Salmos da Bíblia

Cerca de 979 frases e pensamentos: Salmos da Bíblia

ASSIM COMO DAVI

Pois eu conheço as minhas transgressões [...] —Salmo 51:3

Uma senhora idosa não gostava do jeito que seu pastor pregava a cada domingo, e lhe falou sobre isso. Ela se incomodava, pois antes de pregar, ele pedia perdão a Deus pelo pecado cometido na semana anterior. “Pastor”, ela disse: “Não gosto de pensar que meu pastor peca.”
Gostaríamos de pensar que nossos líderes espirituais não cometem pecados, mas a realidade nos diz que nenhum cristão está isento dos fardos da natureza pecaminosa. Paulo falou aos crentes de Colossos para “fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” (Colossenses 3:5). O problema é que às vezes não fazemos isso. Cedemos à tentação e ficamos atordoados. Mas não nos tornamos inúteis. Temos um padrão a seguir em busca de restauração.
Tal padrão nos é dado pelo rei Davi; cujo pecado demonstrou as tristes consequências por sucumbir à tentação, através dos seus exemplos e dos salmos que escreveu. Observe atentamente o Salmo 51, veja como Davi reagiu ao seu pecado. Primeiro, ele se lançou aos pés de Deus, implorando misericórdia, reconhecendo seu pecado e confiando no julgamento do Senhor (vv.1-6). Em seguida, ele procurou o único que poderia perdoar e purificá-lo (vv.7-9). Finalmente, Davi pediu por restauração com a ajuda do Espírito Santo (vv.10-12).
O pecado está roubando sua alegria e interrompendo seu relacionamento com o Senhor? Assim como Davi, volte para Deus. —JDB

O arrependimento abre o caminho para caminharmos com Deus. Dave Branon

Inserida por pao_diario

HUMILHAÇÃO

Refrigera-me a alma. —Salmo 23:3

Em seu clássico livro, A Shepherd Looks at Psalm 23 ( O Salmo 23 na Perspectiva de Um Pastor), W. Phillips Keller mostra um surpreendente quadro sobre o cuidado e carinho de um pastor de ovelhas. No verso 3, quando Davi diz, “Refrigera-me a alma”, ele utiliza uma linguagem que todo pastor de ovelhas compreenderia.
Ovelhas são criadas de tal maneira que, se caírem de um lado e se colocarem de costas, será muito difícil para se levantarem novamente. Elas mexem suas pernas no ar, balem e choram. Depois de algumas horas nessa posição, o estômago começa a coletar gazes e endurece, a passagem do ar é interrompida e a ovelha sufoca. Esta é uma posição de humilhação.
Quando um pastor resgata uma ovelha de sua humilhação, ele a sossega, massageia suas pernas para restaurar a circulação, gentilmente move a ovelha para que volte à sua posição normal, levanta-a e apoia, até que ela reencontre seu equilíbrio.
Que modelo do que Deus deseja fazer conosco! Quando estamos de costas, feridos por nossas culpas mágoas ou rancores, nosso amado Pastor nos resgata com Sua graça, nos levanta e nos segura até encontrarmos nosso equilíbrio espiritual.
Se você foi humilhado por algum motivo, Deus é o único que pode ajudá-lo a se levantar novamente. Ele restaurará sua confiança, alegria e também sua força. —MLW

O fraco e o necessitado estão sob os cuidados especiais do Bom Pastor. Marvin Williams

Inserida por pao_diario

PRELÚDIO DE LOUVOR

Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos. —Salmo 61:8

Entramos no teatro, encontramos nossos lugares e ouvimos com expectativa enquanto os membros da orquestra afinam seus instrumentos. O som é dissonante, não melódico. Mas a afinação é simplesmente um prelúdio para a sinfonia.
C. S. Lewis sugeriu que é assim com as nossas práticas devocionais ou até mesmo com os nossos cultos de adoração. Às vezes, eles parecem dissonantes, mas Deus ouve as nossas orações e nossos louvores com alegria paterna. Na verdade estamos nos preparando para participar da gloriosa sinfonia celeste. Agora estamos fazendo uma contribuição minúscula para as harmonias angelicais e da multidão dos remidos. Porém, a nossa adoração, apesar de insignificante, alegra o coração do Ouvinte Divino, mais do que a melhor interpretação da maior orquestra da Terra.
Estamos esperando, ansiosamente, pela nossa participação na sinfonia de louvor celeste? Estamos participando alegremente da adoração que alegra o coração de Deus? Ou consideramos a devoção mais dever do que prazer?
Nossas atitudes serão transformadas quando percebermos que o louvor alegra o coração de Deus. O louvor nos ajuda a afinar nossas vidas com as harmonias celestiais.
O louvor é uma preparação indispensável para a adoração que será nossa eterna alegria. “Todo ser que respira louve ao Senhor” (Salmo 150:6). —VCG

