Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes
Certas pessoas sujam as mãos pelo dinheiro; muitos rastejam; tantos perdem a cabeça; alguns se ajoelham; outros se curvam; mas, há ainda, quem o conquiste de pé, cabeça levantada e mãos limpas.
A alegria do palhaço sempre me causa um tristeza profunda, não o palhaço de circo, aquele que se julga engraçado por se achar esperto.
A matemática é muito fácil, aquelas fórmulas engessadas subestimam minha inteligência. Bastando-me decorar algumas delas e a tudo se resolve. Com a linguagem, sou criativo, pois nunca estou pronto e acabado, assim me posiciono como um ser vivo e atuante, transformo e sou transformado.
Enquanto a formosura exterior se esvai com o tempo, a beleza interior permanece incólume por toda vida!
A felicidade é a meta de cada um, mas nossa postura de positividade, gratidão e receptividade para os presentes que a vida nos oferece todos os dias faz a diferença.
O homem fez de seu deus sua bengala... seu suporte, seu motivo, sua ação! O que é o homem então? Um fantoche do medo? Ou um prisioneiro da necessidade?
Sou tão louco como Nietzsche! Tão pessimista quanto Schopenhauer, empírico tanto quanto Locke foi um dia! Mas acima de tudo sou humano, como todos foram, e como todos serão
No fim eu me preocupo! Não por mim, pois em mim não há mais quase nada! Me preocupo com quem eu amo, por que eles são o que sobrou de mim!
Queria viver em um mundo no qual a abundância de atitudes benfeitoras equivalesse à de palavras nobres.
Os amores irresistíveis são os verdadeiros com laços que não se desatam pelo tempo, com sorrisos que permaneçem com o passar dos dias, com a fidelidade que não se perde com os anos. Amor verdadeiro é irresistível e resiste a toda e qualquer coisa, aquele chega e fica para te fazer provar que o que é verdadeiro não se acaba, apenas se fortifica e te fortalece, te faz acreditar que ilusão são para os que não sabem o que é amar. Amores verdadeiros são irresistíveis à alma, são doces, chegam de mansinho e sempre permanecem, se guardam em seu coração e são infinitos porque a nossa finitude não dá conta de tamanha grandeza: a do amor verdadeiro.
A certeza que muita gente me lê, é a quantidade de inimigos que tenho, pois é como já disse Martin Luther King: "Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa."
