso sagrado pedaço de Terra.
Noite fascinante e estrelada
que pelas pétalas do Ibirapiranga
me encontro sendo beijada,
é assim que minh'alma vem
sendo preparada para receber
o seu amor de maneira devotada.
Madrugada romântica
depois da nossa festança,
Nós dois sendo reverenciados
pela floração do Ibirapiranga
sagrando dois apaixonados,
É claro que estamos muito
mais do que encantados,
Nascemos para ser eternos
românticos e namorados.
Florescimento absoluto
do Ibirapiranga em Rodeio
em pleno, profundo e belo
Médio Vale do Itajaí,
O meu silêncio irá continuar
como flor de brasa dentro de ti.
As pétalas do magnífico
Jacarandá concederam
brilho ao olhar e formaram
uma esteira no chão
para me inundar de amor
alegria e satisfação,
Agora só falta você
me entregar o seu coração.
Melodia llanera cantada
para todo o continente,
que em sinal de gratidão
devemos honrar quem
sempre cuidou da gente.
A ironia do destino acena,
que cada um não tema,
e levante uma bandeira
de honra e defesa
para mudar o destino
que foi pelo rumo
que não deveria ter ido.
Entregue nas mãos de Deus,
mas não deixe de fazer
a sua parte pela História,
Ele sempre contempla
por quem busca a glória,
por isso peça que se abra
as portas das cadeias
para a sacrificada tropa.
Venerando a liberdade
em todas as instâncias,
Na voz da esposa
do Tenente Coronel
que está desaparecido,
E presente na voz da esposa
que não pode sequer
se pronunciar e ela
nem sabe que eu existo,
mas por ela sinto:
Na voz do pequeno filho
que ainda nem tem
vocabulário para falar,
E assim sou a voz
dos que não
podem ter voz,
mas justamente
todos estes me têm;
Eis me aqui a reivindicar
junto a sua consciência
para que coloque toda
essa história no lugar,
Inclusive, sou contra o feroz
bloqueio que não deveria
nem ter começado,...
Cadê a liberdade do General
que nem deveria
seguir aprisionado?
Enfim, superam cinco
centenas de discordantes
pelos cárceres,
os militares em mesma
situação há confronto
de cinco dados,
mas superam
a duas centenas;
Não dá para esperar
para trabalhar
por um país reconciliado.
Dedos apontados
para quem
se encontra
injustamente
fragilizado
porque preso
foi levado,
o destino
costuma
lecionar
a quem
'interessa'
de um jeito
preciso,
não esperado,
e jamais superado.
Não procure
provocar
aqueles que
buscam
teorias
estranhas
no subsolo
da moral,
aplaine caminhos
e apenas peça
para as estações
do tempo as conduzir,
e a solene sabedoria
do vento as carregar.
Não há o porquê
nenhum tipo
de contenda travar,
esse tipo de gente
nas próprias tramas
irão se enroscar,
porque cedo ou tarde
a vida mostra
que é assim,
enquanto vendem
aquilo que não são,
há gente cantando
na travessia,
e muitos plantando
flores no jardim
a espera do novo dia raiar.
Como não havia
encontrado
a palavra certa
para explicar
muito além
da liberdade,
Fui versando
sobre as nuvens
eletrizantes
da tempestade.
Chegou a hora
de contar o porquê
de tanta poesia:
a vida é capaz
com o pincel
da ironia pintar
as paralelas,
essa é a realidade
da História do Brasil
e da Venezuela,
não há como ser
indiferente e se calar.
Como uma praga
que devasta
uma lavoura,
O assunto é
mais grave
do que se imagina,
não sei o quê
será do destino
do continente,
ninguém tem
compaixão
do destino
da nossa gente,
que a verdade
seja dita:
não nos ensinaram
a nos amar,
e a nos fazermos admirar,
pedir pela libertação
da tropa já virou rotina.
Tudo consta que eu errei,
mas ainda prefiro pecar
pelo excesso de humanidade,
assim vou exigindo
que contem tudo sobre
a verdade, porque não
sou e nunca fui
de fácil convencimento.
Ariana liberada,
em condicional está
a liberdade,
e deixo bem aqui
a perplexidade:
a história da Capitã
está mal contada,
dizem que o filho
não foi preso,
Nina não
foi extraviada,
e ela tampouco
foi torturada.
Dizem que o único
prejudicado foi
o pobre cirurgião,
aonde está a nobreza
dessa gente que diz
que é cheia de coração?
Sigo no meio
das Mães e esposas
perseguidas
pela opressão,
quero a base
da poesia abrir
as portas da prisão.
Tudo mostra que
o desvio tem
sido certo,
falam de tudo,
menos do centauro
preso injustamente,
atitude de gente
que não me convence,
atitude de quem quer
apagar a injustiça
contra um homem correto.
Quintilis deu o seu
sinal inaugural,
abrindo as cortinas
para o próximo
capítulo e as luzes
pouco a pouco
estão sendo acesas,
não negue a justiça a lei,
se és mesmo de fina grei.
Não me negue jamais
a verdade à história,
para os poetas o quê
vale não tem a ver
com poder ou dinheiro;
e sim com a verdade
o fim da agonia,
a glória e liberdade,
a poesia sempre será
infinitamente maior
do que a crueldade.