O coração cheio de louvor agrada a Deus. Vernon Grounds

Inserida por pao_diario

LUGARES DESCUIDADOS

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. —Salmo 119:11

Nossa família tinha acabado de chegar ao chalé do lago que alugáramos por uma esperada semana de férias, quando minha esposa descobriu provas irrefutáveis da presença de aranhas e ratos na casa. Não significa que nunca tínhamos encontrado algo assim, mas esperávamos que o chalé estivesse limpo e preparado para nossa estadia lá. Ao invés disso, os balcões, as camas e os armários estavam sujos com resíduos da infestação, exigindo muita limpeza antes de nos instalarmos. Não era uma casa ruim; ela apenas tinha ficado abandonada.
Podemos ser culpados de lidar com o nosso coração da mesma maneira que aquele chalé estava mal conservado. Nossos “lugares descuidados” podem se tornar um solo fértil para a infestação de pensamentos errados, atitudes incorretas, ou comportamento pecaminoso — criando problemas que exigem enorme atenção para serem corrigidos. O caminho sábio é reconhecer que precisamos cuidar dos nossos corações permanecendo na Palavra de Deus e abraçando suas verdades.
Em Salmo 119:11, o rei Davi reconheceu o perigo de não alicerçarmos nossas vidas nas Escrituras, e disse. “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”
Concentrando-nos na Palavra, construiremos vidas espirituais fortes que nos ajudarão a evitar os perigos que crescem, inevitavelmente, em lugares descuidados. —WEC

Para crescer espiritualmente forte, leia a Palavra. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

MÚSICA DA ALMA

[…] falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais. —Efésios 5:19

Em seu livro Musicofilia: Contos Sobre a Música e o Cérebro, Oliver Sacks dedica um capítulo ao papel terapêutico da música para pacientes portadores de Alzheimer. Ele descreve a observação de indivíduos com demência avançada que reagiram as músicas que trouxeram de volta lembranças que lhes pareciam perdidas: “Os rostos se tornam expressivos quando a velha canção é reconhecida e sentem o seu poder emocional. Uma ou duas pessoas, talvez, começam a entoar a canção, outros se juntam a elas e de repente o grupo inteiro — antes muitos deles estavam virtualmente sem fala —, mas agora cantam juntos, dentro de suas capacidades.”
Vejo isto acontecer nos cultos matutinos de domingo numa clínica para pacientes com Alzheimer, onde a minha sogra está internada. Talvez você já tenha vivenciado isso com algum ente querido, cuja mente está nebulosa, e uma canção evoca uma consciência vinda do profundo do ser.
Paulo incentivou os cristãos de Éfeso “[…] enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:18-19). Canções que glorificam a Deus podem atingir o patamar mais profundo onde o significado jamais se apaga. Mais do que palavras, harmonia ou pensamentos conscientes, esse tipo de música é bom para a alma e para o coração. —DCM

É inevitável louvar a Deus quando o coração está em sintonia com Ele. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

