Se um dia Tiver que Escolher
Nem sempre ter entre tantos pra escolher é a melhor escolha.
Quando se dispõe de lugares que você já conhece, que sente que pertence ou que simplesmente gosta, é desses lugares que você sente falta quando já experimentou de tudo ou quando não quer despender esforços para o que pode ser só 'superestimado' por aí.
Nada troca a paz da certeza de que se eu ir para minha cidade terei a extensa liberdade de fazer o que eu quero quando bem quero, de ir exatamente encontrar o que eu procuro sabendo que vai estar praticamente como eu esperava. Nada mais do que já sei. O picolé na praça, o litrão antárctica, a ponte de Cora, a carioca, a sota e os pés de cajazinho do larguinho. De saber como ninguém de fora poderia saber, pois muitas vezes fui, dali cresci e vivi. Maior parte das vezes prefiro estar lá, reencontrando a paz, do que me aventurando numa cidade nova, com um mapa e roteiros imensos na mão. Perdido na confusão.
Também... nada troca o conforto de saber que, assim como eu pertenço a minha família, meus familiares pertencem a mim. E que por mais complicado que as vezes parece ser, sei que se fosse escolher vagaria em tantas casas. E esse vagar cansa muito mais do que tentar melhorar o que você já tem. O que você já ama. Se despedaça, os pedaços ainda estão lá, você junta, cola, recomeça em nova forma no mesmo lar.
A mesma coisa vale quando se tem a capacidade de escolher entre tantas parceiras, pessoas, e que se imaginaria mais feliz se relacionando com outras por aí. Vai ser interessante, vai ter momentos inesquecíveis, e vai ter mais a experiência do que a suficiência. Não, nunca será suficiente e, se você se desprende... Quem tantas vezes te garantiu também poderá ir e quiçá viver com outro a bela profundeza que você não quis.
Sabe aquele motivo de comprar um disco ou CD, baixar aquela playlist do Spotify "This is..." mesmo (mas muito) porque conhece até as cores de cada nota? É bem por aí o que tento exemplificar aqui.
Posso escolher, posso escolher muitas coisas... e o mundo hoje tem tanta, mas tanta coisa que se pode fazer, que parece um rodízio maluco daqueles que você põe um pouco de tudo mas no final a diversidade de gostos te neutraliza de perceber o que realmente alimentou você.
Parece também o feed aqui do Instagram, que você vê tanta informação em um minuto que nem consegue recitar tudo que viu a não ser que veja de novo!
Meu Deus... Me livre de não criar raízes.
Os adolescentes precisam de liberdade para escolher, mas não tanta liberdade que eles não possam, de fato, fazer uma escolha.
É CHEGADA A HORA DE ESCOLHER UMA COISA SÓ
Dias se vão...
O tempo está a passar.
As pessoas já deixaram de ser o que eram outrora
e as coisas já não estão no mesmo lugar.
Tudo está a se movimentar...
e o sentimento é de que não se deve parar.
Movimento constante,
coração acelerado
e pouco tempo para si e para os afetos.
O excesso é bombardeio nas mentes
e a muita informação sufoca a alma.
A garganta quer gritar em meio a boca seca por falta de ânimo,
pois já não se consegue mais correr,
e o que vemos é que é tempo de parar.
É tempo de escolher uma coisa só.
Escolher para viver.
Escolher para recomeçar.
Escolher para respirar melhor.
É tempo de parar e vivenciar o que há de prazeroso para si,
porque já não mais dá para se fazer tudo ao mesmo tempo.
Essa tecnologia, ingrata e enfadonha, que afasta o mais chegado e aproxima o longínquo virtual, só nos tira o tempo;
Esse trabalho cheio de opções, só nos tira a alegria;
Essas profissões, onde todos são “clínicos gerais”, só nos afasta de quem é bem qualificado.
Ora, ninguém pode saber tudo!
É chegada a hora de escolher entre uma coisa ou outra,
Entre o céu e o inferno,
simplesmente porque é tempo de se aceitar e parar de achar que pode abraçar tudo e todos.
Antes de tudo, é tempo de sorrir.
31/01/2017
Escolher um amante é muito parecido com escolher um terapeuta. Precisamos nos perguntar: é alguém que será honesto comigo, ouvirá críticas, admitirá cometer erros e não prometerá o impossível?
"Deus nos dá livre arbítrio para escolher, mas infelizmente no futuro acabamos por descobrir que nossas escolhas não valeram a pena."
