Reflexões de Amigos

Cerca de 44976 reflexões de Amigos

Andar com um amigo no escuro é melhor do que andar sozinho na luz.

Gotham

Nota: Apesar de citada na série "Gotham", a citação pertence originalmente a Helen Keller.

A diferença entre amigo e colega...

O colega geralmente só interage com você no ambiente de trabalho, na escola ou na faculdade. O amigo lhe procura a qualquer momento. Colegas muitas das vezes lembram-se de você apenas nos momentos que lhe aprazem, nos momentos em que necessitam de sua valiosa mão para auxílio. Amigos, independentemente do lugar e da ocasião, irão lhe telefonar para saber como você está, ou convidar para sair. Colegas são pessoas com as quais você não pode depositar grandes expectativas, nem porções generosas de confiança; apenas interage-se com eles de maneira cordial e sem maiores laços sentimentais. Com os amigos, você pode agir com total lealdade, confiança e certeza de que esse tratamento gerará atitudes recíprocas. E a maior diferença de todas: muito mais do que colega, o amigo é um irmão conquistado para toda vida!

Pra você amigo!
Quero desenhar um sorriso
Para presentear você
Colher o brilho das estrelas
Para iluminar seu caminho
Quero apanhar a lua
Com a mão
E nela tatuar seu coração
Caminhar entre as nuvens
E trazer-lhe um carinho
Na chuva...
Mas tudo que mais desejo

Prefiro caminhar com um amigo no escuro, que sozinho na luz.

Se morreres antes de mim, pergunta se podes levar um amigo.

Se você tem amigos só pra sair, beber e festar, você não tem amigos, tem, no máximo, colegas. Experimente não ir ou mudar suas ações pra ver a realidade.

Acrescentei a minha caixinha de primeiros socorros
os meus amigos leais.

Os amigos sao semelhamtes aos sapatos uns apertam outros ficam largos so os que se ajustam aos nossos pes nos ajudam a caminhar pela vida. Obrigado por seres do meu numero

Diz o ditado “O cão é o melhor amigo do homem”.

Sim, é verdade! Um amigo que não fala, mas sabe expressar o seu amor. Um amigo que não te julga e nem te critica, um amigo que não olha se você é rico ou pobre, se mora em mansão ou nas ruas; pra eles se tiver comida e água tá bom demais... um amigo leal... um amigo que dá amor e carinho, e precisa de amor e carinho também. Ame o seu amigo, entenda o seu amigo, seja amigo do seu melhor amigo.

Nunca se explique: seus amigos não precisam disso e seus inimigos não acreditarão em você de qualquer maneira.

É preciso audácia para enfrentar nossos inimigos, mas igual audácia para defender nossos amigos.

J.K. Rowling
Alvo Dumbeldore - Harry Potter e a Pedra Filosofal

⁠Eu admiro sua independência. Não sei viver sem ter amigos.

É muito antigo, mas sempre verdadeiro este axioma:
Na prosperidade os amigos o rodeiam; na adversidade todos os abandonam.
Não medite sobre isto com motivo para seu desalento, nem desânimo, nem decepção. Antes, retire dele a melhor conclusão. Pense em como tem sido grande a estultice de quem superestima a sua grandeza e superalimenta a sua vaidade.
Quem pode se julgar tão grande, tão importante nesta vida?
O reino da Verdade não é feito de louvores humanos. Ele é constituído com cada ato de humildade na prática do bem.

Os verdadeiros amigos procuram conhecer nossa história. E nos ajudam a discernir os propósitos de Deus na nossa vida. Isso é amizade fiel semelhante à de Jônatas e Davi. Precisamos de amigos que participam da nossa história.

Quem atira pedras aos pássaros afugenta-os; quem ofende um amigo desfaz a amizade.
sfj,reflexões⁠

O uísque é o melhor amigo do homem: é um cachorro engarrafado.

Vinicius de Moraes
Vinicius sem ponto final

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.

Intrigado, o amigo perguntou:

Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora que te salvei, escrevestes na pedra?

Sorrindo, o outro amigo respondeu:

Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

Depois, um amigo me chamou para ajudá-lo a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso. E fui.

Caio Fernando Abreu
Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

Nota: Por vezes atribuído de forma errônea a Clarice Lispector.

...Mais

Amigos são como o vento: às vezes perto, outras longe, mas eternos em nossos corações.

Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu
amigo? Ele está doente!
- Claro! Mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
- E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai...
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora? Tá feliz? Valeu a pena ter visto aquela cena?
Uma última lágrima cai de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
- "EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!"
** Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas, alegria e festa... **