MUNDO MARAVILHOSO

Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. —Salmo 119:89

A descoberta dos pergaminhos do Mar Morto em 1947 é considerada a maior descoberta arqueológica do século 20. Os antigos manuscritos escondidos nas cavernas próximas de Qumran são as mais antigas cópias dos principais livros do Velho Testamento. Em 2007, o Museu de História Natural de San Diego, EUA, patrocinou uma exposição contendo 24 destes manuscritos. Repetiu-se com frequência que o texto da Bíblia em hebraico (o Velho Testamento cristão) permaneceu virtualmente inalterado pelos últimos dois mil anos.
Os seguidores de Cristo que creem que a Bíblia é a eterna e imutável Palavra de Deus veem nessa espantosa preservação mais do que uma coincidência. O Salmista escreveu: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. A tua fidelidade estende-se de geração em geração” (Salmo 119:89-90). Jesus disse: “[…] as minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35).
A Bíblia é mais que uma relíquia histórica. Ela é a viva e poderosa Palavra de Deus (Hebreus 4:12), na qual encontramos o Senhor e descobrimos como honrá-lo e viver para Ele. “Nunca me esquecerei dos teus preceitos,” o salmista concluiu, “visto que por eles me tens dado vida” (Salmo 119:93).
Que privilégio nós temos em buscar a Deus em Sua extraordinária Palavra a cada dia! —DCM

Conhecer Cristo, a Palavra Viva, é amar a Bíblia, a Palavra escrita. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

BRADOS DE ALEGRIA

Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. —Salmo 100:1

Os torcedores do basquete da Universidade de Duke são conhecidos como “Malucos do Cameron”. Quando a Universidade de Duke joga contra seu arquirrival Norte Carolina, os Malucos recebem estas instruções: “Este é o jogo que esperávamos. Não há desculpas. Deem tudo que tiverem. O Cameron [o estádio] deve ficar terrivelmente barulhento o tempo todo, esta noite.” Com certeza, os torcedores de Duke mantém a fidelidade ao time.
O compositor do Salmo 100 mantinha a fidelidade ao Senhor com firmeza e queria que as outras pessoas fizessem o mesmo. “Celebrai com júbilo ao Senhor!” ele exclamava (v.1). O povo do Senhor precisava expressar livremente seu louvor a Deus , pois Ele era o Deus da aliança de Israel, o Deus sobre todos os outros — por assim dizer — deuses. Eles eram convocados a concentrar todas as suas energias no Senhor e em Sua bondade.
A graça e a bondade de Deus deveriam nos motivar a expressar nosso amor e fidelidade a Ele livremente, com brados de alegria. Aqueles que são mais reservados devem moderar o ímpeto de refrear-se e aprenderem a ser expressivos em seu louvor a Deus. Aqueles que são tão expressivos a ponto de perder a beleza do silêncio podem precisar aprender com aqueles cujo estilo é mais introspectivo.
Adoração é o tempo de concentrar nossa atenção em nosso Criador, Redentor e Pastor, e celebrar o que Ele fez. —MLW

Nossos pensamentos sobre Deus devem nos levar a um alegre louvor.
Marvin Williams

Inserida por pao_diario

Como uma árvore

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas… —Salmo 1:3

Na quietude dos meus últimos anos planejo observar o crescimento de uma árvore — uma muda de bétula que plantei há 30 anos. Ela ergue-se agora em esplendorosa maturidade, do lado da nossa janela principal — linda em todas as estações do ano.

É assim também com os nossos esforços espirituais. Podemos ter plantado, regado e dado muita atenção para as nossas “mudinhas” (aqueles que discipulamos) por algum tempo, mas somente Deus pode transformá-las em “árvores.”

De vez em quando, recebo notícias daqueles a quem ministrei há alguns anos e, para minha alegria, descubro que atingiram a maturidade e são grandemente usados por Deus — sem qualquer ajuda da minha parte. É um lembrete de que planto e rego por um tempo e ajudo outros a crescerem “em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15). No entanto, somente Deus “dá o crescimento” (1 Coríntios 3:6-7).

O teólogo alemão Helmut Thielicke escreveu: “O homem que não sabe como se desvencilhar, que estranha a silenciosa e confiante alegria naquele que cumpre Seus propósitos sem a nossa ajuda (ou também através de nós ou apesar de nós), ou em quem faz as árvores crescerem esse homem será nada mais que uma criatura miserável em sua velhice.”

Portanto, em minha idade, ainda possa cultivar uma ou duas mudinhas, mas principalmente vou observar seu crescimento.

