Responsabilidade Social
Bom vamos lá, quero deixar a minha opinião sobre as atitudes das pessoas, e não sobre as pessoas.
Você e eu somos diferentes de todos, claro.
Mas acredito que educação, caráter, empatia, e outras qualidades todos deveriam ter consigo, aquela velha frase, não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.
Então quer dizer que cada um faz da sua vida o que quiser e ninguém tem nada que ver com isso, certo? Acredito que depende muito, se estiver fazendo algo que só prejudique a você, vai lá boa sorte, agora se está colocando outras vidas em risco tá certo?
Esse ano mostrou a todos nós que não devemos ser egoístas. Querer fazer todas as suas vontades, e que se exploda o resto. E na maioria das vezes essas vontades são fúteis, desejos sem responsabilidade.
Por exemplo, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate dessa pandemia, quantos médicos e enfermeiros se foram por falta de responsabilidade de outros?
Todos os dias os números de casos e mortes só vem crescendo, os hospitais sem leitos, esse é o novo normal que todos falavam?
Acredito que essa situação que estamos vivendo ou sobrevivendo, é por conta de muitas pessoas irresponsáveis, que acham que têm sempre razão, que têm super poderes e que é só uma gripezinha.
É triste saber que já perdemos mais de 182.000 irmãos e ninguém tá nem aí pra isso, imagine se você fosse uma das vítimas dessa doença e vendo toda essa gente agindo normalmente.
Existem pessoas que não tem alternativa, precisam se expor pra garantir o pão de cada dia.
Agora existem pessoas com uma situação mais confortável, que se tivessem empatia com as pessoas que já se foram, pensariam duas vezes antes de sair pra tomar uma, ou chamar amigos pra ir em casa.
Bom enfim, cada um colhe o que planta.
Procuro plantar o respeito, a empatia e tudo o que for possível pra não me colocar em risco e nem as pessoas que amo tanto.
O mais importante na vida é ter a consciência de fazer o bem, não só pra si e sim com todos aqueles que estão em sua vida.
Espero que com esse texto eu possa aflorar a empatia e respeito ao próximo que existe dentro de você.
Deixo bem claro que isso não é uma discussão.
Só ler e entender.
Empresários de sucesso são figuras públicas que geram oportunidades de trabalho, movimentam a economia e recolhem os seus impostos (ao menos em tese). Via de consequência, tornam-se formadores de opinião – invejados e ao mesmo tempo admirados – transfigurando-se em exemplos do que deve ser tomado por conduta ética, profissional e individual. Isso dobra a responsabilidade sobre os mais jovens, que carecem de inspiração e um norte.
Vivemos em uma sociedade em que a verdade é obscurecida pela desinformação, e a indiferença domina o debate público.
Sob a cortina de fumaça da desinformação, somos manipulados a acreditar em narrativas falsas e a negar a realidade. As redes sociais, amplificando vozes extremistas e algoritmos que nos mostram apenas o que queremos ver, criam câmaras que reforçam nossos preconceitos e dificultam o diálogo. Assim, somos impedidos de enxergar a complexidade do mundo e de tomar decisões informadas.
Tudo isso acontece ao tempo em que os nossos representantes políticos, tocam o som da flauta encantadora do poder, conduzindo-nos passo a passo numa dança que nos leva ao precipício e desespero.
Enquanto a terra arde, o espetáculo continua...
No circo, quem são os palhaços?
No palco, cadeiradas, TikTok e reality' show roubam a cena, enquanto explosões de pagers, violência explícita, balas perdidas encontram pessoas e dizimam vidas. Olhos se fecham diante da cortina de fumaça e o povo aplaude!
Como mariposas, somos atraídos pela luz ofuscante da superficialidade, esquecendo nossas raízes com à terra.
Mas, por trás da máscara da apatia, um coração pulsa, lembrando-nos da nossa responsabilidade para com as futuras gerações.
Eu, apenas Guarani, penso:
Mba’eichagua tapicha oke ha mboýpa ohapy ijyvy? (Que tipo de povo dorme enquanto a sua terra queima?)
Acorda, Guarani!
A terra é para nós, assim como somos para terra.
Corta os laços que te prendem à ignorância e à apatia. Semeia a semente da esperança em um solo fértil de conhecimento.
Juntos, podemos resistir à tirania da mediocridade e construir um futuro mais justo e sustentável.
"Sob a fumaça da alienação, há um povo cego que ainda se gaba de sua visão". (Valdecio Gama).
Sorte é quando o preparo, a disciplina, as horas dedicadas aos estudos, a vontade, o entusiasmo, o propósito de vida e o desejo de deixar um legado sólido — com lastro financeiro, licitude no projeto e profundo compromisso com a responsabilidade social do nosso povo brasileiro — encontram a oportunidade. É quando a leitura de centenas de livros e a persistência nos sonhos convergem com o momento certo.
"Somos artífices de nosso destino, e podemos escolher o papel que a partir dele cumpriremos em nossa sociedade, porquanto sendo ela desigual temos a escolha de contribuirmos para que se acentue essa condição, ou ao contrário fazer de nossos atos um contributo para promoção da justiça necessária à essa correção."