Para Montesquieu a liberdade não é fazermos o que queremos, mas escolher fazer entre todas as coisas que a lei permite que façamos. Nesse sentido, não é a lei que limita a liberdade, ao contrário, é a lei que garante a liberdade de fazermos tudo o que elas nos permite.
(sobre a filosofia de Montesquieu)
O Cardápio eu olho e não me decido
Penso... Tento escolher, mas continuo na dúvida
O meu celular toca, eu atendo... Saio da fila.
No canto direito do balcão, algo me chamou a atenção...
Um tanto quanto que sem acreditar, decidi me aproximar.
Entro na respectiva fila de atendimento...
Quando chegou a minha vez, naturalmente, sua beleza contemplei!
Sem tecer comentário, pois ali é o seu local de trabalho... Confesso, me senti impactado!
Por padrão, você perguntou: - Posso registrar seu pedido, senhor?
- Sim, um sorvete Colosso, por amor! Ops, digo, por favor. Rsrs
- Senhor, o sorvete Colosso já saiu de linha...
- Ah, sim. Ok, obrigado! Na verdade, eu já sabia, foi apenas uma analogia.
O que eu queria mesmo era uma Casquinha da baunilha, porém uma casquinha só não me satisfaz, pois sempre fica um gostinho de quero mais...
Contudo, como já ganhei o meu dia com o seu Sorriso belo, da melhor forma, por favor, um Top Sundae de Caramelo!
Poema: Seu Sorriso é um Colosso
Autor: Jairo Ramos
Tornar-se essencialista exige a conscientização da capacidade de escolher. Precisamos reconhecê-la como um poder invencível dentro de nós, que existe separado e distinto de todas as outras coisas, pessoas ou forças.
O amor! Palavra forte, sentimental. É o sentimento que machuca e que consola, basta você escolher!
Sentir amor é um compromisso com a vida e com as pessoas.
Amor é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem à outra pessoa.
E de todos os sentimentos, o amor prevaleça, multiplique, floresça.
E você sempre tem que lembrar que por maiores que sejam as dificuldades do amor sempre vala a pena amar.
O autoamor reforça em nós a decisão consciencial para escolher exercitar sempre a paciência, a perseverança e o esforço continuado e disciplinado, auxiliando-nos a desenvolver o poder amoroso que transforma a nossa vida em uma vida melhor.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
hoje é resultado de ontém e amanhã é rsultado de hoje por isso devemos escolher com sabedoria nossas palavras e atitudes hoje para amanhã não lamentar o ontém nem desesperar do amanhã!
10 perguntas para se escolher um parceiro(a)
1- Qual sua idade?
2- Qual sua altura?
3- Qual seu peso?
4- Qual sua profissão?
5- Tem carro?
6- Tem casa própria?
7- Qual sua religião?
8- Qual seu salário?
9- Bebe ou fuma?
10- Quais são seus sonhos?
Minhas Respostas:
IDADE - Não importa!
ALTURA - A diferença vai estar no salto alto!
PESO - Cada um tem um gosto!
PROFISSÃO - Cada um tem a sua!
CARRO - Quer um? Trabalhe e compre!
CASA - Se conquista juntos se não tem!
RELIGIÃO - O que importa é Jesus como unico caminho!
SALÁRIO - Não vai lhe trazer felicidade!
BEBE OU FUMA - As consequências você conhece!
SONHOS - Se forem na mesma direção é o caminho da felicidade!
Perguntar não custa nada, mas se seus sonhos não vão na mesma direção de seu parceiro, em pouco tempo cada um estará caminhando para um lado.
Não abre mão de seus sonhos, tem alguem que quer realizar eles junto com você!
Escolher bem
Nossas escolhas pelas virtudes podem ser um grande escudo que nos protege dos vícios. A prática de boas escolhas podem nos tornar mais invulneráveis as paixões desordenadas. Podemos crer que a vida não pode ser inerte, sempre a espera do poder de escolha do tempo, mas pode sim ser regida pelo poder de lucidez racional de cada um mediante suas escolhas. Podemos ter personalidades diversas mesmo se uma sobrepõe à outra, isso depende de cada pessoa saber qual poder será útil para si.
Podemos a partir desse pensamento fazer analogia com um sorvete de três sabores. Um pode ser mais adocicado que outro ou mais saboroso pela sua essência, mas acabamos escolhendo quase sempre o mais saboroso. Nisto nos cabe a virtude, que é nos ajudar a fazer escolhas acertadas com ajuda da razão. Basta que saibamos que não podemos tudo, nem todas as coisas são lícitas aos homens.