Aqueles que seguem Cristo podem ajudar outros a segui-lo também. David H. Roper

Inserida por pao_diario

Deus está aqui

[O Senhor] sara os de coração quebrantado, e lhes pensa as feridas. —Salmo 147:3

Lígia e suas duas filhas estavam a ponto de ser despejadas da casa onde moravam. Embora Lígia cresse que Deus podia socorrê-las, até o momento, Ele não havia dado nenhum indício de como faria isso. Ela se perguntava: Onde está Deus? Enquanto ia dirigindo para o tribunal de justiça, orava pedindo a intervenção de Deus. Então ouviu um cântico no rádio que dizia: “Deus está aqui! Que o amargurado de coração cante de júbilo.” Será que essa poderia ser a garantia de Deus que ela estava ansiosa para receber?

Na sala do tribunal de justiça, Lígia compareceu diante do juiz, ouviu sua decisão e assinou os documentos legais, mas Deus ainda não havia lhe dado a resposta.

Ao dirigir-se ao seu carro, um caminhão parou ao seu lado. “Senhora”, disse o motorista, “Ouvi seu testemunho lá no tribunal, e creio que Deus quer que eu a ajude.” E ele a ajudou. Geraldo colocou Lígia em contato com uma senhora de uma igreja local, que foi capaz de trabalhar com as partes envolvidas para reverter o processo, possibilitando que ela e as meninas pudessem permanecer em sua casa.

Quando as pessoas perguntam: “Onde está Deus?” a resposta é: “Bem aqui.” Deus trabalha através de cristãos como Geraldo, que continuam o trabalho que Jesus começou — curando corações quebrantados e tratando suas feridas (Salmo 147:3).

Quando amarmos Deus — serviremos as pessoas. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

Auxiliadores de Deus

Bendizei ao senhor, todos os seus anjos. —Salmo 103:20

Estava conversando com algumas crianças sobre Deus e super-heróis, quando Tobias fez uma pergunta. Ele era um menino de 5 anos; curioso, cheio de imaginação e perguntou a quem estivesse escutando: “Deus tem um amigo como Hércules tem?” Seu irmão mais velho, de 7 anos, mais sabido, respondeu rapidamente: “Sim, Ele tem milhares deles — são os Seus anjos.”

Os anjos são um tópico de conversação popular, e as pessoas acreditam em uma porção de mitos a respeito deles. Por exemplo, algumas pessoas oram para anjos, pensando que eles estão no mesmo patamar de Deus. E alguns acreditam que as pessoas viram anjos após a morte. Eis aqui, porém, o que a Bíblia, nossa autoridade, ensina:

• Deus criou os anjos (Colossenses 1:15-17).

• Os anjos adoram a Deus (Neemias 9:6), e são conhecidos por estes termos: arcanjos (Judas 1:9), querubins (2 Reis 19:15), e serafins (Isaías 6:1-3).

• Eles ministram ao povo de Deus (Hebreus 1:13,14), guardando-os e protegendo-os (Salmo 91:9-12).

• Deus lhes confia tarefas especiais (Mateus 1:20; Lucas 1:26).

• Os anjos de Deus se alegram quando nos arrependemos do pecado e nos voltamos a Cristo para salvação (Lucas 15:7,10).

Só Deus merece o nosso louvor. Então, vamos nos juntar aos anjos e cantar Seus louvores!

Os anjos são os ajudadores especiais de Deus. Anne Cetas

Inserida por pao_diario

Mãos seguras

…a tua destra me salva. —Salmo 138:7

Edwin van der Sar, um goleiro da equipe de futebol do Manchester United, tinha duas mãos “seguras”. Ele impediu que a bola entrasse no gol da sua equipe por 1.302 minutos, o recorde mundial de uma temporada! O que significa que por quase 15 jogos, de 90 minutos cada, ninguém foi capaz de marcar nem um gol sequer, contra a sua equipe, enquanto ele estava defendendo as traves. Porém, um gol em março de 2009 pôs fim a esse recorde.

O salmista Davi encontrou conforto nas mãos mais poderosas — as mãos de Deus. Ele escreveu a respeito da proteção de Deus no Salmo 138: “…estendes a mão […] a tua destra me salva” (v.7). Assim como Davi, podemos esperar que as poderosas mãos de Deus nos guardem do perigo espiritual e da derrota.

