Sensatez
Não generalize... Use as palavras:
Alguns(mas); Nem todos(as); Tem pessoas; Aquele(a); Ele (a)
Torne seu texto mais atraente para o leitor. Críticas construtivas devem conter sensatez em seu "sentimento".
Amo palavras sensatas, pessoas sensatas, acontecimentos sensatos, amizades sensatas, amores sensatos... e na ausência da sensatez eu não mais discuto, mas ainda me intrigo, percebo, me afasto, e torno voltar a realidade das coisas que amo de fato.
As pessoas têm o péssimo hábito de criar seus próprios mundinhos, onde elas mesmas são os reis e rainhas, onde têm suas próprias leis e costumes. Quando alguém entre nesse mundinho é obrigado a cumprir uma regra que nem ao menos sabia que existia, e aí é condenando à um castigo que tampouco esperava.
O problema do ser humano é a falta de empatia, e o prazer de mostrar que está na vantagem, em uma competição de quem é melhor que o outro, que também só existe nesse mundinho que ele vive.
A sensatez é uma virtude, algo que poucos sabem como usar, mas para qualquer situação cairá muito bem se colocada em prática.
Ser altruísta não fará de você uma pessoa perdedora, ou um alguém que deixou a coroa do seu reino cair, fará de você uma pessoa capaz de transmitir em seus, gestos, palavras e atitudes o quão importante é viver o outro lado da história, antes de dar a sentença final do seu próprio tribunal.
Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas todos somos responsáveis pela dor que causamos a uma outra pessoa.
A Maturidade não perde tempo com disputas ou discussões tolas, pois para nada servem, muito menos para promover SENSATEZ e ou SABEDORIA.
Ainda que tenha a consciência de que eu não existia, era humano haver uma lei que proibisse certas mulheres de serem mães.
Dignificaria aquelas que o são, verdadeiramente.
Se nossas padarias, em vez de sonho, vendessem juízo, talvez fôssemos um povo mais sensato e menos sonhador.
Não é que eu esteja vazia. Muito pelo contrário.
Percebo todos os sentimentos pulsando dentro de mim, conheço o potencial de cada um deles. Sei o quanto são avassaladores, quer sejam levados ao extremo do prazer ou do sofrimento. Queimam tudo ao redor enquanto se consomem.
Sinto como se eu, de alguma forma, tivesse tido a oportunidade de devolver todos os bens e os males para a caixa de Pandora e a guardasse no peito.
Então, aqui, envolta por uma serenidade inebriante, me lembro da relíquia que carrego e da responsabilidade de liberar essas energias devastadoras, cuja força é perceptível em cada batimento cardíaco.
Consciente de suas consequências, pondero qual emoção experimentar, analisando antes de qualquer ação, sendo capaz de manter todos sob controle, apesar de constantemente tentarem escapar.
Sigo tranquila enquanto a sensatez durar.
Todo mundo tem direito de interromper um convívio por não gostar de uma pessoa e senti-la interferindo no seu emocional. Mas o desistir de alguém se mostra mais sensato quando a razão, e não a emoção, é o que norteia o rompimento, ao se concluir que a natureza irreversivelmente distorcida do outro nada nos acrescenta, tornando a distância a única garantia de preservação do bem maior, que é a nossa paz.
Quem não sabe a diferença entre uma formiga e um elefante, não saberá jamais o que é BOM SENSO ou será sempre INSENSATO. Porém, saber essa diferença é só com tempo. Eu já sei o que é uma FORMIGA, foi o meu ponto de partida, e estou no meio do caminho para conhecer o ELEFANTE. Um dia eu chego lá, um dia...
Procurei no vento o seu cheiro
Procurei em ti acalmar meus medos
Procurei em meus lençóis vazios o seu aconchego
Procurei no meu travesseiro o macio dos seus cabelos
Procurei na minha sensatez a sua tez...me perdi de vez
Procurei no abismo profundo dos teus olhos não me perder
Procurei em tudo de você não me perder
Procurei em tudo não te perder
Procurando em tudo... Eu perdi você...
Não se governa com ódio. O coração do governante deve ter um cemitério, no qual ele sepulta todas as injustiças. O homem de Estado governa com amor à pátria, com respeito às pessoas, com obediência às leis, com equilíbrio emocional.
Eu desejo um mundo onde a empatia seja praticada, de fato. É tão mais simples compreender o outro quando nos colocamos em seu lugar antes de cada ato, seja sensato.
