Ruth Rocha Amor
Quero contar muita coisa da minha vida para os meus filhos, inclusive os meus fracassos. (...) Para que eles aprendam a viver uma vida extraordinária de sucesso.
Recicle-se todos os dias,
Recarregue suas energias,
Recomece se for preciso,
Recorde cada sorriso,
Reviva suas alegrias.
Repita o que te faz bem,
Respeite a dor de alguém,
Reúna seus bons amigos,
Resista aos seus inimigos,
Reparta o pão com quem não tem.
Reveja cada conceito seu,
Reencontre algo bom que se perdeu,
Reinvente-se sem deixar de ser você,
Rejeite o que te faz sofrer,
Reeduque pra ser feliz o seu Eu.
Repense a vida e pense diferente,
Reconheça que o ferido também é gente,
Reforme-se por dentro e por fora,
Reflita os exageros de ontem e de agora,
Respire fundo e siga em frente.
Recuar é proibido e sempre será,
Reclamar o acontecido é fraquejar,
Relembrar o esquecido é afundar,
Recomeçar é dolorido mas não te destruirá.
A trama da obesidade
Os desafios no tratamento do paciente com obesidade são enormes. Não temos uma especialidade que cuide do obeso de forma geral. O endocrinologista investiga se há alguma alteração hormonal ou algum erro no metabolismo como um hipercortisolismo e um hipotireoidismo. O nutrólogo e o nutricionista checam algum erro alimentar. E o psiquiatra e o psicólogo avaliam e acompanham o componente emocional nesse processo. Assim, o tratamento da obesidade está compartimentalizado, com cada profissional cuidando do seu “pedaço” e entrando muito pouco no espaço do outro profissional. Fazendo com que haja poucas chances de uma abordagem mais unificada.
Estamos longe de tratar o corpo como um organismo único e indivisível. Estruturamos nosso atendimento e compreensão das doenças em especialidades e diversas subespecialidades. Imaginemos o quão longe estamos de tratar esse corpo em conjunto com a mente/alma (como um todo). Não há como negar a comunicação existente entre corpo e alma. Um tratamento e/ou acompanhamento tenderá e realmente tende a uma baixa resposta, se o sujeito estiver sob um olhar meramente somático ou psicológico, sem a integração dessas duas formas de olhar e sentir o individuo.
A formação médica e dos profissionais da saúde em geral é organicista, engessada e cartesiana. Formando profissionais aterrorizados na escuta do subjetivo. Com muitas dificuldades de lidar com as emoções destes. Tendo sempre a pretensão de extirpa o “problema” do paciente, já que esse é totalmente orgânico/físico.
A obesidade é tratada como uma questão voluntária, em que o paciente obeso é totalmente culpado por sua condição. Fazendo desta, uma questão meramente de ingestão/gasto calórico. Deixando de lado o pra quê se come, o momento e a historia de cada individuo.
Assim, com essa visão simplória, restrita e minimalista da obesidade, os profissionais da saúde tem ajudado muito pouco os pacientes que desenvolvem essa condição. Os tratamentos são na grande maioria das vezes frustros.
Além de toda essa debilidade no nosso entendimento e abordagem da obesidade, temos as questões envoltas no sentimento do paciente. Este por sua vez espera um tratamento rápido, fácil e extirpador. Milagroso mesmo. Delegando ações que deveriam ser dele para os profissionais da saúde, familiares e pessoas próximas do seu convívio. Querendo atingir metas irreais em tempo ínfimo. Questão essa alimentada por nós mesmos.
O paciente faz pouca associação de toda complexidade de influentes que o levaram a chegar àquele peso. E sem esse processo de associação e autoconhecimento, os tratamentos estão e estarão sempre em xeque, com pouquíssima efetividade na melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída.
Ter uma segunda oportunidade para aprender algo e agarrá-la com firmeza é uma forma real de não ficar para trás.
Calcular com maior eficácia é permitir que o cognitivo flua, abrindo a mente para outros conhecimentos.
MULHER
Perceba...
O mundo ao seu redor,
A vida com brilhantismo,
Você como especial.
Veja...
Que o mundo não é só seu,
Que o céu é o limite de suas ações,
Que sua força vem de um Ser Supremo.
Tenha...
Vontade de crescer,
De amar,
De vencer.
Saiba...
Amar com simplicidade,
Viver em plenitude,
Sorrir como se não houvesse tristeza.
Seja...
Capaz de ser solidária,
Humilde para reconhecer suas fragilidades,
Forte nos obstáculos,
Digna para construir o melhor,
Simples para compreender os outros,
Seja simplesmente, MULHER.
Quando pensares que já subiste inúmeros degraus na vida, lembre-se que foi apenas mais um, que muitos ainda virão e que precisas subi-los passo a passo cada um.
Ao fazermos algo de útil, que façamos por completo. A doação total do ser humano remove os entraves da mente e do próprio coração, tornando-nos realizados.
Para que os sonhos se realizem é primordial que nunca se desista deles ao primeiro obstáculo encontrado.
Já ficou comprovado estatisticamente que cada um de nós é um número diferente, mas independente da cor ou raça a qual pertencemos, humanamente todos somos iguais.
Para uma prática psicopedagógica eficaz, é necessário, sobretudo, uma visão holística pautada na realidade observada.