Encontramos outra garantia da Palavra de Deus para os que seguem a Cristo em Judas 1:24-25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém”. Não significa que jamais tropeçaremos. Porém, significa que não tropeçaremos de maneira que Deus não nos possa levantar.

As mãos seguras de Deus nunca falham — jamais!

Nenhum lugar é mais seguro do que estar nas mãos de Deus. C. P. Hia

Inserida por pao_diario

The Salt Lick

Seja engrandecido o Senhor, que tem prazer na prosperidade de Seu servo. -
Salmos 35:27

Escritura de hoje : Salmo 35: 22-28

Certa primavera, coloquei um bloco de sal nos arbustos alguns metros atrás da minha casa na montanha. Eu esperava atrair uma pequena manada de veados que pastavam à distância. Todas as manhãs eu abria lentamente as cortinas das janelas, esperando ver veados reunidos ao redor da lambida; todas as manhãs fiquei desapontado. Não achei que o rebanho encontraria sal.

Então, certa manhã, enquanto desenhava as persianas, para minha alegria absoluta, vi uma quantia jovem e magnífica. Ele estava lambendo o quarteirão, alheio à minha presença. Fiquei ali por um longo tempo observando-o e saboreando minha alegria.

Minha esposa Carolyn me lembrou mais tarde que Deus tem uma alegria semelhante em mim. O salmista disse que o Senhor “tem prazer na prosperidade de Seu servo” (Salmo 35:27). Ele se deleita em me trazer bem e em me ver desfrutar de Suas bênçãos.

O pregador inglês John Owen (1616-1683) disse: “As almas dos santos são o jardim de Jesus Cristo,. . . um jardim para deleite; Ele se alegra com eles.

Podemos encontrar pessoas que querem nos machucar e se gabar de nossa angústia, mas não de nosso Senhor (vv.25-27). Ele deseja ser bom conosco, satisfazer nossos desejos mais profundos com Seu amor. Somos o deleite de Seu coração.

Refletir e orar
Sempre posso contar com Deus, meu Pai celestial,
pois Ele não muda, sempre é o mesmo;
Ontem, hoje, para sempre Ele é fiel,
e eu sei que Ele me ama, louve o Seu santo nome. —Felten

Deus se deleita em nós - como podemos ajudar, mas nos deleitamos! David H. Roper

Inserida por 2019paodiario

A boa vida

Oh, prove e veja que o Senhor é bom; abençoado é o homem que confia nele! -
Salmos 34: 8

Escritura de hoje : Salmo 34: 1-22

Muitas pessoas associam "a boa vida" ao sucesso, fama e dinheiro. No entanto, um moribundo que tinha tudo isso me disse que sua vida não valera o esforço para alcançar seu sucesso.

Quão diferente foi a atitude do meu tio Herb quando ele estava morrendo! Ele ficou agradecido e falou de suas muitas bênçãos. Em seu rico sotaque holandês, ele citou o Salmo 34: 11-14 como receita de Deus para uma vida boa. Durante a maior parte de sua vida, ele trabalhou em um emprego mal remunerado e possuía apenas um carro e uma casa pequena. Ele permaneceu solteiro até os 47 anos para poder cuidar de seus pais. Quando se casou, ele não teve filhos, mas foi muito amado por sua esposa e pelo círculo familiar mais amplo. Ele era um tio favorito de seus sobrinhos e sobrinhas, e era tão apreciado pelas crianças em sua vizinhança que, depois que ele morreu, muitos foram à funerária e choraram por seu caixão.

A boa vida é um presente de Deus para aqueles que confiam nEle e que fazem da obediência a Ele seu objetivo principal. Deus os vigia e ouve suas orações (v.15). Eles podem conhecer desgosto e aflição, mas Deus os guarda e os mantém durante tudo isso (vv.18-20). O melhor de tudo, porém, é que Ele lhes dá Sua graça e redime sua alma pela fé em Cristo (v.22). Essa é realmente a boa vida! —HVL

Refletir e orar
A vida é boa quando vivida no amor,
quando a fé é forte em Deus acima;
Pois somente Deus pode nos libertar
através de Cristo, que nos dá liberdade. -D. De Haan

Ninguém pode conhecer a boa vida sem Deus. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

O que há em um sorriso?

