Reflexão de Passado
Hoje olho para o tempo e tenho a impressão de que o ano passado foi anti-ontem
(são paulo 02-01-2012)
Em toda minha existência,tenho passado por bons e maus momentos. Nos bons, agradeço a Deus por tudo! Nos maus, peço a Deus força para suportá-los!
Sei que não é possível voltar ao passado para melhorar nosso presente. Mas com certeza, podemos mudar certas atitudes agora, para termos um futuro melhor!
Sendo eu tão pensativo às vezes me martirizo com a falta que o meu passado me faz, às vezes me alegro com as possibilidades do futuro, mas sempre em meio a tais pensamentos estou lutando pela felicidade do meu presente.
Às vezes coisas que estavam mortas e enterradas no passado, insistem em ressuscitar no presente. Trazem memórias e reabrem feridas que já estavam cicatrizadas e a dor fica ainda maior do que quando elas foram causadas.
Algumas pessoas tem esse dom de assombrar, de ferir e de sentir um orgulho mórbido, até doentio, enquanto observam o sofrimento alheio mesmo que esse "alheio" seja alguém muito próximo. Aprendizado doloroso mas entendi que porcos mesmo depois de lavados, assim como ensina a Biblia, sempre voltam a rolar na lama. Não posso esperar nada de quem nada tem a oferecer. Agradeço Deus, por me abrir os olhos mais uma vez.
Eu não renego o meu passado. Se tivesse que fazer tudo de novo, eu faria tudo de novo, porque é da minha personalidade. O legal é que eu aprendi.
Se um dia eu pudesse voltar ao passado, eu não recomeçava de novo, faria tudo novamente, e ainda mil vezes pior, por que não me arrependo do que faço hoje. E se hoje estou assim, de pé, mesmo com o coração machucado, é porquê eu sou forte. E foi por aguentar tanta angústia e sofrimento.
Ser feliz é não ter contas a acertar com o passado... Ser feliz é estar com a consciência tranquila para viver o presente. Ser feliz é ter um futuro pela frente. Ser feliz é fazer alguém feliz para todo o sempre!
Do passado, resta-nos carregar os fardos ou extrair-lhes as sementes (lições), deixando ao largo do caminho o bagaço que não nos faz bem...
Tais sementes, lançadas no solo do presente, germinarão e - em tempo certo - frutificarão, propiciando-nos distintos sabores aos quais não teríamos acesso, senão pelas vias da "dor suportada" com amor, consciência e resignação.
Não se arrependa daquilo que fez no passado. Pois o que fez, certo ou errado , foi essencial para o momento.
