Saber

Cerca de 27248 frases e pensamentos: Saber

Vamos repensar?

Kant — “Ouse saber.”

“Ousar saber é mais do que buscar conhecimento; é ter coragem de abandonar certezas confortáveis. A maior prisão do homem não é a falta de inteligência, mas o medo de pensar diferente da maioria.”

Carlos Eduardo Balcarse

Vamos repensar?

Baltasar Gracián:

“Não basta ter inteligência; é preciso saber usá-la.”

Carlos Eduardo Balcarse:

“A inteligência sem consciência é apenas uma ferramenta sofisticada nas mãos de uma mente despreparada. O mundo não sofre pela falta de pessoas inteligentes; sofre pela falta de pessoas sábias. Saber muito não significa compreender profundamente. A informação amplia a mente; o discernimento transforma o homem.”

“O conhecimento responde perguntas; o saber transforma quem pergunta.”

O verdadeiro saber começa quando termina a ilusão de que já sabemos o suficiente.

Quanto mais a consciência se expande, menor se torna a ilusão de saber tudo.

O saber não nasce das certezas, mas da humildade de questioná-las.

Quem acredita saber tudo fecha as portas do conhecimento; quem reconhece o que não sabe jamais deixa de aprender.

O maior saber é reconhecer que nenhum saber é completo.

O peso de saber

Conhecimento não é acúmulo. Há pessoas abarrotadas de informações e vazias de discernimento.

Saber mais não nos torna necessariamente melhores. Torna-nos mais responsáveis pelo que fazemos com aquilo que sabemos.

O conhecimento pode construir ou destruir, libertar ou aprisionar, esclarecer ou apenas sofisticar nossas próprias ilusões. A diferença não está necessariamente no que sabemos, mas na consciência de quem utiliza o saber.

Talvez por isso algumas verdades sejam tão desconfortáveis. Conhecer é também perder determinadas inocências. Depois que enxergamos, já não podemos simplesmente “desenxergar”. Depois que compreendemos, algumas desculpas deixam de existir.

Eis um dos paradoxos do conhecimento: quanto mais consciência adquirimos, menos podemos terceirizar a responsabilidade por nossas escolhas.

Não basta saber.

É preciso discernir.

Saber o quê é conhecimento.
Saber como, quando e por quê é discernimento.
E assumir as consequências daquilo que escolhemos fazer com isso é consciência.

O verdadeiro poder, portanto, não está em saber aquilo que os outros desconhecem.

Está em não ser dominado por aquilo que sabemos.

Porque conhecimento amplia possibilidades.

Consciência reduz desculpas.



Carlos EDUARDO Balcarse

31/09/2026

O discernimento e o crescimento

Crescer não é simplesmente saber mais. Há pessoas repletas de informações e vazias de compreensão.

Informação não é conhecimento. Conhecimento não é consciência. E consciência, sem discernimento, pode continuar sendo apenas a percepção de uma realidade que ainda não aprendemos a compreender.

A mente mente. E o discernimento desmente.

Discernir é desenvolver a capacidade de questionar não apenas aquilo que ouvimos, mas também aquilo que pensamos. É separar fato de interpretação, convicção de condicionamento, prudência de medo, desejo de necessidade e verdade de conveniência.

Talvez amadurecer seja justamente começar a desconfiar das certezas que nunca tivemos coragem de questionar.

Porque o crescimento verdadeiro exige desconstrução. Algumas vezes, para aprender é preciso primeiro desaprender. Para enxergar diferente, precisamos abandonar a obrigação de continuar olhando da mesma maneira.

O senso comum comumente mente.

E quando apenas repetimos aquilo que todos pensam, corremos o risco de passar a vida reproduzindo pensamentos que nunca foram verdadeiramente nossos.

Por isso, não pense como eu penso. Pense no seu próprio pensamento.

O discernimento não nos ensina o que pensar. Ensina-nos a perceber por que pensamos aquilo que pensamos.

E talvez seja justamente aí que começa o verdadeiro crescimento: quando deixamos de ser conduzidos automaticamente pela própria mente e passamos a assumir conscientemente a autoria das nossas escolhas.

Porque consciência amplia.

Mas é o discernimento que direciona.


Carlos Eduardo Balcarse
02/10/2026

“Saber não é o mesmo que usar aquilo que se sabe no instante da decisão.”

“A certeza vende porque alivia a ansiedade de não saber.”

“Pensar por si mesmo inclui saber quando precisamos pensar com os outros.”

“Não basta estar escrito na lei; é preciso saber o que a lei escreveu no caso concreto.”

Não quero saber quanto tempo me resta, pois nenhum tempo basta.

Entre aquilo que o Estado sabe e aquilo que a sociedade tem direito de saber existe uma zona de tensão essencial ao Estado Democrático de Direito.

Quanto menos as pessoas estiverem alertas sobre o que acontece, menos elas vão saber. E quanto menos souberem, mais ignorantes elas continuarão sendo. E, se continuarem ignorantes, nenhuma mudança será vista no meio social.


Quando alguém não entende ou não está consciente do que acontece ao seu redor – seja na sociedade, na política, na cultura ou em seu próprio ambiente – ela se torna incapaz de questionar e mudar algo. Isso mantém tudo parado, sem transformação.


A ignorância, nesse caso, não é só falta de conhecimento, mas também falta de interesse em buscar a verdade. E enquanto isso continuar, nada muda de fato, nem no social, nem no pessoal. Para mudar, é preciso primeiro entender o que está acontecendo, enxergar a realidade e agir.


Se ninguém busca saber, tudo fica como está. Por isso, é necessário se manter consciente e atento para que algo possa realmente mudar.

Saber e não fazer não é saber.

Até o desnecessário é necessário para mim; necessário para eu saber que é desnecessário.

Não sinta culpa por não saber o que quer da vida.