Você colocou alegria no meu coração. -
Salmos 4: 7

Escritura de hoje : Salmos 4: 1-8

Segundo um artigo do The New York Times , o ato de sorrir pode promover bons sentimentos. O escritor Daniel Goleman cita experimentos em que os pesquisadores descobriram que dizer a palavra queijo fazia uma pessoa sorrir, o que por sua vez criava sentimentos agradáveis. Por outro lado, dizer que a palavra poucos criou uma expressão facial diferente, o que resultou em emoções negativas.

Por mais interessante que seja esse estudo, há uma maneira melhor de ter paz e alegria. Funciona de dentro para fora, não de fora para dentro.

No Salmo 4, Davi estabeleceu vários cursos de ação que ele adotou quando se sentia profundamente angustiado. Ele pediu a Deus alívio e misericórdia (v.1). Ele se consolou ao saber que era favorecido por Ele e que o Senhor o ouviu quando ele chamou (v.3). Davi ficou quieto diante de Deus (v.4). Ele fez o que era certo e depositou sua confiança nEle (v.5). Ele descansou na garantia da paz e segurança de Deus (v.8). Davi estava confiante de que receberia alegria em seu coração (v.7) como um presente de Deus, não como resultado de um sorriso forçado que poderia trazer um bom sentimento temporário.

Pai, ajude-nos em nossos momentos mais baixos a olhar para você. Conceda-nos a paz e a alegria que Davi experimentou quando o invocou. —RMD II

Refletir e orar
Um sorriso pode ajudar a elevar nossa carga
Quando cheio de cuidados ansiosos,
mas confiar em Deus traz paz interior
E alegria além da comparação. —Sper

O coração tocado pela graça de Deus traz alegria ao rosto. Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Perder para ganhar

Ele trará a tua justiça como a luz e a tua justiça como o meio-dia. -
Salmo 37: 6

Escritura de hoje : Salmo 37: 1-11

Enquanto James E. Rogan era um representante dos EUA de um distrito da Califórnia, ele foi confrontado com uma decisão crucial. Ele foi eleito pela menor margem de lucro em uma área que geralmente votava no outro partido. Uma questão pública extremamente importante, com imensas implicações morais, estava sendo considerada. Se ele seguisse sua consciência, isso lhe custaria a reeleição. Se ele seguisse a conveniência política, poderia ter certeza de outro termo.

O congressista concordou com suas convicções e votou no que ele sabia em seu coração estar certo. Ele não foi reeleito. Depois, ele disse: “Dói perder. Mas nunca vou me arrepender do meu voto. . . . É fácil para os funcionários eleitos sucumbir à ilusão de que o bem maior é servido por sua autoperpetuação no cargo. Mas algo maior se perde. . . . a capacidade de liderar. "

Como seguidores de Cristo, somos ordenados a viver de acordo com os princípios da Bíblia. Às vezes, isso nos custará popularidade ou sucesso. A verdade pode custar mais do que uma mentira; convicção mais que conveniência; honestidade mais que trapaça.

Por enquanto, parece que o mundo está ganhando e os cristãos estão perdendo. Precisamos lembrar que “aqueles que esperam no Senhor. . . herdará a terra ”(Salmo 37: 7-9). Quando fazemos o que é certo, obtemos a aprovação do Senhor. —DCE

Refletir e orar
Quando Jesus disse segui-Lo,
independentemente do custo,
prometeu que certamente daria
muito mais do que seria perdido. —Sper

Perder nem sempre é fracasso. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

Icebergs

Bem-aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios. -
Salmo 1: 1

Escritura de hoje : Salmo 1: 1-6

Para melhorar a eficiência, uma empresa contratou um consultor, que convocou uma reunião de todo o pessoal da loja. Salientando a necessidade de ouvir especialistas, ele disse: “Imagine que você está no Titanic e está afundando. Você entra em um barco salva-vidas. Em que direção você remaria?

Então ele perguntou: “E se você tivesse o navegador do navio com você? Agora, para onde você iria? Você remaria como o navegador mandou, certo?

Houve murmúrios de concordância até que um colega nas costas apareceu: “Bem, eu não sei. Ele já atingiu um iceberg!