Passaste por mim com a intensidade de um dia tórrido de calor. Nunca pensei que as marcas das queimaduras que me deixaste viessem a ser cicatrizes que olho, agora, com saudade. Era para ser eterno. Afinal eterna é a saudade. Saudade de tudo o que vivemos. Saudade dessa intensidade que não volta, porque nunca se volta ao lugar onde fomos felizes. Eternas as lembranças.
Eterna será também a chama que viverá sempre porque as palavras a reacendem.
Será que pensas em mim? Porque para ti os amores são fugazes não deves pensar. Será que quando ouves uma música te lembras que a ouvíamos também? Ou terás músicas para todos os teus amores?
As vezes penso coisas estúpidas; que o sol também nasce para ti por isso estamos os dois sob os mesmo céu, que os sítios por onde passas eu também passo. E que talvez isso seja algo que temos em comum. Mas depois penso que, também tens isso em comum com outras pessoas e por isso eu não sou especial.
Outras vezes penso que nem sabes já qual dos teus amores fui eu.
Ainda te lembras?
Penso também que foste, a minha maior aventura. Que contigo vivi os momentos mais felizes da minha vida e, também os mais tristes e desesperados. Por ti chorei as lágrimas mais apaixonadas que uma mulher pode chorar e contigo tive a maior paixão que um ser humano pode ter. Fiz as maiores loucuras, vivi as maiores loucuras.
Será que para ti também sou inesquecível?
Foste tu que deste significado ao meu “NÃO POSSO VIVER SEM TI”. Ate chegares não sabia o que isso era. Nunca tinha vivido uma paixão que queima. Não podia dizer que tinha realmente vivido até te conhecer. Conheci os maiores prazeres e dores. Um fogo assim capaz de queimar até a alma, uma dor assim capaz de me sufocar o espírito, uma ânsia de ser parte e ti de viver dentro de ti, de te poder respirar. O sentimento de ser um membro qualquer do teu corpo ou de seres tu o motor que me fazia acordar. Que se não existisses no meu mundo eu não poderia nunca existir também porque eras tu todo o meu alimento. Uma dor de alma que atingia o corpo e me fazia tremer como se fosses uma substância aditiva. Eras, foste o meu vicio. Aquele que eu queria pela manhã para todo o dia. Precisava perto de mim toda a noite. Não dormia sem.
Será que também te viciei?....
Não estou a dizer que te quero de volta. Não te quero mais.
Ficaste a bonita recordação da época da minha vida em que me perdi.
A sensação de nos perdermos por alguém é algo que merece ser vivido. É, sem dúvida a melhor experiência da vida.
Ninguém pode viver eternamente no fogo da paixão. É autodestrutivo porque não nos deixamos viver
Fica-me, apenas, a questão. Como seria viver uma vida contigo? Terias que ser alguém diferente. Mas se fosses como seria? E será que se fosses alguém diferente eu me teria perdido assim por ti? Acho que sim. Porque serias tu. A minha mágoa é não teres querido viver a outra parte da paixão. Aquela em que deixamos de nos destruir para nos construirmos. A paixão é um sentimento egoísta. NÃO POSSO viver sem ti. Por isso tu tens que ser MEU.
Faltou a outra parte. Aquela em que nos amávamos. No final, também eu não te amei. Nunca te aceitei como eras. Nunca, sequer pus em hipótese poder viver a vida que querias viver comigo. Sempre pensei em viver o momento. Aquele momento em que ter queria a qualquer custo. Nunca pensei numa vida contigo a longo prazo da maneira que tu querias. Por que na realidade também tu nunca puseste a hipótese de viver no meu mundo. Sempre quiseste ser meu amante, nunca meu companheiro.
Eu nunca poderia viver assim.
No final faltou “apenas” o amor.
“Um balde de água num barco sob um sol escaldante, navega sobre o mar. Se a água do balde for sensata, lutará para se juntar às águas livres do mar, mas se for insensata, resistirá em ficar no barco e apenas lhe sobrará ser dissolvida como vapor ou consumida pela sede do barqueiro.”
Ainda há tempo para escolher viver melhor. Mas é preciso ser tolerante, inovador, sensato, discernente... É preciso saber ouvir e perdoar.
Sem isso não há esperança de sermos felizes...
- Relacionados
- Frases sobre linha tênue
- Frases sobre Sensatez