O livro de Provérbios nos exorta a receber conselhos dos sábios (1: 2-7). A sabedoria na Bíblia é a “habilidade para viver”. A palavra hebraica traduzida como “sabedoria” é a mesma palavra que é traduzida como “habilidade” em referência ao trabalho detalhado de Bezalel e Aholiab na construção do tabernáculo (Êxodo 31: 1-11) . Deus deu a eles e a outros habilidade em obras de arte, construção, tecelagem e escultura.

Hoje, homens e mulheres sábios têm uma habilidade valiosa - “a habilidade de viver”. Não assuma a liderança dos outros até que dê uma olhada em suas vidas. Se eles colidirem com muitos icebergs, eles também podem levar sua vida a afundar.

A pessoa “abençoada” se deleita na Palavra de Deus, “não no conselho dos ímpios” (Salmo 1: 1-2). —HWR

Refletir e orar
Quando você precisar de sabedoria,
tenha cuidado com quem você for;
Certifique-se de que eles são piedosos,
e que a Palavra de Deus eles conhecem. - Fitzhugh

Tome sua direção daqueles que seguem a Palavra de Deus. Haddon W. Robinson

Inserida por 2019paodiario

O ouvinte

Na minha angústia, invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus; Ele ouviu minha voz. - Salmos 18: 6

Escritura de hoje : Salmo 18: 1-6

Eu li sobre um reparador de máquinas que possuía um talento incomum para diagnosticar corretamente onde o problema estava nos equipamentos defeituosos da fábrica. E ele poderia consertar isso rapidamente.

Seus colegas de trabalho perceberam que ele normalmente saía da lanchonete 10 minutos mais cedo. Um dia alguém o seguiu para ver o que ele fez antes que os outros voltassem a trabalhar. O técnico não tocou em uma chave inglesa ou chave de fenda. Em vez disso, enquanto todo mundo estava fora e não havia som de conversa, ele ficou no meio da grande sala, fechou os olhos e ouviu as máquinas. Sua orelha captou cada som sutil, cada clique, toda mudança de tom ou vibração. Ele conseguiu identificar os primeiros sinais de um problema antes que se tornasse aparente para os outros. É como se ele conhecesse cada máquina pessoalmente.

Deus nos conhece pessoalmente e intimamente. Ele monitora nossos pensamentos e sentimentos o tempo todo. Como o rei Davi declarou, podemos ter certeza de que, quando clamamos por Ele, Ele nos ouve (Salmo 18: 6). Ele ouve os gritos e os gemidos de nossos corações. Ele sabe quando estamos “quebrados” ou “desafinados”. E quando o chamamos, Ele sabe exatamente o que precisamos.

Está enfrentando um problema hoje? Clame ao Senhor. Você pode ter certeza de que Ele irá ouvi-lo. —DCE

Refletir e orar
Que amigo temos em Jesus,
todos os nossos pecados e tristezas para levar!
Que privilégio levar
tudo a Deus em oração! - Aliviado

A ajuda de Deus é apenas uma oração de distância. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

A oração de escuta

Ensina-me o teu caminho, ó Senhor; Eu andarei na tua verdade. -
Salmos 86:11

Escritura de hoje : Salmos 86: 1-12

Como você se sente quando fala com alguém que não está ouvindo você? Isso pode acontecer com um amigo que tem seus próprios planos para o andamento de uma conversa. Ou pode acontecer quando a outra pessoa simplesmente não quer ouvir o que você tem a dizer.

Agora pense sobre isso em relação à sua vida de oração. Será que a maneira como conversamos com Deus é uma conversa unilateral dominada por nós? Observe a observação de William Barclay no Livro de orações do homem comum : “A oração não é uma maneira de fazer uso de Deus; a oração é uma maneira de nos oferecermos a Deus para que Ele possa fazer uso de nós. Pode ser que uma das nossas grandes falhas na oração seja que falamos demais e escutamos muito pouco. Quando a oração está no auge, esperamos em silêncio a voz de Deus para nós. ”

Podemos chamar isso de “oração de escuta” e é uma prática que precisamos desenvolver. Precisamos encontrar uma maneira de ficar a sós com Deus em silêncio, para falar com Ele sinceramente, tendo tempo para ouvir as urgências do Espírito e as instruções de Sua Palavra. Devemos dizer: “Ensina-me o teu caminho, ó Senhor; Andarei na tua verdade ”(Salmo 86:11).

Estamos falando tanto que não ouvimos o que Deus diz? Nesse caso, precisamos aprender a arte da oração de escuta. —JDB

Refletir e orar
Precisamos reservar um tempo
para ler a Palavra de Deus e orar,
e ouvir a voz do Espírito
para nos guiar em Seu caminho. —Sper

Deus fala através de Sua Palavra - reserve um tempo para ouvir. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Almas e estrelas

Senhor, o que é homem, para que tenhas conhecimento dele. -
Salmos 144: 3

Escritura de hoje : Isaías 40: 25-31

Quantas estrelas existem na vasta extensão do céu? Com a ajuda de telescópios, os astrônomos descobriram galáxias sobre galáxias e aglomerados de estrelas gigantes que fazem nosso planeta parecer um grão de poeira em comparação. Às vezes, esse conhecimento pode nos sobrecarregar com uma sensação de insignificância absoluta.

Séculos antes da invenção do telescópio, David percebeu que grandes e grandes dimensões não são a medida do valor. Afinal, uma tonelada de sujeira é muito maior que um diamante de 10 quilates, mas isso não torna uma pilha de sujeira mais preciosa do que um punhado de diamantes.

Nós humanos, embora pequenos quando comparados ao tamanho do universo, somos objetos da preocupação sacrificial do Criador. Como Paulo exclamou com gratidão: "Vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gálatas 2:20). Sim, o preço do Calvário está vinculado a cada um de nós.

Imagine um conjunto de escalas. Coloque todas as estrelas de um lado e sua própria alma do outro. No sistema de valores de Deus, sua alma supera as estrelas!

Graças a Deus que Ele escolheu amá-lo com o amor incomensurável do Calvário. Você confiou sua alma inestimável à Sua guarda eterna? —VCG

Refletir e orar
Sim, Deus foi grande na criação,
mas maior, muito maior na graça!
Pois quando o homem pecou e o entristeceu,
Ele enviou Cristo para morrer em seu lugar! —Bennard

A morte de Cristo é a medida do seu valor para Deus. Vernon Grounds

Inserida por 2019paodiario

Bonito e quebrado

Ó Senhor, você me procurou e me conheceu. -
Salmo 139: 1

Escritura de hoje : Salmo 139: 1-6

Eu estava andando na floresta atrás de minha casa outro dia, quando vi um belo Tanager ocidental de rosto vermelho no chão. O pequeno pássaro havia sido atacado por um predador e estava arrastando uma asa quebrada.

Peguei o pássaro em minhas mãos - mãos ásperas que devem ter parecido para ele. Talvez porque ele temesse mais abuso como ele já havia sofrido, ele lutou comigo ferozmente, gritando em desafio, bicando minhas mãos até que ele tirou sangue.

Mas vi além da fúria o medo dele. Senti seu coração batendo sob meus dedos, então eu o segurei até que ele se acalmasse, depois o coloquei debaixo da minha camisa. Levei-o para a "Lady Bird", uma vizinha que é conhecida por cuidar de pássaros feridos de volta à saúde. Ela saberia o que fazer.

Algumas pessoas são como aquele pássaro. Eles atacam furiosamente aqueles que tentam ajudá-los. Mas Deus conhece o medo e o quebrantamento que estão por baixo. Todos podemos dizer com Davi: “Senhor, você me procurou e me conheceu. Você . . . conhece todos os meus caminhos ”(Salmo 139: 1,3).

Vamos orar e pedir ao Senhor que nos ajude a enxergar além do comportamento dos outros e sermos sensíveis a suas mágoas. Vamos responder com amor, aproximá-los de nós e levá-los para Aquele que pode curar seus corações partidos. - David Roper

Refletir e orar
Deus quer amarrar o coração partido
E secar cada lágrima;
Ele acalmará e acalmará a alma perturbada
que olha para Deus no alto. —Brandt

Deus pode consertar seu coração partido, mas você deve dar a Ele todas as peças. David H. Roper

Inserida por 2019paodiario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp